Routhier & Darricarrére

Routhier & Darricarrére, a vinícola da kombi vermelha


Quando fui à procura dos vinhos da campanha, pelo interior do Rio Grande do Sul, Routhier & Darricarrére foi recomendada pela qualidade das bebidas e a forma como se apresenta ao mercado. Embora jamais tenha ouvido falar, fiquei interessada em visitar a jovem vinícola que já colecionava prêmios de design de embalagem.

“Vais gostar de conhecer o vinho da kombi vermelha” sugeriu Giovâni Peres, presidente da Associação Vinhos da Campanha. Mas naquele momento, Rosário do Sul ficava longe para incluir no meu roteiro de apenas quatro dias.

Leia todos os artigos sobre o Rio Grande do Sul

AGILIZE SUA VIAGEM
Veja opções de excursões, ingressos e transfer na Serra Gaúcha

Routhier & Darricarrére, a vinícola da kombi vermelha

Meses depois, peguei a estrada com as amigas para fazer a Rota Farroupilha e lá estava Rosário do Sul no meio do caminho. Quase na fronteira com a Argentina entre os municípios São Gabriel e Alegrete.

Siga @blogterritorios no InstagramSiga no Instagram
Loja dentro da vinícola
Loja dentro da vinícola

Visita com degustação na Routhier & Darricarrére

Fomos recebidas com o sotaque castelhano do enólogo e idealizador da vinícola Anthony Darricarrère. O jovem uruguaio nos orientou na degustação e contou como a origem da sua família influenciou na construção da marca.

A produção de vinhos está há 10 gerações no sobrenome Darricarrère, com vinhedos na França e Argélia. Embora estivesse sem continuidade na ramificação da família que veio para o Uruguai décadas atrás, Anthony brilhou os olhos ao visitar os parentes na Europa e convenceu pai e tio a abrirem o negócio.

Mari Gabi homenageia a avó
Mari Gabi homenageia a avó

Escolheram o terroir de Rosário do Sul em 2002 e vem construindo uma história de prazer e reconhecimento desde então. Na época, já trabalhavam na região plantando bergamotas e exportando para o Canadá, de onde veio a inclusão do nome Routhier. O parceiro comercial virou sócio da família no novo negócio. E os primeiros cinco hectares de Cabernet Sauvignon e Chardonnay se ampliaram, hoje a produção é de 30 mil garrafas por ano.

Cada linha traz um conceito conectado ao regionalismo ou herança familiar. O rosé Mari Gabi é uma homenagem à avó de Anthony. Os vinhos e espumantes Salamanca do Jarau valorizam o folclore gaúcho resgatando a lenda do escritor João Simões Lopes Neto (meu conterrâneo pelotense). De forma semelhante, o nome Província de São Pedro era como chamavam o Rio Grande do Sul antigamente.

Província de São Pedro era como chamavam o Rio Grande do Sul antigamente
Província de São Pedro era como chamavam o Rio Grande do Sul antigamente

E o mais famoso é o premiado RED ou o vinho da Kombi. O cabernet sauvignon resgata a viagem de Jean Daniel e Pierre Darricarrère, pai e tio fundadores da vinícola. Nos anos 70, eles desbravaram as estradas brasileiras em uma kombi vermelha.

Salamanca do Jarau, Província de São Pedro, Red em dois tamanhos e a kombi
Salamanca do Jarau, Província de São Pedro, Red em dois tamanhos e a kombi

Mesmo a marca sendo pouco conhecida pelos gaúchos (talvez pelos escassos pontos de venda no Estado), os vinhos são encontrados nos mais conceituados restaurantes e lojas especializadas do Rio de Janeiro e São Paulo. Provavelmente fruto da qualidade dos produtos somado ao marketing bem sucedido. E no último quesito, o negócio continua em família. A brasileira Gabriela Puhl é a designer responsável pelas embalagens e esposa de Anthony. A caixa em formato de kombi recebeu o prêmio ABRE da Embalagem Brasileira.

Embalagem premiada
Embalagem premiada

Quem diria! Aquela vinho produzido no interior do Rio Grande do Sul (desconhecida do nosso grupo até aquele momento) traz em cada garrafa um toque francês, uruguaio e canadense. O sabor, o preço e toda esta história renderam à Routhier & Darricarrére novas clientes. Saímos todas com algumas garrafas e dispostas a comprar novas pelo site.

Sabia que a ponte mais extensão do Brasil fica em Rosário do Sul? Cruza o rio Santa Maria na BR 290
Sabia que a ponte mais extensa do Brasil fica em Rosário do Sul? Cruza o rio Santa Maria na BR 290

Um pouco sobre Rosário do Sul

A cidade tem mais atrativos no verão, quando as águas da Praia das Areias Brancas refrescam os moradores e o cenário da Serra do Caverá atrai exploradores. No inverno, a melhor opção foi degustação na Routhier & Darricarrére.

Além das uvas, Rosário é considerado o melhor lugar do Brasil para plantar laranjas e bergamotas. E antes de passar por lá, eu imagina só haver pecuária e lavouras de arroz na fronteira oeste.

A chegada em Rosário do Sul
A chegada em Rosário do Sul
  • E a Revolução Farroupilha?
Não houve nenhuma batalha conhecida na região, mas os campos eram passagem para os farrapos circularem pelo pampa. Afinal, a vizinha Alegrete foi a terceira capital farroupilha e há rumores das primeiras ideias pacificadores terem partido de Rosário do Sul por volta de 1835.

Em compensação, os mesmos campos foram cenários sangrentos para outros dois momentos importantes da história do Brasil: a Revolução de 1923 e a Guerra Cisplatina (Batalha do Passo do Rosário em 1827). Mas estas são inspirações para outras viagens… 

A degustação foi cortesia.

Aproveite que o Rio Grande do Sul é um excelente destino para viagens de carro e alugue o seu no site da Rental Cars.

Tome Nota

ROUTHIER & DARRICARRÉRE (acesse o site) está localizada no km 473 da BR 158, no lado direito de quem vai em direção à Santana do Livramento. A loja fica aberta ao público entre terças e sábados das 9h às 12 e das 14h às 17h. Para degustação orientada pelo enólogo é preciso agendar pelo e-mail redvin@redvin.com.br ou fone 55. 32862966.

O nosso roteiro deste dia: Pra chegar na vinícola pela manhã, passamos a noite em ALEGRETE. E, depois de passear de carro por Rosário do Sul, seguimos para SÃO GABRIEL com pernoite em CAÇAPAVA DO SUL.

Guia RS pra levar na viagem e ler em qualquer aparelho

Esta cidade é um dos destinos da Rota Farroupilha. Se prefere ter todo o conteúdo sobre este itinerário para consultar durante a viagem e ainda ter sugestão de roteiros com mapa interativo detalhado, adquira o guia Guia RS Rota Farroupilha >>

A viagem #RotaFarroupilha é um projeto do Territórios em parceria com As Peripécias de uma FlorCafé ViagemMochilinha Gaúcha e participações especiais de Andarilhos do Mundo e da jornalista Criz Azevedo. O roteiro teve o apoio de empresas regionais como BC&M Advogados e Agropecuária Sallaberry, além do suporte do Sebrae Costa Doce e de algumas secretarias de turismo. A ideia surgiu ao saber da Rota Caminho Farroupilha elaborada pelo Sebrae RS e oferecida como pacote turístico pela Tchê Fronteira Turismo.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 12 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Chame via WhatsApp