fbpx
forte santa teresa

A Fortaleza e o Parque Santa Teresa


Situado em uma área militar, o Parque Santa Teresa forte (ou Forte como chamamos no extremo sul do Brasil) é um lugar fascinante, desenhado com sentido estético e mantendo o equilíbrio ecológico. Surgiu ao redor da Fortaleza de Santa Teresa, de 1762. Depois que o forte foi abandonado e saqueado, houve uma restauração em 1928 e é mantido pelos militares uruguaios até hoje.

Read in English

O texto continua após os serviços recomendados no destino.

Leia todos os artigos sobre o país

AGILIZE SUA VIAGEM
Ainda falta reservar hotel? Veja os visitados no Uruguai

Precisa de seguro viagem? Saiba como comprar online

Leve o chip internacional com Internet desde o Brasil

Agende passeios e transfer agora na Get Your Guide ou saiba como funciona

Pegue as dicas para viajar de carro ou pesquise o aéreo para Punta ou Montevidéu

A Fortaleza e o Parque Santa Teresa

Siga @blogterritorios no Instagram

Siga no Instagram

 

Muralhas da Fortaleza
Muralhas da Fortaleza

 

Pôr do sol nos pampas
Pôr do sol nos pampas

O Parque Santa Teresa

São 3.000 hectares com mais de dois milhões de árvores, exóticas e nativas, 60 quilômetros de estradas internas asfaltadas, 15 quilômetros de praias com muita vegetação, museus e animais que andam soltos, entre outros atrativos. Tudo muito bem sinalizado. Está localizado a 500 quilômetros de Porto Alegre. São duas entradas, pela Fortaleza, que pode ser vista da estrada, ou mais adiante, pela entrada principal no quilômetro 302, da ruta 9.

Capatacia é a administração do parque
Capatacia é a administração do parque

O que fazer no Parque Santa Teresa

Invernáculo
Invernáculo

Tem muito o que fazer dentro e fora do Parque. A CAPATACIA, onde funciona a coordenação, fica próximo ao MUSEU HISTÓRICO e a LAGOA DE PEÑA, que oferecem serviços de visita guiada. O INVERNÁCULO é um lugar especial para renovar as energias. É uma estufa com plantas exóticas do mundo com um aroma agradável e música ambiente, é muito boa a sensação de estar lá dentro. Saindo da estufa, segue-se pelo perfumado ROSEDAL (corredor com mais de 300 espécies de rosas) até o SOMBRÁCULO (local onde habitam plantas exóticas que precisam de meia-luz).

Sombráculo
Sombráculo

A PAJARERA, onde podemos ver a maior concentração de animais, tem uma linda vista do pôr-do-sol. EL CHORRO apresenta uma vegetação bonita e uma piscina de pedra com água doce. A       FORTALEZA DE SANTA TERESA conta com um museu cheio de objetos curiosos. Do alto da Fortaleza, é possível ver o pôr-do-sol no pampa uruguaio. E há praias maravilhosas LA MOZA, LAS ACHIRAS, EL BARCO E PLAYA GRANDE. São divididas por interessantes formações rochosas, entre a segunda e a terceira tem a PUNTA CERRO CHATO. Na praia Las Achiras, ao contrário da Playa Grande, o mar é calmo.

Punta Cerro Chato
Punta Cerro Chato

De dezembro a março o parque tem diversos serviços para satisfazer quem gosta de camping selvagem mas com infraestrutura. Na praia de LA MOZA, os espaços possuem tomada e torneira. Tem bar, sorveteria, fliperama, restaurante, mini mercado, pizzaria, padaria, açougue, serviços telefônicos, serviços de ônibus, aluguel de banheiros químicos, água potável, banheiros públicos com caldeira e lenha cortada. O espaço para camping é tão grande que é quase impossível ter outras pessoas acampadas perto demais. É possível tanto acampar com muita gente e infraestrutura por perto como isolar-se totalmente.

La Moza
La Moza

 

Mirante para Las Achiras
Mirante para Las Achiras

 

Surf
Surf

De manhã cedo, há surfistas de carro andando de um lado para outro, procurando a melhor onda. Geralmente as boas estão em La Moza ou Playa Grande. Como o mar é muito gelado, é necessário roupa especial. O lugar também é famoso pela pesca. Muitos fazem manobras de skate ou andam de bicicleta, roller e fazem caminhadas pelas estradas asfaltadas. Outro esporte muito legal é sandboard, quando a maré está alta na praia grande, é possível descer com muita velocidade e chegar até o mar.

Já escrevi outro artigo mostrando porque o parque é um dos meus lugar preferidos e sugiro aproveitar para conhecer as praias próximas como Punta del Diablo e Cabo Polônio.

Skate e sandboard
Skate e sandboard

Fique com o texto de 2007 explicando como era acampar no Parque Santa Teresa quando eu ia com mais frequência:

Um dos meus lugares preferidos

Desde os anos 90 acampo no Forte Santa Teresa e sou encantada por ele até hoje. Tenho ido acampar lá no mínimo uma vez por ano e toda vez é diferente. Coisas mágicas e surpreendentes podem acontecer. Já vivi momentos de intensa alegria e nostalgia. É um prazer acordar cedo quando o sol bate na barraca e o calor não dos deixa dormir, só assim para aproveitar bem o dia ou o lugar é tão relaxante que não dá vontade de fazer nada.

La Moza anos 90
La Moza anos 90

 

Cerro Chato anos 2000
Cerro Chato anos 2000

Como é acampar no Parque Santa Teresa

O acampamento em La Moza
O acampamento em La Moza

Adoro tomar café da manhã com vista pro mar e bater longos papos com os companheiros de camping, depois, passar o dia na praia, praticar esportes, estar entre amigos ou somente com alguém especial. É lindo ver a lua cheia surgir em alto mar e iluminar as noites sem luz. Poder se esquentar ao redor da fogueira preparando uma parrillada (cordeiro inteiro na grelha, miúdos, pimentão recheado com provolone e outras delícias), cantando ao som do violão, bebendo muita cerveja, vinho ou para as noites mais agitadas, uma tequila (tudo comprado bem baratinho no Chuy), ou simplesmente deitar na rede tendo a sensação que todas as estrelas estão acesas só pra mim e ficam se escondendo no balanço das folhas das árvores.

Fogo de chão
Fogo de chão

 

Violão ao redor da fogueira
Violão ao redor da fogueira

Tem noites que só se escuta o barulho do mar e do vento movimentando as copas das árvores. Já tem outras com muito barulho, vários tipos de música e gente gritando. E de repente alguém imita um pássaro, e esse som se espalha pelo parque tão alto que vários escutam e começam a imitar, a música pára e todos falam a mesma língua. Em noites assim já conheci muita gente interessante, às vezes pego a lanterna (sozinha ou com amigos) e saio procurando outro acampamento mais animado. Dessas noites surgiram amores, grandes amizades e muita história pra contar. Essa não é uma experiência só minha, sei de muitas histórias fantásticas desse lugar.

Festa ao redor da fogueira
Festa ao redor da fogueira

É muito bom estar em contato com a natureza desse jeito, sempre volto com as energias renovadas e com um sorriso no rosto dos momentos que vivi. Mas nem tudo são flores, depois de todos esses anos, na última Páscoa vivi coisas que jamais imaginei que poderiam acontecer comigo. Estava como guia de uma excursão (como tenho feito desde 2004) e no primeiro dia tudo foi tranquilo, montamos uma super estrutura e estávamos prontos para enfrentar eventuais contratempos (ventanias, temporais, animais indesejados, etc.).

Parrilla de cordeiro inteiro
Parrilla de cordeiro inteiro

 

Montando acampamento
Montando acampamento

Chegou a hora de procurar lenha no mato para fazer a fogueira, fomos eu Adrien e Boris (amigos franceses que estavam no parque pela primeira vez), eu consegui bater e derrubar com as lenhas uma colmeia de bichos voadores, peludos, pretos e com 2 listras amarelas!!! Mas eu não tinha percebido o que havia feito, quando vi eles voando ao meu redor resolvi ficar parada para não me atacarem, não adiantou, eles entraram dentro da minha roupa e me picaram, comecei a gritar e tirar a roupa até que Boris foi me ajudar e os bichos entraram na bermuda dele, foi horrível, saímos correndo, e enquanto isso Adrien havia se perdido no mato.

Ficamos com bolas no corpo e muita dor. Mesmo assim conseguimos aproveitar o resto do dia. Nesta mesma noite dormi com um escorpião (havia esquecido de colocar alho ao redor da barraca, que espanta alguns bichinhos peçonhentos), acordei e lá estava ele. Foi fácil matar, era um filhotinho.

Tudo molhado depois da chuva
Tudo molhado depois da chuva

No segundo dia começou a chover e não parou mais, cavamos caneletas ao redor das barracas e ficamos o dia todo bebendo, tendo conversas animadas embaixo da lona e a todo o momento alguém tinha que tirar a água acumulada pra não furar a lona. Mas tudo bem, fomos dormir animados até que no meio da noite eu senti que a água começou a entrar. Pensei em sair e cavar mais pouco para mudar o curso da água, quando abri a barraca veio uma enxurrada pra cima de mim, veio terra, galhos e muita água.

Tudo o que eu tinha molhou, acabei indo dormir no carro que estava lotado, pois todas as barracas estavam inundadas. No outro dia, continuava chovendo, descobri o motivo pelo qual a minha barraca foi a mais atingida. Todos fizeram canaletas que formaram um rio que acabava na porta da minha barraca. Voltei pra Porto Alegre, suja, com dor e com tudo molhado. Paciência, só espero que tenha sido só dessa vez, e que o parque continue sendo meu lugar preferido.

Inverno em La Moza
Inverno em La Moza

 

Animais soltos
Animais soltos

Aproveite que o Uruguai é um excelente destino para viagens de carro e alugue o seu no site da Rental Cars.

Se prefere ter todo o conteúdo para consultar durante a viagem e ainda ter sugestão de roteiros com mapa interativo detalhado, adquira o guia Uruguai de Carro.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

38 comentários

  1. Ahh que legal a nossa foto! Sempre vivi momentos felizes no Forte, contigo e tua família ou em excursão com amigos. Também adoro acampar lá, é um lugar perfeito pra desconectar e curtir no ritmo da natureza. Bjo!

    1. Faz anos que eu quero voltar, mas não em feriado. Quero encontrar o forte tranquilo

  2. Muito legal seu post, obrigado por compartilhar conosco essa experiencia, eu e meus amigos estamos nos preparando para fazer umas loucuras dessas. Continue compartilhando suas experiencias aqui vou ficar ligadinho.

  3. Muito bom este site de vocês, ele acaba tirando todas as dúvidas.

  4. Boa noite..vc teria para me repassar os contatos da hospedagem na Fortaleza de Santa Tereza? Pretendo ir para la no ano novo com duas amigas…obrigada

    1. Olá Deri

      Infelizmente não tenho essa informação. Sempre que tentei contato para reservar ninguém respondeu o e-mail. Para acampar é muito tranquilo chegar na hora, mas para alugar cabanas tem que chegar antes de lotar.

  5. Olá Oscar

    Que bom que gostou, sei exatamente o que passou e já vi que foi fisgado pelo lugar. Bem vindo ao clube! Viu que tem outros posts sobre o parque e região? Na coluna vermelha, veja os posts em cada país. É muito fácil circular por todo o Uruguay e ter experiências muito diferentes.
    abraço

  6. Olá, pessoal, estava lendo o Post pois tenho interesse em voltar ano que vem la.

    Fui na pasco em 2011 pra la, uma experiencia muito boa. Resolvi apenas participar do post e expor minhas experiencias.

    Eu nunca tinha entrado no uruguai, so tinha escutado falar do Forte. Comecei a ler na internet, pesquisar valores, sugestões, ideias e me toquei pra la. Fui eu minha esposa e mais um casal de amigos, nenhum de nos tinha ido pra la e foi muito legal.
    Logo de entrada na aduana, fui extorquido. Esqueci minha identidade e por sorte tinha levado meu passaport, o azar foi que ele estava vencido. O rapaz me chamou para uma sala nos fundos e pediu apenas um ´´churrasquinho“ pra eles. Dei o tal do churrasquinho ($$) e segui viajem.

    Cheguei no forte entrei e achei maravilhoso, foi uma sensação mto boa pois eu tinha conseguido chegar até la e deu tudo certo.

    Pegamos um chuvão na noite de sexta, de raios e trovoadas, ventos e pedra, mas fiz as tais valetinhas e deu tudo certo. No outro dia abriu um sol maravilhoso.

    So posso dizer que vale a experiencia, pretendo voltar na pascoa do ano que vem.

    Um abraço

  7. parabéns pelo texto, ajudou muito.
    estou querendo ir eu e meu merido agora em março no carnaval voce poderia me ajudar pq nao temos carro e teria que ir de onibus é facil o trajeto até lá?se vc puder add no msn
    obrigado

  8. OI Patricia

    Não tem como reservar é só chegar, e não se preocupe que sempre tem lugar. Claro que em feriados é bom chegar cedo para pegar os melhores.

    Existem 3 valores para acampar. Na área com mais infraestrutura (La Moza) custa R$36 o espaço para 6 pessoas. No resto do parque o valor fica R$24. E para mochileiros fica R$6 por pessoa. Tem que chegar e pagar na hora.

  9. Olá Marcelo
    Veja mais informações sobre o Parque no post indicado acima.

    R$ 36 é por grupo de até 6 pessoas por dia en La Moza, nas outras praias custa menos. Só tem luz elétrica em La Moza.

    Tem vários lugares bons pra escolher, mas no carnaval é lotado, não tem muito como escolher lugar, só chegando antes de sexta.

    Pode levar o que quiseres, mas se a vigilância sanitária (na estrada) te pega, vão apreender derivados de vegetal ou animal. Produtos industrializados pode. Se comprar no Chuy, lado Uruguaio, pega nota de tudo que eles não te tiram. E recomendo comprar coisas ali e não levar. No parque tem tudo o que precisas nos mercados. Só tem filas nessa época. Levar carne do Brasil é um desperdício, de dinheiro e sabor.

    Boa viagem, abraço

  10. Ola,

    Parabens pelo post, muito legal.

    Gostaria de umas informações tambem, é a primeira vez que vou, quero passar o carnaval la, você disse nos comentarios que o camping com melhor infra, é o de la moza? este 36 reais é o valor da diaria ou paga e fica quantos dias quizer?

    Dentro deste camping de la moza, tem alguma parte que você recomenda acampar, como é la?

    Outra coisa, ouvi falar que não pode levar nada, tem que comprar tudo la, comida, bebida? isto é verdade?

    Também ouvi falar que não tem luz elétrica no camping?

    Abraço.

  11. É possivel estacionar um Motor Home na praia de La Moza? Existe energia elétrica disponível para abastecer as baterias do Motor Home e água encanada?
    Atenciosamente,
    roberto Hammerle

    1. Olá Roberto

      É possível sim, mas é a praia que lota primeiro. Só em La Moza tem estrutura de luz e água encanada. No resto do parque pode conseguir se ficar próximo a um banheiro. Pode fazer amizade com os guardas que eles são super prestativos, devem indicar um bom lugar ou te avisar quando tiver espaço em La Moza. Eu só vi lotado nos feriados de réveillon, carnaval e páscoa.

      Não tem como reservar, mas se chegar e estiver lotado, as cidades próximas também têm campings. Punta del Diablo por exemplo.

  12. Oi Mariana, é bem tranquilo viajar com crianças para o parque, mas no carnaval e páscoa fica muito lotado, muitos brasileiros fazendo bagunça. Com certeza não são as melhores épocas para ter uma boa impressão de lá.

  13. Oi! Como vai?
    Gostaria de fazer uma viagem ali e saber se o Camping e seguro para crianças.
    Também vou para um aluguel Buenos Aires , mas já tenho toda essa informação.

  14. Olá
    Estou planejando acampar no Forte voce sabe algum site sobre camping para me indicar , como fazer reservar ? valores?

  15. Robertinha, tua cara de alegria nessas fotos nao esconde que eh teu lugar favorito! Cheers

  16. Esse lugar faz parte da nossa história!!! Revivi tudo, absolutamente tudo o que escreveste!!! E o vídeo, meu deus …parceria garantidaaaa!!! bj e parabéns!

  17. Oi!!

    Gostei muito sobre o que você escreveu! Você sabe me dizer se o camping funciona durante o ano todo, e se vai gente no inverno? Estou pensando em ir sozinho, vai alguém sozinho pra lá?

    Abraço,
    Eberti

  18. oi Eberti

    O parque fica aberto o ano inteiro, mas tem pouca gente, é muito frio. Não aguentaria acampar, a partir de setembro sim, mas mesmo assim a estrutura de banheiros não funciona bem, falta agua quente. Aconselho alugar uma cabana, são poucas, mas no inverno tem vagas. Ou se hospedar na praia ao lado (Punta del Diablo) onde tem várias pousadas ótimas. No verão muitos vão sozinho, no inverno como é vazio as pessoas vão em grupos. Tem que ir de carro, os ônibus que fazem todo o litoral só funcionam em alta temporada.

  19. Oi! Queremos ir para o uruguai no carnaval agora de 2010… vamos em 2 carros, 10 pessoas… queria ter uma idéia de valores para acampar e entrada no parque! Tu podes me ajudar com esas informações??? Obrigada!!!!

  20. Olá! Estou super interessada em fazer essa viagem, alguém poderia me passar informações sobre contatos, camping, valores???

  21. Oi Maurício

    Não tem como agendar é só chegar. Claro que em feriados é bom chegar cedo para pegar os melhores lugares.

  22. Oi Cati

    O Uruguai é parado no tempo, tudo continua igual há anos. A melhor época pra ficar no forte é a partir de novembro até antes do carnaval. Reveillon é bom já os outros feriados são muito lotados. Eu fazia excursões pra lá, mas faz 1 ano que me mudei pra São Paulo. Para carnaval e páscoa sempre tem excursões saindo de Porto. Ir de carro é bem tranquilo, só precisa tirar a carta verde e ter os documentos do carro em dia (proprietário viajando junto ou autorização em cartório). Qualquer dúvida podes perguntar. Bjs

  23. Olá Roberta,
    encontrei um post antigo seu sobre o Parque Santa teresa, no Uruguai. Sabes alguma empresa aqui de POrto Alegre que faça excursões pra lá?
    E pra ir de carro, é tranquilo?
    E o Reveillom? É possível passar lá?

    beijos

  24. Oi Milene

    Existem 2 valores para acampar.

    Na área com mais infra (La Moza) custa R$36 o espaço para 6 pessoas.

    No resto do parque o valor fica R$24

    Não adianta ligar, sempre tem lugar, é só chegar.

  25. Oi Helder, eu estava viajando. Se ainda puder te ajudar…
    Pode ir de moto, carro, ônibus, bike, skate, carona…
    Saindo do Chuy tem a linha Rutas de sol que funciona só no verão e pára em todas as praias do litoral uruguaio, é bem barato.
    O carnaval e páscoa não é nada tranquilo, acho que tem piorado a cada ano. Mas passar o verão lá ou ir nos outros feriados é maravilhoso.

  26. Oi! Seu relato era o que faltava para eu ter certeza que é no Parque de Santa Teresa onde quero me refugiar neste carnaval! Por favor, uma grande ajuda: existe como chegar lá de ônibus? Estar no Parque sem carro/moto, é possível?

  27. Oi Leandro

    Excursão só pode ficar na área sem luz. Mas tem banheiros próximos. O custo é R$6 por pessoa. Tem que chegar e pagar na hora, não precisa reservar. Tem um e-mail, mas nunca me responderam.

  28. sou de arroio grande /rs , tenho uma agencia de turismo , e to bem afim de levar uma excursão para o forte santa tereza na pascoa , tens algum site sobre camping para me indicar , como fazer reservar ? valores? meu e-mail eh leandroucpel@hotmail.com

    agradeço se me conseguires alguma informações

    obrigado

    se quiseres podes me add no msn ok

    bjos

  29. Vou a Triplice Fronteira agora em janeiro, vou de carro, o que vc me sugere?

    Poxa, meu esposo tem a identidade antiga, mas tem outra do CREA, vc sabe me informar se ele consegue cruzar as fronteiras comigo?

    Fiquei sabendo sobre isso essa semana, fiquei desesperada pois ele está trabalhando embarcado e só sai 26/12.

    Adorei seu post de fotos e comentários. Parabéns!

    Obrigada desde já!

  30. ola! tu viaja a tempos para uruguai, intão tu deves saber alguns sites relacionados a viagens para la… com algumas informaçoes de rota, postos de abastecimento, distância… obrigado desde ja

  31. Olá

    Você viaja de carro para o Uruguai?

    Vamos agora no carnaval pro Forte, gostaria de obter algumas informações. Podes me add no msn?

    Abraços e parabéns pelo texto, muito legal!

    Claudia Machado

    POA-RS

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.