fbpx
Surfista na guarda-do-embau

Praia da Guarda do Embaú recebe o título de Reserva Mundial do Surfe


Esta é a 9ª Reserva Mundial de Surfe (RMS) e a primeira do Brasil a receber este selo. Luciano Nagel foi conferir a cerimônia pessoalmente e nos conta a seguir.

Vamos nos energizar e meditar na Guarda do Embaú? Conheça o tour

AGILIZE SUA VIAGEM
Veja opções de excursões, ingressos e transfer em Florianópolis, Bombinhas e Balneário Camboriú

Inauguração da placa Reserva Mundial de Surfe
Inauguração da placa

Praia da Guarda do Embaú (SC) recebe o título de Reserva Mundial do Surfe

A praia da Guarda do Embaú, balneário situado na região de Palhoça em Santa Catarina recebeu no final de semana (26) o título de Reserva Mundial do Surfe. O certificado internacional foi concedido pela Ong Save The Waves Coalition (STW) da Califórnia (USA) com um modelo de prancha em madeira e uma placa alusiva em homenagem cravada na trilha de acesso à praia da Guarda próximo às margens do Rio da Madre. 

O diretor-executivo da Ong Save The Waves Coalition (STW), Nik Strong, disse que é uma honra estar e surfar na Guarda do Embaú. ”Este lugar realmente é incrível, vocês têm muita sorte de viver neste local. Foi um longo caminho para chegar aqui”, discursou em espanhol para dezenas de pessoas que presenciaram o evento. Entre os espectadores, estavam feras do surfe de renome internacional como o lendário e carismático Ricardo Bocão, criador da prancha quatro quilhas e do primeiro programa de surf brasileiro na TV – Realce, ícone dos anos 80, a surfista Tainá Hinckelfilha do shaper Carlos Caixote da Guarda e Adriano de Souza, mais conhecido como “Mineirinho”, campeão mundial de surfe em 2015 no World Surf League.

O diretor-executivo da Ong Save The Waves Coalition (STW), Nik Strong
Nik Strong discursa ao lado de Mineirinho

O californiano Nik Strong, em seu discurso junto à comunidade, ressaltou que a Ong Save The Waves Coalition selecionou a praia da Guarda do Embaú embasada em quatro critérios, entre eles “a qualidade de consistência das ondas, as características ambientais, a história e cultura do surf e a capacidade de governança e apoio local da comunidade”, comentou. Nik reconheceu ainda que existem muitas “ameaças” a atual reserva ambiental que engloba a Guarda do Embaú. “Há muitas coisas que fizemos juntos com a comunidade que vive na Guarda. Temos um plano estratégico para enfrentar as ameaças que nos rodeiam, como, por exemplo, impedir a especulação imobiliária, que está de olho na região. É fundamental o apoio da comunidade para fazer que se cumpram as leis para cuidar dessa reserva”, lembrou Nik.  

Na linha do mesmo discurso, o ator e embaixador no Brasil da Campanha “Mares Limpos” da Organização das Nações Unidas (ONU), Mateus Solano destacou.  “Eu só tenho a agradecer e gostaria de reforçar o que o nosso gerente da Reserva Mundial de Surfe, Marcos Aurelio Gungel (Kito) disse: não adianta nada a gente fazer esta placa e não cuidar. Um dos grandes problemas do Brasil, é que o país tem leis maravilhosas, mas infelizmente não são cumpridas, não são fiscalizadas. Somos nós que temos que fiscalizar, o povo precisa se ajudar. Governo nenhum, empresa nenhuma vai mudar se a população, os próprios eleitores não cobrarem estas atitudes. É nossa responsabilidade de fazer um mundo melhor”, afirmou o ator Solano.

Mateus Solano discursa sobre a Reserva Mundial de Surfe na Guarda do Embaú
Tainá Hinckel e Mateus Solano

Considerada há décadas como uma das praias mais bonitas do Brasil, a praia da Guarda do Embaú (SC) vem sofrendo constantemente com a ocupação urbana desordenada e com a ausência de fiscalização por parte do poder executivo municipal. No local, não há sistema público de tratamento de esgoto. Há mais de dez anos a prefeitura de Palhoça realiza uma batalha na Justiça Federal com o MPF (Ministério Púbico Federal) ao invés de cumprir as sentenças que a obriga a criar redes de coleta e tratamento de esgoto dentro dos prazos estabelecidos.

Quais são as Reservas no mundo?

Entre as Reservas Mundial de Surfe, de acordo com Ong Save The Waves Coalition, estão: a praia de Malibu (Califórnia/USA), Ericeira (Portugal), Manly Beach (Austrália), Santa Cruz (Califórnia/USA), Huanchaco (Peru), Bahia de Todos os Santos (México), Punta de Lobos (Chile), Gold Coast (Austrália), Guarda do Embaú (Brasil), Noosa (Austrália) e Punta Borinquen (Porto Rico).

Ricardo Bocão e Luciano Nagel no dia que a Praia da Guarda recebeu o título Reserva Mundial do Surfe
Ricardo Bocão e Luciano Nagel

© Todos os direitos reservados. Relato 100% original. Fotos de Luciano Nagel e Willian Zimmermann.

Luciano Nagel

Luciano Nagel

Jornalista, gaúcho, 42 anos e casado com uma chilena. Atualmente trabalha como correspondente para alguns jornais de grande circulação do Brasil e exterior.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.