Onde dormir na Austrália

Onde dormir na Austrália: de hotéis a caravan parks

Hospedagem na Oceania tem certas particularidades, portanto, vale tomar conhecimento na hora de planejar a viagem. Desde já aviso, será mais democrática e acessível do que imagina. Neste post trago curiosidades e recomendações de onde dormir na Austrália. Somente lugares onde eu e minha família experimentamos ou visitamos e ainda continuam funcionando. Afinal, desde 2010 viajamos para lá com frequência e a ideia é atualizar o conteúdo a cada nova ida.

Todos os anos milhares de famílias viajam de carro pela Austrália. Literalmente colocam a casa nas costas e partem por meses ou anos. Aposentados chegam a vender suas propriedades para investir na jornada e pais não se importam em deixar seus filhos sem escola por um tempo. Sabem que as aulas práticas na estrada poderão ter mais valor na vida deles. Assim como chefes e colegas de trabalho entendem e apoiam quando alguém pede uma licença para viajar. O período não será remunerado, mas a probabilidade de ter o emprego de volta é alta.

Camping e Caravan Parks

O país talvez seja o melhor preparado pra receber quem opta por este estilo de hospedagem. Não importa quão fim de mundo for, vai encontrar um banheiro público pra tomar banho em boas condições e com estoque de papel higiênico. Eu tomei uma ducha quente, no meio do nada, enquanto acampava no Outback e não paguei por isso. Ademais, a estrutura para camping é ótima, na maioria tem lugar para reboque e motor homes e muitos oferecem cabanas. Isto fez surgir uma nova categoria de hospedagem, os caravan parks são focados no público motorizado que busca um pouco mais de conforto. Cozinha, banheiro e áreas de lazer são compartilhados e o viajante escolhe dormir no seu motor home ou na cabana compacta.

Este acaba sendo o jeito mais barato de viajar pela Austrália, embora alugar o reboque (caravan como chamam) ou o motor home seja bem caro. Muitos optam por comprar e vender no final da jornada, afinal veículos não são tão caros como aqui. É outra mentalidade que incentiva as pessoas a serem mais felizes e menos preconceituosas.

Siga @blogterritorios no InstagramSiga no Instagram
Uma van com reboque e tínhamos todo o necessário para acampar no Outback
Uma van com reboque e tínhamos todo o necessário para acampar no Outback

Hotéis, hostels e resorts

Em geral, hóspedes são vistos e tratados da mesma forma sem importar se são mochileiros ou patricinhas, se reservam o dormitório mais simples ou a suíte de luxo. Muitos lugares oferecem o espaço para camping e a suíte requintada no mesmo empreendimento e todos  podem desfrutar igualmente dos mesmos espaços. Definições como status e perfil de público são ignoradas, embora exista sim a discriminação racial em relação aos aborígenes. Questão delicada que foge do contexto deste post e o objetivo é dizer como nós brasileiros (aparentamos ser de qualquer nacionalidade) seremos recebidos com muita educação e respeito.



Booking.com

Onde dormir na Austrália

Segue a lista em ordem alfabética por cidade. Mas se ainda estiver na fase inspiração ou quiser mais informações sobre os destinos, acesse o índice de todos os artigos publicados sobre Austrália. Deixo 6 opções com links para pesquisar os melhores preços e fazer a reserva.

Em Cairns, Queensland

Dreamtime Backpackers é um hostel de astral animado, staff simpático, limpo e tudo compartilhado. Me hospedei em quarto para seis com banheiro e sem café da manhã. O supermercado é atravessando a rua e tem muito espaço para guardar e preparar alimentos na cozinha. O WiFi funciona bem, tem lavanderia, agência de viagens e lounge com áreas de lazer. Localizado em frente à Estação de Trem que leva até floresta tropical, fica um pouco longe da praia, mas é agradável ir caminhando.

Recepção
Recepção
No quarto compartilhado
No quarto compartilhado

Confiança é outro diferencial no país, avisei por telefone que iria chegar naquele dia de madrugada e o atendente me explicou onde a chave estaria escondida e o caminho até o quarto. Disse para eu não me preocupar e acertar tudo com ele no dia seguinte.

RESERVE AQUI | COMPARE VALORES

Onde: 189, Bunda Street.

Refeitório ao ar livre
Refeitório ao ar livre

195 hotéis em Cairns

Esperance, Western Australia

Leandro e Juliana passaram um réveillon acampados no paraíso. Esperance tem algumas opções, mas no Cape Le Grand National Park o acesso é limitado. O único meio de hospedagem é uma área de camping muito concorrida no final de ano.

Onde e contato: via Cape Le Grand Road, Esperance, 6450. Fone +61 08 9083 1555, Toll Free Phone +61 1300 664 455.

Em Gold Coast, Queensland

Sacada do dormitório compartilhado
Sacada do dormitório compartilhado

Komune Resorts and Beach Club é um clube de praia, hostel e resort pé na areia. Tem piscina, bar, internet, casa noturna com DJ, salão de jogos, restaurante mexicano e café da manhã aberto a todos os visitantes.

O dormitório para seis pessoas tem sacada com vista para o mar, banheiro com máquina de lavar roupa e dois quartos. O valor foi bastante acessível no mês de maio, mas não para quem chega na hora ou na alta temporada. A praia de Coolangatta é famosa pelos campeonatos internacionais de surf e é mais tranquila do que vizinha Surfers Paradise.

Onde: Esquina da Boundary Street e Hill Street, em Coolangatta.

RESERVE AQUI | COMPARE VALORES

Beach Club do Komune Resorts
Beach Club do Komune Resorts

1000 hotéis em Gold Coast

Em Hyden, Western Australia

Dentro da mini cabana
Dentro da mini cabana

Tressie’s Caravan Park é daqueles lugares para quem viaja de carro mencionado acima. Oferece cozinha cheia de utensílios, banheiro e churrasqueira compartilhados. A cabine é bem pequena com um beliche, mesa, armário, cafeteira, TV e micro-ondas. Leve saco de dormir ou pague caro pelas roupa de cama e cobertor.

Na recepção tem um museu com velharias de colecionador que vão desde caixinhas de biscoito à máquinas de costura e ferramentas de fazenda. O lado negativo de estar no meio do nada e não ter onde comprar comida. Precisa se planejar pra levar o necessário conforme o período.

Onde e contato: na estrada em Karlgarin. Fone +61 98895043.

Quatro cabanas para duas pessoas
Quatro cabanas para 2 pessoas

Wave Rock Motel foi o único lugar aberto onde encontramos algo para comer próximo ao Caravan Park. Mas abre em horários restritos das 11h30 até 14h e das 18h às 21h da noite. É um lugar bem típico frequentado por australianos e pareceu ser a melhor opção de hospedagem na região.

Onde: 2, Lynch Street

RESERVE AQUI

Restaurante do hotel com carnes frescas
Restaurante do hotel com carnes frescas

Em Sydney, New South Wales

Big Hostel oferece de dormitórios compartilhados até quartos privativos com banheiro. Todos com ar-condicionado, armários e WiFi. As áreas compartilhadas são grandes e úteis como lavanderia, cozinha, lounge e terraço. A localização é ótima, muito fácil para circular pela cidade a pé ou de transporte público.

O hostel tem astral divertido, mas aconselho ficar nos quarto para 4 ou individual com banheiro. Nas primeiras noites fiquei em dormitório para 10. Era gente demais e o banheiro era muito pequeno para todos os quartos do andar. Minha mãe também se hospedou em outra situação e aprovou a suíte privativa.

RESERVE AQUI | COMPARE VALORES

Onde: 212, Elizabeth Street, Surry Hills

Lounge do hostel
Refeitório do Big Hostel

1900 hotéis em Sydney

Ebook Austrália e Nova Zelândia

 

Grandes Experiências Oceania>>

15 experiências sensacionais em 36 páginas cheias de dicas, vivências e fotos. Tudo vivido e relatado por quatro viajantes em épocas diferentes. Adquira o pdf Grandes Experiências Oceania aqui.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais. Fotos Roberta Martins e Leandro Gabrieli

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 12 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.