As entradas para a praia Brava são assim

Litoral do Uruguai: 11 praias no Oceano Atlântico


Verão chegando… vontade de ir para praia só aumenta. E a minha rota de fuga mais frequente sempre foi o litoral do Uruguai. Primeiro por ser perto e ter trânsito tranquilo, quando estou no extremo sul do Brasil. Segundo, porém nada menos importante, pela cultura e alto astral encontrados na alta temporada. A melhor época para aproveitar as praias uruguaias começa agora e vai até a Páscoa.

As praias famosas (e de estilos completamente diferentes) como Punta del Este, José Ignacio e Punta del Diablo ficam lotadas a partir do ano novo até o carnaval. Mas os cerca de 250 km de costa banhadas pelo Oceano Atlântico guardam trechos desertos e com algumas surpresas. Eu adoro pegar um mapa e sair de carro entrando nas estradas de terra só para ver onde vai dar. Ou explorar o que der a pé, atravessando as formações rochosas que dividem a maioria das praias. E como o país é plano, também pode percorrer em bicicleta.

11 praias no litoral do Uruguai

Para quem nunca esteve nas praias uruguaias, é preciso saber o quanto são diferentes das nossas (de Santa Catarina para cima). Não tem aquele mar com água agradável para o banho, vegetação exuberante e paisagens de tirar o fôlego. Passar um verão no Uruguai é uma experiência válida por tudo o que engloba (culinária, tradição, cultura, pessoas…) e não pelas belezas naturais. É bonito, mas quem não tem isso em mente pode se decepcionar com a água congelante e marrom ou passar o maior frio de noite. Mas pode haver exceções! Se tiver sorte, é possível encontrar um mar verde transparente com temperatura refrescante para dar um mergulho.

Veja a seguir as 11 praias, dos departamentos de Rocha e Maldonado, que recomendo como base ou ponto de partida para explorar o litoral do Uruguai. Logo abaixo tem um mapa com as principais rotas e todas as praias por onde já passei, além de dicas úteis para o verão. E nos comentários quero saber de quem já foi: qual a sua praia preferida e como ela foi explorada?

Em Punta del Este

O destino mais desejado do Uruguai oferece quatro praias ao redor de uma península: Mansa, Los Ingleses, El Emir e Brava. O caminho de uma pra outra não é perto, mas agradável de fazer a pé e passa por Los Dedos e o porto. Agora, se a ideia for explorar as duas mais famosas, é bom estar de carro porque táxis são raros e transporte público nem sempre funciona. Outra opção é contratar um city tour e passar nos principais pontos em algumas horas. Pode ser em grupo ou privativo.

Na parada 7 da Praia Mansa, Punta del Este, Maldonado - Uruguai
Pôr do sol na parada 7 da Playa Mansa
  1. Playa Mansa

Onde o Rio da Prata encontra o mar e dá início, ou fim, ao litoral do Uruguai. A mistura deixa as águas calmas e com temperaturas mais agradáveis. Enquanto a areia vira plateia para assistir ao pôr do sol e esportes náuticos de alguns dos vários paradouros.

  1. Playa Brava

Mar aberto com ondas agitadas e um monte de espaços vazios. O povo se concentra perto do Monumento Los Dedos ou nos paradores em bem menos quantidade que o outro lado da península.

Leia: Desmistificando Punta del Este

Em La Barra

É onde os mais jovens se encontram nas festas e nas praias. Hotéis pé na areia, lojinhas descoladas, antiquários e restaurantes bacanas dão o tom despojado nas três praias: La Barra, Bikini e Montoya. O trânsito engarrafado, inexistência de transporte público e falta de estacionamento podem deixar o passeio estressante. Portanto, chegue cedo ou se hospede por perto.

  1. Playa Bikini

Distante 10 km de Punta del Este está o verdadeiro agito de toda a região de Maldonado. Surfistas ditam moda e espalham pranchas e cangas por cada cantinho disputado de areia.

Playa Montoya
Playa Montoya
  1. Playa Montoya

Basta caminhar alguns minutos para o cenário ficar bem mais vazio e silencioso na praia ao lado.

Em José Ignacio

Desde que Punta del Este foi invadida por uma massa de turistas, alguns frequentadores se mudaram para José Ignacio. O resultado foi a concentração dos hotéis, restaurantes e serviços de luxo na península de apenas 2 km. E mais uma vez, não serve para quem depende de transporte público. Uma alternativa é tour saindo de Punta del Este.

Playa Mansa de José Ignacio
Playa Mansa de José Ignacio
  1. Playa Mansa

Como indica o nome, é a praia de astral e mar mais tranquilos. Recomendada para ver o pôr do sol.

  1. Playa Brava

Passando o farol vem a praia movimentada pelos paradouros requintados e mar agitado.

Leia: José Ignacio só vale no verão?

Em La Paloma

Chegamos à Rocha direto para a melhor estrutura do departamento. Embora perto de José Ignacio, a Laguna de Rocha nos obriga a dar uma bela volta. Mas as opções de transporte ficam mais democráticas e o estilo dos turistas mais alternativo. La Paloma possui construções históricas e diversas praias: Solarí, Zanja Honda, Anaconda, Los Botes, El Cabito, La Balconada, Bahia Chica e Bahia Grande.

  1. La Balconada

É a praia mais famosa e preferida dos mais jovens. Tem restaurantes elegantes e um belo pôr do sol.

Farol em La Paloma
Farol em La Paloma (Crédito: Edgardo W. Olivera)

Em La Pedrera

Considerado o melhor pico de surfe em Rocha, é como um refúgio descolado e ainda pouco explorado na maior parte da temporada. Quando chega o carnaval tudo mudo porque é a praia mais animada do país. Os foliões saem às ruas fantasiados em busca de diversão e seguem noite à dentro. Lembrando que o carnaval no Uruguai dura 40 dias. Apenas começa no mesmo dia que o nosso. São duas praias: El Desplayado e El Barco.

  1. El Barco

Onde jovens e surfistas de todas as idades se encontram. O nome foi inspirado no barco encalhado em 1971 que ainda esta em decomposição na areia.

Praia em La Pedrera
Praia em La Pedrera

Em Cabo Polonio

O vilarejo, de menos de 100 moradores, foi transformado em reserva protegida e chega a receber 3 mil turistas na alta temporada. Mesmo com infraestrutura limitada e difícil acesso. É um lugar de convergência de animais marinhos como lobos, leões, tartarugas, botos e baleias. São duas praias: Norte e Sur.

  1. Playa Sur

É o primeiro cenário vista por quem chega a Cabo Polonio e pode ter mais ou menos atrações conforme a temporada. Na última ida não havia estrutura alguma, mas continua tendo as casas mais legais e o melhor ponto para ver o pôr do sol.

Playa Sur em Cabo Polonio
Playa Sur em Cabo Polonio

Leia: Experimente a noite de Cabo Polonio

Em Punta del Diablo

A praia de pescadores mantém o charme rústico e continua pequena apesar do crescimento acelerado dos últimos anos. Os verões são sempre agitados nas ruas do centro. São três praias: La Viuda, Los Pescadores e Del Rivero

  1. La Viuda

La Viuda é a que eu mais gosto por poder escolher espaços mais calmos. É mais afastada do centro e tem o mar mais agitado.

Playa La Viuda
Playa La Viuda

Leia: Era uma praia de pescadores

No Parque Santa Teresa

Situado em área militar, Santa Teresa é o maior parque do Uruguai e foi projetado ao redor da Fortaleza de Santa Teresa, de 1762. É ótimo para quem gosta de camping na natureza. É possível tanto acampar com muita gente e infraestrutura por perto ou isolar-se totalmente.

  1. La Moza

É a praia com melhor estrutura para quem vem passar o dia ou acampar e a única com entrada direta pela rodovia. Costuma ter luais e bares animados na beira do mar.

La Moza em Sante Teresa
La Moza em Sante Teresa

Leia: A Fortaleza e o Parque Santa Teresa

Quer saber mais sobre o litoral do Uruguai?

Este texto também é a deixa pra lançar mais uma novidade! Pensando em quem já conhece o país ou agora só quer saber das praias, fiz uma seleção especial do guia Uruguai de Carro contemplando o trecho que passa pelo Litoral do Uruguai. Um novo guia menor e mais econômico para ajudar a planejar e consultar durante a viagem. Gostou? Clique na imagem para saber como adquirir somente esta parte. Litoral do Uruguai

URUGUAI – GUIA DO LITORAL

Arquivo em PDF / livro  download

R$29,90

  • Dicas para percorrer as principais praias em 51 páginas;
  • Sugestões de hotéis, restaurantes e atrações;
  •  Mapa interativo com rotas;
  •  Guia de Cidades banhadas pelo Oceano Atlântico;

 

Litoral uruguaio mapa

Como se vestir e o clima de verão no Uruguai

O verão pede roupas leves, mas uma calça e echarpe podem ser úteis nas noites mais frias. Casaco, meias e sapatos confortáveis são essenciais em qualquer época do ano. Isto porque sempre esfria quando sai o sol e o vento insiste em soprar. O clima no Uruguai é o mesmo da região sul do Brasil com as quatro estações definidas. O verão não tem calor sufocante, mas tem o vento gelado, principalmente a noite. Janeiro é o mês mais quente com temperaturas entre 28 e 16 graus.

Tome Nota

Para aproveitar o litoral do Uruguai não esqueça de usar protetor solar e óculos de sol devido à alta incidência de raios solares. O buraco na camada de ozônio está exatamente sobre o país.

Aproveite que o Uruguai é um excelente destino para viagens de carro e alugue o seu no site da Rental Cars.

Se prefere ter todo o conteúdo para consultar durante a viagem e ainda ter sugestão de roteiros com mapa interativo detalhado, adquira o guia Uruguai de Carro.

Foto de La Paloma é Creative Commons.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

1 comentário

  1. Todo litoral do Uruguai, praias lindas, me apaixonei por cabo polônio. Cabo polônio a noite é inesquecivel, jamais tinha visto um céu tão estrelado. Vale a pena ficar uma ou duas noites, mas vá preparado sem celular, longe da internet, sem luz , apenas alguns lugares tem a bateria ou vela, vale muito conhecer é viver a experiência, sem contar a energia do lugar contagiante!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.