E setembro chegou! Como sempre acompanhado do orgulho gaúcho em celebrar as tradições nas festas espalhadas por todo o Rio Grande do Sul. Dia 20 de setembro é comemorado o Dia do Gaúcho por ser a data de início da Revolução Farroupilha. A revolta mais longa da história do Brasil durou de 1835 a 1845 percorrendo todos os cantos do Estado e além das fronteiras. Inspirados nesta longa e sangrenta viagem, partimos entre amigos rumo a Rota Farroupilha.

O texto continua após os serviços recomendados.

Leia todos os artigos sobre o Rio Grande do Sul

Ingressos e passeios na Serra Gaúcha e outros destinos

Alugue um carro e rode pelas estradas gaúchas com maior liberdade

Neste roteiro de 11 dias de carro, paramos em 17 cidades em busca das nossas origens e das possibilidades de fazer turismo pelo Rio Grande do Sul nos dias de hoje. Passamos frio, pegamos chuva e vivemos perrengues. Mas também nos divertimos, nos surpreendemos, redescobrimos a história por outros pontos de vista e claro, tiramos belas fotos.

Segue o resumo visual desta experiência realizada no inverno para inspirar viajantes a fazerem o mesmo em qualquer estação do ano. Todas clicadas por mim. E no final das imagens, veja a nossa conclusão e não deixe de clicar nos nomes das cidades para saber o que cada uma tem a oferecer.

Melhores fotos da Rota Farroupilha

IMAGENS À VENDA

quero dicas do Brasil

Por fim, concluímos que todas as paradas valeram a pena, algumas necessitam paciência ou poucas horas, enquanto outras exigem uma estada longa ou desbravadora. Pode ser na corrida como fizemos ou em saídas de final de semana. Pode ser em ônibus, excursão e até a cavalo. O importante é partir e ver como o interessante pode estar ali na cidade ao lado.

AS CIDADES
PORTO ALEGREGUAÍBA, CAMAQUÃ, SÃO LOURENÇO DO SUL, RIO GRANDESÃO JOSÉ DO NORTEPELOTASPIRATINI, PINHEIRO MACHADO, CANDIOTABAGÉDOM PEDRITOSANTANA DO LIVRAMENTO (bonus RIVERA), ALEGRETE, ROSÁRIO DO SULSÃO GABRIEL e CAÇAPAVA DO SUL

Esta cidade é um dos destinos da Rota Farroupilha. Se prefere ter todo o conteúdo sobre este itinerário para consultar durante a viagem e ainda ter sugestão de roteiros com mapa interativo detalhado, adquira o guia Guia RS Rota Farroupilha >>

Guia RS pra levar na viagem e ler em qualquer aparelho

A viagem #RotaFarroupilha é um projeto do Territórios em parceria com As Peripécias de uma FlorCafé ViagemMochilinha Gaúcha e participações especiais de Andarilhos do Mundo e da jornalista Criz Azevedo. O roteiro teve o apoio de empresas regionais como BC&M Advogados e Agropecuária Sallaberry, além do suporte do Sebrae Costa Doce e de algumas secretarias de turismo. A ideia surgiu ao saber da Rota Caminho Farroupilha elaborada pelo Sebrae RS e oferecida como pacote turístico pela Tchê Fronteira Turismo.

#RotaFarroupilha

Você está em INICIAL » BRASIL » RIO GRANDE DO SUL » Melhores fotos da #RotaFarroupilha
Autor Roberta Martins

3 Comments

1. Algumas serão furtadas, sem dó ou piedade, mas juro que colocarei os créditos (tenho medinho da pelotense)!!!! Lindo álbum, RÔ. Bjs!

• Roberta Martins Reply

Fique à vontade Paula, pode usar sem dó