Vista para Key West

O que fazer em Key West por ar, mar e terra

Finalmente conheci Key West e adorei minha estada por lá. A porção de terra é o último território de uma sequência de ilhas (cerca de 1700 chamada Florida Keys) na região mais ao sul dos Estados Unidos. Rodeada pelo mar do Caribe, tem temperaturas agradáveis o ano todo e aquele clima de férias em praia do interior. Como o amigo Agustin já relatou suas experiências viajando com a chefe e com os amigos, agora é minha vez de contar o que fazer em Key West, ou como aproveitei dois dias viajando de carro com uma amiga.

Vou começar por uma curiosidade como a quantidade de galos e galinhas soltos pelas ruas de Key West. Inclusive, o canto de um me acordou no hotel de manhã cedo. Quando perguntei ao recepcionista, ele disse ser o galo de estimação, mas livre para ir e vir assim como todas as aves na ilha. Diz a lenda urbana que foram trazidos pelos cubanos (primeiros morados da região) para se alimentarem. Eles procriaram, se multiplicaram e hoje estão por todos os cantos da cidade como se fossem cães e gatos de rua. Porém, são muito bem tratados.

Siga @blogterritorios no Instagram

Siga no Instagram       Leia todos os artigos sobre o país

Quer ficar conectado como eu fiquei? Leve o chip de dados desde o Brasil

Precisa de seguro? Saiba como comprar online.

Galo encontrado na rua
Galo encontrado na rua

O que fazer em Key West por ar, mar e terra 

Por ser um destino consagrado entre os americanos, não faltam atividades interessantes e diferentes ângulos para explorá-las. Em Key West eu caminhei, pedalei, mergulhei e voei, por isso vou dividir as atrações pelos ambientes sugeridos no título.

Por mar: snorkel e caiaque

Passear de barco e mergulhar é o que há de melhor para fazer no Caribe e agrada a maioria dos companheiros de viagem. O turista pode ficar relaxado curtindo a paisagem e o balanço do mar ou se jogar e explorar o mundo submerso. Pelo menos assim aconteceu nesta viagem, enquanto a amiga mergulha um pouco e volta logo para o barco, eu fico murcha explorando cada cantinho das barreiras de coral. Desta vez teve até momento mágico quando um cardume de peixes de cor negra passou por mim e eu resolvi acompanhá-los. Nem se incomodaram com a minha presença e fui até os limites do recife completamente encantada.

O que fazer em Key West: Snorkel
Snorkel no mar do Caribe

O que fazer em Key West: snorkelO que fazer em Key West: snorkel

Fiz o passeio de uma manhã com a Fury Water Adventures e incluiu duas paradas (uma, no farol Sand Key) e equipamento de mergulho. A empresa é a mais recomendada em Key West e oferece outro tour bem completo com caiaque, snorkel, paraglider e jet ski no mesmo dia. Fiquei com vontade de sentir adrenalina no paraglider, quem sabe na próxima!

Uma das atrações mais diferentes em Key West foi o caiaque noturno com Ibis Bay Paddle Sports. Enquanto os animais marinhos facilmente encontrados durante um snorkel dormem, os de hábitos noturnos estão buscando o seu café da manhã e colocando as garras para fora. Navegando no caiaque com fundo de vidro e luz de led ficou fácil ver essa movimentação marinha e não se perder do grupo. O guia indica o caminho a ser seguido até um paredão submerso e nos avisa toda a vez que encontra algo interessante na água. Apenas um detalhe traz um certo receio, se ficou curioso ou com vontade de fazer, leia o meu relato completo desta experiência no link acima.

Por ar: voo de helicóptero

Praia vista do helicóptero
Higgs Beach vista do helicóptero

A experiência de sobrevoar Key West já teve um relato exclusivo e recheado de fotos por aqui. A dica para organizar o roteiro é seguir a ordem deste texto. Ou seja, recomendo programar o voo para depois do snorkel e antes das atividades por terra. Primeiro, porque é melhor aproveitar o mergulho sem saber que existem tubarões ao redor, e depois, porque ver de cima dá uma boa noção das distâncias e ajuda a se localizar mais fácil no mapa.

Os tours de helicóptero em Key West são oferecidos exclusivamente pela Air Adventures em passeios a partir de 10 minutos. Eu fiz e indico The Ultimate Island Experience, voo em 30 minutos sobre as ilhas mais ao sul das Florida Keys. 

Por terra: caminhada e bicicleta

É muito fácil circular por Key West a pé ou de bicicleta. Tem ciclovias, é plano, motoristas respeitam e a sinalização é boa. Além da oportunidade de praticar exercícios, evita o estresse de procurar estacionamento, afinal, a maioria das vagas são exclusivas para moradores. Nós só usamos o carro na chegada, para ir ao aeroporto voar de helicóptero e na partida.

Pedalando nas ruas de Key West
Pedalando nas ruas de Key West

Em um passeio de bicicleta pude ir até o famoso marco do extremo sul do país, o Farol de Key West e a casa museu de Ernest Hemingway estão no caminho. Dali, segui até o Parque Forte Zachary Taylor para descansar na praia e visitar as ruínas. Há várias opções para alugar bicicletas como a Fury recomendada para snorkel, eu usei as do hotel Nyah (leia a seguir).

Ponto mais extremo sul dos Estados Unidos fica quase 150 km de Cuba
Ponto mais extremo sul dos Estados Unidos fica quase 150 km de Cuba

Para explorar Key West a pé, vale definir os pontos turísticos desejados e escolher os mais próximos do hotel. Para os locais mais afastados, existe um transporte chamado Conch Train Tour com explicações e paradas em várias atrações. Eu optei pela bicicleta.

Quando for perto do pôr do sol, a pedida é Mallory Square para vivenciar a Sunset Celebration. Uma feira ao ar livre com expositores de artesanato, performance de artistas de rua e barraquinhas de comida que acontece diariamente neste endereço. Turistas e moradores se reúnem para apreciar o momento e aproveitar as atrações. Infelizmente estava nublado, mas o astral estava muito bom. Ao final, peguei a Duval Street e continuei até o hotel com várias tentações para parar. A rua mais movimentada de Key West é repleta de bares animados, lojas e pessoas na rua.

Hotel boutique Nyah
Hotel boutique Nyah

Hotel em Key West

Fiquei duas noites em localização central no descolado e informal Nyah. O nome acrônimo para “Not Your Average Hotel” anuncia não ser um hotel mediano e realmente não é. A primeira impressão pareceu ser um hostel, contudo, a prestativa recepcionista disse que já foi e agora vai além disso. Os quartos podem ser customizados para satisfazer as necessidades dos hóspedes. Funciona assim: a mobília, baseada em módulos, é versátil e pode acomodar tanto um casal em cama king size quanto até 6 amigos em beliches, tudo no mesmo espaço. Alterar a configuração do quarto não tem custo, assim como o WiFi, o café da manhã continental, a bancada da cafeína 24h (máquina da Starbucks) e o happy hour com queijos e vinhos. 

A tradicional casa de madeira branca esconde um ambiente moderno com três piscinas, duas Jacuzzis aquecidas e terraços para observar a cidade. Ainda oferece bicicletas para alugar e sugestões de passeios interessantes na recepção. Entre os diferencias é a interação entre os hóspedes nas áreas comuns, mesmo sendo oficialmente um hotel boutique, Nyah é lugar pra fazer amigos. Outro ponto a ser considerado é o limite de idade, é obrigatório ter 21 anos ou mais.

O banheiro é enorme, tem armários individuais, frigobar e tomadas USB ao lado da cama. O lado negativo foi não ter estacionamento nem lugar para deixar o carro no mesmo quarteirão. É preciso caminhar 2 a 4 quadras para estacionar o carro. 

RESERVE AQUI | COMPARE VALORES NOS SITES DE BUSCA

Suíte configurada para 4 camas de solteiro mais sofá
Suíte configurada para 4 camas de solteiro mais sofá
Petiscos no happy hour
Petiscos no happy hour
Nyah
Sofá cama pode virar beliche ou cama king size

Onde: 420 Margaret Street

Onde comer em Key West

Turtle Kraals Bar & Restaurant
Turtle Kraals Bar & Restaurant

Turtle Kraals Bar & Restaurant

Tacos e guacamole
Tacos e guacamole

Um lugar enorme para encontrar todo o tipo de gente e curtir a brisa vinda da marina. Há ambientes menores e gostei do terraço para ver o pôr do sol com drinks e petiscos. O cardápio é bastante variado, as porções são bem servidas e o preço é justo. Pedi ceviche peruano e tacos com guacamole que combinaram super bem com o coquetel de key lime, o limão típico da região.

Onde: 231 Margaret Street. Funciona diariamente das 11h às 22h. Reservas: (305) 294-2640

The Stone Crab

Entradas de camarões empanados e eco coquetel de frutas
Entradas de camarões empanados e eco coquetel de frutas

É para apreciar frutos do mar frescos e com apelo sustentável, mas também tem carnes e massas. Inclusive, ostras, caranguejos e lagostas ficam vivos em caixas submersas ao lado do deck e são consumidos conforme demanda. O bar se denomina eco oferecendo cervejas artesanais, coquetéis com ingredientes o mais saudável possível e destaque para os biodinâmicos e orgânicos nacionais na carta de vinhos.

Optei por uma massa farta e deliciosa com carne de lagosta, caranguejo e camarão. Como entrada, saborosos camarões empanados e coquetel de frutas. Os valores não são baratos, mas considerando que comem dois ou três no recomendado como prato individual, o valor final fica acessível para uma experiência gastronômica maravilhosa. O tour de caiaque mencionado acima fez parte desde momento e conto mais detalhes no relato indicado para fazer o passeio. 

Onde: 3101 Roosevelt Boulevard. O bar abre das 10h às 23h diariamente e tem lugar para estacionar na rua em frente. Reservas: (305) 433-9431

Casa típica em Key West
Casa típica na ilha

Tome Nota Key West

Leve repelente! Os mosquitos são invisíveis e esfomeados. 

Gorjeta: é recomendado deixar entre 18-22% conforme o nível de satisfação. Lembrando que a taxa de imposto também será inclusa na nota e estes valores não são mencionados nos cardápios.

Quando não ir: evite a temporada de furacões no Caribe entre agosto e outubro.

Como chegar: carro é o jeito mais prático e rápido pela US-1 S. São cerca de 250 km de Miami que pode levar horas se for no início do fim de semana, quando o trafego é intenso porque as Florida Keys são muito procuradas para quem mora em Miami. Outra opção é a linha diária partindo de dois pontos de Miami pela manhã: Big Bus Tour Central Station ou South Beach.

Reserve o seu carro pela Rental Cars e opte pela Hertz.

©Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais. Fotos de Roberta Martins, Gardênia Rogatto, Roberta Martins, Ibis Bay Paddle Sports e Air Adventures.

O Helicopter Tour foram um oferecimento da Air Adventures para o #JustFunFlorida. Projeto dos sites Territórios e Não Pira, Desopila em parceria com Visit Florida e The Florida Keys.

O que fazer em Key West fotos:

Park Zachary Taylor Beach
Park Zachary Taylor Beach
Caiaque noturno tem luz de led e fundo transparente
Caiaque noturno tem luz de led
Key West Lighthouse
Key West Lighthouse
Forte Zachary Taylor
Forte Zachary Taylor
Park Zachary Taylor Beach
Park Zachary Taylor Beach

Park Zachary Taylor Beach

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 12 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.