viagem de carro uruguai

Road trip pelo Uruguai: o que precisa saber antes de ir

Se eu fizer a média de quantas vezes fui ao Uruguai, o resultado é, no mínimo, uma vez por ano desde criança. Isto porque nasci a poucos quilômetros da divisa e meus pais são da fronteira. Já fui de avião, de carona, em ônibus, de moto, organizei excursões… enfim, de todas garanto que o melhor jeito é uma viagem de carro. O país é pequeno, são muitas paradas interessantes, as estradas são boas e nem sempre o transporte público é fácil.

Atualizado em julho de 2017

Ainda não fiz todas as rotas possíveis e o meu ponto de partida sempre foi Pelotas (mesmo morando em São Paulo ou Porto Alegre a viagem começa com a parada básica na casa dos pais), mas já tirei dúvidas de muita gente que não é do extremo sul do Brasil. Como o interesse no país tem aumentado bastante, vou responder tudo por aqui em tópicos e deixo o espaço aberto para sugestões e perguntas nos comentários.

 

Ruta 1 saindo de Colônia de Sacramento em direção à Montevidéu
Ruta 1 saindo de Colônia de Sacramento em direção à Montevidéu

Viagem de carro pelo Uruguai

DOCUMENTOS PARA ENTRAR NO URUGUAI

  • CARTEIRA DE IDENTIDADE em bom estado e com foto recente (emitida não mais que dez anos atrás) ou PASSAPORTE válido. Crianças de até dois anos entram com a certidão de nascimento. Importante: carteira de motorista não vale como documento de identidade!
  • CARTA VERDE (explico no próximo ítem)
  • CARTEIRA DE MOTORISTA
  • DOCUMENTO DO CARRO depende do nome de quem está o veículo:

CARRO OU MOTO PRÓPRIO

Se o proprietário do carro estiver presente, basta apresentar os documentos em seu nome.

Se estiver em nome de uma empresa, mesmo que o dono da empresa esteja presente, tem que apresentar o contrato social ou uma autorização da empresa, reconhecida em cartório, para um dos viajantes.

CARRO OU MOTO ALIENADO OU EM NOME DE QUEM NÃO ESTÁ PRESENTE

É obrigatório uma autorização do proprietário permitindo a saída do veículo do país. Deve ser registrada em cartório e pronto, não precisa do registro consular como informado em alguns sites. Custa caro e nunca foi exigido nas minhas viagens.

Se o carro estiver no nome de um banco ou financeira é preciso a autorização da empresa para sair do país com o carro. Peça com antecedência!

  • Deverá constar na autorização de saída do país:

Dados do condutor – nome, número RG e CNH;

Dados do veículo – Marca, modelo, cor, número licença e chassi;

País a que se destina e período de permanência no exterior.

ALUGUEL DE CARRO

A princípio, não existe a possibilidade de alugar carros no Brasil para viajar pelos países vizinhos porque as locadoras não autorizam. Contudo, alguns leitores do Territórios deixaram nomes de empresas que permitem (veja nos comentários). A informação é que o valor da diária dobra de preço e nem sempre vale a pena.

Para uma viagem de carro pelo Uruguai, o menos burocrático é alugar um veículo no país, no entanto, as locadoras estão nas cidades longe da fronteira como Montevidéu ou Punta del Este. Melo (perto de Bagé) é cidade mais perto da fronteira com uma opção de aluguel de carros. É preciso viajar de ônibus ou avião antes de sair dirigindo por lá.

Se optar por alugar um carro em Montevidéu ou Punta del Este, veja valores e faça reservas no site do nosso parceiro Rental Cars.

O QUE É E COMO TIRAR A CARTA VERDE

Carta Verde é o seguro contra terceiros exigido para entrar com qualquer veículo no Uruguai. Mas só vale para os outros porque o carro que o contratou não esta segurado por este documento.

Alguns bancos, corretoras de seguros e despachantes providenciam e o valor é determinado conforme o tempo de estadia. Para quem tem o carro segurado no Brasil, o melhor jeito de conseguir a carta verde é ver com o profissional que fez o seguro do carro. Conforme o período da viagem vale contratar o seguro que já inclua a carta verde por um ano. Por exemplo, meus país fazem isso porque viajam com frequência.

Solicite com alguns dias de antecedência ou pague caro com os despachantes na fronteira. No Chuí tem plantão 24 horas.

Ponte faz a fronteira entre Jaguarão e Rio Branco
Ponte faz a fronteira entre Jaguarão e Rio Branco

ATRAVESSAR A FRONTEIRA

Seja qual for a fronteira, pare e vá até a aduana, mesmo que pareça fechada. Tem que pegar o permiso (tipo um visto) carimbado para entrar no país e é obrigatório devolvê-lo na saída para evitar problemas quando voltar. O prazo de permanência para turistas é de 90 dias renovável por mais 90. O procedimento é rápido e sem custo, mas em feriadões comuns aos dois países pode ter fila.

PEDÁGIOS

A maioria dos pedágios fica perto de Montevidéu, Punta del Este e Colônia de Sacramento. Se for viajar para conhecer as praias do Departamento de Rocha (entre Barra del Chuy e La Paloma) não vai pagar pedágio. Se o destino for a capital, vai pagar somente um pedágio escolhendo a ruta 5 ou ruta 8. Sendo mais curto o caminho via Rio Branco.

Os valores para 2017 são $80 pesos uruguaios para veículos, $150 ou $300 para trailers e caminhões.

COMBUSTÍVEL

Ser mais caro ou mais barato abastecer o carro no Uruguai depende da situação econômica de cada país. Eu já vivi os dois momentos e, atualmente, custa o dobro abastecer por lá. Vale aproveitar os postos de gasolina das fronteiras com Brasil e Argentina para encher o tanque. Por outro lado, caro é relativo porque a gasolina uruguaia é pura (não tem misturas) e faz mais quilômetros por litro.

Paisagem na Ruta 1
Paisagem na Ruta 1

REGRAS DE TRÂNSITO

As regras para cinto de segurança, transporte, bebida alcóolica e equipamentos obrigatórios no veículo são as mesmas no Brasil. Mas é comum ver carros uruguaios bem velhos desrespeitando isto. Por exemplo, crianças no porta-malas, pessoas nas caçambas e outros carregando a maior tralha em cima do carro.

Brasileiros devem prestar atenção ao uso do farol de luz baixa. É obrigatório de dia e de noite em áreas urbanas, interurbanas e rurais. Agora esta regra também vale no Brasil.

As multas devem ser pagas na hora em que for parado por um policial cometendo alguma infração ou o carro será apreendido. A dica é andar com pesos uruguaios na carteira e respeitar os limites de velocidade, maior causador de multas.

A preferencial nas estradas é sempre no sentido de quem vai para a capital.

E uma dica importante para quem escolhe o caminho pelo Chuy. No trecho da BR-471 que passa pela Reserva Ecológica do Taim tem vários pardais. Como a estrada é pouco movimentada, as pessoas não respeitam o limite de 60 km/h na reserva e são multadas com frequência. Além da multa, é prudente respeitar o limite de velocidade porque tem muitos animais na pista e o estrago pode ser grande.

Paisagem na Ruta 16 que leva a Cabo Polonio
Paisagem na Ruta 16 que leva a Cabo Polonio

Se achou útil, Flip it! Se gostou das imagens, Pin it!

ROTEIROS PARA UMA VIAGEM DE CARRO

O trajeto depende do tempo disponível e interesse de cada um. As estradas no Uruguai são bem sinalizadas e melhores do que muitas no Brasil. Pode viajar para qualquer lado sem medo.

Nos meses mais quentes a sugestão é ir pela costa para aproveitar o agito das praias e passar um verão diferente. Nos outros períodos somente Montevidéu e Colônia de Sacramento não parecem cidades desertas. Pra quem gosta de tranquilidade é bom, mas é completamente diferente da alta temporada. As cidades de fronteira são bem movimentadas nas vésperas de feriados e alta temporada, mas apenas em horário comercial.

Também pode atravessar o país e chegar a Buenos Aires em menos de 10 horas. Pode conhecer os pampas ou lagoas e voltar pelo litoral. Ou pode ir direto a Montevidéu, que vale a pena o ano todo. Veja no mapa as cidades que recomendo visitar e algumas rotas partindo de Porto Alegre ou Pelotas.

Se prefere ter tudo mastigadinho na palma da sua mão e ainda ter sugestão de roteiros com mapa interativo ainda mais detalhado, adquira o guia Uruguai de Carro. Informações aqui.

Entre os roteiros, o mais tradicional inclui MONTEVIDÉU, COLÔNIA DE SACRAMENTO e PUNTA DEL ESTE. Portanto, gravei cenas nas estradas para mostrar como são as rutas 1, 8 e 9.

Tome Nota: viagem de carro ao Uruguai

As fronteiras com melhor infraestrutura (restaurantes, hotéis e free-shops) são RIVERA, RIO BRANCO e CHUY.

Para atravessar o rio Uruguai e chegar na Argentina são três cidades: Paysandu, Fray Bentos ou Colônia de Sacramento (balsa).

O caminho mais curto entre Porto Alegre e Montevidéu é por Rio Branco.

Reserve os hotéis no Booking (passo-a-passo aqui), consiga as melhores taxas de câmbio barganhando com a Cotação (dica aqui) e faça o seguro assistência em viagem utilizando o cupom de 15% de desconto para os leitores do Territórios.

Veja mais experiências em cidades e parques que adoro: CABO POLONIO, JOSE IGNACIOPUNTA DEL DIABLO, PIRIÁPOLIS, LAGUNA NEGRA e SANTA TERESA.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site e fotógrafa. Há 11 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo.

301 comentários

  1. Bom dia !!!
    Gostaria de receber mais dicas da viagem via terrestre, pois quero sair de Porto Alegre , passar pelo Uruguai e chegar a Mendonça na Argentina… Alguma dica boa de rota ???
    Sérgio

  2. Roberta tudo bem? Eu e meu marido estamos programando uma viagem ao Chile de carro, queremos ir por Chuí para Uruguai, depois para Argentina e chile. Ouvi falar que na saída do Brasil pelo Chuí, brasileiros não precisam apresentar documento, somente se faz aduana na entrada do Uruguai, após freeshop, isso confere? Obrigada

    1. Exatamente Solange, a entrada oficial no país acontece alguns km depois do Chuy. Ali é obrigatório apresentar o RG ou passaporte para seguir viagem

  3. Boa tarde Roberta. Meu nome é Fernanda.. Meu esposo e eu gostaríamos de fazer uma viagem de férias saindo de MG aonde moramos até o Uruguai, e gostamos muito das suas dicas. A questão é que a viagem será agora em janeiro/18. Você acha que conseguiríamos reserva de hotel ou camping? Outro detalhe: você acha que seria possível levarmos nossa cadelinha? Em todas nossas viagens ela está presente e inclusive só viajamos quando podemos levá-la e decidimos ir de carro pois além da viagem ser maravilhosa, ela pode ir confortavelmente conosco. Sabe me informar se é possível entrar com ela no país e também poderia por gentileza nos passar alguma dica de algum hotel que aceite cães de pequeno porte ou mesmo camping? Muito obrigada por todas essas dicas valiosas. Grande abraço!

    1. Oi Fernanda, janeiro é altíssima temporada. Pra garantir os melhores lugares é bom reservar já. Camping é fácil encontrar e quando eu decido ir de última hora, pego a minha barraca e sempre encontro onde ficar sem stress. É possível levar a cadelinha sim, mas nem todos os campings aceitam. Por exemplo o camping que eu mais gosto é um parque nacional que abriga animais como avestruz e eu já presenciei um cachorro levar uma surra por ter brincado com os filhotes da avestruz. Nem sei se sobreviveu.
      Consultei amigos e fiz uma lista de hotéis que ACEITAM ANIMAIS, mas verifique as condições na parte de comodidades:
      Dazzler Montevideo
      Esplendor
      Ibis Montevideo
      Hotel Milano Punta del Este
      Cuatro Mozas em Punta del Diablo
      Posada del Rio Colonia de Sacramento
      Jandaia em Rivera
      Peço que use nossos links do Booking pra reservar hospedagem, qualquer dúvida leia aqui

  4. Oi Roberta, casal carioca com ideia de ir para o Uruguai de carro em maio/18 .
    Pelo que tenho lido existem duas rotas mais comuns, uma entrando por Santana do Livramento e outra pelo Chuí.
    Imaginando que iremos até Colonia del Sacramento, é interessante entrar por um lado e sair pelo outro ?
    Entrando pelo Chuí nossa rota será de muitas cidades praianas; e entrando por Santana Livramento ? Qual o atrativo por ali ?
    Parabéns pelo site.
    Eduardo Leão

    1. Oi Eduardo. Santana do Livramento tem várias coisas pra fazer ali e em Rivera como mostram os textos https://www.territorios.com.br/rivera-compras-e-atracoes/ e https://www.territorios.com.br/santana-do-livramento-fronteira-compras/

      Santana do Livramento é o caminho mais perto para Montevidéu, se não for fazer paradas. Desviando um pouco chegará a região de Minas. Dizem ser linda e rústica, como ainda não fui até lá, não posso confirmar se vale a pena. No verão recomendo ir por um e voltar pelo outro caminho. Em maio, indico apenas se gostar de cidades bem pacatas, pois o litoral fica quase deserto.

  5. Boa noite Roberta!
    Estou programando uma viagem com os amigos para Abril e encontrei o seu site e o guia. Todos os lugares que vejo sempre estão indo pelo litoral e só falam das cidades do litoral e estava querendo ir mais para o “interior” do Uruguai. Quando estive em Sacramento, uma senhora me falou muito do interior do país que é pouco visitado e das termais que existem naquela região. Você por acaso já viajou fora da costa? (vi que nos seus trajetos tem uma cidade ali na (ponto B no mapa)
    Estava querendo mais informações sobre a parte “não litorânea”. O guia (Uruguai de carro) tem informações sobre esta região?

    1. Oi Tarcizio. O guia fala sobre a fronteira e litoral (Rio da Prata e Oceano Atlântico). Mas ele será atualizado em breve pois pretendo viajar para as termas e regiões com vinhedos. Dizem que a região de Minas é linda, mas a estrutura é simples e complicado de reservar pela Internet. Como Uruguai é um país pequeno, vale arriscar ir sem reserva e ver o que encontra por lá, desde que não seja feriado porque os uruguaios viajam bastante pelo país.
      O ponto B do mapa é lugar pra atravessar a fronteira e eu apenas passei de carro, sem parar.

  6. Ola Roberta,
    Esse é meu nome mesmo, somos homonimos, so troca o gênero, kkkk.
    Pretendo ir de moto em janeiro com meu filho, gostaria de saber se com a moto em mome da minha esposa terei que fazer uma declaração pois nonrg de meu filho consta o nome meu e dela.
    Obrigado e parabens pelo post, muito elucidativo.

    1. Olá xará, sim, é obrigatório ter uma autorização registrada em cartório por ela. Assim como autorização para o seu filho, se ele for menor de idade. Eu já viajei de moto de Pelotas até Punta del Diablo e odiei. Foi minha primeira e última viagem de moto. A moto era bem ruim e foi uma péssima escolha pra começar, mas me tirou a vontade de pegar a estrada sob duas rodas novamente

  7. Roberta bom dia!
    Estou planejando minha viagem p o Uruguai em Fev/18 e gostaria de saber com relação ao câmbio, é fácil para trocar Real por pesos ou os lugares geralmente aceitam real. Indica alguma casa de câmbio, na fronteira já consigo trocar.
    Outra coisa, irei de Colonia à Buenos Aires, o q a imigração exige para entrar? Como vou de carro precisarei de uma outra carta verde ou a mesma do Uruguai serve p a Argentina.
    Obrigada pela ajuda
    Luciane

    1. Boa tarde Luciane, é bem fácil trocar e usar real por lá (só uma vez um taxista não aceitou), mas você perde dinheiro porque a conversão não é das melhores. O melhor lugar pra trocar real por pesos é na fronteira. Apenas cuida para chegar em horário comercial e encontrar as casas de câmbio aberta. No guia Uruguai de Carro explico isso e deixo os endereços das Casas de Câmbio que já utilizei.

      Entrar de carro na Argentina é mais complicado que no Uruguai, a partir de Colônia eu sempre prefiro deixar o carro no estacionamento e seguir sem ele. Como faz anos que não viajo de carro pra lá, e quando ia entrava por Uruguaiana, não tenho informações atualizadas pra te passar.

  8. Oi…. Eu , MEU marido e 2 filhos estamos planejando ir a Punta em Março/2018 .
    Você acha que conseguiremos aproveitar com crianças ? Tive sugestões de ficar em um apart hotel por ter crianças e uma cozinha facilita.
    Tem alguma dica a mais para me ajudar ?
    Obrigada! Abraços

    1. Oi Pâmella, não tenho filhos, mas meus amigos curtem viajar com crianças para Punta. Março é quando a temperatura da água fica melhor, se tiver sorte, pode ser agradável. Um passeio legal é Fazenda Lapataia.

      Com certeza apartamento é a melhor opção. Achei vários quartos com cozinha usando os filtros do Booking.com, dá uma olhada https://www.booking.com/city/uy/punta-del-este.pt-br.html?aid=361768 Se estiver sem carro, prefira ficar no centro da península para se locomover com facilidade.

  9. Olá Roberta, parabéns pelo post, me esclareceu bastante coisas. Estarei indo a Rivera na próxima semana com a família, aluguei um carro para isso. Mas como vi em seu post, não é permitido a saída do Brasil com o veículo, o fato é que ficarei hospedado em um hotel em Rivera que fica a 300 mts da praça divisa com Santana do Livramento, já paguei também a diária do estacionamento pelo próprio hotel. Não pretendo sair com o carro pra nada como estarei muito perto de tudo. A dúvida é, será que posso ter algum tipo de problema por entrar estes 300 mts em Rivera? Pois não tenho como pegar a carta verde também pelo fato veículo ser alugado. Tenho um pouco de receio, mas ao mesmo tempo estou confiante que tudo dará certo. Se tu souberes de algum relato de algum fato neste sentido já ocorreu de acontecer algum problema. Por favor nos relate, abração.

    1. Oi Evandro, o risco de ser pego sem carta verde é se houver algum acidente. Pois a Carta Verde só serve para proteger veículos e pessoas uruguaios. Em Rivera não precisa passar pela Aduana, portanto, ninguém vai te pedir o documento, mas recomendo deixar o carro estacionado no lado brasileiro e ir a pé ou pegar um táxi para o hotel.

  10. Roberta, minha colega de nome hehe
    Parabéns por essa matéria. Pelo site todo q é maravilhoso e mto esclarecedor. Tenho certeza q me ajudou mto pra viagem pro Uruguay. Parabéns!

  11. Bom dia!
    Para ir somente nos freeshops em Rio Branco será que dá com carro locado? Preciso comunicar a locadora?
    Muito bom seu artigo!

    1. Oi André, Rio Branco pode ser complicado porque a fronteira fica antes das lojas. Se fosse Chuy ou Rivera ficaria mais fácil. Basta estacionar no lado brasileiro e não precisa avisar ninguém.

  12. Oi Roberta. Parabéns pelo site. Estou indo de carro para um encontro de família em Punta del Este em dez/17. Gostaria de saber como é o controle de aduana no Chui. Tem restrições para cruzar fronteira com alimentos ? Eles inspecionam o veículo nesse sentido?
    Grato desde já

    1. Oi Eduardo, sim inspecionam o veículo e não pode entrar com nada perecível. Somente embalagens industrializadas desde que não seja de origem animal. São duas barreiras, a aduana e a vigilância sanitária alguns quilômetros depois. Quando esta movimentado eles nem olham, mas é risco. E se se encontrarem algo, eles tiram e deixam passar.
      Já me tirar frutas e legumes.

  13. Pretendo viajar em agora em julho para o Uruguai. Meu roteiro prevê entrada por Riveira e seguir pela rota 26 até Guichon.
    Minha preocupação é em relação a qualidade desta rota.
    Você tem alguma informação atual sobre isto?

    1. OI Rafael, ainda não fiz esta rota. Não sei te dizer como esta neste momento

  14. Locadora de veículos em Pelotas e Melo enviados pelos leitores:
    Melo: o proprietário Gonzalo Ferraro diz que leva o carro até a Aceguá (62 Km de Bagé). Contate pelo melo@redmulticar.com ou ligue do Brasil 00 XX 598 46424860.
    Pelotas: Auto Locadora Quevedo permite a saída de carros do país. Contate pelo telefone 53 3027.7474.
    Só lembre de dizer que o contato veio pelo Territórios, combinado?
    Ou veja valores e faça reservas no site do nosso parceiro Rental Cars.

  15. Adorei suas dicas!!!! Estamos programando uma trip de carro eu e meu marido e nossos 2 filhos de 4 e 7 anos.
    Somos de Floripa, e estamos pensando em ir la pelo dia 20/12 e voltar 04/01. Tenho parentes em Montevideo. Mas a ideia é ir parando e passeando devagar mesmo.
    Estou começando a pesquisar locais para parar, hoteis e etc. Fazer o roteiro é uma parte que gosto batsnte de fazer.
    Alguma dica a mais, sendo uma viagem com crianças:

    1. Acho que já te respondi por mensagem. Mas deixo aqui para todos lerem.
      Quando criança eu adorava acampar em Santa Teresa. Dizem que a fazenda Lapataia é bem legal em Punta Ballena. E se as crianças curtem museus, tem um monte de Montevidéu e Colonial del Sacramento

  16. Muitas Informações Importantes, bacana que todos postam suas Dúvidas e Sugestões.
    Pretendo ir no Final de JULHO até Inicio de AGOSTO, uns 5 dias entre ida e Volta, saindo de Porto Alegre.
    Para este Bate e volta tem uma Rota interessante para o Clima que vamos pegar? pois sei que vai estar FRIO.
    Wagner – Porto Alegre.

  17. Olá Roberta. Parabéns pelo site. Então… eu e minha esposa e mais um casal decidimos ir a Montevidéu em agosto desse ano. Pesquisando passagens aéreas Porto Alegre/ Montetevidéu DIRETO, não achei por menos de R$ 950,00 por pessoa, ou seja, quase R$ 4.000,00 de transporte. Aí pensei: “Por que não ir de carro já que fomos a Jaguarão duas vezes? “. Moramos em Turvo sul de Santa Catarina, 60 km de Torres/RS e nosso prazo ida e volta é de 4 dias. Vale a pena ir de carro custo/benefício por esse tempo? Aguardo.

    1. Oi Rodrigo, desculpe a demora. Espero que ainda dê tempo de te ajudar.
      Custo benefício vale super a pena, mas 4 dias é muito pouco para ir até Montevidéu ou Punta del Este. Recomendo ficar pela fronteira como Rivera ou Punta del Diablo (bem pacata no inverno) e voltar para uma viagem mais longa quando tiver mais tempo

  18. Olá Roberta vou a Pelotas em meados de junho visitar minha filha e pretendo alugar um carro e passar uns 3 dias no Uruguai, vc poderia me orientar Pr essa breve viagem?

    1. Oi Eliete, me desculpe, fiquei um tempo sem conseguir responder os comentários e já passou por aqui. De qualquer forma, é bem complicado alugar carro aqui e atravessar a fronteira. Sugiro ir de ônibus e lá alugar um carro para viajar pelo país. Se sua filha mora aqui, imagino que deva vir com frequência.

  19. Oi . Adorei seu post, estamos pensando em ir fim do ano passar a virada viajando, num roteiro de no maximo 9 dias saindo de carro de SC, estamos com varias duvida, se vamos pela costa do uruguai e vamos p argentina , e na volta passamos a virada, ou onde é mais legal para passar a virada se montevideu, buenos aires ou punta del este, vc tem alguma sugestao de roteiro. se puderesm me ajudar agradeço

    1. Oi Daniela, me desculpe, fiquei um tempo sem conseguir responder os comentários, mas ainda posso ajudar. É legal passar o réveillon em qualquer praia do Uruguai, inclusive será mais animado do que as capitais. Punta del Este será a mais cara dela. E como o país esta bem na moda, deve reservar hospedagem o quanto antes. Se gosta de acampar, pode deixar pra última hora.
      Tem um monte de dicas das cidades aqui no site (procure no menu ou busca). Se quiser roteiros mais elaborados, lancei hoje o guia Uruguai de Carro. Explico neste texto https://www.territorios.com.br/guia-essencial-uruguai-de-carro/

  20. Olá Roberta,
    Tudo bem contigo, bacana sua iniciativa de postar suas viagens e colocar dicas sobre as mesmas.
    Estamos com intensão de viajar para o Uruguai em Janeiro de 2018, já quero me programar, por isso, já estou buscando todo o tipo de informação, para podermos nos planejar de forma antecipada e sem atropelos.
    Nossa saída, será de Lages SC, qual sua sugestão de parada, cidades, hotéis ou hostel com preço acessível, freeshopping. O que você sugere ??

    Desde já agradeço

    Grande Abraço

    Valter

    1. Oi Valter, sugiro dar uma parada no sul do RS pra já começar a sentir o clima do país vizinho e descansar no caminho. Pelotas é a cidade que melhor recebe o turista no sul do Estado. Janeiro sugiro fazer todo o litoral e precisa reservar hospedagem com antecedência porque a procura tem sido grande.
      – Sobre hotéis, todas as minhas sugestões estão neste post > https://www.territorios.com.br/onde-ficar-no-uruguai/
      – Free shop recomendo ir pelo Chuy e voltar por Rio Branco ou Rivera https://www.territorios.com.br/chuy-porta-de-compras-uruguai/
      Estou trabalhando em um guia para quem vai viajar de carro e será lançado em breve, se quiser ser notificado, clique no botão para receber dicas do Uruguai e entre na lista.

  21. Olá,
    Sobre o seguro Carta Verde, convém lembrar que se o carro está segurado pela Porto Seguro, tem direito ao Carta Verde gratuitamente, pelo mesmo período de cobertura da apólice, válido para Uruguai, Argentina e Paraguai. De posse do número da apólice, o corretor de seguros pode emitir na hora o Carta Verde, com validade desde a data da emissão até a data final de cobertura da apólice.

    1. Obrigada pela dica Paulo. Pra quem pretende viajar mais vezes no ano, qualquer seguradora pode incluir a Carta Verde anual que vai custar mais barato que fazer toda vez. Minha mãe sempre faz na hora de renovar o seguro com o Banco do Brasil.

  22. Nossa, pensei em ir em Punta no feriadão semana que vem de carro, mas não sabia que era tanta burocracia…Pena

    1. Já estou tão acostumada que nem acho tanta burocracia. Dá pra decidir na mesma semana, só precisa verificar se os documentos estão em dia e solicitar o que falta. Viajar por outros continentes é bem mais fácil, mas na América do Sul, os roubos de carro forçam governos a criar essas regras

      1. Oi Roberta, Parabéns pelo site. As informações sao muito úteis. Gostaria de saber como está a questão de roubo de veículos. Você sabe? Está seguro viajar do sul do país, entrar no Uruguai, Argentina e Paraguai com segurança?

        1. Oi Mariana, seguro não é em lugar nenhum da América Latina. Mas me sinto mais segura viajando pelo Uruguai do que aqui no Brasil.
          A questão do roubo existe e por isso as locadoras de veículos não permitem que se saia do país com carro alugado. Nunca aconteceu nada comigo, inclusive, quando minha prima perdeu sua carteira, policiais ajudaram a encontrar e estava com dinheiro dentro.

  23. Olá! Tenho dúvidas.. minha filha tem 2 anos e 4 meses, mas não possuí identidade, só certidão de nascimento e pretendo viajar daqui 10 dias para Punta del diabo, será aue consigo leva-la so com a certidão de nascimento?

    1. Oi Daine, melhor confirmar com o Consulado do Uruguai. Acho que a identidade é obrigatória sim

  24. Olá Roberta, tudo bem?
    eu e meu marido estamos pensando em fazer a viagem para o Uruguai em março do ano que vem… achei muito legal o seu post, tem muitas dicas que com certeza vamos seguir, porém você pode me dar mais dicas no e-mail? Como por exemplo: quanto custou a viagem e quantos dias você indica de viagem?
    Meu e-mail: maaferreira00@gmail.com
    Muito obrigada, Mariana

    1. Oi Mariana, tem um monte de informações sobre o Uruguai em vários textos aqui, basta procurar no menu. Viajo todo ano pra lá e as informações que passo são fruto de todas elas, não uma específica. Tenho custos sobre a última feita agora em março e posso te ajudar a organizar o roteiro da viagem. Mas isto seria uma consultoria e cobro por isto. A consultoria é feita por video conferência (skype ou onde achar melhor) em qualquer hora do dia, basta marcar. Se te interessar te mando mais detalhes no e-mail.

  25. Oi Roberta! O Uruguai tem outros lugares bem legais em Salto, onde há um complexo termal muito bom! Por aí se encontram desde hotéis All inclusive até pousadas. Também perto de Minas, para os que gostam de curtir a natureza, está o Salto del Penitente com paisagens lindas e Village Serrana. Este último é um povoado com casas ideais para passar algum fim de semana no inverno.

    1. VILLA SERRANA! Não Village hehe

    2. Eu sei, esta na lista. Preciso passar em Mello e seguir para o interior do Uruguay. Vamos?

      1. Estou te esperando!

  26. Olá tudo bem ? Eu vou fazer uma viagem ao Uruguai, eu gostaria de arrendar uma (chacara, fazenda, area) para criar gado, tem aguma imobiliária ou empresa para indicar por la ?

    1. Imobiliária de Campo não tenho, mas deve ser fácil encontrar na Internet ou chegando lá

  27. Oi Roberta!
    É possivel ingressar no Uruguai através da Barra do Chui?
    Parabens pelo site!
    Felipe

    1. Oi Luis Felipe, obrigada.
      É possível sim, mas tem guardas pedindo a mesma documentação que na Aduana. A estrada é de terra.

  28. qRoberta, pretendo ir de carro de Rio Grande, passando pelo Chuy, à Montevideu. Para hospedagem de um dia, qual valor cobrado em media?
    De combustivel, quanto deve ser gasto?
    Além disso, 5 pontos se possivel para visitar durante o trajeto, quais indicaria?

    1. Oi Wanderson, tem hostel a partir de 15 dólares e bons hotéis no centro por 60 dólares. Combustível, melhor perguntar para quem foi no último mês porque os valores oscilam muito, pergunte em algum forum ou grupo no Facebook.
      1. Forte San Miguel, no Chuy
      2. Laguna Negra
      3. Parque Santa Teresa
      4. Fortaleza de Santa Teresa
      5. Punta del Diablo, estes últimos todos em Rocha https://www.territorios.com.br/balnearios-de-rocha/
      Veja mais dicas neste link https://www.territorios.com.br/category/uruguai/montevideu/

  29. Roberta boa tarde.
    E as Vinícolas no Uruguay, posso visitá-las? Eles vendem vinho nas Vinícolas? Tem limite para passar na nossa alfandega indo de carro próprio?

  30. Olá Roberta, estamos indo para o Uruguai na semana do carnaval, ficaremos de sábado até domingo (7d) e nosso roteiro inclui 3 dias em Montevideo, 1 dia em colônia e 3 dias em Punta Del este. Saindo de Porto Alegre, passando pelo Chui , entrando por Montevideo e voltando de Punta para Porto Alegre novamente. Você acha que essa divisão de dias está adequado para as cidades? Vale a pena dormir um dia em Colônia? Punta é muito lotada no carnaval? Pensamos em ficar em uma cidade próxima, vale a pena? Se tiveres outras cidades ao redor bacana de conhecer, compartilha comigo! obrigada 🙂

    1. Oi Jessica, eu deixaria mais tempo em Colônia e tiraria 1 dia de Punta del Este. As praias mais legais ficam em José Ignácio que fica ao lado de Punta. Ficar em Punta Ballena também é legal, mas isolado do agito. Carnaval é lotado em todos as cidades, é bom reservar hospedagem com antecedência. Tenho dicas neste texto https://www.territorios.com.br/onde-ficar-no-uruguai/
      Além de Colônia e Montevidéu, as minhas cidades preferidas são Cabo Polônio e Punta del Diablo, estão marcadas no mapa no meio do texto

  31. Olá, boas dicas do seu site, adorei!
    ,Tenho uma duvida, se eu alugar um carro no Uruguai posso ir para Buenos Aires com ele sem problema algum? Abraços

    1. Olá Priscila, existe problema, deverá devolver no Uruguai e alugar outro carro em Buenos Aires

  32. Olá, gostaria de saber se eu alugar um carro em Montevideo como pretendo, e pretendo passar por Punta e Colonia e de Colonia atravessa para Buenos Aires, posso atravessar com o carro alugado para Buenos Aires?

    1. Olá Bárbara, não pode, deverá devolver e alugar outro carro em Buenos Aires

  33. Roberta, tudo bem?
    Ótimo seu site! Adorei e com dicas realmente fundamentais.
    Sou de SP, e acho melhor (mais fácil) alugar o carro em Montevideu. Sem assim, não preciso do tal documento verde, né?
    Você tem alguma locadora pra indicar? Além disso, as cidades que vc cita nesse post, são legais também no inverno? Só conheço Montevideu, e lá, meu coração fica o ano todo! <3
    Obrigada! Beijos

    1. Oi Carolina, tudo bem. Bom que gostou, deixo as dicas aqui há 10 anos.
      Se alugar no Uruguay, faz o seguro normal que a locadora recomenda, não a carta Verde. A Rental Car é parceira aqui do Territórios e diz os melhores preços entre várias locadoras, eu reservo o que aparece de melhor, não tenho uma específica. Use este link para ver um orçamento e fazer a reserva http://www.rentalcars.com/Home.do?affiliateCode=territorios&preflang=BR
      Eu gosto de todas as cidades inverno ou verão, mas no inverno é vazio pra curtir tranquilidade. Apenas Montevideo e Colonia são iguais o ano todo

  34. Olá, ouvi falar que os guardas nas estradas inventam infrações no carro para arrancar dinheiro dos turistas. Isto é verdade? Devo me preocupar com isto?

    Att,
    Marcello

    1. Oi Marcello, eu nunca passei por isso. No máximo tiraram as minhas cervejas quando estava trazendo muitas no carro porque inventaram um limite e foi só pra ficar com elas. Afinal não existe limite pra comprar bebida e transportar dentro do país. Talvez aconteça um caso ali outro aqui, mas não é o comum

  35. E levar uma grama de maconha do brasil será que da

    1. Enquanto estiver no Brasil poderá ser pego pela Polícia, no Uruguai não tenho certeza sobre as regras. Várias vezes me pararam na Aduana do Chuy com cachorros para farejar o carro em busca de drogas.

  36. Olá! Feliz 2017.
    Qual é a melhor época do ano para ir ao Uruguai ?
    Obrigada!

    1. Olá Valéria, obrigada. Feliz ano!
      Eu gosto em todas as épocas, se quer praia, verão é melhor, mas a água é sempre gelada. Se gosta de frio, de abril a outubro de noite é sempre frio e acendo a lareira. A altíssima temporada é na semana antes da Páscoa e fica ruim para quem prefere lugares cheios de turistas. Se quer ver a realidade do país, viaje no inverno fora de feriado

  37. Olá! Estarei indo para Uruguay e indo até Buenos Aires e tenho algumas duvidas…Se alguém puder me ajudar ficarei muito grata!
    Vai eu, meu marido, meu filho de 3 anos e um casal de amigos, sobre documentação já vi tudo, o que tenho duvidas é que iremos ir para Buenos Aires e ficar lá de Segunda a Quinta feira e como vamos sair de Rio Grande de carro, iremos deixar o carro na colonia, tu sabe me dizer se é seguro deixar o carro? Tem algum garagem para nos indicar?Vimos que Buenos Aires é muito fácil acessos sem carro, por isso resolvemos passar só nós e deixar o carro…

    1. Oi Patrícia, sim tem vários estacionamentos em Colônia. A maioria dos turistas que vai a Buenos Aires deixa o carro por lá. Dentro da rodoviária, ao lado do Buquebus, tem um posto de informação turística do governo que pode te dizer onde é seguro. Sempre foram muito atenciosos comigo

  38. Boa noite Roberta. Estou indo de carro para o Uruguay, dia 02 de janeiro. Meu roteio é Colonia, Montevideu e depois La Pedrera. Saio de atlantida/rs, no dia 02. Tem alguma dica da rota mais rapida para chegar em Colonia? Obrigado!

  39. Olá!
    Acabo de voltar de minha segunda road trip ao Uruguai e as minha dicas são:
    1) Todos os pedágios têm o mesmo valor (80 pesos). Aceitam reais também;
    2) Embora 90% das estradas tenham ótimo asfaltamento, não achei tão bem sinalizado assim. Utilize o GPS offline HERE WeGo (tem tanto para iOS quanto Android) para se localizar com segurança;
    3) Uma ótima opção para atravessar de barco o rio da Prata é a empresa Seacat, que é propriedade da Buquebus. De fato, apesar de ter comprado passagens de ida e vola Colonia/Buenos Aires pela Seacat, a travessia foi feita em barcos da Buquebus (coincidentemente a ida e a volta foram no mesmo barco, o Juan Patricio);
    4) Leve dinheiro, pois muitos lugares afastados não aceitam cartão;
    5) Nas duas vezes em que enchi o tanque do carro no Uruguai, o marcador do combustível mostrava que havia sido enchido apenas 3/4 do tanque. Não entendi o motivo e cheguei a pensar que havia sido enganado, mas o rendimento da gasolina foi muito bom!

    1. Obrigada pela colaboração Felipe. Me diz onde tem pedágio no Uruguay porque eu não lembro de ter passado por um? Pode ser recente ou eu dormi nas viagens e não vi.

    2. qual valor da travessia de colonia para buenos aires? obrigado

    3. Felipe, pretendo ir de carro, partindo do Chui ate Montevideu. Quanto se gasta em media com combustivel?

  40. Olá,
    Estive no Uruguay em março e na volta, passando por Chuy, não reapresentei o cartão de imigração.

    Terei problemas para voltar para o país?

    1. Provavelmente vai pagar uma multa. Leve dinheiro em espécie, pesos. Agora não sei o valor

  41. Olá estamos viajando para Buenos Aires e de lá seguiremos parar Uruguai, temos uma rota que não seja pelo buquebus? Você comentou de uma balsa qto tempo de viagem nela e qual o valor? Obrigada e parabéns pelo site!

    1. Oi Ligi, a balsa citada é o Buquebus em Colônia. Nunca atravessei pelos outros caminhos, mas dizem ser mais econômicos. As cidades fronteira entre os dois países são Paysandu e Fray Bentos

  42. Olá, pra virada de ano, tens alguma indicação de apto pra alugar em Punta? Obrigado desde ja.

  43. Olá Roberta,
    Vou descer para o Uruguai de carro, no começo do ano, vi vc comentar que fica em barraca quando não consegue alugar uma casa! Lá no Uruguai é fácil de arrumar campings? E quais praias do litoral do Uruguai me indicaria? Mas uma pergunta, nesta época as temperaturas são boas, prescisa levar roupas de frio ou cobertores? Obrigado

    1. Oi Paulo. Acampar é hábito cultural do uruguaio, principalmente no verão. São várias opções de campings melhores que os do Brasil. De noite sempre faz frio e precisa de jaqueta grossa e saco de dormir (tem pra vender com bons preços nos free shops da fronteira). O problema é o vento gelado, nem tanto a temperatura. O camping que mais gosto é este https://www.territorios.com.br/category/uruguai/santa-teresa-parque/

  44. Boa tarde!
    Gostaria de uma média de quanto dinheiro deve se levar para uma viagem de carro para o Uruguai por 7 dias.

    1. Boa tarde! 50 dólares por dia e por pessoa se a viagem for econômica para duas pessoas.

  45. Boa Noite !
    Gostaria de saber quais as locadoras em Porto Alegre que fornecem a Carta Verde, além da Móbiliscar, pois achamos alto o valor que a mesma nos forneceu, pois aumentou bastante o valor da locação( quase dobrou) , e vimos que a a Carta tem um valor bem acessível , fico no aguardo das outras locadoras que fornecem o mesmo tipo de serviço, para escolher o valor mais em conta, senão acho que vamos desistir e ir de ônibus. Valeu !

    1. Boa noite! Que eu saiba nenhuma locadora no Brasil deixa o carro sair do país, só cobrando muito caro. No meio do texto indico uma locadora na cidade de Melo que leva o carro até a fronteira. Seria a alternativa mais econômica, mas não sei de ninguém que tenha locado com eles. Ir de ônibus e alugar um carro no Uruguay é a melhor opção

  46. Olá,

    Irei ao Uruguai de Carro, partindo de Santana do Livramento; pretendo sair de Livramento em direção a Montevideo e Colonia, posteriormente ir a Punta e voltar pelo Chuí. Quais rotas você recomenda?

    1. Oi Ricardo, recomendo as que estão no mapa deste texto. Por dentro pra chegar mais rápido, pelo litoral para pra ser mais bonito

  47. Olá Roberta,
    estou com duas dúvidas.
    como são os pedágios no Uruguai, tabelados como a Nafta ou o preço varia como no BR?
    Vou fazer um tour, saindo de Porto Alegre, entrando via Chuy. Passarei por Punta del Diablo, Punta del Este, Montevideo, Colonia, Salto e por ultimo Rivera. Queria me preparar para os pedágios (detalhe, estarei com Reboque).
    Outra dívida é referente a comprar cervejas nos freeshops e depois entrar no Uruguai. São industrializadas e estarão fechadas, terei problemas para entar?

    Muito obrigado e parabéns pelo site.

    1. Oi Henrique, não tem pedágio nas estradas do litoral nem entre Montevideo e Colônia do Sacramento. No interior não tenho certeza.
      Sem problemas levar cervejas, mas se levar grande quantidade eles podem te pressionar pra ficar com algumas, é ilegal, mas já aconteceu comigo.

  48. Roberta, indica algum hotel o hostel em Colonia del Sacramento?

  49. Parabéns site e por todas as respostas.
    Já conheço Montevidéu e o litoral até Punta del Leste.
    Queremos alugar um carro no aeroporto de Montevidéu e sair dirigindo pelo interior. Adoramos estradas sênicas e pequenas cidades charmosas. Ah claro . . . vinhos . . . vinícolas também!!!
    Qual roteiro você me aconselha.
    Muito obrigado
    Delfim

  50. Olá Roberta, boa noite!
    Achei muito interessante seus comentários e dicas sobre viagem ao Uruguai. Eu e minha esposa moramos em Navegantes (SC), e pretendemos visitar o Uruguai de carro em Novembro/16. Iremos até Colonia del Sacramento, atravessando de buque até Buenos Aires. Queremos visitar algumas das pequenas cidades costerias, tais como Punta del Diablo, Cabo Polonio, Piriápolis, etc, etc. Estamos na dúvida, pois, tais cidades as conhecemos apenas pelo nome e receamos deixar de fora alguma localidade que realmente valha a pena. Caso possas nos dar alguma sugestão, fico-lhe desde já muitíssimo grato.

    Um abraço e muito obrigado.

    1. Oi Rubens, me desculpe a demora, estava viajando 50 dias pela Asia e não consegui responder todos os comentários. Se ainda der tempo de ajudar, todas as cidades do litoral são ótimas pra visitar. Em novembro são tranquilas e com bons preços (exceto nos feriados). Onde parar para conhecer, depende do seu estilo, as que eu mais gosto tenho os artigos neste link https://www.territorios.com.br/uruguai/ Cabo Polônio, Santa Teresa, José Ignácio (ao lado de Punta) e Colônia. Abraço

  51. oi Roberta, gostei muito das dicas. eu e meu irmao(e familias) estamos nos organizando para viajar de van pela américa do sul e no nosso roteiro está incluso o Uruguai. pensamos em acampar, para reduzir os custos, é uma boa alternativa ou você não recomenda? desde já, obrigado.

    1. Marcio, desculpe a demora, estava viajando 50 dias pela Asia e não consegui responder todos os comentários. É muito tranquilo acampar no Uruguay, o povo tem a cultura de acampar, os parques tem estrutura e a experiência é bem boa. Apenas na alta temporada fica lotado, eu prefiro evitar entre réveillon e páscoa pela muvuca, mas sempre me diverti.

  52. Olá,
    estou com dificuldade de encontrar de forma clara a resposta para minha dúvida, espero que você possa me ajudar: Eu li seu post sobre o seguro carta verde, que é para a entrada de veículos no Uruguai. Se eu alugar um carro em uma locadora do aeroporto de Montevidéu para viajar dentro do Uruguai, ainda assim eu precisaria contratar este seguro? Não consegui entender se a própria locadora do Uruguai já possui o seguro de terceiro embutido no valor do aluguel do automóvel, ou se é necessário que eu contrate o seguro à parte mesmo alugando um carro com origem no Uruguai.
    Obrigada pela atenção!

    1. Oi Ligia, a regra da Carta Verde é válida para veículos de fora do Uruguai. Se alugar em Montevidéu, adquire o seguro normal de lá como acontece quando se aluga carros no Brasil

  53. Oie Roberta!
    Gostaria de saber o que podemos encontrar indo nesses caminhos por dentro do Uruguai? Parecem caminhos bem desertos. O que você tem a dizer sobre as rotas?
    Muito obrigada!

    1. Oi Jordana, a rota pelo litoral é a mais movimentada principalmente no verão e feriados. Mas nenhuma delas é deserta porque as cidades são próximas umas das outras, são tranquilas e em bom estado

      1. Obrigada pela resposta!
        Você tem alguma dica de cidade nessas outras rotas alternativas à rota litorânea?
        Buscamos algo na internet, mas não achamos algo específico, sabe?
        Eu, o namo e um casal de amigos iremos para lá Dez16/Jan17.
        Obrigada pela atenção! 😉

  54. Boa noite Roberta, tudo bem?
    Moro em Cascavel no Paraná e pretendo ir para o Uruguai entre os dias 25/12/16 à 31/12/16.
    Vamos de carro (amamos viajar de carro), eu meu esposo e minha filha de 2 anos. Não tenho dúvidas sobre documentação, carro, carta verde, nada, já fui várias vezes para Argentina e viajo bastante e leio muito sobre viagens…
    Minha dúvida na verdade é: qual o melhor caminho para ir até Montevideo de carro, saindo por exemplo de Puerto Iguazu (visto que moro em Cascavel no PR, que fica à 200km de Foz do Iguaçu – então me baseio na saída de Puerto…) onde eu entro da argentina ou do brasil para o uruguai? não penso em ir para buenos aires nessa viagem, queremos explorar o uruguai mesmo… tem problemas de policia corrupta? as estradas são boas? pensei em ir por dentro pelo brasil mesmo, mas lembro que qdo fomos para gramado/canela e tbém para santa rosa, as estradas eram demoradas e em condições precárias, penso que pelo lado argentino é mais rápido e tranquilo… estou certa ou equivocada? melhor levar dólares, pesos, reais? a gasolina é o mesmo nome da argentina (esqueci agora…rs)

    1. Oi Sabrina. Nunca fiz saindo de Foz, por isso não sei das estradas. O blog Finestrino saiu de Curitiba com ida pelo Brasil e volta por Foz. Melhor ver no site deles.
      Policia no Uruguai é mais amigável do que na Argentina, mas tem problemas se não estiver com a documentação em dia. As estradas lá são melhores do que no Brasil, mas eu acho muito tranquilo o caminho desde Porto Alegre até Montevidéu pelo litoral. De carro leve reais e troque por pesos nas casas de câmbio das fronteiras, é a cotação mais barata.

  55. Boa noite Roberta!!!
    Estamos pensando em ir no começo de Setembro para o Uruguai, primeira viagem, vc sabe o que é preciso?? Documentos, dinheiro, roupas…Queríamos conhecer algumas praias como La paloma.. Forte se Santa Tereza vc recomenda??

    1. Oi Michel, setembro é ótimo dá pra pegar praia de dia e curtir o frio de noite. Documentos são os mesmos para quem viaja de carro, exceto pelos documentos do carro. RG em bom estado ou passaporte válido. Dinheiro melhor levar dólares e trocar nas casas de câmbio. Se tiver parada nas fronteiras é o lugar mais barato pra levar reais e trocar por pesos. Recomendo Forte e La paloma sim, apenas se for no feriado precisa reservar hospedagem com antecedência. Tem vários artigos pra te ajudar a definir o roteiro por aqui https://www.territorios.com.br/uruguai/

  56. Ola, Roberta consigo entrar no Uruguai apenas com CNH?

    1. Oi Jonas, não consegue. É obrigatório apresentar RG em bom estado ou Passaporte

  57. Olá Roberta!

    Sabe se exigem a carteira de vacinação internacional?

    1. Oi Alan, não precisa de carteira de vacinação para entrar no Uruguay, nem nos Estados Unidos.

  58. Bom dia… Vi em outros sites sobre a necessidade de uma carteira de vacinação internacional, isso procede?

    1. Bom dia Letícia, para entrar no Uruguai não procede. Vou todo ano e nunca me pediram

  59. Olá Roberta,

    Vc tem alguma outra indicação de locadora na fronteira do lado uruguaio, além daquela de Melo?

    Obrigado

    Ricardo

    1. Infelizmente não tenho Ricardo, mas vou para Rivera dia em 10 dias e posso me informar por lá.

  60. Vou para o Uruguai de carro no final de agosto e andei pesquisando os itens obrigatórios. Vi num blog que é necessário kit de primeiros socorros, segundo triângulo e cambão. Estes itens são mesmo necessários???

    1. Oi Marisa, para entrar no Uruguai as regras são as mesmas do Brasil. Se for para a Argentina precisa de alguns itens diferentes, mas Uruguai não.

  61. Oi. Parabéns pelo blog. Sou de cascavel pr. Farei o Uruguai de carro, entrando em Chuy. viajo até Pelotas. Passo a noite lá e dia seguinte sigo viagem. Volta mesma coisa. Dúvida: hotel bom em Pelotas?

  62. No site da embaixada diz:
    A Direção Nacional de Migração do Uruguai não impede o ingresso de turistas brasileiros que viagem com documentos emitidos a mais de dez anos, (sempre que validos, em bom estado de conservação e legíveis e que o titular do documento possa ser reconhecido com a sua fisionomia atual).Caso a foto possa gerar dúvidas sobre o reconhecimento do titular, sugerimos que TAMBÉM seja levado outros documentos mais recentes para sanar tal circunstância.

    1. Eu não arriscaria Alan, várias vezes viajei com amigos que foram barrados por apresentar RG com mais de 10 anos, mesmo mostrando a carteira de motorista com foto atual. Pode estar escrito, mas o que vale é a boa vontade da pessoa que vai te atender na hora.

  63. Olá Roberta!
    Irei em julho de carro para o Uruguai. Tenho um filho de 3 anos e ele não tem carteira de identidade. Eles aceitam entrar no país somente com a certidão de nascimento? No meu caso, tenho a carteira de identidade militar (Exército), a minha carteira de identidade civil é muito antiga, será que aceitam a militar?

    1. Oi Alan, você deve fazer a carteira de identidade ou passaporte do seu filho para entrar no país. E sua carteira militar não vale no Uruguai, também deve fazer uma nova ou passaporte. Aceitam RG em bom estado com no máximo 10 anos. E se a mãe da criança não estiver presente, deve ter uma autorização dela para levar a criança ao Uruguai.

  64. Olá pretendo fazer essa viagem e gostaria de alugar um apartamento para ficar em torno de 15 dias. Tem alguma dica? Obs.: vou levar cachorros.

    1. Depende em qual cidade vai se hospedar, fora de Montevidéo é mais fácil conseguir entrar com cachorro. Mas, nunca viajei com animais pra te indicar alguma.

  65. Boa tarde!

    Roberta,
    Gostaria de algumas informações sobre o Uruguai estou pretendendo ir de carro por Rivera em julho. Em primeiro plano pensava em ir para Colonia del Sacramento e me hospedar por lá mesmo, ficando um dia que pelo que vejo seria o ideal para conhecer as principais atrações. Seguinte iria para Montevideo ficando de dois a três dias e depois iria para região litorânea Punta Ballena até Punta del Este, mas já estou com outra programação em mente. Ir e me hospedar somente em Montevideo e me deslocar a te Colonia del Sacramento e ate Punta indo e voltando nas respectivas cidades. O que me indicas na tua experiência nesse país? É uma viagem para 5 ou 6 dias somente primeiro contanto com este país, , mas pretendendo ir mais vezes.

    1. Boa tarde Julio, eu prefiro ficar um pouco em cada cidade do que fazer bate volta. Já fiz dos dois jeitos e dormir nos lugares é bem mais tranquilo. Em julho deixaria o litoral pra outro momento e apostaria em Montevideo, Colonia e Carmelo. Assim não fica corrido e pode aproveitar bem esses lugares que ficam lindos no inverno.

  66. Boa noite!!! Muito bom o seu relato. Estou com minha esposa em Punta e surgiu uma dúvida: Voltaremos amanhã por Rio Branco/Jaguarão. Qual e melhor rota a tomar??? Pelo que vi no street view, a rota 39 não está em boas condições. É melhor ir pela 60 então??? Desde já, agradeço

  67. Boa noite!!! Muito bom o seu relato. Estou com minha esposa em Punta e surgiu uma dúvida: Voltaremos amanhã por Rio Branco/Jaguarão. Qual e melhor rota a tomar??? Pelo que vi no street view, a rota 39 não está em boas condições. É melhor ir pela 60 então??? Desde já, agradeço

  68. Gostei muito do seu post. É muito interessante e esclarecedor. Moro em Vila Velha – ES, e estou planejando uma viagem ao sul com uma esticada até Montevidéo. Pelo que li e vi no mapa, publicado na matéria, talvez fosse interessante eu seguir por Jaguarão/Rio Branco na ida para Montevidéo e voltar pelo Chui, pois parece-me que me daria a oportunidade de conhecer o interior (na ida) e o litoral (na volta) do Uruguai. Estou certo com esta minha visão e meu entendimento? E o que voce acha? Vou de carro e sem prazo de tempo determinado. Pretendo viajar no proximo mês: Junho/2016.

  69. Olá Roberta,
    Gostei muito do seu post. É muito interessante e esclarecedor. Moro em Vila Velha – ES, e estou planejando uma viagem ao sul com uma esticada até Montevidéo. Pelo que li e vi no mapa, publicado na matéria, talvez fosse interessante eu seguir por Jaguarão/Rio Branco na ida para Montevidéo e voltar pelo Chui, pois parece-me que me daria a oportunidade de conhecer o interior (na ida) e o litoral (na volta) do Uruguai. Estou certo com esta minha visão e meu entendimento? E o que voce acha? Vou de carro e sem prazo de tempo determinado. Pretendo viajar no proximo mês: Junho/2016.
    Agradeço desde já

  70. Olá Roberta, estamos pra ir agora em julho e nosso roteiro é santa maria a rivera uruguai – = colonia de sacramento – buenos aires (uma hora de barca) = colonia a montevideo punta de lesta – chui – pelotas – porto alegre – palmas pr – 581, total 2.844 km em 20 dias. e gostaria mto de saber sobre acessibilidade pois sou cadeirante e estou preocupado um pouco com estq questão, apesar q vamos em 4 amigos aonde somente eu sou cadeirante, sera q me encorajo hehe…

    1. Oi Fabio, desculpe a demora, estava do outro lado do mundo.

      Montevidéu está preparada pra te receber e as regiões centrais de Punta del Este e Colonia também, mas outras cidades são complicadas, mas se os amigos te ajudam, não vejo problema. Inclusive acho que mais cadeirantes precisam viajar para os governos perceberem o que precisa ser melhorado. E se encontrar muitas dificuldades durante a viagem, peço que me envie fotos para eu divulgar e tentar chamar atenção dos responsáveis por isso. Eu sou de Pelotas e, infelizmente, a minha cidade não é muito acessível.

  71. Olá Roberta, estamos pra ir agora em julho e nosso roteiro é santa maria a rivera uruguai – = colonia de sacramento – buenos aires (uma hora de barca) = colonia a montevideo punta de lesta – chui – pelotas – porto alegre – palmas pr – 581, total 2.844 km em 20 dias. e gostaria mto de saber sobre acessibilidade pois sou cadeirante e estou preocupado um pouco com estq questão, apesar q vamos em 4 amigos aonde somente eu sou cadeirante, sera q me encorajo hehe…

  72. Olá Roberta. Pretendo ir pro Uruguai em agosto/setembro, saindo de Porto Alegre. Vou levar meu cachorro junto. Tens alguma dica sobre o trasporte de animais e as políticas do destino quanto à idas nas praias, por exemplo? E vale a pena dormir em Punta del Este e La Paloma nesta época?
    Abraço,

  73. Olá Roberta. Pretendo ir pro Uruguai em agosto/setembro, saindo de Porto Alegre. Vou levar meu cachorro junto. Tens alguma dica sobre o trasporte de animais e as políticas do destino quanto à idas nas praias, por exemplo? E vale a pena dormir em Punta del Este e La Paloma nesta época?
    Abraço,

    1. Oi Patricia, desculpe a demora, estava na Ásia.

      nunca viajei com cachorro pra lá, mas vejo por todos os lados. Apenas não aconselho a levar no Parque Santa Teresa porque tem outros animais selvagens soltos.

      Qualquer praia vale a pena no Uruguay, apenas são meio desertas fora de feriados e verão. Só pra conhecer paisagem vale.

  74. Boa tarde Roberta adorei seu blog!! Sou Uruguaya moro a 7 anos em Sao Paulo ,e sempre viajo de aviao para Uruguay,mais esse ano estamos planejando ir de carro .Minha pregunta e a siguente cual sao as melhores rotas para ir de Sao Paulo para Uruguay ,pretendo chegar a Uruguay por Rio Branco -Jaguarao ja que minha familia mora em frontera .Voce poderia passarme algumas dicas ,eu viajarei com meu esposo e meus dois filhos .Muito obrigado querida fica com deus.

  75. Roberta, eu e minha esposa estamos pretendendo ir em Montevidéu e região , saindo de São Paulo, pergunta, em termos de economia , ir de avião ou de carros, pretendemos ficar 05 dias.

    1. Oi Antonio, procure promoções de passagens aéreas e será mais barato ir de avião. Caso não consiga acho que custa o mesmo de carro ou avião. O benefício é o ganho de tempo para passar no Uruguay

  76. Boa tarde Roberta, parabens pelo Blog, ele é ótimo!

    Estou me programando para conhecer o Uruguai de carro no próximo mês de Maio, o que você acha? É fora de temporada né? Você acredita que terei problemas ou só vale a pena ir no verão mesmo?

    Obrigado,

    1. Irei no próximo dia 25/04, estou ansioso. As dicas desta página me animaram.
      Att

      1. Boa viagem Ovídio! Depois volto aqui para contar o que mais gostou

    2. Boa tarde queria saber se não é mesmo necessário documento de identidade para bebê pois tenho uma filha de 5 meses e marquei hotel para esta feriado de 21 de abril em punta se algo puder me responder agradeço. ….

      1. Desculpe a demora em responder Fabricio, passei os últimos três dias voando do Brasil para o sul da Austrália, respondi na sua última pergunta. É preciso sim.

    3. Boa tarde Eder, obrigada!
      Sou suspeita, adoro o Uruguay em qualquer época do ano. O litoral fica muito diferente pela falta de turista, agora cidades como Montevidéu e Colônia são muito mais legais no inverno e vale a viagem o ano todo. Se gosta de tranquilidade, ver a rotina dos locais e não se importa com pouca infraestrutura, recomendo parar nas praias sim. Em nos feriados fica mais movimentada

  77. Bom dia Roberta, suas dicas são maravilhosas.

    Em julho pretendo ir de carro para o Uruguai, eu, esposa e dois filhos. Meu carro está em meu nome mas é financiado, preciso de alguma autorização?

    – Minha intenção é conhecer o Uruguai para depois mudar definitivamente. No mês de julho qual seria a melhor rota. Vou sair de Minas Gerais.

    – Qual seria uma cidade ideal para morar, tranquila, segura e de fácil acesso à capital Montevidéu.

    – Pelo conhecimento que tem, qual seria uma renda para uma vida confortável no Uruguai, a pergunta é porque vou aposentar.

    Se puder me responder agradeço muito.

    Abraços.

    Jakson

    1. Boa tarde Jakson

      Se o carro está em seu nome não precisa mais de autorização. Eu sempre prefiro o litoral, mas se a sua ideia é morar sugiro seguir pelo interior e conhecer as pessoas, mesmo que a cidade não tenho grandes atrativos.

      No inverno tudo vai parecer pacato, no verão é muito diferente. Você deveria ir para lá nas duas situações antes de definir o local. A escolha é muito pessoal, por exemplo, eu iria morar em Montevidéu. O custo de vida é menor que no Brasil, o caro é pra quem vai no verão porque eles cobram em dólar. Fora da alta temporada é como viver no interior do Rio Grande do Sul.

      1. Roberta, muito obrigado. Na oportunidade, vc podia me dizer qual seria a renda para uma vida razoável no Uruguai.

        Agradeço.

        1. Não sei porque eu nunca morei lá, só escuto falar que custa menos que aqui

  78. Boa noite,
    Bacana o site! Gostaria de saber se além de Montevideo, Colonia e Carmelo há outras cidades do interior do Uruguai (não praianas) que são bacanas de visitar em maio-junho, de carro, saindo de Montevideo.
    Obrigada e abs

    1. Oi Laura, eu acabo sempre preferindo o litoral, mas tem a Ruta del Olivo em Maldonado e em qualquer cidadezinha do interior o melhor é conhecer as pessoas

  79. Olá, Roberta, td bom?
    Semana q vem estou partindo de São Paulo de carro para o Uruguai, vou passar três semanas com um amigo nessa viagem.
    Como sou grafiteiro vou levar algumas latas de tinta para ir espalhando um pouco de arte no caminho.
    Vc acha q eu terei problemas pra entrar no Uruguai com um monte de latas de tinta?
    Outra coisa, vc não conhece ninguém no Uruguai q gostaria de ter uma arte no muro de casa? Seria mto bacana pintar por lá! 😉
    Parabéns pelo seu post!
    Super completo e atualizado!
    Obrigado desde já!
    xD

    1. Oi Fernando, obrigada.
      A fronteira costuma ser bem tranquila, mas nunca tentei entrar com várias latas de tinta. Sugiro levar um portifólio para mostrar o seu trabalho, caso eles compliquem.
      Agora não lembro, mas em Montevidéu deve ser fácil encontrar muros e gente querendo pinta-los. Boa viagem!

  80. Boa noite

    Estamos (eu, esposa e duas crianças) planejando nossa viagem para o Uruguai. Vamos fazer as cidades Montevideu-Punta del Este-Colônia. Pra tal estamos pensando em alugar um carro para termos mais mobilidade e fazer as viagens. Minha dúvida é: Assim como no Brasil, as cadeirinhas para transporte de crianças são obrigatórias?

    sds

    1. Bom dia Breno, infelizmente não tenho esta informação. Sugiro ver no site Felipe, o pequeno viajante. Eles moram na fronteira e viajam seguido para o Uruguay com o filho pequeno.

  81. Olá,

    Eu fiquei com dúvida quanto ao um carro financiado.
    Pois no documento o carro está em meu nome, porém está alienado devido estar financiado. Preciso de alguma autorização diferente?
    E outra dúvida, caso você saiba me responder, agradeceria muito, é se alguém que mora no uruguai (tenho amigos la) e venha para o brasil de carro, ou então por exemplo, me emprestar o carro deles para vir para o brasil, como funcionaria aqui e se isso tem algum tempo de permanência.

    1. Olá Logan
      Consultei uma amiga que viajou há pouco pra lá com carro financiando e não precisa de autorização se o seu nome consta no documento do carro. Faz parte das regras do Mercosul para facilitar o trânsito entre os países.

      Tanto carros do Uruguai quanto brasileiros precisam de autorização quando o proprietário do veículo não está viajando junto. Deve ir ao cartório e reconhecer firma na autorização. Tempo de permanência não sei, acredito que vale o escrito na autorização.

  82. Olá Roberta, tudo bem?
    Gostaria de dicas suas de qual a melhor rota a fazer agora no mês de junho, entre Uruguai e Argentina, sairemos de Porto Alegre.

    1. Oi Taiana, a melhor rota depende do que deseja ver no caminho. Se for litoral norte, melhor Chuy; só interior, melhor Rivera; Montevidéu, o caminho mais curto é por Rio Branco.

  83. Olá, Roberta!
    Estou indo aí Uruguai pela primeira vez em junho, ficaremos de 4 a 12, minha irmã solteira de 30 anos e minha mãe de 60. Junho é frio demais para fazer o roteiro pelo litoral? Pensei em ficar alguns dias em Montevideo, ir às vinícolas e, por fim, alugar um carro para conhecer um pouco do litoral. Vc acha que vale a pena, mesmo estando frio? O que vc me recomendaria de roteiro dadas essas circunstâncias? Parabéns pelo blog, ótimas dicas!!!

    1. Olá Dalia, obrigada!
      As melhores vinícolas ficam em Carmelo, perto de Colônia de Sacramento e esta época do ano pode ser mais agradável do que o litoral. Eu adoro alugar casa com lareira no litoral no inverno, mas vou com amigos pra curtir o momento. Pra conhecer seria melhor no verão porque é deserto e o vento é congelante em junho. A praia mais diferente é Cabo Polônio e a mais perto de Montevidéu (que pode ter movimento) é Piriápolis> https://territorios.com.br/piripolis-uma-praia-de-cinema
      Colônia> https://territorios.com.br/volta-ao-passado-em-colonia
      Polonio> https://territorios.com.br/uma-praia-inospita

  84. Oi Roberta, pretendo ir para o Uruguai no final deste mês, irei com um carro emprestado. A autorização com firma reconhecida precisar ter algo de especial ou somente os dados do proprietário, do veiculo e da pessoa autorizada? Tem que constar o período de permanência no pais?

    1. Oi Juares, é simples com os dados do proprietário, carro e do motorista. Pode colocar o tempo de permanência, mas se já está na Carta Verde não acho necessário.

  85. Olá Roberta Martins!
    Estou preparando a papelada para sair amanhã bem cedo, destino Uruguai, estive lá ano passado, e acabei de encontrar o cartão de imigração aqui comigo, conclusão, saimos sem nos registrar, será que teremos problemas? Como devo proceder? Se puder me ajudar…Agradeço.

    1. Oi Roseli, desejo sorte. Agora dizer o que fazer, não sei porque eu sempre devolvi para evitar problemas. Se puder, volte aqui pra contar como foi.

      1. Olá Roberta, tudo certo sem problemas.Já estamos em Punta del Este entramos hoje pelo Chuí, fizemos a entrada e nada aconteceu, acho que foi sorte mesmo. Na Aduana brasileira me informaram que teria multa.

  86. Bom dia
    Vou para o Uruguai e o carro está em nome da minha mãe, já estou com a autorização registrada em cartório mas não peguei a autorização no consulado ainda. O que poderia acontecer se eu não tiver está autorização do consulado?

    1. Bom dia, não precisa mais ir ao consulado. Todos os documentos exigidos explico no início do texto

  87. Bom dia Roberta.
    Alguma outra forma de contato com voce?
    Quero fazer esta trip em abril próximo, estou na fase de documentação. Ja entrei em contato com consulado de Curitiba, e ficaram de me mandar um email. Estou no aguardo.
    Vou com um carro de quase 40 anos, e minha maior preocupação é combustível, na verdade postos de gasolina. Seremos eu e minha mãe apenas. Outra preocupação são os relatos de assaltos a turistas e carros brasileiros em Montevidéu. Sabe alguma coisa respeito?
    Minha primeira rota implicava em sair de Curitiba ate o norte do Parana, atravessar a fronteira com Argentina, descer pela Rota 14 ate Buenos Aires, e entrar no Uruguay pela balsa. Mas ja estou considerando descer ao RS e visitar apenas o Uruguai, depois de ver suas rotas. Tenho 20 dias para viagem e um orçamento apertado. Qualquer dicas de pousadas, campings, ou outra forma de hospedagem baratas são bem vindas.
    Forte abraço e parabéns pela página!

    1. Boa tarde Ovídio
      Não precisa mais entrar em contato com o consulado. Se tem os documentos do carro em dia e estão no seu nome, não haverá problemas.
      Assaltos tem em todos os lugares, mas ainda acho Uruguai mais seguro que o Brasil. A gasolina no Uruguai é melhor que a nossa por ser pura, a única preocupação é ser mais cara.
      Eu quero fazer esta rota que falou e passar pelas Missões, são duas viagens diferentes e ambas valem a pena.Perfeito me parece ir por uma e voltar por outra.
      O jeito mais econômico é acampar (o país esta cheio de bons campings) e fazer a própria comida. Em abril os preços melhoram e recomendo usar cartão de crédito para não pagar IVA, vale a pena mesmo pagando o IOF.
      Respondo as perguntas por aqui até para outros viajantes terem acesso à informação. Caso não queira que algo fique público, escreva para roberta (arroba) territorios.com.br

      1. Muito obrigado. Entrarei em contato pelo email.

  88. teria como entrar no uruguai com carteira de trabalho?

  89. Oi Roberta, tudo bom? Pretendo fazer a viagem em agosto/setembro. Um detalhe interessante que notei é que nao tem quanto tempo de viagem voce gastou para fazer essa trip road. 20 dias é suficiente?

    Super obrigada, seu guia esta ótimo!!

    Tks,

    1. Oi Ludmila, não tem porque já fiz esta road trip diversas vezes com mais ou menos dias. Sugiro no mínimo 4 dias em Montevidéu e 2 dias em cada cidade que deseja conhecer. Em 20 dias dá pra conhecer 9 cidades, então o tempo depende do que deseja visitar

  90. Olá,gostaria de saber quais alimentos eles permitem passar do brasil para o uruguai… e a fiscalizaçao é muito rígida?

    1. Olá Angela, sim é rígida, eles apreendem e não tem conversa. Mas nada que impeça a entrada no país.
      Pode levar tudo o que for industrializado em embalagem fechada. Não pode levar derivados do leite de jeito nenhum, nem nada vegetal. Se vai de carro, pode comprar na fronteira do lado uruguaio e pegar a nota fiscal. Se pararem basta mostrar que comprou no Uruguay.

  91. É verdade que para rodar no uruguai devo levar 2 triângulos, e 1 lençol branco ou saco mortuário para casos de acidente ?

    1. Apenas os dois triângulos eu confirmo, sobre o resto, nunca ouvi falar, nem levei no carro

  92. Bom dia Roberta tudo bem ?!

    Estou tentando alugar um carro para cruzar a fronteira, mas nenhuma locadora autoriza essa travessia com o carro alugado!

    Estou indo para POA de Avião, e a idéia era alugar um carro no aeroporto e ir até Montivideu e depois até Punta Del Este.

    Tentei contato com o Gonzalo, mas sem sucesso.

    Pode me direcionar outro método para conseguir chegar ao meu destino final ?!
    Muito obrigado pelas dicas!

    1. Bom dia André, nos comentários alguns leitores deixaram o contato de empresas onde conseguiram alugar recentemente. Rogério Barros e Regina Rego complementaram o comentário em dezembro de 2016.

      Outra opção é pegar ônibus leito até Montevidéu ou Punta del Este (é bom e viaja de noite) partindo de Porto Alegre e nestas cidades alugar um carro.

  93. Olá Roberta!

    Finalmente, alguém direta e conhecedora ajudando gente como eu, que vai conhecer o Uruguai.
    Roberta, estarei no Uruguai na semana do carnaval (é uma época ingrata para visitar o Uruguai?), minha esposa e meus filhos vão de avião até Punta.
    1- Eu irei com o meu carro (carta verde encomendada, carro em meu nome, até onde me informei, tudo já providenciado) Alguma outra dica?
    2- Como disse, só os encontrarei lá em Punta del Leste. Como irei de carro de SP, estarei levando a maior parte das bagagens e tralhas (como cadeira de praia, etc) minhas e DELES (já observei quanto alimentos in natura, frutas, leite são proibidos). Porém, numa revista ao meu carro pela polícia Uruguaia, não causará “estranhesa” pelo grande volume para apenas uma pessoa (eu)? Não quero ser confundido com sacoleiro daqui pra lá. rs.Talvez seria prudente eu levar cópias das reservas de hotel e passagens aéreas deles para comprovar a situação de que estou indo ao encontro deles?

    3- E quanto ao meu Notebook e eletrônicos pessoais ? Seria prudente declará-lo para as autoridades uruguaias? E brasileiras (para a volta)?

    4- Sei que ganho um documento de visitante, o qual deverá ser comunicado novamente na minha saída do Uruguai. Minha esposa e meus filhos recebem outro no aeroporto.
    Como estaremos separados até Punta, estou tomando todos os cuidados para não haver contratempos na PF (brasileira) e Imigração Uruguaia, até para não perderem a conexão. Estou providenciando uma autorização minha para a minha esposa embarcar com os 2 filhos em Porto Alegre (chegarão pela Gol até POA e vão de Azul até Punta). Sei que devo providenciar identidades novas de todos, fotos a serem anexadas no termo de permissão do pai para poderem viajar com a mãe, firma reconhecidas, certidão de nascimento originais. Alguma dica a mais?

    5- Estaremos numa visita rápida (2 dias) entre Montevidéu / Punta. Eu entrarei de carro pelo Chuí, Punta, Montevidéu e voltarei pelo mesmo caminho com ELES todos no meu carro, para mais uns dias no RS.

    6- Comentam que é possível pagar pedágios com Reais $$??

    7- Há muitos radares nas rodovias?

    8- Policia corrupta como dizem existir na Argentina?

    9- Ví que o diesel lá é o dobro do valor que aqui. Vou encher o tanque no Chuí!

    10- Posso levar até o equivalente a R$ 10.000,00 em pesos ou dólar sem declarar?

    11- Onde demorarei mais para liberarem a minha passagem de carro, na PF brasileira ou na imigração uruguaia?

    Agradeço antecipadamente a sua ajuda e certo que ajudará a muitos!

    1. Olá Márcio, você é super organizado! Sempre achei o Uruguai destino ótimo para quem não gosta de agito no carnaval, mas a fama internacional cresceu e talvez tenha mudado devido ao grande número de turistas. Vamos ao que posso te responder:
      1 – todas as dicas estão no texto
      2 – Esta tive que rir lembrando das diversas vezes que fui esmagada no meu carro de tanta tralha, os uruguaios literalmente levam a casa inteira pra passar as férias, definitivamente ninguém vai estranhar o seu carro lotado.
      3 – o problema com eletrônicos pode acontecer somente na volta, na receita federal brasileira. Não aceitam mais declarações, ou você tem a nota fiscal para provar que pagou os impostos ou os equipamentos podem ser apreendidos. Os equipamentos com cara de usado e não último modelo, geralmente são ignorados porque eles conhecem o que é novo.
      4 – o RG de vocês deve estar em bom estado e ter sido feito até 10 anos atrás. Ou passaporte válido, CNH só vale pra dirigir, não entrar no país.
      6 – sim é possível, tenha $ trocado. Mas leve pesos também, se for multado tem que pagar em espécie (pesos) na hora ou o carro é apreendido
      7 – sim, mas nas estradas brasileiras, o trecho Pelotas – Chuí é complicado.
      8 – menos que Argentina, mas existe sim
      9 – abasteça no Brasil para economizar, lá é mais caro, mas a qualidade é melhor
      10 – sim, acho que é uma regra geral para qualquer país
      11 – Imigração Uruguaia conforme o movimento de turistas. Se passar na madrugada será mais tranquilo. Não pare na PF brasileira, eles te param se acharem necessário. Você só é obrigado a parar, na ida e na volta, na imigração uruguaia.

      Depois volte aqui pra contar, boa viagem!

      1. Muitíssimo obrigado pela ajuda Roberta!!
        Mais uma:
        Umas das melhores carnes do mundo, na minha opinião é a uruguaia, tem uma dica onde posso comer num local bacana e num preço justo? Já lí que no mercado central deles é meio que “roubada” (caro e média qualidade). Estarei indo de São Paulo só. Alguém quer carona até Punta? rs.

        1. Marcio, que dia você passará pela fronteira ?!

          1. 07-08/02 provavelmente.

        2. Eu gosto do mercado, mas ser ponto turístico encarece. A carne é boa em qualquer lugar, inclusive eu prefiro comprar em açougue e assar eu mesma. Procure restaurantes de parrilla não turísticos, se estiver lotado de uruguaios, com certeza será bom

  94. Olá Roberta! Suas dicas foram mesmo preciosas! Viagei de carro alugado de Pelotas – Chui – as praias Puntas – Montevideo – Colonias e voltei por Montevideo – Rio Branco. Permita-me acrescentar algumas dicas: Chui – Chuy é bem espantoso: não vale nem pernoitar. Punta Del Diablo é linda: bom para os jovens (o Camping principal é bem afastado da praia). Passei para conhecer Rocha: é bem simpático, vale o almoço lá. Punta Del Este: excelente! Detalhes: alugue bicicletas por 03 horas grátis nos Bicicletários do Itaú (fui visitar o famoso Conrad de bicicleta). No Porto, precisa passear a pé para ver as barracas de venda de peixes que ficam escondidas. Tem muitos restaurantes nesta região. Tem várias empresas que oferecem passeios turísticos até a Ilha dos lobos. Tem passeio de barco para ver o Por do Sol no final da tarde. Se estiver de carro vale a pena ir até o centro de Maldonado. Tem dois restaurantes lá super tradicionais. Para ir até a Casapueblo é preciso ir de carro: é bem afastado (quando fui visitar tinha várias vans de excursões que não deu vontade de conhecer por dentro). O Por do Sol de lá é fantástico. Piriápolis é bem animado! Se tiver criança, há uns brinquedos infláveis que são montados na praia com pula-pula, escorregas que são bem divertidos. Em Montevideo, além dos pontos turísticos tradicionais, tem um Show noturno de Milonga, Tango e Cadombe que retrata bem a cultura musical e das danças tipicas da região. Também gostei do MAM (Mercado Agricola de Montevideo) com lojinhas tipicas, cafés charmosos, Mercado e uma excelente praça de alimentação. Em Montevideo tem os Hoteis Ibis e Mercure que atendem bem aos brasileiros. No caminho para Sacramento há várias colonias: uma parada na Colonia Suiça de Nueva Helvecia é bem interessante. Há uma Chocolateria /Queijaria na entrada da cidade e uma Chopperia na Praça principal que vale para descansar (se beber, não dirija! hehehe), também tem um Santuário de Nossa Senhora Três vezes Admirável. Em Sacramento há um Mapa Turístico com todas as Bodegas da Região, inclusive as de Carmelo. Detalhe: tem umas mais famosas que aceitam visitas somente com horário agendado. Tem o Day Trip para Buenos Aires, mas achamos muiiito caro. Na volta, o destaque fica para o Balneário Laguna Merin, a 20 km de Rio Branco. É a praia do Rio Grande! Uma concentração da moçada que vira a noite na praia. As lojas Free Shop do Rio Branco são em menor quantidade mas são bem mais organizadas que as de Chuy. Resumo: O Uruguai e o povo uruguaio são mesmo encantadores!

    1. Olá Rogério! Sou Lucia de Fortaleza e gostaria de saber onde vc alugou carro para cruzar a fronteira.

    2. Também quero saber onde você alugou o carro para percorrer o Uruguai? Grato!

  95. Bom dia!!!
    Faremos a viagem de carro, sairemos de São Paulo a Punta Del Este , a partir da semana que vem!!! E minha maior preocupação está em trocar dinheiro para pedágios e alimentação em algum lugar que não aceite cartão de crédito.Onde é possível e mais seguro fazer essa troca? Sairemos do Brasil pelo Chui e voltaremos por Jaguarão . Agradecemos desde já as informações !!! Júlia e Alfredo

    1. Oi Julia, troque no Chuy, será a melhor cotação. Apenas cuide o horário para pegar casas de câmbio abertas, as vezes trocam no posto de gasolina da entrada, mas não é garantia.

      1. Obrigada,Roberta !!! Anotado!!! Um grande abraço!!!

      2. Olá Renata! Irei viajar para Uruguai pela primeira vez saindo de S.Paulo à Montividéo, aluguei um carro para pegar no aeroporto e devolver no mesmo local. Fiz seguro completo, com relação a estacionamentos nos lugares turísticos e públicos com funciona? com relação a Dinheiro, li em alguns sites que o cartão de credito é mais vantajoso pelo desconto do gov.Uruguai de 18%, é verdade ppal/ em restaurantes e lojas? As rodovias são pedagiadas como no brasil, como funciona isto? há necessidade da carta verde com carro alugado no Uruguai? Inicialmente vou a C. Sacramento, depois Punta del Este e por último Montivideo- 8 dias o que é possível ver e não deixar de ver neste roteiro. Obrigado Joaquim

        1. Oi Joaquim, a locadora sabe que você vai até o Uruguay e te deu uma autorização por escrito? Caso contrário não vai conseguir atravessar a fronteira com o carro.

          Estacionamentos é como no Brasil, tem pago ou deixar na rua, neste caso tem os pivetes nos lugares mais turísticos e centrais.

          Sobre dinheiro vale levar cartão por este desconto, mas é sempre bom ter algo em espécie. Inclusive se levar uma multa é obrigatório pagar na hora em dinheiro.

          Tem alguns poucos pedágios perto de Montevidéu e funciona como aqui, leve dinheiro. Carta verde é obrigatório para qualquer veículo sem placa do Uruguai.

          Se for no verão e de carro recomendo parar nas várias praias do litoral. Um pulo em Carmelo, bem perto de Colônia também vale. Veja neste link todos os relatos sobre o país para sugestões do que fazer https://territorios.com.br/category/uruguai/

        2. Olá é necessário carteira de identidade para bebê de 5 meses liguei para o consulado em põe eles disseram que sim no seu site diz que vale certidao

          1. Oi Fabricio, é necessário a carteira de identidade sim. Acabei de confirmar e vou arrumar no site, como não sou mãe alguns detalhes passam desapercebidos

    2. Olá Julia, retornei agora do Uruguai: os pedágio de lá aceitam Reais e Dólares. A maioria dos restaurantes aceitam Dólares também. E realmente, nem todos aceitam Cartão de Crédito. Lembrando de reservar Reais para pagar os pedágios daqui, na volta, que não aceitam outra moeda. Boa viagem!

      1. Que bom!!! Assim fica mais tranquilo!!! Obrigada pelas dicas,tb!!! Um abraço!!!

        1. Julia, fiz esta mesma rota, indo pelo Chui voltando por Jaguarão. A dica da Roberta sobre reservas de hotel em alta temporada (agora) é importante. É melhor viajar com tudo reservado. Principalmente nas Fronteiras e nas Praias de Punta Del Diablo e Punta del Este, hotéis Bons e Baratos são lotados. Boa viagem!

  96. Oi Roberta,
    Meu marido e eu faremos uma viagem para o Uruguai de carro saindo de Paulo em Julho/2016. Serão somente 10 dias então pensamos em fazer uma parada em Curitiba e seguir para o Rio Grande do Sul. Qual a melhor rota para chegar ao Uruguai? Como será inverno o que você indica para fazermos? Não será um mês propicio para praias o que sugere? Abraço

    1. Oi Kelly, as rotas estão no mapa e a melhor depende dos destinos que quer conhecer. Eu gosto das praias no inverno pra descansar, são tranquilas, tem dias bonitos e rende boas caminhadas. São quase desertas, mas sempre tem um restaurante e mercado para comprar o que precisa. Sem praias recomendo o tradicional Montevidéu, Colônia e Carmelo.

    2. Kelly, vc fez esse roteiro? Poderia compartilhar comigo?

  97. Oi Roberta!
    Eu e meu marido iremos fazer Pelotas/ Uruguay de carro (próprio).
    Sairemos dia 09/02 e pretendemos retornar dia 13/14. Nossa intenção é conhecer o litoral (curtir) e ir para Montevidéu passar um dia. Qual tua sugestão de rota para um casal jovem que quer aproveitar o máximo? Pretendemos ficar em hotel, mas como não temos um planejamento de quanto tempo iremos ficar em cada lugar acabamos por não reservar, acha tranquilo?
    Aguardo tuas dicas 🙂

    1. Oi Suani, todas as praias desde Punta del Diablo até Piriápolis valem a pena. Algumas são mais agitadas outras menos.

      Depois da páscoa até antes do Natal pode viajar tranquilamente sem reservar hotel, mas no verão complica porque lota e este ano está na moda internacionalmente. Eu levaria barraca por garantia, as estruturas pra camping são ótimas e sempre tem lugar. Os hotéis ou até casa para alugar pode dar sorte, mas o provável será pagar muito caro por algo mais ou menos. Talvez reservar pelo Booking algo sem taxa de cancelamento e cuidar o prazo para poder cancelar seja uma boa alternativa. Neste link explico como reservar e tem dicas de hotel no final https://territorios.com.br/compare-precos-e-reserve-a-sua-hospedagem-no-territorios/

  98. Ola amiga, tudoa bem? estou de viagem marcada para Montevidel, vai eu, minha esposa é minha endeada de 12 anos, só q não temos com levar uma autorização do pai, pois ele esta no estrageiro, sera q vou te problema? há vamos de carro por Chui, outra coisa, vc sabe se consigo alugar um kitinete para poucos dias?qual fronteira e mas facil entra quem vem de Peletas? aguador Att Carlos.

    1. Olá Carlos
      Todas as fronteiras são muito chatas quando se trata de menores de idade, não tem como dar jeitinho se não tiver a autorização do pai e da mãe.

      Sobre alugar kitinete você consegue, mas os preços no Uruguay estão bem mais caros este ano. O lugar está na moda e tem vindo estrangeiros do mundo todo, o que encarece mais ainda. Depois da páscoa os preços devem ficar mais atraentes.

  99. Suas dicas são muito uteis para tomarmos uma decisão quanto ao meio de locomoção e roteiros. Estarei em Pelotas em 08/01/2016 para uma viagem ao Uruguai com a familia. Uma dica muito importante: depois de ler este post e consultar todas as agências de locação e quase desistir, consegui alugar um carro em Pelotas que faz o registro/autorização (Carta Verde) com antecedência. Se permitir posso colocar aqui o Contato desta agencia. Depois que eu fizer a viagem, relatarei os detalhes.

    1. Claro Rogerio, sua experiência vai ajudar outros viajantes. Boa Viagem!

    2. Olá Rogerio!!!
      Pode passar o contato dessa agência? Estamos em Pelotas evamos pro Uruguai.
      Tenho procurado muito alugar um carro que tenha a tal Carta Verde!!!!
      Por favor, me passe o contato!!!
      Obrigada

      1. AUTO LOCADORA QUEVEDO
        Mal. Deodoro, 927, centro
        Pelotas/RS CEP 96020-220
        Tel. (53) 3027.7474
        Fax. (53) 3222.62.19
        Plantão (53) 8115.5256 / 8115.5257

  100. Roberta, devo fazer o Uruguai em julho (férias da família). Tenho cerca de 15 dias, saindo de carro de Curitiba. Devo descer em dois dias (vou passar em uns amigos no caminho antes de chegar à divisa). Minha ideia é de, tanto na ida, quanto na volta, dormir em em Pelotas. Daí em diante, gostaria de um roteiro, levando em consideração ser inverno. Se puder me dar uma dica de alguma região interior, que seja bonita, principalmente para descancar, comer bem e beber um bom vinho.. ahaha, alem do roteiro tradicional (Colonia/Montevideo/Punta) que devo fazer…
    Obrigado,

    1. A melhor região para vinhos fica entre Colônia e Carmelo, inclusive uma amiga teve experiência ótima no Carmelo Resort http://www.booking.com/hotel/uy/four-seasons-resort-carmelo.pt-br.html?aid=361768

      Eu gosto muito das praias da região de Rocha (Santa Teresa, Punta del Diablo, Laguna Negra) mesmo no inverno, mas é quase deserto. É bom ir com amigos ou curtir um romance alugando uma casa com lareira. Passo antes no Chuy para me abastecer com vinhos e me isolo do mundo.

  101. Roberta, site excelente o seu! Parabéns!

    Em toda a internet vejo o roteiro entrando no Uruguai pelo Rio Grande do Sul e saindo para a Argentina. Eu farei o trajeto oposto; será: Foz do Iguaçú > Aragentina > Uruguai (entrando por Colônia e viajando uns 3 dias pelo litoral) > Rio Grande do Sul.
    Gostaria de alugar um carro em Colonia e devolver em uma cidade de fronteira com o Brasil no RS. É possível? Se não, qual seria a melhor forma de fazer esse trajeto? Ônibus?

    Agradeço desde já pela atenção.

    1. Só para complementar, caso fosse possível pegar o carro no Uruguai e devolver no Brasil seria melhor ainda! =)

  102. Olá, gostaria de esclarecer uma duvida. Quando o carro está em nome de outra pessoa ou empresa é preciso apenas uma autorização com firma reconhecida em cartório? Aquela tal exigencia de passar pelo consulado uruguaio não procede?
    Grato

    1. Não procede mais, mas as leis podem mudar novamente. Se passar muito tempo é bom consultar as exigências do governo Uruguaio

      1. Essa não exigência é recente então?
        Pois a locadora que estou negociando me passou que deveria ser feito.

        1. Minha última viagem pra lá e quando me informei foi em fevereiro. É difícil uma locadora que permita o carro sair do país, então solicitam tudo por garantia. Devo ir para o Uruguay de novo em janeiro, então vou me informar direto na aduana com regras atuais

  103. Muito obrigada pela dicas..
    Sou de SP, mas sairei de Alvorada/RS lá pelo dia 29 ou 30 e seguirei essa viagem…
    Não conheço nada e nem tenho onde me hospedar!
    Que a aventura seja sempre lembrada!!!

    1. Com Certeza será Tatiana, a dica é leve barraca ou compre uma quando passar na fronteira porque chegar sem hospedagem esta época do ano pode ser complicado e caro. O povo lá tem o costume de acampar e as estruturas são ótimas

  104. Roberta, boa noite!! Estou indo para o Uruguai de carro e o veículo está financiado. O contrato é de CDC e não leasing, portanto o mesmo está em meu nome, mesmo assim é preciso autorização do banco para a viagem? Grato.

    1. Boa noite Matheus, se o carro está em seu nome e não consta nada sobre alienação ou outros nomes, não precisa de autorização. Se aparecer o nome do banco nos documentos do carro, precisa.

  105. Bom Dia Roberta

    Estou querendo ir final deste ano para o Uruguay de carro, porem vou sozinho saindo de Florianópolis ..pelo fato de ir sozinho acredita ser tranquila a viagem ?

    1. Bom dia Joao, a estrada partindo de Pelotas é muito tranquila. Mas até o Chuy é um trecho reto que não acaba e tem pardais controlando a velocidade que já é reduzida por causa do Taim. OU seja, dá um sono danado. Sugiro não ir direto, descance no caminho, mas é você quem sabe se consegue se sentir seguro em relação ao sono.

  106. Olá Roberta, para bens pelo seu blog.
    Viajaremos final deste ano para o Uruguai de carro e pretendo ir apenas com dinheiro (reais) e cartão de credito.
    Pela sua experiencia, poderei ter problemas em algum compra (pedagios, restaurantes…) no Uruguay sem pesos?

    1. Oi Rafael, se vai de carro sugiro trocar um pouco de reais por pesos na fronteira por garantia (atualmente é onde tem a melhor cotação). A maioria dos lugares aceita reais, mas a conversão nem sempre é a mais justa e já aconteceu comigo de um taxista não aceitar de jeito nenhum e me ameaçou levar pra delegacia. Consegui negociar, mas não precisava ter passado por isto.

  107. Olá, a carta verde é necessária apenas pra quem nao for o proprietário do veículo ou se eu for com o meu carro no meu nome preciso tb?

    1. Oi Bruno, a carta verde é obrigatória para qualquer veículo estrangeiro no Uruguay

  108. Olá Roberta,

    Pretendo ir ao Uruguai de Porto Alegre dos dia 21/12 a 26/12. Não consigo uma locadora que permita atravessar a fronteira e que emita a carta verde para isso. Você poderia me indicar uma locadora que faça esse tipo de locação?

    Obrigada

    1. Oi Ana, como escrevi no texto, nenhuma locadora faz isto. Nos comentários tem gente dizendo que conseguiu, mas não deixaram o contato.

      Se for por Melo, tem uma locadora lá.

  109. boa noite Roberta, viajo para o Uruguai final de dezembro e gostaria de saber qual a sua opinião, se troco real por pesos aqui no Brasil que está cada 1 real 6,75 pesos, ou sera que deixo para trocar em Punta del Este?
    obrigada

    Aguardo retorno!!

    Daniela

    1. boa noite Daniela, péssima esta cotação. Se for de carro, o ideal é trocar na fronteira onde tem maior circulação das duas moedas. Se for de avião troque em Punta mesmo. Talvez levar alguns dólares consiga fazer um câmbio melhor por lá.

  110. Olá, Roberta! Ótimo post, muito útil!

    Partindo de POA ainda em dezembro de 2015, irei de carro pelo litoral. Me tira, por gentileza, uma dúvida: onde você recomenda comprar pesos antes de entrar no Uruguai?

    Obrigado.

    1. isto é uma questão que muda muito. Em fevereiro valeu a pena ter levado reais e trocar nas casas de câmbio de Montevideo. Outras vezes troquei no posto de gasolina antes de atravessar a fronteira. As vezes troco nas casas de câmbio em Pelotas, mas geralmente viajo com reais e troco no país.

  111. Olá Roberta,parabéns pelas postagens!!! Estão me ajudando muito.
    Eu,meu esposo e nossos dois filhos estamos com a programação de conhecer o Uruguai..Estamos saindo agora dia 26 de carro..Preciso de algumas dicas..Estamos saindo do MT,qual é a melhor rota até Montevideu? Hotel com preço acessível? Infelizmente o dinheiro encurtou né… Na volta pretendemos voltar pelo litoral..Vc pode me ajudar com algumas sugestões baratas,como hotel,restaurante…??
    Obrigado..

    1. Olá Néia, o Uruguay não é mais barato como costumava ser antigamente, mesmo assim, custa menos do que viajar pelo Brasil.

      O jeito mais barato é acampar, o país tem ótimos campings e é assim que os uruguaios viajam. Compram comidas nos supermercados e fazem parrilladas em qualquer lugar.Tenho a dica de hotel com preço justo em Montevideo (https://territorios.com.br/hotel-em-montevideo/), nas praias hostel é uma opção além dos campings ou alugar casa de pescador nas praias. Mas o indicado é levar barraca, caso não consiga a casa no dia, fica em camping onde sempre terá lugar.

      A rota mais rápida é por Jaguarão/Rio Branco e a mais bonita pelo Chuí

  112. Oi, bom dia.
    Vou viajar com meus amigos pro Uruguai dia 20/12/15, mas minha identidade não ta atualizada. Talvez eu não consiga retirar até a data. Se eu levar minha identidade de 2002 com o protocolo de pedido de uma nova, a certidão de nascimento e outros documentos, como carteira de motorista, será que consigo entrar?
    Obrigadão

    1. Bom dia Sidnei, com certeza a sua identidade de 2002 não será válida, assim como carteira de motorista ou qualquer comprovante. Se tiver passaporte válido, é o único documento aceito além da identidade com até 10 anos.

  113. Oi Roberta, obrigado pelas informações.
    Vi que você aluga apartamento quando viaja. Penso nisso, pois pretendo ficar quase um mês. O que me sugere:
    Vale a pena ficar baseado em Montevidéu e fazer pequenas viagens, já que as distâncias são curtas ou parar em várias cidades ao longo da rota 10?
    Faz a locação pelo Airbnb?
    Paga-se em dólar, peso ou real?
    Como dólar como está, vale a pena trocar real por peso? Ou da na mesma?
    Obrigado!!!!

    1. Oi Marco, desculpe a demora, estava no meio de uma viagem quando perguntou.

      Acho que vale ficar em vários lugares e explorar cada região com mais calma. E como Montevidéu é grande fica ruim sair e voltar todos os dias.
      Uso AirBNB, mas nunca lá. Geralmente alugo casa na hora e tenho a minha barraca no carro, caso não encontre nada bom. Mas faço isto fora do verão porque lota. Cobra-se em dólar e pode pagar em peso, real só se o dono for brasileiro.

      Se for de carro vale a pena pegar peso nas cidades de fronteira, se não, melhor levar dólares e trocar aos poucos por peso. Geralmente aceitam real, mas não são obrigados e já tive problemas com isso (de não aceitarem ou darem troco errado em peso), melhor sempre ter algum valor em peso.

  114. Boa noite, Roberta!

    Vou passar o ano novo com amigos na praia de Atlántida, no Uruguai, e pretendo fazer esse caminho que você sugeriu (sou de Porto Alegre). Você sabe me dizer como funciona a questão de entrar no Uruguai com comidas e bebidas? Como alugamos uma casa lá pretendíamos levar algumas comidas para fazermos, porém não sabemos se podemos entrar com elas. Mesma coisa com as bebidas alcoólicas, não sabemos se lá é caro ou não, então pretendíamos levar elas de POA e comprar algumas no Chuy. Será que pode?

    Um abraço e parabéns pelo post!

    1. Oi Julia, só pode levar alimentos industrialiazados em embalagens fechadas. Derivados de leite, vegetais e frutas não pode, mas se quiser arriscar, eles não revistam todos os carros na fronteira. Se te pegarem vão confiscar todos os alimentos

  115. Oi Roberta, então para viajar ao Uruguai com carro que não está em meu nome basta autorização com firma reconhecida do proprietário ? Não há necessidade de autorização da embaixada ?

    1. Antigamente precisava da autorização da embaixada, agora não mais. Basta autorização do proprietário registrada em cartório

      1. Olá, Roberta, essa autorização é necessária mesmo se o proprietário for meu pai? Você sabe dizer? Obrigada! Glaucia

        1. Olá Glaucia, seu pai estará no carro na hora de cruzar a fronteira? Caso contrário, será necessária sim.

          A policia uruguaia pode pensar que você está roubando o carro do seu pai

          1. Oi, Roberta, ele não estará. Já providenciei a autorização e vou reconhecer firma no cartório.
            Tenho outra dúvida: o carro está financiado em CDC, também vão me pedir autorização da financeira? Sabe dizer? Super obrigada pela resposta!

          2. Se o nome da financeira aparece no documento do carro, precisa da autorização dela e não do teu pai

  116. Oi Roberta.
    Estamos marcando uma viagem para o Uruguai, serão algumas pessoas, cada um de um lugar só Brasil, porém todos de Fusca !!!
    Suas dicas serão de grande valor.
    Obrigado.

    Bruno Ferreira Crespi
    Grupo Fusca Itamar

  117. Olá Roberta! Em dezembro pretendo ir até o Uruguai de carro e passar alguns dias em algumas praias de lá mas não faço a mínima de qual rota pegar! Saindo de Floripa, qual seria a melhor rota e melhor Fronteira?

    1. Olá Carlos, no final do texto tem um mapa com 4 sugestões de rotas, se queres praia, o caminho é Porto Alegre, Pelotas, Chuy e seguir pelas praias que deseja conhecer. Dá uma olhada no mapa

  118. Oi Roberta.
    Vi que essa pergunta foi feita de algumas maneiras mas se você puder responder ao meu caso em especifico agradeço muito.
    Estou com viagem marcada para inicio de janeiro de 2016, vou de carro mas está no nome da minha mãe. O que devo providenciar além da autorização registrada em cartório por ela?
    Muito obrigado desde já

    1. Oi Augusto, precisa da autorização dela, documentos do carro e a carta verde

      1. Certo, agradecido.

  119. Roberta, assim como vc, todos os anos vou ao Uruguai e sempre procuro por uma rota diferente. Gosto demais daquele país. Saberia me informar uma rota partindo de Rio Branco até o litoral? Não quero ir pelo Chuy e nem passar pelo Taim. Sei que tem uma Ruta que sai de Rio Branco em direção à Punta.

    1. Oi Antônio, a partir de Rio Branco deve ir para Treinta y Tres e pegar a Ruta 8. Em Maldonado tem que ver qual a melhor saída pra Ruta 9, não sei te dizer. Dá uma olhada no mapa no texto pra testar distâncias no Google.

      1. hola, soy Uruguayo y puedo ayudarles con información, para ir de Rio Branco hasta Punta del Este, se parte de Rio Branco por la ruta (estrada) 26 y a 10 km se toma a la derecha por ruta 8 y se pasa por las ciudades de Vergara, Treinta y Tres, Jose Pedro Varela, Pirarajá y Mariscala, a 15 km aproximadamente más adelante (es a la altura del km 168) se toma a la izquierda por ruta 39 y se llega a la ciudad de Aiguá, ahí se debe girar a la derecha hasta la ciudad de San Carlos, unos 80 km aproximadamente y ya finalmente se llega a Maldonado y Punta del Este, unos 15 km ás adelante.

        saludos

  120. Boa noite,

    Li no texto que você informa que as empresas de aluguel de veículos no Brasil não permitem a travessia. Mas pelo que pesquisei e por contatos telefônicos, duas locadoras em Porto Alegre alugam e providencia a carta verde. A Localiza também, mas só a loja que fica em Uruguaiana.

    1. Boa noite Ricardo

      Liguei para locadoras em janeiro deste ano e a resposta foi essa que esta no texto. Tenho um contato em Melo que leva o carro alugado no Uruguay até a fronteira com o Brasil, posso te passar se quiser.

    2. Olá, Ricardo. Poderia me informar quais são estas duas locadoras de Porto Alegre?Grato.

      1. Ola, estou enfrentando o mesmo problema para alugar um carro que atravesse a fronteira…Quais são essas duas locadoras em POA, Ricardo? e Roberta, vc tem como me passar esse contato em Melo?

        1. Andei pesquisando as locadoras mais conhecidas de POA e nenhuma aceita locar para fora do país. Na espera também, pela resposta do Ricardo…

          1. Na Mobiliscar eu consegui

        2. Oi Renato, tenho este e-mail do Gonzalo melo@redmulticar.com ou ligue do Brasil 00 XX 598 46424860.

          E se falar com ele, por favor, diga que o contato veio pelo Territórios.

          1. Obrigado Roberta,
            consegui uma locadora em POA, a Mobiliscar. A empresa faz o processo da carta verde…ufa!!!

    3. Boa noite Ricardo. Você conseguiu alugar o carro em Porto Alegre e atravessou a fronteira com o uruguai? Estarei viajando com minha esposa para gramado, com carro alugado em porto alegre. De lá, queremos ir até o Uruguai de com esse carro locado, mas vi que a maioria das locadoras não permitem que o carro atravesse a fronteira. Vocês conseguiram atravessar a fronteira com carro locado? Se sim, como foi, o que precisa? Agradeço se puder responder. Obrigado.

  121. Olá Roberta,
    Vou para Punta del Este dia 31/12, estou indo de carro e gostaria de saber se é possível chegar até Punta pela rota 10. Vi que tem dois pontos a rota é interrompida, a travessia da Laguna Rocha e Garzón a travessia é realizada através de balsa? Funciona 24hrs? A condição da rota 10 é boa ou é melhor seguir pela rota 9?
    Grato.

    1. Olá Douglas, tanto a ruta 10 quanto a 9 são boas, mas o trecho entre Jose Ignácio e La Paloma (onde tem a balsa) faz tempo que não faço pra te dizer o estado. Mas vale arriscar e perguntar por perto porque de La Paloma até a balsa são 10km, se for ruim, volta e pega a Ruta 15 para sair na 9. Esta fiz em fevereiro e estava boa

  122. Olá Roberta.
    Estou iniciando o planejamento de uma viagem de carro em família pelo Uruguai. Moro no RJ e minha ideia é ir de avião e alugar um carro lá. Você falou muito sobre a questão da fronteira, do Brasil para o Uruguai, mas a minha dúvida é na fronteira do Uruguai para a Argentina.
    Alugando um veículo no Uruguai eu posso ir até a Argentina e voltar? É permitido? Precisa de algum documento especial?
    Parabéns pelo blog e pelo artigo.

    1. Oi Rafael, não falei porque nunca aluguei carro no Uruguay e fui pra Argentina, fiz a travessia de ônibus ou no meu carro. Tem que ver como são as relações entre esses dois países sobre esta questão. Sugiro perguntar para uma locadora no Uruguay.

      1. hola, no se puede ir en carro alugado desde Uruguay hasta Argentina

  123. Roberta, boa tarde!
    Tenho uma semana na CasaPueblo já comprada para outubro, só que o avião para a minha família vai custar muito caro! Estou mesmo pensando em ir de carro, de Curitiba.
    Meu carro está alienado mas em meu nome, e não sei como fazer pra pedir pro banco essa carta que você falou.
    Você pode explicar melhor como fazer?
    Essa propina que você falou mais acima é uma multa, não? Se eu for sem a autorização é muito alta?
    Obrigado.

    1. Oi Thiago, você deve entrar em contato com o banco e falar exatamente isso que falou pra mim pedindo uma autorização pra levar o carro até Punta nesses dias.

      Propina é suborno, não multa. E se a pessoa está com humor ruim pode te cobrar bem alto. Melhor buscar a carta ou não arriscar. Também pode ir de ônibus. Pelo menos saindo de Porto Alegre no leito é bem tranquilo.

  124. Estou planejando uma viagem ao uruguai de carro, mas estou com um pouco de receio pelo fato de o carro estar com uma penhora judicial. Isso pode vir a ser um problema?

    1. Oi Marcelo, acho que dá problema sim. Melhor verificar com um advogado ou com a sua seguradora

  125. Boa noite, Verônica estive em Montevidéu em julho/ 2015 só que de avião, em janeiro pretendo ir de carro, porque gistarua de conhecer pouco mais do Uruguai fiquei muito interessada em conhecer a rota dos vinhos sabe me falar algo a respeito, Grata

      1. Hola, La ruta del vino es en el departameno de Canelones, a pocos km de Montevideo, toda la informacion se puede halar en la página web de la intendencia de canelones o en la del instituto naciona del vino (INAVI)

    1. Não deixe de visitar a Vinícola Bouza…. FANTÁSTICA!!! Veja o site e almoce lá.
      A Juanicó é legal.

  126. Rodrigo,
    estou indo de carro para Montevideo e Punta.. O carro é da minha microempresa, em meu nome. Todos estão falando que preciso da dita autorização e ela deve ser levada no consulado para legalizar. R$ 132,00 bahh, muito caro e nem fica pronta na hora. Será que precisa mesmo legalizar ou só com os documentos da empresa e o meu, consigo provar?
    Se não aprovarem eles me multam ou me mandam voltar?

    obrigada

    1. Veronica, faz uma autorização de próprio punho te autorizando a viajar com o carro da tua empresa e leva os documentos provando que a empresa é sua. Do consulado não precisa mais.

      Sempre deu pra entrar no Uruguay, mas se tiver algo errado o pessoal da fronteira cobra propina pra resolver. Nunca ouvi histórias de alguém ter que voltar.

  127. Rodrigo, indique para nós um bom hotel em Punta Del Leste. Estamos querendo ir em julho mas já estivemos no Conrad …

    1. Olá Rosangela!

      Rodrigo é um dos nossos colaboradores antigos, mas este artigo eu que escrevi. Sou da fronteira e viajo com frequência pra Punta del Este, mas nunca fiquei em hotel. Sempre alugo apartamentos ou fico na casa de amigo. Vou te passar uns links conforme indicações de amigos:

      Mantra parece excelente no verão, fica na Barra longe do Conrad – http://www.booking.com/hotel/uy/mantra-resort-spa-casino.pt-br.html?aid=361768

      Outro que eu acho um charme é o hotel spa dentro da Casa Pueblo, em Punta Ballena http://www.booking.com/hotel/uy/club-casapueblo.pt-br.html?aid=361768

      Para ambos é bom estar de carro. Neste link tem mais dicas da cidade e o contato para alugar aparamento https://territorios.com.br/category/uruguai/punta-del-este/

      Abraço

  128. Obrigado pela dica gostei muito

Deixe uma resposta