fbpx
Praia em Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis

Grande Florianópolis: turismo além da ilha


O viajante com planos de conhecer Floripa, costuma pensar direto na ilha e ignora o fato da capital se estender além da ponte Hercílio Luz. Já quem vai com frequência e fica em São José como eu, se sente em Floripa porque os limites com os municípios vizinhos são invisíveis aos olhos do visitante. A verdade é que a Grande Florianópolis tem uma série de atrativos com ótima infraestrutura de lazer e serviços. Inclusive, pode ser mais prático se hospedar desse lado conforme a época e interesses. 

Além da natureza exuberante e opções de aventura em toda a região, há estâncias de águas termais; cidades históricas; excelente gastronomia; e belíssimas praias entre Governador Celso Ramos e Palhoça. Se nunca ouviu falar nesses lugares, deve conhecer a mais famosa delas — a praia da Guarda do Embaú. 

 

Somente Palhoça, Biguaçu, São José e a capital formam a região metropolitana. Quer saber quais são as cidades que fazem parte da Grande Florianópolis? Ao total, 22 municípios integram e destaco os visitados como Santo Amaro e Governador Celso Ramos, além dos já mencionados. Antes, vou explicar porque e quando acho mais interessante ficar fora da Ilha de Santa Catarina.

Vamos nos energizar e meditar na Guarda do Embaú? Conheça o tour

AGILIZE SUA VIAGEM
Veja opções de excursões, ingressos e transfer em Florianópolis, Bombinhas e Balneário Camboriú

https://www.instagram.com/p/Bf_DMyshvqP/

Onde ficar na Grande Florianópolis

Quem vai pela primeira vez, certamente vai escolher uma das 42 praias ou o centro e faz certo, afinal, a maioria das atrações está do lado de lá. Por outro lado, a ilha não tem estrutura para acomodar bem a quantidade de turistas que recebe nos feriados e auge do verão. Falta água e luz, há inundações quando chove, engarrafamentos e, nas últimas semanas, caiu um pedaço da ponte por falta de manutenção! Não aconteceu nada grave, mas estava lá e dava para perceber o quanto isto tem preocupado os moradores da Grande Florianópolis. 

Portanto, deixo algumas dicas para os marinheiros de primeira viagem que visitam na alta temporada: 

  • Escolha o local e planeje para fazer todo o possível pelos arredores. 
  • Se for além de um feriado ou fim de semana, experimente conhecer bem uma zona e depois trocar a hospedagem para outra região, explore as proximidades e assim por diante. 
  • Descubra os horários de pico no trânsito e fuja deles na hora de circular entre os bairros. 
  • Se o roteiro inclui passear pelo Vale Europeu, Palmas do Arvoredo, Guarda do Embaú ou algumas das cachoeiras da Mata Atlântica, escolha ficar no continente para ter acesso mais rápido a BR 101.

ENCONTRE MAIS DE 1.000 HOSPEDAGENS NO LITORAL

Conheça a Grande Florianópolis além da ilha

Ainda na capital, os moradores dos bairros Coqueiros, Capoeiras e Estreito têm vista privilegiada para a ilha e dispõem de toda a infraestrutura para evitar pegar o trânsito da ponte até o centro. Inclusive, a região metropolitana possuí três áreas chamadas Beira Mar, além da famosa Beira Mar Norte, existe a Beira Mar Estreito e a Beira Mar de São José. Todas super agradáveis e com comodidades semelhantes para passear ou praticar esportes.

Beira Mar Estreito
Beira Mar Estreito

Destaco agora, quais destinos recomendo com várias dicas gastronômicas na Grande Florianópolis:

Coqueiros

O bairro nobre tem a Via Gastronômica de Coqueiros com vida noturna e alguns dos restaurantes mais renomados da capital, o Parque de Coqueiros e praias. Inclusive, a mais bonita tem até lenda para explicar o cenário e dar nome as Pedras de Itaguaçu. Lembrando que na fala dos indígenas, ita significa pedra e guaçu, grande.

Certa vez, as bruxas da região queriam fazer uma festa memorável e convidaram todos, exceto o diabo por seu cheio de enxofre e suas atitudes antissociais. Lobisomens, vampiros, mulas-sem-cabeça e mitos indígenas estavam entre os convidados ilustres.

Claro que o diabo não gostou e entrou em cena bufando entre raios e trovões. Como castigo, transformou as bruxas em pedras grandes. Aquelas presentes até hoje nas águas da Praia de Itaguaçu.

As Pedras de Itaguaçu
As Pedras de Itaguaçu

Restaurantes na Via Gastronômica de Coqueiros

Ostradamus Coqueiros 

Especializado em frutos-do-mar é o melhor restaurante de Florianópolis segundo vários amigos locais. Tradicional do sul da ilha, acabou de abrir um novo espaço na Praia do Meio com espaço para 200 pessoas em diferentes ambientes.
Onde: Rua Desembargador Pedro Silva, 2314. Aberto para almoço e jantar.

Rancho Açoriano 

Tradição açoriana em receber bem e servir deliciosos frutos-do-mar. Assim como o indicado acima, é uma filial de restaurante tradicional em Ribeirão da Ilha que demarcou seu espaço nesta nova região gastronômica da Grande Florianópolis.
Onde: Rua Desembargador Pedro Silva, 3240. Diariamente das 11h30 às 23h30.

Beer and Pork

Um misto de cervejaria e balada com vista para o mar e música ao vivo. Como sugere o nome, pratos a base de carne de porco predominam no cardápio, mas têm opções até para vegetarianos.
Onde: Rua Desembargador Pedro Silva, 2019. Aberto nas noites de terça a domingo.

São José

A vizinha da capital é menos famosa, mas também foi fundada por açorianos, em 1750, tem o centro-histórico e vista privilegiada para ilha. Como mencionei no início, a avenida Beira Mar têm pista de caminhada, ciclismo e outras áreas de lazer onde eu vou e volto a pé para fazer exercícios e desopilar a mente. O bairro Kobrasol traz opções agradáveis para curtir a noite e encontrei um restaurante uruguaio para quando dá saudades da comida da fronteira.

Beira Mar de São José
Beira Mar de São José

Gastronomia diversificada

Meu Jardim Food Park 

Uma esquina de São José vibra nos finais de tarde, seja inverno ou verão. Os espaços entre os food trucks diversificados mesclam áreas ao ar livre e outras cobertas com lareira para esquentar nas noites mais frias. É para levar a família ou amigos e cada um escolher o que mais gosta de comer e beber. Só é preciso chegar cedo para pegar mesa.
Onde: R. José Fermínio Novaes, 150. Funciona de quarta a segunda das 18h às 23h.

Pueblito Comida Buena

Quando descobri que uma família conhecida por sua deliciosa parrilla na fronteira (Las Leñas) abriu um restaurante uruguaio em São José, fui obrigada a passar para conferir e adorei. É moderno e rústico ao mesmo tempo, além de conseguir manter a qualidade no corte e ponto das carnes. Também serve sanduíches, sobremesas, pizzas e cervejas uruguaias com preço justo e atendimento rápido.

Ao chegar, ganha um cartão e a explicação para utilizar o sistema da casa no tablet localizado em cada mesa. Por auto-atendimento via tablet, e podendo solicitar ajuda a qualquer momento, é possível ver o cardápio, fazer pedidos, fechar a conta e avaliar o local. Passei super bem comendo entrecot na parrilla com batatas rústicas e linguiçinha campeira com queijo provolone. 
Onde: dentro do Continente Shopping na BR 101 km 210. Porém, fora da praça de alimentação, o que torna o ambiente mais agradável. Veja as fotos dos pratos na Fanpage.

Super satisfeita no restaurante Pueblito
Super satisfeita no restaurante Pueblito

Palhoça

Além de ter em seu território a Guarda do Embaú, uma das melhores praias para a prática do surfe no país, Palhoça abriga diversos atrativos naturais e urbanos como: 

Pinheira com suas duas praias família: De Cima e De Baixo. A primeira é maior e mais urbana. A segunda é uma das poucas abrigadas do vento sul e onde inicia a caminhada para o Vale da Utopia.

Praia do Sonho é a única com duas frentes para o Oceano, podendo tomar banho em águas calmas ou em mar aberto.

Fortaleza Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba
Fortaleza Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba

As ilhas do Papagaio e da Fortaleza Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba. A primeira está inserida na Área de Proteção Ambiental da Baleia-Franca e possuí uma famosa pousada de charme. A segunda fica bem na frente da Praia de Naufragados, em Florianópolis, e exibe um canhão usado para defender a entrada da Baía Sul na época do Império.

Parque Estadual da Serra do Tabuleiro é a maior unidade de conservação de Santa Catarina com trilhas e atividades na natureza. O Morro do Cambirela (1.043 metros de altura) é onde os amigos locais dizem para eu fazer trilha e ainda não foi possível, parece estar entre as melhores do Estado.

O bairro Pedra Branca foi todo revitalizado para ser uma moderna zona de estudantes. Esqueça a arquitetura açoriana e imagine os bairros Europeus pensados para o bem-estar do pedestre. A vista é para o Morro Pedra Branca (500 metros de altura), onde muitos praticam parapente ou fazem trilhas.

Vista para a Ilha de Santa Catarina do Vale da Utopia, na Grande Florianópolis
Vista para a Ilha de Santa Catarina do Vale da Utopia

Santo Amaro da Imperatriz

O início da região montanhosa Vale Europeu também é Grande Florianópolis e ganhou fama lá no tempo do Império por suas fontes de águas termais com propriedades terapêuticas. Hoje é destino ideal para relaxar nos resorts ou praticar esportes de aventura em meio Mata Atlântica preservada. Até hoje fiz apenas bate e volta com tempo suficiente para almoçar ao som dos passarinhos e aproveitar o parque aquático.

O complexo Caldas de Imperatriz

O prédio quase bicentenário foi aberto ao público como um hospital e virou hotel depois da visita do Imperador e sua esposa em 1845. Mantém a mobília original do quarto preparado para os monarcas e as seis banheiras de mármore Carrara ainda em uso. Continua funcionando como hotel histórico, restaurante e possuí o parque aquático anexo. Tanto os hóspedes quanto os visitantes podem usufruir dos banhos termais e ainda levar galões de água a preços populares.

O restaurante serve buffet variado no almoço em áreas cobertas ou na varanda. Além da vista para um riacho e sua mata ciliar, pode caminhar pelas passarelas com visita de quatis e passarinhos coloridos.

Vista do restaurante do Hotel Caldas da Imperatriz
Vista do restaurante do Hotel Caldas da Imperatriz

O Parque Aquático oferece piscinas artificiais e naturais, cachoeira, churrasqueira e banhos de água termal individual simples ou com hidromassagem. A temperatura da água (39,8 graus) e as propriedades ajudam no tratamento e prevenção de diversos doenças.
Onde: Rodovia Princesa Leopoldina, Km 4, Caldas da Imperatriz. Aberto das 09:00 às 18:00 horas, der terça a domingo.

Quem não gosta de velharia e exige maior conforto na hospedagem, deve escolher a parte alta do município. Local do novo Plaza Caldas da Imperatriz, resort da mesma rede.

Governador Celso Ramos

Uma península com diversas baías formam a costa com mais de 40 praias escondidas, urbanas e de pescadores. É tranquila para famílias e paraíso para mergulhadores e praticantes de esportes aquático. A região abriga a bela Palmas do Arvoredo, um resort de luxo e a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, um dos melhores pontos de mergulho no Brasil, com espécies raras da fauna e da flora marinhas. Outra atração é a Ilha de Anhatomirim, que abriga a centenária Fortaleza de Santa Cruz, construída pelos portugueses durante o Império.

Uma das praias de pescador com águas calmas
Uma das praias de pescador com águas calmas

Biguaçu

A cidade conserva edificações centenárias em estilo colonial e chegou a ser sede do Império por dois dias quando D. Pedro II e sua corte a visitaram em 1845. O meu atrativo favorito é comer com vista no Balneário de São Miguel, lugar de mar calmo onde o destaque é a gastronomia açoriana.

Restaurante Sombrero

É daqueles lugares para ir com amigos saborear um banquete de frutos-do-mar com vista para a Ilha de Santa Catarina. Inclusive, pode intercalar com banhos de mar e caminhadas pela praia.
Onde: rua Brigadeiro Eduardo Gomes, 2466.

Tome Nota

Conheça outros destinos da Grande Florianópolis no site oficial de turismo do Governo de Santa Catarina.

Grande Florianópolis: mapa

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.