Caçapava do Sul

Melhores fotos da #RotaFarroupilha

E setembro chegou! Como sempre acompanhado do orgulho gaúcho em celebrar as tradições nas festas espalhadas por todo o Rio Grande do Sul. Dia 20 de setembro é comemorado o Dia do Gaúcho por ser a data de início da Revolução Farroupilha. A revolta mais longa da história do Brasil durou de 1835 a 1845 percorrendo todos os cantos do Estado e além das fronteiras. Inspirados nesta longa e sangrenta viagem, partimos entre amigos rumo a #RotaFarroupilha.

Neste roteiro de 11 dias de carro, paramos em 17 cidades em busca das nossas origens e das possibilidades de fazer turismo pelo Rio Grande do Sul nos dias de hoje. Passamos frio, pegamos chuva e vivemos perrengues. Mas também nos divertimos, nos surpreendemos, redescobrimos a história por outros pontos de vista e claro, tiramos belas fotos.

Segue o resumo visual desta experiência realizada no inverno para inspirar viajantes a fazerem o mesmo em qualquer estação do ano. Todas clicadas por mim. E no final das imagens, veja a nossa conclusão e não deixe de clicar nos nomes das cidades para saber o que cada uma tem a oferecer.

Melhores fotos da #RotaFarroupilha

Campo florido de canola em Santa Margarida do Sul, Rio Grande do Sul - Brasil#RotaFarroupilha

Arroio Pelotas

Rio Grande
Bagé

Rosário do Sul
Lago azul na mina a céu aberto
Minas do Camaquã em Caçapava do Sul

Vitivinícola Cordilheira de Santana

Outro visual do Passo da Cruz

Estrada de ferro desativada

Cordilheira de Santana fotografada no verão

São José do Norte

Porta no centro histórico

Lancha chegando no final da tarde

Porto Alegre

IMG_1521roteiro_porto_alegreIMG_1529_cisne_branco_porto_alegre

Por fim, concluímos que todas as paradas valeram a pena, algumas necessitam paciência ou poucas horas, enquanto outras exigem uma estada longa ou desbravadora. Pode ser na corrida como fizemos ou em saídas de final de semana. Pode ser em ônibus, excursão e até a cavalo. O importante é partir e ver como o interessante pode estar ali na cidade ao lado.

A viagem #RotaFarroupilha é um projeto do Territórios em parceria com As Peripécias de uma FlorCafé ViagemMochilinha Gaúcha e participações especiais de Andarilhos do Mundo e da jornalista Criz Azevedo. O roteiro teve o apoio de empresas regionais como BC&M Advogados e Agropecuária Sallaberry, além do suporte do Sebrae Costa Doce e de algumas secretarias de turismo. A ideia surgiu ao saber da Rota Caminho Farroupilha elaborada pelo Sebrae RS e oferecida como pacote turístico pela Tchê Fronteira Turismo.

rotafarroupilha

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site e fotógrafa. Há 11 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo.