Onde ficar no Uruguai

Onde ficar no Uruguai

O tamanho interesse em conhecer o país vizinho, mudou bastante o jeito como eu e muitos gaúchos nos organizávamos para esta viagem. Antes não precisava se preocupar em reservar hospedagem com muita antecedência na alta temporada e o mais comum era ver na hora onde ficar no Uruguai. Exceto por Punta del Este nos feriados de verão, sempre havia algo bom sem precisar perder muito tempo procurando.

De uns anos pra cá, a realidade ficou mais cara e concorrida, embora ainda agrade todos os tipos de bolsos e gostos. A demanda fez serviços ganharem em qualidade, as opções triplicarem e se espalharem para além de Punta e Montevidéu. Os estrangeiros movimentaram os mercados de hostel e estabelecimentos descolados, enquanto a elite descobriu novos cantinhos pra continuar se diferenciando da massa de turistas.

Piscina do Hotel Playa Vik em José Ignacio
Piscina do Hotel Playa Vik em José Ignacio

Tenho acompanhado este crescimento dia a dia através de amigos proprietários de casas no país e, principalmente, nas interações feitas pelos leitores. Muitos me perguntam onde ficar no Uruguai e sempre recomendei as duas opções que eu mais gosto e fico: alugar casa de local e acampar. Mas percebi não ser o ideal para quem viaja pela primeira vez ou não conhece a cidade escolhida ou o tempo de estadia é curto demais pra arriscar possível incomodação. Logo, tenho novas recomendações:

1. Quando comodidade for o requisito principal, hotel ou pousada com boas resenhas é a grande dica.

2. Quando a paixão por acampar falar mais alto, a estrutura no Uruguai é muito melhor que no Brasil, além de ser um hábito familiar no país.

3. Quando o astral for de festa, compartilhar ou viajar sozinho, os hostels estão cada vez mais interessantes.

Pra ajudar na escolha, separei todos os hotéis, pousadas e hostels onde eu ou minha família nos hospedamos e recomendamos em ordem alfabética por cidade. No final conto um pouco sobre alugar casas no Uruguai.

Dicas de onde ficar no Uruguai

Área de lazer no Guaiminí Hostel
Área de lazer no Guaiminí Hostel (arquivo pessoal do hostel)

No Chuy

Pra quem está focado em fazer compras ou aproveitar o cassino, uma recomendação simples e barata localizada 100 metros do Brasil. Embora a melhor opção hotel seja viajar mais 26 quilômetros pra ficar em La Coronilla (o balneário mais próxima da fronteira). Deixo recomendação de amigos e uma descoberta na Barra do Chuí, ainda no Brasil.

NUEVO HOTEL PLAZA  | HOTEL

Fica em frente à praça principal ao lado de free-shops e terminal de ônibus. O quarto possui ar-condicionado, televisão, pouco espaço e móveis antigos. O café da manhã está incluso na diária e tem restaurante dentro do hotel. As acomodações são para três pessoas.

RESERVE AQUI

 

HOSTERIA FORTIN DE SAN MIGUEL  | HOTEL

Uma fortaleza de pedra datada de 1734 tem sido a escolha de alguns amigos em viagens recentes. Uma parte do Forte de San Miguel, declarado monumento nacional após sua restauração em 1937, foi adaptada para hospedagem e tem restaurante próprio. Segundo os amigos, é diferente, tranquilo, simples e rústico, o destaque vai para o atendimento dos funcionários. Está localizado dentro do Parque Nacional San Miguel distante 7 km do Chuy.

RESERVE AQUI

 

GUAMINÍ HOSTEL | HOSTEL COM QUARTO PRIVATIVO

Encontrei um hostel gay friendly com ótimo astral e integrado à natureza no AirBnb. Os proprietários Joselo e Martin pensam em cada detalhe para todos se sentirem bem. A decoração, jardim e ideias são feitas por eles com muito bom gosto e descontração. Oferece café da manhã em cozinha ao ar livre; áreas comuns com vídeos, jogos e wifi; e garagem coberta. Tem suíte privativa com banheiro e quartos para duas pessoas com banheiro compartilhado. Banheiro grande para atender a todos sem sufoco. É silencioso, perto da praia e o fato de ser apenas duas camas por quarto é perfeito para quem viaja em dupla e ainda não se animou a experimentar um hostel.

Fica no Balneário Puesta del Sol na Barra do Chuí, distante 7 km da fronteira. O acesso é pela RS 699 em direção ao mar. Basta cuidar a placa do hostel, dobrar a esquerda e seguir por mais 100 metros.

Inscreva-se no AIRBNB NESTE LINK para ganhar R$ 100 reais em crédito na primeira reserva.

 

Em Cabo Polonio

Um vilarejo sem energia elétrica nem saneamento básico, porém, com opções que utilizam fontes alternativas de energia para um mínimo de conforto em um local isolado. Virou uma reserva ambiental onde é proibido novas construções e reformas são restritas.

OlGA VEIGAS Y OTROS | POUSADA

Pra quem exige banheiro privativo e banho quente, esta pousada inaugurada em 2016 é o melhor custo benefício perto do centro. Em função das dificuldades em construir e intensa procura, os preços da hospedagem em Cabo Polonio estão cada vez mais inflacionados. A pousada da Olga é uma casa com cozinha comunitária, café da manhã simples e suítes com luz de led. O banho quente funciona somente duas horas por dia a noite e a decoração é antiga. Dentro das limitações, é confortável e dá pra ouvir o barulho do mar porque fica na frente da praia. Localizada na Calle de las Posada sem número, a dica é perguntar onde fica porque todos conhecem.

RESERVE AQUI

 

Em Colônia do Sacramento

Os hotéis afastados do centro são mais modernos, tem estacionamento e ficam perto das praias do Rio da Prata. Mas quem está sem carro, é melhor fazer tudo a pé perto do agito.

Posada del Bosque
Posada del Bosque

POSADA DEL BOSQUE | HOTEL

Localizada em um bairro tranquilo, fica cinco minutos de carro do centro histórico, menos ainda da Praça de Touros e pertinho da praia Balneário Municipal. O café da manhã continental não é muito diversificado, mas tem as delicias básicas do café uruguaio e pode ser dentro do prédio ou no jardim com muito verde. A suíte para quatro foi suficiente só para dormir porque é apertada, o cômodo para casal deve ser melhor. Cada quarto tem ar-condicionado, TV a cabo e wifi. As áreas comuns são agradáveis e espaçosas.

RESERVE AQUI

 

EL ESPAÑOL  | HOSTEL

Café da manhã simples
Café da manhã simples
Quarto do hostel
Quarto do hostel

 

Com posição central na parte mais charmosa de Colônia de Sacramento. Oferece quartos compartilhados com armários e também suítes para até seis pessoas. Nós pagamos o valor integral das camas para ser privativo e ficamos instaladas com espaço. A decoração é antiga e simples em ambiente limpo. O café da manhã é só pão, manteiga, geleia, café e leite. Quem prefere algo mais elaborado, pode comprar nas diversas padarias e preparar em qualquer horário na cozinha comunitária. O prédio é grande com pátio, redes e várias habitações no fundo. Tem Wifi livre e computadores disponíveis na sala de TV.

RESERVE AQUI

 

Em José Ignacio

Pra se hospedar com arte e luxo no balneário mais descolado e exclusivo do Uruguai.

Cada quarto é uma obra de arte nos hotéis Vik
Cada quarto é uma obra de arte nos hotéis Vik

ESTANCIA VIK  | HOTEL FAZENDA

Abriga 12 luxuosas e artísticas suítes dentro da sede de uma fazenda. A propriedade foi projetada para ser sustentável trocando o ar condicionado pela ventilação natural e sistemas de aquecimento solar. E a beleza dos 4 mil hectares de campo é visualizada de qualquer janela ou arco do hotel. Me hospedei, literalmente dentro de uma obra de arte do artista Eduardo Cardozo que fez das divisões, teto e piso, o suporte para a sua composição. O hotel oferece atividades como cavalgada, caiaque, uso das quadras de esporte e refeições que nos fazem sentir o autêntico ambiente do pampa uruguaio. Na Estrada Saiz Martinez km 8.

RESERVE AQUI

 

BAHIA VIK  | HOTEL

Quem prefere praia, vai encontrar o mesmo conceito e atendimento no Bahia Vik. Com destaque para as quatro piscinas com borda infinita perfeitamente integradas à paisagem selvagem e preservada de José Ignácio. O cenário transforma a arquitetura de linhas retas e paisagismo rústico também em obra de arte. A decoração interna é cheia de personalidade em diferentes estilos porque cada suíte foi projetada e leva o nome do respectivo artista. São 11 bangalôs em frente à Praia Mansa e 10 suítes na lateral da construção principal. Ruta 10 no km 182

RESERVE AQUI

Suíte alegre é a mais simples do Bahia Vik
Suíte alegre é a mais simples do Bahia Vik

PLAYA VIK  | HOTEL

Também na Playa Mansa, fica o reservado e ainda mais exclusivo Playa Vik. Um prédio moderno com destaque para a piscina que sai dele e invade a vista para o mar. Não dormi nele, mas fui visitar enquanto hospedada nas propriedades acima. Os bangalôs com telhados verdes ficam ao redor da casa principal e, da mesma forma, trazem o conceito de arte e sustentabilidade fazerem parte da experiência na hospedagem. Na rua Los Cisnes y Los Hornero.

RESERVE AQUI

 

Em La Coronilla

PARQUE OCEANICO  | HOTEL

Oferece acomodações para até três pessoas com jardim, duas piscinas (uma térmica) e boa avaliação no Booking. Nunca me hospedei, a dica é da minha mãe que passa mais tempo passeando do que curtindo o hotel. Ela recomenda pelo banho bom e cama confortável na beira da praia.

RESERVE AQUI

 

Puerto Mercado Hotel
Puerto Mercado Hotel

Em Montevidéo

PUERTO MERCADO | HOTEL

Me hospedei duas vezes (inverno e verão) e escrevi a resenha neste artigo. Possui excelente localização na Ciudad Vieja, bons preços e ótimo atendimento. Já fiquei em outros, mas não merecem a recomendação.

RESERVE AQUI

 

No Parque Santa Teresa

| CAMPING

Um dos meus lugares preferidos para acampar justamente pela pouca estrutura e muita natureza. Tem banheiro com água quente (caldeira) por todo o parque, mas apenas a praia La Moza oferece água encanada e energia elétrica por lote para até seis barracas pequenas. Na alta temporada tem bastante movimento e serviços temporários como supermercado, restaurante, lan house e outros. Já contei minhas aventuras por lá aqui e aqui.

Acampamento em família
Acampamento em família

| CASA

É um parque militar e tem as casas dos militares. Quando eles não estão usando podem ser alugadas. Mas eu só consegui no inverno e alugando na hora. Nunca responderam meus e-mails ou telefonemas.

 

Em Punta del Diablo

CABAÑAS AGUAMARINA | CASAS

Esta é velha conhecida e já perdi a conta do número de vezes que me hospedei. Cheguei a levar excursões de Porto Alegre em feriados prolongados. É pé na areia e cada cabana funciona como alugar uma casa porque tem cozinha totalmente equipada. Antigamente era isolada, mas com o crescimento de Punta del Diablo ficou bem localizada. Tem cabanas para até 6 pessoas, churrasqueira, piscina, internet e aceita animais.

RESERVE AQUI

 

Piscina na Dunas del Diablo décadas atrás
Piscina na Dunas del Diablo décadas atrás

DUNAS DEL DIABLO | CASAS

Semelhante à mencionada acima, é um pouco mais simples e tem mais acomodações. As maiores diferenças são parque infantil e não aceitar animais. 

RESERVE AQUI

 

Em Punta del Este

Club Casapueblo
Club Casapueblo está na lista de desejos

| HOSTEL

Sempre fiquei em casa de amigos ou aluguei com imobiliárias locais. A dica é de amigos que ficaram no HOSTEL 828 e recomendam.

RESERVE AQUI

| HOTEL

Um desejo é experimentar a CLUB HOTEL CASAPUEBLO em Punta Ballena. A casa do poeta Vilaró virou hotel e o cenário lembra a Grécia. Passei por ali só para ver o pôr do sol até o momento.

 

Em Rivera 

Suíte do Cassino Rivera
Suíte do Cassino Rivera

RIVERA CASSINO | RESORT

A melhor opção para os amantes da jogatina e das compras em free-shops ficarem muito bem acomodados na fronteira com o Brasil. Rivera Casino Hotel tem spa, academia, piscina coberta, suítes luxuosas e imensas salas de jogos. Fiz uma visita técnica e jantei muito bem no restaurante. É o hotel mais bonito e completo de toda esta lista.

RESERVE AQUI 

O metabuscador Detecta Hotel exibe valores e disponibilidades oferecidos por diversos sites de reserva e redes de hotéis com os melhores preços destacados. Ali mesmo já pode fazer a reserva e também economizar no tempo da pesquisa.

Sobre alugar casas

O conceito de alugar casa por temporada é diferente do Brasil (embora o Airbnb esteja mudando esta ideia por aqui). Como padrão eles se preocupam com detalhes como decoração criativa e em oferecer todos os utensílios que possam ser necessários ou não. A começar pela parrilla (toda casa tem) e facas boas para cortar carne. Pensou em fazer um prato especial, vai encontrar a forma certa na cozinha ou, no mínimo, terá o trabalho de falar com o proprietário, certamente ele vai arranjar o que precisa. Sem falar na lareira, forno de pizza e outros detalhes comuns nas casas uruguaias.

Antes eu chegava na cidade, visitava alguma imobiliária e alugava uma casa na hora. Agora prefiro usar o Airbnb com bastante cuidado. Leio resenhas e verifico se amigos conhecem o proprietário ou já se hospedaram no local. Geralmente são de moradores que se mudam para os fundos ou vão passar a temporada na casa de parentes para ganhar um extra na alta temporada.

Clique aqui para se cadastrar no site do Airbnb e ganhar 25 dólares de desconto

 

Tome Nota

Precisa de ajuda para reservar hotel na internet? Leia o passo a passo para usar o Booking ou Detecta Hotel.

Leia resenhas antes de confirmar a reserva. Lembre-se: ter uma nota boa e poucos comentários não quer dizer que a nota seja condizente com a realidade. No litoral, as opções mais baratas costumam ser muito longe da praia.

Se ainda estiver na fase inspiração ou quiser mais informações sobre os destinos, acesse o índice de todos os artigos publicados sobre o Uruguai.

Quando ir: o período entre Páscoa e Natal é considerado baixa temporada e tudo volta a ser como era antes do Uruguai ser tão desejado.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site e fotógrafa. Há 11 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo.

4 comentários

  1. A Estância Vik e de tirar o fôlego. Seus ambientes são impactantes. Luxo com história local mas o ambiente graças aos funcionários da estância equilibram e nos sentimos em casa. O ambiente além de acolhedor e totalmente relaxante e nobre. Nossa suíte assinada por Eduardo Cardozo é uma obra de arte. Grande experiência quero repetir

  2. Roberta… to encantada com tuas dicas sobre o Uruguai… Eu e 2 amigas vamos fazer uma viagem de carro, de Santa Catarina até o Uruguai em Agosto. Alguma dica imperdível para essa época?? Ainda não fechamos o roteiro… e será nossa primeira experiência no país!!!

    1. Agosto recomendo ficar mais tempo em Colônia e Montevideo e visitar vinícolas. Deve passar nos outros lugares do litoral, mas vai encontrar cidades paradas no tempo e poucos serviços abertos. Eu gosto, mas nem todos se agradam. Estava lá semana passada e vou atualizar em breve conteúdo sobre Cabo Polonio, Chuy, Punta e Montevideo. Acompanhe os novos artigos

Deixe uma resposta