DICAS AOS VIAJANTES

Onde é mais rápido tirar o visto americano?


Indicado para quem mora no sul do Brasil ou vai passar férias no Uruguai, solicitar o visto para os Estados Unidos em Montevidéu é muito mais organizado e prático do que em São Paulo. Essa foi a dica fornecida por meus conterrâneos já há algum tempo e resolvi colocar à prova semanas atrás. Sou natural de Pelotas, no extremo sul do país, onde a maioria viaja até o Uruguai quando precisa tirar o visto americano.

Acesso rápido: Passo-a-passo | Dicas | Enquanto espera o visto ficar pronto |

receba dicas por e-mail

Estava em São Paulo e me informei por telefone com o consulado americano, mas este não sabia dizer nada além de preencha o formulário, pague e depois de 2 dias úteis marque entrevista. Expliquei uma situação de emergência e a resposta continuou sendo a mesma como se fosse um disco arranhado. Então fui para internet e achei um site oficial dando previsão de tempo para o agendamento conforme o local: 3 dias para São Paulo contra 1 dia para Montevidéu. E em São Paulo o processo leva 2 dias, um para a coleta dos dados biométricos e outro para entrevista em locais diferentes. Enquanto em Montevidéu é tudo feito em cerca de duas horas na Embaixada Americana.

Página mostra a previsão de agendamento de entrevistas no mundo todo
Página mostra a previsão de agendamento de entrevistas no mundo todo

Previsão de dias de espera até o final da entrevista:

São Paulo 5 x 2 Montevidéu

Como já tinha viagem marcada para Pelotas na semana seguinte, resolvi não arriscar esperar os 5 dias úteis e comecei o processo via Uruguai. Em minutos preenchi o formulário, paguei com cartão de crédito, recebi a confirmação e já tinha a entrevista agendada. Inclusive, se eu não estive quilômetros distante poderia ter marcado para dia seguinte.

Entendeu porque o pessoal do extremo sul do Brasil nem cogita vir a São Paulo? Montevidéu fica 590 km de Pelotas e tem ônibus leito diariamente. Porto Alegre fica a 803 km (Poa-SP 1129 km) e além do ônibus tem voos diários. Conforme a urgência e o custo de viajar para um lugar ou outro, também é uma possibilidade viável para quem for de Santa Catarina ou Paraná. Quem for de qualquer outra cidade e pretende passar uma semana em Montevidéu, já une o útil ao agradável com menos burocracias.

Se decidiu tirar o visto americano em Montevidéu, vou deixar o passo a passo e dicas de documentação abaixo. O procedimento também vale para solicitar o visto no Brasil, exceto para coleta de dados biométricos no CASV, realizada um dia antes da entrevista. Veja detalhes sobre esta etapa no Call Center.

Carimbo no passaporte ao entrar na Austrália+ Como solicitar visto australiano online

Por onde começo o visto americano?

  1. PREENCHA O FORMULÁRIO DS-160

O primeiro passo para solicitar o visto americano é preencher o formulário DS-160 no U.S. Department of State. No espaço para selecionar a localização, mova a barra de rolagem até o final e marque URUGUAY, MONTEVIDEO. Pode marcar qualquer um daqueles países que vai preencher o mesmo formulário, mas só poderá fazer a entrevista e retirar o passaporte no local indicado neste momento. Se mudar de localização perderá o valor pago e toda a solicitação deverá ser realizada desde o início novamente. Atenção neste momento porque muitos tem errado!

Página para preencher o formulário DS-160
Página para preencher o formulário DS-160

O formulário deve ser preenchido em inglês com informações precisas, se houver divergências nos dados o processo pode ser invalidado. Se não sabe inglês, passe o mouse em cima da pergunta para abrir uma caixa com a tradução. Como escolheu Uruguai, a tradução será em espanhol. Responda as pergunta com atenção e vá salvando a cada página. Se a internet cair utilize o número fornecido no início do processo para recomeçar. Um código de barra confirmando o preenchimento será enviado ao seu e-mail, ele será necessário no dia da entrevista.

  1. FAÇA O PAGAMENTO

Para visto de turista não imigrante a taxa única é de U$160, para outras categorias veja a lista no site. É feito com cartão de crédito no site do agendamento. Veja instruções de cadastro no site no próximo item.

  1. AGENDE A ENTREVISTA

Com o número recebido por e-mail confirmando a solicitação, faça o cadastro no site (este link se marcou no Brasil) da Embaixada e continue o processo. Primeiro é feito o pagamento com cartão de crédito, para isso, siga as orientações da página até esta opção aparecer. Então um calendário mostra as opções de datas. Clique e aguarde o e-mail de confirmação.

  1. PROVIDENCIE OS DOCUMENTOS

Imprescindíveis são passaporte válido, carteira de identidade, foto para o visto (tamanho enviado no e-mail e só vale no Uruguai) e a página de confirmação com o código de barras do formulário DS-160. Podem não pedir nada além desses, mas se tiverem dúvidas, vão solicitar comprovação do que foi preenchido no formulário e isso varia pra cada pessoa. Leve o que for necessário para provar que vai fazer turismo e seus vínculos com o Brasil como:

  • 3 últimos extratos bancários e do cartão de crédito;
  • Comprovante de renda;
  • Se não tiver como comprovar renda, declaração de outra pessoa com respaldo financeiro, bem como os comprovantes de renda desta pessoa;
  • Certidão de registro de imóvel;
  • Contrato de trabalho;
  • Passaportes anteriores com carimbos e vistos;
  • Reserva do bilhete aéreo;
  • Reserva de hotéis;
  • Se houver carta convite.
  1. NA HORA DA ENTREVISTA

Mantenha a calma e fale sempre a verdade confirmando os dados que apresentou no formulário. No meu caso, nenhum documento além do imprescindível citado acima foi solicitado, mas levei uma papelada para não arriscar. Conto como foi:

Cheguei na hora marcada e havia uma pequena fila na porta da Embaixada onde pediram RG, o código de barras e o passaporte. Esperei uns 10 minutos, passei pelo detector de metais e pediram para deixar bolsa com celular, tablet… e levar somente o necessário. Diferente de São Paulo (vai sem bolsa ou tem que pagar o guarda volumes), te dão uma chave do armário sem custo. Aguardei ser chamada sentada em ambiente com ar condicionado por uns 30 minutos e fui para a sala da entrevista.

Estava lotada, mas todos sentados sendo chamados nos guichês. Eram cinco e cada um tinha uma função realizando um rápido atendimento. Nos dois primeiros entrega a confirmação, foto e passaporte; no terceiro coleta os dados biométricos e aguarda ser chamado pelo nome (foram uns 50 minutos de espera); e no quarto ou quinto acontece a entrevista em pé. Ele me perguntou para onde eu iria e as datas da viagem, viu que tenho alguns carimbos no passaporte e perguntou um detalhe de uma viagem específica. Sorriu com a minha resposta e aprovou meu visto para 10 anos. Acho que não durou 5 minutos.

  1. RETIRE O PASSAPORTE

No final da entrevista o atendente dirá em quantos dias poderá buscar o seu passaporte com o visto aprovado e pedirá para aguardar a confirmação da data por e-mail. No momento do agendamento havia a opção de locais para retirar e eu escolhi no bairro Ciudad Vieja, escolha onde for mais conveniente. Os locais são lojas da DHL (tipo Correios) e, se tem amigos de confiança na cidade, pode escrever uma autorização de próprio punho permitindo que esta pessoa retire o seu passaporte em seu nome. No mesmo momento a pessoa já pode enviar via DHL para seu endereço no Brasil. O custo de envio fica em torno de R$ 170 (1569 pesos uruguaios).

Agora uma dica que se eu não estivesse antenada ficaria mais tempo esperando o e-mail. Na verdade não chegou até hoje, mas deve ter sido porque eu busquei o passaporte antes deles pensarem em me avisar. Na entrevista passaram o prazo de 4 a 5 dias corridos, era uma quarta-feira e na tarde de sexta já estava disponível para retirada, ou seja, levou 2 dias! Como eu descobri? Entrei no site onde me cadastrei para a entrevista e com o número do passaporte apareceu o status da solicitação. Se ainda não está liberado, pode entrar no site da DHL com o número exibido no status para ver por onde anda seu passaporte, é como acompanhar envio de Sedex no site dos Correios.

Conclusão: onde é mais rápido tirar o visto Americano

O placar final com a resposta de onde é mais rápido tirar o visto americano ficou assim (em dias úteis):

São Paulo 9 x 4 Montevidéu

(no mínimo)                           (se eu tivesse agendado para o dia seguinte)

Se ainda tem dúvidas, a Embaixada disponibiliza um contato via Skype (usvisauruguay). Cheguei a adicionar, mas consegui as respostas antes deles me aceitarem. Era final de semana, talvez fossem mais rápidos em horário comercial.

Tome Nota

Algumas pessoas me perguntam sobre a vacina da Febre Amarela, é sempre bom ter e vale para a vida toda, mas para os Estados Unidos não é necessária.

Para tirar o passaporte pela primeira vez ou renovar, veja os detalhes no link.

Aproveite os dias de espera pra viajar pelo Uruguai ou explore Montevideo. Eu passei uns dias em Colônia de Sacramento e você pode querer alguns passeios enquanto espera, veja sugestões a seguir.  

O t colorido da palavra Montevideo
Atração turística em Pocitos

A foto destaque é da Embaixada Americana em Montevidéu.

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » ESTADOS UNIDOS » Onde é mais rápido tirar o visto americano?
Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

247 Comments

  1. E o endereço de residência, eu posso fazer aqui do Brasil mesmo? Outra dúvida se brasileiro pode tirar o visto no Uruguai eu posso tirar na Argentina ou paraguay tbm mesmo sendo brasileira?

    • Roberta Martins Reply

      Oi Marieli, sim, eu dei meu endereço do Brasil, a questão é se comprometer a ir buscar quando ficar pronto ou deve dar um endereço onde seu documento possa ser entregue no país onde fez a entrevista. Pode solicitar o visto em qualquer país que tenha embaixada Americana prestando esse serviço.

  2. Olá, saberia me informar se ja conseguimos tirar o visto em Montevidéu?

    • Roberta Martins Reply

      Sim, mas você deve acessar o site da embaixada americana de Montevidéu e ver para quando pode agendar entrevistas e então organizar a sua viagem.

  3. Olá ,
    Você sabe se hoje em dia com a pandemia COVID o consulado americano está aberto em Montevidéu ? Mesmo sendo residente no Brasil SP posso solicitar a renovação de visto americano vencido em 01/06/2021 ?
    Conhece algum escritório de despachante em Montevidéu ?
    Aguardo seu retorno
    Obrigada ,
    Cristina

    • Roberta Martins Reply

      Olá Cristina, com a pandemia não podemos entrar no Uruguai, mesmo se o consulado estiver aberto. Somente quem é uruguaio ou faz trabalho de ajuda humanitária pode entrar.

      Quando as fronteiras abrirem novamente, é preciso entrar no site do consulado (link no texto) e ver se estão agendando solicitação de visto. Não importa onde você reside, o atendimento é para todos.

      Infelizmente, não conheço despachante em Montevidéu, fiz tudo por conta própria.

  4. Edzley Franco Reply

    Olá Roberta, bom dia! Td bem? Vc saberia me dizer se uma pessoa que mora em SP, Capital e tem um agendamento no Consulado americano para outubro apenas, se fosse para Argentina, Uruguay e outros países latinos, conseguiria antecipar uma renovação de visto. O visto está vencido. Grato pela atenção.

  5. olá Roberta. Já morei nos EUA de 2002-2008, voltei para o brasil e perdi o período para renovação do visto, em agosto/2016 tentei no RJ, fui negada. Julho/2017 tentei em SP, passei por 3 entrevista (uma foi em uma sala para checarem alguns dados), na minha primeira estrevista no RJ não omiti informações e disse que morei lá de 2002-2008, aí em SP o consul no meio da entrevista viu esta informação no sistema dele. Minha pergunta é, você sabe me informar se eu posso tentar em montevidéu e na DS-160 colocar que nunca tive visto, consequentemente que nunca morei lá? os dados se cruzam? Séria possível lá em montevidéu isso passar em branco? o que você acha?
    muito bom esse seu blog, consegui encontrar muitas informacoes nas respostas de seus comentarios !
    Parabéns !!
    Obrigada
    Roberta

  6. Thiago Calchi Reply

    Fiquei curioso para saber que detalhe de uma viagem específica foi essa que causou sorrisos? #GeminianoCurioso

  7. Vinicius Petrunko Reply

    Olá Roberta, vc tem alguma informaçao sobre a solciitação de vistos de trabalho no consulado do Uruguai? Sabe dizer se o processo é mais fácil também?

    • Olá Vinícius, não tenho a informação. Certamente deve ser mais rápida porque tem menos procura do que aqui no Brasil.

  8. Jefferson Ledra Reply

    ola, tudo bem?

    sou de santa catarina, tive duas vezes o visto de turista negado em SP e no mês passado tive o visto de estudante negado em Porto alegre, sera que isso pode complicar caso agendo a entrevista no Uruguai mes que vem?

    • OI Jefferson, complicar não vai porque eles não sabem que já teve visto negado. Mas as regras pra dar o visto são as mesmas lá ou aqui. Só é mais rápido no Uruguai porque tem menos gente pedindo visto. Sugiro ver se tua documentação está certinha, o principal é eles não acharem que queres ficar morando nos EUA.

      • Olá, Roberta!
        Meu amigo teve o visto negado em Porto Alegre, e agora tá pensando em aplicar para Uruguay.
        Quando ele preencher no formulário, ele pode colocar ‘não’ na pergunta sobre ele ter tido o visto negado alguma vez?
        Pois você colocou que em Montivideo eles não sabem dessa informação..Eu achava que o sistema era todo integrado.

  9. Olá Roberta, sou de Santa Catarina, tentei meu visto em 2015 no Rio de Janeiro, mas foi negado, então fiz uma viagem para Espanha. Agora estou pensando em tentar novamente, mas agora em Montevideu, porém não tenho dinheiro guardado na conta. Será que devo levar meus extratos bancários com mais ou menos R$ 2500, ou nem levo os extratos.

    • Olá, sou de Santa Catarina, e queria tirar meu visto no uruguai, mas como está abrindo um consulado em porto alegre, será que eles podem encrencrar por isso?
      E para tirar no Uruguai também é preciso Imposto de Renda?

      • Oi Luana, não vão encrencar por isso, pode tirar o visto em qualquer lugar do mundo. Sim precisa de Imposto de Renda ou tudo o que comprove o seu vinculo com o Brasil. Precisa levar os mesmos documentos que levaria no Brasil.

    • Oi Joice melhor deixar pra fazer quando tiver mais dinheiro na conta e levar os extratos. Uma saída é pegar emprestado só pra comprovar o dinheiro na conta ou pedir uma declaração, de alguém que tenha como comprovar que pode bancar uma viagem pra lá, dizendo que se compromete com as despesas da sua viagem. Deve ser registrada em cartório.

  10. Boa tarde tudo bem? Meu visto foi negado em São Paulo, estou pensando em fazer em Montevideo.
    Duvidas: Devo falar em Español?
    Na minha entrevista foi muito tranquila, so quando pediu quem ia pagar a viagem falei que iria seu seu. Olhou o extrato com aproximadamente 8 mil reais e negaram. Sei que era pouco dinheiro, mas pensei que nao iriam pedir isso.

    • oi Gabriel, o risco de negar é o mesmo lá ou aqui. Uma dica é pedir pra alguém (eu pedi para meu pai) que tenha mais dinheiro guardado fazer uma declaração com assinatura registrada em cartório dizendo que vai pagar a tua viagem. Então apresente o extrato dele e não o teu. É preciso comprovar que tem dinheiro para se manter no Brasil e extra para passar as férias lá. É bem comum pedirem comprovantes financeiros.

      Eu falei em espanhol, mas minha mãe em português e deu certo para as duas. Tem comentários de outras pessoas que falaram português e o atendente não gostou, isto vai do humor do atendente no dia. Eu sugiro se esforçar no espanhol mesmo que for errado pra pessoa ver o esforço e aceitar.

Write A Comment