Dubai

Conexão Abu Dhabi ou Dubai x Doha. Qual a melhor parada?


Se a ideia for viajar para o outro lado do mundo, um voo com conexão será obrigatório porque ainda não existe trecho direto do Brasil para Ásia ou Oceania. Mas temos escolhas e o melhor custo benefício tem sido voar via Oriente Médio. Especificamente parando nas cidades de Doha, no Catar, Abu Dhabi ou Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Neste texto trago experiências minhas e da minha família em conexões nos aeroportos das três cidades. Explico como fazer stopover, solicitar visto e aproveitar a parada no destino escolhido. A base do conhecimento é o fato de meu irmão, cunhada e sobrinhos morarem há anos na Austrália. E para manter nossos encontros anuais, acompanhamos as notícias e testamos essas conexões com frequência.

Siga @blogterritorios no Instagram

Já segue @blogterritorios no Instagram?

O que é conexão e stopover? Clique para saber...

Conexão é quando precisa trocar de aeronave antes de chegar ao destino final. Pode levar horas ou dias, se o passageiro optar por stopover.

Stopover é quando compra uma passagem com parada e pede pra descer na conexão do voo sem pagar a mais por isso. Ou seja, oportunidade de visitar o destino intermediário antes de continuar a viagem. Geralmente, são permitidos até duas noites em aeroportos hub da companhia aérea. Neste caso, se voar Emirates, pode descer em Dubai; se for Etihad, pode ficar em Abu Dhabi; e se a empresa for Qatar, pode passar uns dias em Doha.

Leia sobre stopover na América Central.

 

O stopover só começou a ser testado depois que as crianças nasceram, afinal viajar cerca de 40 horas já é cansativo pra gente, imagina para os pequenos. Quando o mais velho tinha 1 ano, pararam três dias em Abu Dhabi e meses atrás escolheram Doha por duas noites. Agora com duas crianças de 7 meses e 3 anos. Eles adoraram e provavelmente vão escolher Dubai na próxima vinda ao Brasil. E quem não deseja dormir no destino, também pode sair do aeroporto e fazer turismo se a conexão for a partir de 5 horas.

Qatar tem hub em Doha
Qatar tem hub em Doha

 

Etihad tem hub em Abu Dhabi
Etihad tem hub em Abu Dhabi

Abu Dhabi ou Dubai x Doha. Qual a melhor parada?

Dubai já está consagrado, mas os outros dois destinos vem sendo descobertos e estão agradando brasileiros. Além de excelente infraestrutura para o turismo estão entre os países mais seguros para viajar, segundo World Economic Forum. Emirados Árabes ficou em segundo e Catar em décimo lugar na lista deste ano.

Quem prefere Emirados Árabes, escolhe Abu Dhabi ou Dubai para chegar, mas até pode visitar as duas cidades. Afinal, elas ficam no mesmo país e estão apenas 132 km distante uma da outra, com fácil acesso para quem aluga carro ou utiliza o transporte público. Doha não é tão longe, está localizada no outro lado da mesma baía do Golfo Pérsico. No entanto, impossível de visitar na mesma viagem porque são mais de 600 km e precisa passar pelo território da Arábia Saudita.

Desertos são comuns aos dois países
Desertos são comuns aos dois países

Abu Dhabi

A capital dos Emirados Árabes é mais tradicional e cara do que Dubai, mas ostenta da mesma forma na arquitetura e opções de lazer. Durante o stopover, minha família procurou passeios para criança e fez o tour pelo deserto com visita à fazenda de camelos, pôr do sol e jantar em um acampamento de beduínos. Escolhas não faltam, pode fazer safari, visitar prédios históricos, pegar uma praia no Golfo Pérsico, visitar o Mundo Ferrari e outros luxos adorados pelos árabes abonados. A maioria dos hotéis têm parceria com agências de turismo ou adquira antecipado na Get Your Guide.

Onde ficar em Abu Dhabi: Corniche é um bairro bem localizado e na beira da praia, além de ser próximo ao aeroporto. Mas quem prefere evitar o trânsito, Premier Inn Abu Dhabi International Airport é a melhor opção.

RESERVE AQUI 

Aeroporto Internacional de Abu Dhabi

Corredores com área de leitura
Corredores com área de leitura

O aeroporto é bonito, completo em serviços e tem bons preços nas lojas de eletrônicos. Pelo menos nos terminais por onde passei, porque a estrutura é enorme. Gostei dos espaços bem aproveitados para leitura ou descanso nos corredores conectando os terminais. Sofás confortáveis e livros em diferentes idiomas à disposição transformaram o local de passagem em mais agradável do que as salas de embarque.

É hub da Etihad e até ano passado tinha voos diários partindo de São Paulo para Indonésia e vários outros países. Com a crise a rota foi encerrada, mas mantem codeshare com a Gol para voos partindo de Santiago do Chile. Para comprar passagem aérea com stopover deve seguir os passos: ir no site da Etihad, clicar em múltiplos destinos e determinar o dia de chegada e partida em Abu Dhabi. Veja informações sobre o visto nos próximos tópicos.

Aeroporto Internacional de Abu Dhabi
Aeroporto Internacional de Abu Dhabi

Dubai

Tentei ver Dubai da janela do avião, contudo era noite ou estava com nevoeiro muito forte. Portanto, só posso contar sobre o aeroporto. Mas é fácil encontrar informações no Google e aqui no site tem um Foto da Semana onde Agustin conta como foi presenciar uma tempestade por lá. Além disso, Dubai vai receber gremistas fanáticos para a final do Mundial de Clubes 2017 nas próximas semanas e a Expo 2020. Certamente o destino vai aparecer bastante na mídia.

No nosso parceiro Get Your Guide tem venda de ingressos para Burj Khalifa (o prédio mais alto do planeta), parques aquáticos e cruzeiros.

Aeroporto Internacional de Dubai
Aeroporto Internacional de Dubai

Aeroporto Internacional de Dubai

É simplesmente o maior e mais movimentado aeroporto do mundo. Funciona como uma cidade dentro de um complexo com logística perfeita. O serviço que pensar, tem como encontrar, mas precisa horas de conexão e muita atenção para não perder a hora. Na última vez, eu tinha três horas de espera e passei o tempo todo me locomovendo de um terminal para outro. Se tivesse parado para ver algo, teria perdido o voo. Foi minha quarta vez por lá e cada uma em um terminal diferente. Os espaços são amplos, tem banheiros de sobra e espreguiçadeiras estofadas pra deitar.

É hub da Emirates, entre as melhores companhias aéreas do mundo, com voos diários partindo de São Paulo e Rio de Janeiro para países em todos os continentes. Para comprar passagem aérea com stopover, deve ir no site da Emirates, clicar em múltiplos destinos e determinar o dia de chegada e partida em Dubai. Só vale se a cidade estiver como conexão nos voos para o destino final desejado. Depois da confirmação de pagamento, deve então entrar em contato com os agentes de venda.

Área de embarque em Dubai tem espreguiçadeiras de sobra
Área de embarque em Dubai tem espreguiçadeiras de sobra

Hotel em Dubai: Rove Downtown Dubai. Recomendado por amigos, é econômico e tem mais de 6 mil avaliações positivas no Booking.com.

RESERVE AQUI

Visto Emirados Árabes

Emirados Árabes oferece vistos especiais de trânsito para quem vai ficar no país de 4 até 96 horas e tem como destino final algum outro país. Veja detalhes no site da Etihad. A boa notícia é o acordo de isenção de visto entre Brasil e Emirados Árabes Unidos foi aprovado, mas ainda aguarda sanção que deve sair em 2018. Quando sancionado, serão liberados a entrada e o trânsito dos cidadãos dos dois países por até 90 dias por ano.

Orla de Doha
Orla de Doha

Doha

Juliana e Nina no Souq Waquif
Juliana e Nina no Souq Waquif

A cidade mais rica do mundo é tão exibida quanto as outras e vai sediar a Copa do Mundo de 2022. Durante o stopover, minha família optou por aproveitar o hotel e descobrir a capital a pé sem contratar excursões. Eles caminharam pela orla, curtiram os bares cheios de turistas ao ar livre e visitaram mercados como Souq Waquif. Pelo mapa todos esses locais parecem ser perto do aeroporto.

Leandro, Juliana e Lucas em bar ao ar livre
Leandro, Juliana e Lucas em bar ao ar livre

Hotéis de Doha: a família amou o 5 estrelas The Westin Doha Hotel & Spa para descansar antes de voltar para casa. As últimas férias no Brasil foram bem agitadas.

RESERVE AQUI 

Aeroporto Internacional de Hamad

É hub da Qatar, também entre as melhores companhias aéreas do mundo, com voos diários partindo de São Paulo para países em todos os continentes. Para comprar passagem aérea com stopover deve ir no site da Qatar, clicar em múltiplos destinos e determinar o dia de chegada e partida em Doha. Só vale se a cidade estiver como conexão nos voos para o destino final desejado.

Visto

O visto de trânsito agora é gratuito para paradas de 5 até 96 horas em Doha. Veja detalhes no site da Qatar.

Conclusão: Abu Dhabi ou Dubai ou Doha

Em caso de conexão, a escolha depende da companhia aérea preferida e, neste quesito, Emirates é a melhor pela qualidade. Se o destino final for um desses lugares, confirmo que quero passar uns dias em todos e meu irmão não sabe dizer qual foi o melhor por serem diferentes, embora parecidos. Avaliando custo benefício, Dubai é o mais econômico e com maior oferta turística. Considerando a estrutura do aeroporto, Dubai ganha disparado.

Emirates
Emirates

E você conhece as três cidades para comparar?

 

Tome Nota

Como se vestir no Oriente Médio

Embora o que vestir seja bastante liberal nos Emirados Árabes e Catar, é bom manter o respeito aos costumes, especialmente quando estiver em contato com os locais ou no período do Ramadã. Roupas curtas ou apertadas podem ser usadas, mas irão chamar atenção de forma indesejada. Shopping centers e resorts são mais abertos. Ao visitar lugares tradicionais é melhor cobrir ombros e pernas.

Benefícios da conexão

Como regra geral:

– sempre que a conexão durar mais de 3 horas, o passageiro tem direito a um voucher de refeição

– se durar mais de 10 horas, terá direito à hospedagem e refeições.

Mas só vale para quem não pediu stopover e cada companhia aérea determina suas regras e formas de solicitar. Por exemplo, Emirates me deu o voucher de alimentação para usar em Dubai no check in em São Paulo. Já Etihad confirmou hospedagem somente na hora da chegada ao aeroporto de Abu Dhabi, mesmo com minha cunhada tendo entrado em contato para confirmar com antecedência. Enfim, funcionou, eles passaram as 10 horas da conexão em um quarto de hotel dentro do aeroporto.

Fotos de Leandro Martins, Pixelbay e Roberta Martins

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 12 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.