Qual mochila usar ou qual eu uso

Voltei neste artigo porque a Quantum 55+10 SL continua sendo a mochila que eu uso para viajar desde 2013 e, como as informações continuam válidas, acho melhor acrescentar aqui novos parágrafos com as novidades.

»Artigo atualizado em Julho de 2016

transport cover deuter
Transport cover

Agora posso dizer que esta mochila guerreira deu a volta ao mundo passando pelos cinco continentes (veja a lista no final). E quem me acompanha sabe como eu rodo por aí e levo a fama de destruir e perder coisas pelo caminho. Mesmo sendo jogada, amassada e servir de banco nos mais diversos pisos, ela aguentou firme e deve continuar me acompanhando por muitos anos. No entanto, o mérito da durabilidade vai para o acessório transport cover, a capa de proteção azul foi valente até agora no submundo das esteiras dos aeroportos. Ao ver ela suja, rasgada e manchada na volta da Austrália, decidi adquirir uma capa nova ao invés de ver a mochila acabar como ela. Tem para vender em várias lojas e serve para quase todos os modelos da Deuter.

E outra dica para quem tem dúvidas sobre melhor uso e manutenção das mochilas, Deuter acabou de lançar um programa de workshops nas lojas que vendem seus produtos no Brasil. Qualquer pessoa pode acompanhar pelo site e se cadastrar para participar em sua cidade.

E abaixo o texto originalmente escrito em Fevereiro de 2014, apenas com aumento de links para as viagens realizadas após esta data.

Qual mochila usar

Nos últimos meses a mochila Quantum 55+10 SL tem sido a minha companheira de viagens. E digo, com certeza, que nenhuma foi mais prática como esta. Não só pelo conforto, que já é sinônimo da marca alemã Deuter, mas por ser pensada no corpo feminino, servir para pessoas com estatura pequena (eu tenho 1,59m), ter outra de ataque acoplada e vir com uma capa para transporte.

Circulando de metro pela Europa
Circulando de metro pela Europa
No aeroporto em Barbados sem a de ataque
No aeroporto em Barbados sem a de ataque

O equipamento foi cortesia da Deuter e quando perguntaram qual era o meu estilo de viagem, disse que era o mais eclético possível. Adoro ir para o meio do mato, subir montanhas e caminhar quilômetros, mas também sou bastante urbana e não fico muito tempo sem o agito cultural das grandes cidades. Então sugeriram a Quantum 55+10 SL e até agora não tenho do que reclamar.

Ela foi criada no modelo slim fit (sigla SL), especialmente desenvolvida para mulheres de até 1,70 metros, tudo baseado em estudos sobre a diferença entre os sexos. Logo, esta mochila tem padrão mais curto porque mulheres tem costas menos largas; é mais estreita e alongada para estruturas menores; a costura na alça é mais próxima para ombros estreitos; tem alças acolchoadas com sistema de ajuste de altura para que pessoas de diferentes tamanhos se sintam confortáveis; o fechamento no quadril tem formato diferente para melhor se acertar ao corpo feminino. Na primeira usada não achei tão confortável, mas eu tinha arrumado errado, depois de ajustar tudo ao meu corpo, ela ficou perfeita.

Cargueira completa com a mochila acoplada
Cargueira completa com a mochila acoplada
Cargueira com a mochila de ataque ao lado
Cargueira com a mochila de ataque ao lado

A mochila de ataque vem acoplada na maior e tem um fecho que aumenta de tamanho conforme a necessidade. Isto facilitou bastante, pois antes eu saia com a cargueira nas costas e a de ataque na frente. Agora prendo uma na outra, saio para rua e solto depois de despachar ou quando preciso para passeios curtos. Ela parece pequena, mas já consegui colocar o notebook, ipad, câmera, lentes, filtros, nécessaire e até lanche.

Ataque servindo de apoio para fotografar o pôr do sol no Jalapão
Ataque servindo de apoio para fotografar o pôr do sol no Jalapão
Capa de chuva ou bolsa de proteção
Capa de chuva ou bolsa de proteção

A cargueira vem com transport cover, uma bolsa pra transporte que também é capa de chuva. Na hora de embarcar tiro do bolso inferior, coloco toda a mochila dentro e fecho com cadeado. Desta forma evita que as alças se enrosquem na esteira dos aeroportos. Também não suja, posso colocar coisas nos bolsos sem medo de que alguém mexa e fica fácil de identificar entre as outras malas. Depois, abro, dobro a capa, guardo de novo no bolso e saio com ela nas costas.

Fechada com segurança
Fechada com segurança

Além de tudo isso, a mochila ainda é resistente a água e tem dois tipos de abertura: fecho em U frontal com ela deitada e formato saco com ela em pé. Assim fica fácil encontrar aquela peça de roupa que ficou lá no fundo.

Fácil de identificar na esteira
Fácil de identificar na esteira
Pronta para África
Pronta para África

As viagens da mochila Quantum 55+10 SL

O modelo Quantum 55+10 SL serve tanto para mochilões urbanos, quanto para trilhas. Apesar de ainda não ter feito nenhuma travessia longa com ela, já passamos por diferentes tipos de viagem como: isolada na Selva Amazônica, saídas de final de semana, aventura no Jalapão, mochilão pela Itália, explorando cada cantinho de Barbados e de carro pelo Uruguay.

Também fez safari pelo Quênia, mochilão de van pela África do Sul e Suazilândia; várias destinos no Brasil; viagens de imprensa para El Salvador, Arizona e Cruce Andino; viagem em família para Western Australia e Indonésia; e a última repleta de aventuras entre o Chile e a Bolívia já com a nova capa de proteção.

No topo da montanha mais alta da África do Sul em dia de trilha
No topo da montanha mais alta da África do Sul em dia de trilha

E você, qual mochila usa?

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Veja outros artigos sobre mochilas:

O que levar para o Monte Roraima

O que levar para temperaturas extremas no mesmo dia

O que levar para um mochilão

Salar Uyuni no inverno: saiba o que levar

Trilhas e acampamentos em Salina: saiba o que levar

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site e fotógrafa. Há 11 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo.

4 comentários

  1. Também tenho ela há 3 anos e adoro!! Eles realmente pensaram em todos os detalhes quando criaram essa mochila.
    Agora comprei uma um pouco menor (32l), da Deuter também, para viagens que eu quero só levar bagagem de mão, mas a minha Quantum ainda é minha favorita!!
    Beijos!!

  2. Oi!
    Comprei essa mochila depois de pesquisar muuuuiiito e em nenhum momento me arrependi da compra, ela é simplesmente perfeita. Já fiz algumas trilhas e travessias com ela, incluindo 8 dias no Monte Roraima e ela foi sensacional também.
    Mochila pensada em todos os detalhes que serve para qualquer uso! Fora que a mochila de ataque eu uso no dia a dia, está sempre comigo, e sim, parece pequena mas realmente cabe muita coisa!
    Boas viagens!
    Déia

  3. Tá faltando um content share com botão de “like” no post do blog.
    😉

    1. Agora tem Glauco, mudamos quase tudo no Territórios. Só o conteúdo continua o mesmo. Gostou?

Deixe uma resposta