fbpx
gold coast

Praias brilhantes e vibrantes


Areia branca e fina, água verde, temperaturas agradáveis o ano todo e ondas boas para o surfe. Assim são todas as praias da Gold Coast, um dos ícones da Austrália no sul de Queensland.

Siga @blogterritorios no InstagramSiga @blogterritorios no Instagram  | Leia todos os artigos sobre Austrália

Saia do Brasil conectado com chip da EasySim4U

Vai alugar um carro? Faça a reserva aqui

Coolangatta
Coolangatta

Gold Coast

A região é formada por 35 praias entre Surfers Paradise e Raibow Bay. Em dois dias pude conhecer Surfers, Kirra e Coolangatta. As outras vi pela janela do ônibus, algumas lotadas de gente, outras vazias, mas em todas dava vontade de descer e conhecer melhor.

Vista de Surfers Paradise
Vista de Surfers Paradise

O coração da Gold Coast é Surfers Paradise, uma selva de arranha-céus, shoppings, noite animada e restaurantes para todos os gostos e bolsos. Kirra é praia com bastante areia e pedras, algum vento e boa para caminhar. Inclusive, é onde acontece o famoso campeonato de surfe Quiksilver Pro, em junho, quando abre o campeonato mundial ASP World Tour. E Coolangatta, ao lado de Kirra, é pequena, tranquila e muito agradável. Está repleta de hotéis maravilhosos e oferece uma bonita vista de Surfers Paradise (18 km dali). Foi a minha escolha de hospedagem, afinal, buscava um dia para descansar e continuar perto do aeroporto.

Kirra na esquerda, Coolangata na direita
Kirra na esquerda, Coolangata na direita

ENCONTRE HOTEL NESTA PRAIA | LEMBRE DO SEGURO VIAGEM

Com mar flat os surfistas praticam SUP
Com mar flat os surfistas praticam SUP

Atrativos não faltam para quem busca tranquilidade ou agito. Tem versões dos famosos parques temáticos como Sea World e Wet n’Wild, montanhas, campos de golfe, aventuras ao ar livre, centros de compras e noite com gente bronzeada e animada. Mas o melhor, segundo os que estão sempre por ali, ainda é de graça – surfar e relaxar na praia.

Boas opções de hotel em Coolangatta
Boas opções de hotel em Coolangatta

Lugar para fotos
Lugar para fotos

Read in English

O paraíso dos surfistas

Surfers Paradise (paraíso dos surfistas em português), o maior destino turístico da Gold Coast, é completamente diferente do que eu imaginava. Essa região foi o último destino definido para o mochilão Austrália e o tempo acabou sendo curto para as pesquisas prévias. Sendo conhecida por belas praias e surfe, imaginei que no mínimo seria perfeita para relaxar depois dos dias corridos em Sydney.

Quando estava no ônibus, saindo de Coolangatra e indo para lá, perguntei para uma brasileira o que poderia fazer, quais eram as atrações de Surfers. Ela respondeu: compras! balada!… Pensei: será que estou indo para o lugar certo?

Muitas lojas
Muitas lojas
Arranha-céu em construção
Arranha-céu em construção
Várias limousines
Várias limousines

A real de Surfers Paradise

E era isso mesmo, mega shoppings, muitas luzes, várias limusines, mulheres fantasiadas divulgando festas, milhares de lojas e restaurantes um ao lado do outro e ruas movimentadas. Lojas de surfe, de souvenires e tudo o que quiser comprar para todos os preços. Eu esperava uma cidade pequena no astral das praias de Santa Catarina misturado com algumas da Califórnia. Algo mais zen e com astral de surfe. O clima surfista tem, mas muito consumista. De Praia do Rosa, em minutos meu conceito mudou para algo ao estilo Camboriú!!!

Ruas bem iluminadas
Ruas bem iluminadas

Fiquei horas no trânsito e quando cheguei já estava anoitecendo, o que aumentou o meu choque com tantas luzes e luminosos. Depois de caminhar entre galerias, shoppings e calçadões, finalmente alcancei a beira da praia. Aqui sim, um pouco do clima que eu esperava, uma feirinha de rua com artesanato e galera do surfe, porém, do outro lado da rua, só arranha-céus gigantes e outros maiores sendo construídos. Confesso ter ficado um pouco decepcionada, mas é um lugar legal sim. Perfeito para quem curte praia, compras e agito.

O paraíso dos surfistas visto de Coolangatta
Surfers Paradise vista de Coolangatta

Tome Nota Gold Coast

Quando ir: os melhores meses para aproveitar as praias são entre abril e junho. Procure pelas bandeiras amarelas e vermelhas para entrar no mar com segurança. Lembre-se da existência de tubarões e medusas mortais na Austrália.

Transporte entre cidades: a linha de ônibus entre as praias funciona 24h. Existe um passe de três ou mais dias que pode valer a pena, pois, o transporte público é bem caro e pago por quilometragem direta para o motorista. Entre Coolangatta e Surfers Paradise custava em 2011 A$7 só a ida. O shuffle do aeroporto faz parte do passe e avulso custava A$10.

Lounge do hostel
Lounge do hostel

Há aeroportos em Coolangatta ou em Brisbaine, ambos com fácil acesso por transporte público.

Hotel em Gold Coast: Komune Resorts and  Beach Club foi perfeito. Inclusive, um dos hostels mais bonitos onde já fiquei. Na beira da praia, com piscina, lounge super agradável, internet e café da manhã. O quarto para seis pessoas tem sacada com vista para o mar, banheiro com máquina de lavar roupa e custou A$26 por pessoa. Mas não espere este preço na alta temporada, se chegasse sem reserva, o valor aumentaria para A$34. A dica para se hospedar em Coolangatta veio de uma amiga que já morou lá e eu aprovei.

RESERVE AQUI  |  COMPARE VALORES NOS SITES DE BUSCA

Onde comer: THE SURF CLUB KIRRA na 15, Marine Parade. É um clube na beira da praia de Kirra que tinha uma placa dizendo crianças são bem vindas. Pareceu simpático e entramos. Foi um almoço para comer os peixes típicos da Austrália com vista para o mar. Bons pratos entre A$20 e A$40.

Barramundi é considerado o melhor peixe
Barramundi é considerado o melhor peixe
Moreton Bay Bug é tipo uma lagosta
Moreton Bay Bug é tipo uma lagosta
Comida Barata
Comida Barata

As feiras de rua, na beira praia de Surfers Paradise, acontecem nas quartas e sextas no final do dia. Minha janta econômica, sentando num banco de rua, foi um Kebab no BAHA’S PIZZA E KEBAB no calçadão da cidade.

 

Bandeiras avisam onde pode entrar no mar
Bandeiras avisam onde pode entrar no mar

Veja todos os textos sobre esta viagem no post Índice – Mochilão Austrália

Guia de viagem sobre a Oceania

15 experiências sensacionais em 36 páginas cheias de dicas, vivências e fotos. Tudo vivido e relatado por quatro viajantes em épocas diferentes. Adquira o pdf Grandes Experiências Oceania aqui. >>

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

10 comentários

  1. Com a primeira etapa do Campeonato Mundial de Surf acontecendo nas praias da Gold Coast (em março de 2013), a cidade deve ter ficado ainda mais badalada. Ótimas informações no site. Obrigado.
    Abraços,
    Klemp

    1. Eu que agradeço por passar aqui Klemp 🙂

  2. e verdade são as praias mais bonitas do mundo fora alguns probleminhas vespa do mar,cobra marinha,crocodilo do mar ,tubarão branco,arias etc etc mas sem duvida e melhor que as do rio de janeiro sem esgotos sem trabadinhas sem arrastão sem traficantes sem taxistas ladrões sem roubos de impostos …..

  3. Gold Coast é a cidade mais badalada da Austrália. Se queria algo mais calmo e ideal seria ir para Sunshine Coast ( eu morava lá) é a 2 hs de Gold e é beem calminha, cidade pequena e linda. Tem alguns outros lugares calmos mas não que combine com surfe como por exemplo fraser Island. Mas perfeito surfe+calmaria+compras+badalação é o Norte de Sydney. Se você for pra Narrabeen por exemplo é muito calmo e as ondas são maravilhosas e a 10 min de Manly que é badalado e 30 min de Sydney que é a maior cidade né logo tem de tudo.

    1. Obrigada pelas dicas Júlia, quero conhecer todos esses lugares

  4. Acho que pra alguem que só passou alguns dias (provavelmente) e ficou no CENTRO de gold Coast, vc falou muita besteira sobre o Lugar…deveria ter conhecido mais, passeiado mais, pois se era tranquilidade e “algo mais zen” q vc procurava poderia ter encontrado la mesmo….Jamais compare com BC ou praia do Rosa…Com certeza Gold tem muito mais a oferecer….e digo isso com alguem que morou por muito tempo la.
    Passe mais tempo nos lugares pq a PRIMEIRA impressão nao pode ser a que fica!
    Obrigada!

    1. Oi Mayara
      Acho que você não entendeu o texto. Falo sobre minha impressão de 1 noite em Surfers Paradise. A informação esta clara e este é um site sobre relatos pessoais, eu posso dizer que me decepcionei, certo?

  5. Cara, eu estava aprimorando meu inglês e surfei
    durante 20 dias todo santo dia nessa praia
    maravilhosa de Deus.
    Que saudade fudida!
    As baladas mesmo! Nossa!
    O melhor de tudo, as australianas gostosas
    adoram brasileiros!
    Abraços

    1. Obrigada querido! Cheers

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.