ilha do mel dicas

Dicas aos viajantes Ilha do Mel

Depois de contar em detalhes todas formas de chegar e circular na Ilha do Mel, hoje trago as informações úteis e dicas práticas para visitar a ilha. Vai encontrar conforto e infraestrutura rústica em meio a natureza preservada. E isto significa que é preciso cuidar o que levar na bagagem e tomar algumas precauções antes de ir.

Dicas Ilha do Mel

Capela no alto do morro em Encantadas
Capela no alto do morro em Encantadas

Quando ir e por quanto tempo ficar

Os dias mais quentes pra pegar praia vão de setembro a abril, sendo a alta temporada no verão e feriados. O mês não indicado é novembro por ser época de mutuca, quando nem repelente resolve.

Três dias com sol são suficientes para conhecer toda a ilha, mas dá vontade de ficar mais e voltar nos melhores lugares. Para mim faltou conhecer três praias e a Estação Ecológica, talvez se tivesse feito sol todos os dias, eu tivesse conseguido passar por todas. Porém, chove bastante em todos os meses e pegar sequência de dias ensolarados é raro, mas não impossível.

Onde ficar e o que levar

Pousada na Ilha do Mel: Adorei me hospedar na FAVO DE MEL e indico outras 3 neste artigo.

  • O QUE LEVAR PARA ILHA DO MEL:

Não há farmácias, leve os REMÉDIOS que possa precisar

Não tem caixa eletrônico e nem todos os estabelecimentos aceitam cartões. Leve DINHEIRO em espécie

REPELENTE é imprescindível

LANTERNA para voltar das trilhas, das festas e dos restaurantes a noite. A ilha não tem iluminação pública

Não tem calçamento, leve TÊNIS e chinelo para se sentir confortável

Guarda chuva, capa de chuva e casaco IMPERMEÁVEL ajudam

Atenção ao PESO, você vai carregar a bagagem ao chegar e partir, ou pode contratar um carregador

No inverno faz bastante frio, leve ROUPAS para se esquentar

Maré baixa na Praia do Istmo
Maré baixa na Praia do Istmo

Maré e o transporte

Mudança das marés: fique atento na hora de fazer trilhas longas, algumas faixas de areia somem na maré alta.

Transporte: Carros não são permitidos, mas bicicletas sim. Quando cansar de caminhar, alugue em vários lugares para percorrer a maioria das praias pedalando.

Praia Mar de Fora vazia no meio da semana
Praia Mar de Fora vazia no meio da semana
  • ONDE COMER:

VILA SUSHI

É para quando dá aquele desejo de comer sushi, tem pratos diferentes e tradicionais preparados na hora e na sua frente. Bom atendimento e pratos saborosos com preços compatíveis com a culinária japonesa. Não abre o ano todo, somente nos feriados e alta temporada. Dei sorte de pegar semana de feriado em setembro. O local é seguindo a rua do trapiche alguns metros depois da curva. Na dúvida pergunte aos moradores.

TOCA DO ABUTRE

Fica ao lado do trapiche e estava sempre aberto quando passei por ele. É bar, restaurante e balada com refeição para todas as horas. Fiquei só nos lanches e achei os preços razoáveis.

CAFÉ DAS MENINAS

Uma dica da pousada Favo de Mel que não deu tempo de aproveitar, mas foi bem recomendado. É dentro da Pousada das Meninas, no final da rua do trapiche ao lado esquerdo. Funciona no jantar durante a alta temporada e aos finais de semana na baixa temporada.

Café da manhã na Favo de Mel
Café da manhã na Favo de Mel

CAFÉ DA MANHÃ DA POUSADA
FAVO DE MEL

Foi onde me hospedei e tomei café da manhã ao ar livre com o canto dos passarinhos. A preferência é dos hóspedes, contudo, se não estiver lotado vale perguntar o preço e fazer uma bela refeição em ambiente tranquilo. Na rua do trapiche passando o sushi.

TOCA DA ILHA

É um dos restaurantes na beira da praia de Dentro, em Encantadas. O custo benefício é ótimo e conforme o prato, comem três. O risoto de marisco tem um tempero ótimo, é farto e barato. Pedi meia porção e só comi um terço.

Vila de Fortaleza
Vila de Fortaleza

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site e fotógrafa. Há 11 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo.

Deixe uma resposta