10 Grandes Experiências em 10 Anos: o livro e a origem

A publicação prometida há meses chegou! 10 Grandes Experiências em Viagens não é exatamente um livro impresso como o desejado, mas é digital e ilustrado. Hoje divago sobre ele e a história que deu origem a tudo isso aqui.

10 anos de Territórios! Era impensável ver a minha brincadeira de escrever sobre viagens tomar tamanha proporção e ajudar tantos viajantes como aconteceu na última década. O hobby da menina (leia até o final para entender), virou o plano B da publicitária desencantada e agora celebra o sucesso presenteando os leitores com a seleção das 10 Grandes Experiências em Viagens. Todas vividas e relatadas por mim aqui no site, agora revisadas e adaptadas ao formato pdf para serem lidas a qualquer hora e lugar.

A ideia era ter lançado em maio, na época do aniversário, mas faltava uma experiência no continente asiático. Então fui festejar os dez anos por lá a procura de uma atividade emocionante, porém, nenhuma superava as vividas na África, por exemplo. Por sorte ou destino, em seguida surgiu um convite do Ministério do Turismo da Indonésia para descobrir suas maravilhas. Resolvi deixar o projeto para o final do ano com a forte intuição de algo sensacional por vir nesta nova viagem. Dito, vivido e já relatado aqui.

Por fim, a seleção foi mais difícil do que eu esperava. Se fosse apenas pelo meu gosto pessoal, trilhas e safaris iriam predominar. Ciente do amplo e diversificado gosto do leitor, era preciso criar regras para escolher apenas dez artigos contemplando mais atividades. Procurei as vivências mais intensas por continente, tentei variar pelo tipo e ficou assim: um safari, uma festa popular, uma experiência gastronômica completa, um momento selvagem, uma hospedagem paradisíaca e cinco esportes de aventura. Sendo os destinos Quênia, Brasil, Itália, Argentina, Indonésia, Austrália, Peru, Barbados e África do Sul.

Fotografia dos colaboradores
Fotografia dos colaboradores

E como o sucesso do Territórios é a qualidade do conteúdo, divido este mérito com viajantes amigos, leitores e profissionais que já colaboraram apresentando excelentes fotos e textos de viagem. Por isso, o capítulo fotografia é deles. Depois da pré-seleção das imagens publicadas no site, pedi para os leitores definirem as 10 mais bonitas. Eles escolheram enviando comentários e curtidas pelas redes sociais.

 

10 Grandes Experiências em Viagens

O resultado está aí, um presente exclusivo para os leitores que assinam a newsletter do Territórios usarem de inspiração nas suas próximas viagens. Ficou com vontade e ainda não recebeu por e-mail? Entre na lista e fique à vontade para sair quando quiser ou escolher temas de interesse.

O pdf contém:

  • A seleção das viagens mais intensas escolhidas por continente e atividade.
  • 10 melhores fotografias em mais de 300 artigos de viajantes.
  • O melhor de 10 anos de conteúdo para ler onde e como quiser.

Clique para entrar na lista

 

A origem ou porque escrevo sobre viagens

Há tempos me pedem para eu escrever a minha história mais completa do que a exibida no perfil de autor do site. Pois vou aproveitar a nostalgia de organizar as 10 Grandes Experiências em Viagens para mostrar como o Territórios é muito além de um hobby ou trabalho. É a minha vida, uma folhinha plantada na infância foi tomando forma e crescendo junto comigo.

O Territórios completou dez anos em 2016, mas o hábito de contar histórias começou lá nos anos 80, quando descobri a palavra escrita. Me encantei com a ideia de expressar em diários de papel e poder reler quando desse vontade. Como viajava bastante de carro com meus avós, foi fácil definir o tema que nem precisava ser secreto, mas eu guardava com chave e decidia quem teria acesso aos meus causos de viagem.

A plataforma mudou para as agenda na adolescência, lida somente pelas melhores amigas. O tema diversificou incluindo festas de garagem, ídolos e namoradinhos. Mas bastava chegar o tempo das férias escolares para trocar tudo pelas jornadas com meus avós e os relatos de viagem tomavam conta das páginas coloridas por recortes de revista, desenhos e lembranças de cada momento (papéis, ingressos, porcarias diversas…).

Tenho bem guardadas as memórias dos 10 aos 17 anos
Tenho bem guardadas as memórias de viagens dos 10 aos 17 anos

Os caderninhos de anotação vieram na transição para a fase adulta e me acompanham até hoje para não esquecer dos detalhes. Neste meio tempo conheci a internet, o Blogspot, os hiperlinks e decidi mudar do papel para o virtual quando embarquei para o meu primeiro mochilão. O destino foi uma aventura épica no Peru cujo diário, atualizado por aqui durante a viagem, foi o início do querer compartilhar e trocar informações com o mundo… há 10 anos.

Agora diz você se essas histórias já foram fonte de inspiração ou ajuda nas suas viagens.

 

©Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Se achou útil, Flip it! Se gostou das imagens, Pin it!

 

 

 

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site e fotógrafa. Há 11 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo.

Deixe uma resposta