Auto retrato usando aplicativo do celular

5 formas de ficar conectado quando viaja

Estar conectado durante as viagens não é só para postar nas redes sociais. Os aplicativos no celular facilitam muito a vida do viajante e trazem tranquilidade em diversas situações. Mesmo quem sente a necessidade de se desconectar nas férias, vale pela segurança desde saber a sua localização usando mapas até contatar rapidamente alguém em caso de emergência. Explico cinco formas possíveis, válidas no Brasil ou exterior, com vantagens e desvantagens de cada uma delas.

Cupom de desconto: use STAYTRANKS até 15/12
Cupom de desconto: use STAYTRANKS até 15/12

5 formas de ficar conectado quando viaja

1. Wi-Fi grátis

É a forma que eu mais uso, afinal é fácil encontrar nos lugares turísticos, na hospedagem, nos restaurantes… Porém, há risco de ser hackeado se acessar banco, usar cartão de crédito ou o simples ato de clicar no “esqueci minha senha” nos sites onde tem cadastro. Já passei por isso mais de uma vez (clique no link acima para saber) e não foi nada agradável resolver no meio da viagem. Além de ser irritante, quando a conexão é lenta. Vale usar, mas com cautela.

2. Roaming internacional da sua operadora

É o seu celular funcionando também no exterior por uma taxa diária de uso (geralmente R$ 30 – 40 nos dias que usar). Mas é preciso contratar o plano antes para não levar susto na conta de telefone. Eu uso Vivo e funcionou bem no Uruguai e Estados Unidos, mas usei somente para emergências porque será o mais caro se utilizado todos os dias da viagem. E a velocidade cai bastante quando a cota do dia é consumida. Recomendo avaliar as ofertas da sua operadora.

3. Chip local

Funciona igual a comprar um chip pré pago na sua cidade. Ao chegar ao país, deve ir até a loja ou local de venda de chip, comprar créditos e inserir no seu celular. Costuma ser o serviço mais barato e o atendente ajuda a instalar se falar o idioma dele, mas nem sempre as empresas com melhor cobertura terão quiosques nos aeroportos. E perde-se tempo fazendo cadastro ou homologação da linha em alguns países. É importante pesquisar antes pra confirmar se realmente funciona na região a ser visitada. Lembrando que o nome correto para chip no exterior é Simcard.

Simcards experimentados e válidos somente no país onde foi adquirido:

  • Yu, na Indonésia, funcionou bem em Java, Bali, e Lombok. Nas ilhas mais remotas era preciso procurar um ponto melhor e a conexão era sempre lenta;
  • Umniah foi excelente na Jordânia até chegar a Wadi Rum, onde nenhum sinal pega;
  • Vodafone funciona bem em toda Espanha.

4. Chip internacional

Chip (simcard) vem pré cortado e se adapta a qualquer aparelho celular, inclusive Iphone
Chip (simcard) vem pré cortado e se adapta a qualquer aparelho celular, inclusive Iphone

É o mais cômodo, se pedir com antecedência. Um chip que pode ser usado em diferentes países na mesma viagem pelo período de até 30 dias. O jeito de já ficar conectado ainda dentro do avião, assim que o comissário de voo liberar o uso do aparelho celular. Ou imediatamente ao atravessar fronteiras sem perder tempo procurando onde conseguir Internet. Tem para vender nos aeroportos, mas comprar online sai mais barato e recebe em casa com instruções. Tenho usado os planos da EasySim4U e fiquei satisfeita como já escrevi em outro artigo (link em vermelho). Já utilizei o plano Multi Dados duas vezes: em uma viagem pelo Egito e Grécia e outra vez no Uruguai. Na última ida aos Estados Unidos, testei o Dados North America 4G Ilimitado.

5. Wi-Fi pago

Algumas empresas oferecem planos de Internet Wi-Fi para se conectar em pontos espalhados pelo mundo (hotspots). Pode contratar quando estiver no aeroporto, partindo ou chegando, porque sempre existe o serviço nesses locais. Então vale avaliar onde são os hotspots no país desejado e determinar se vale o investimento. A maioria pode pagar por dia, por hora e é mais seguro que usar o Wi-Fi grátis do aeroporto. Porém, eu nunca usei este serviço pra dizer se é bom mesmo.

Primeira viagem internacional? Aprenda a fazer o Checklist

©Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Territórios é afiliado da EasySim4U. A suacompra gera uma comissão que colabora com a manutenção do site.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 12 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

2 comentários

  1. Gostei é vou aproveitar as suas dicas

    1. Tem que testar, pode mudar conforme o lugar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.