BARCO

Dunas, mangues e guarás no Delta do Parnaíba


O Estado do Piauí até pode ter o menor litoral do Brasil, mas só ele e o vizinho Maranhão tem o Delta do Parnaíba. O único delta das Américas em mar aberto. Sendo que só existem três no mundo: Delta do Nilo (Egito), Delta do Mekong (Vietnã) e Delta do Parnaíba (Brasil).

Conheça a Rota das Emoções

Contrate passeios nos Lençóis Maranhenses agora

Leia todos os artigos sobre o Maranhão

Praia no Delta do Parnaíba
Praia no Delta do Parnaíba

O QUE É UM DELTA? 
A palavra delta pode ter alguns significados, neste caso é a foz de um rio quando se divide em vários braços formando ilhas.

Delta do Parnaíba

O rio Parnaíba nasce no sul do Piauí, percorre quase 1500 km até se dividir em cinco braços e se misturar ao Oceano Atlântico. Este trecho final, chamado Delta do Parnaíba, é formado por cerca de 70 ilhas que abrigam rica vegetação por terem características de litoral e mata ciliar, conforme a proximidade do mar.

Algumas ilhas são manguezais ou praias de areia fina com dunas gigantes. Outras são vilas de pescadores, dormitório de guarás ou apenas dominadas pela vegetação e habitadas por jacarés, macacos, aves e muito mais. Essa diversidade torna o cenário único e encantador para um passeio de barco.

quero dicas do Brasil
O mangue predomina em muitas ilhas
O mangue predomina em muitas ilhas

Na verdade, perfeito pra ficar dias explorando cada cantinho e tirando fotos exclusivas. Imagens que faltam na internet e poderiam incentivar o turismo ecológico. Cheguei ali sem grandes expectativas porque quando fui fazer minha tradicional pesquisa visual antes da viagem, pouco encontrei. No final, acabei me surpreendendo positivamente na primeira impressão, pena que foi só uma amostra de três horas dentro da viagem pela Rota das Emoções.

O vento cria belas formas nas dunas
O vento cria belas formas nas dunas
Demonstração com o caranguejo
Demonstração com o caranguejo

As opções de passeios variam conforme o interesse do turista. Pode passar o dia curtindo as praias, explorando as ilhas, observando aves, provando a culinária e interagindo com os locais. O nosso foi em lancha para ver a revoada dos guarás e o pôr do sol com introdução sobre a fauna e os caranguejos.

Ao total foram três paradas, primeiro para demonstração da cata ao caranguejo nas margens de um manguezal; depois o mergulho em água de rio salgado ou explorar as dunas (não dava tempo de fazer os dois) e finalmente o conjunto mais esperado: guarás e pôr do sol.

Revoada dos Guarás

Rota das emoções
A revoada dos guarás

No primeiro momento estava empolgada com a ideia de fotografar os guarás. Em seguida fiquei frustrada, e já contei nesta foto da semana, ao saber que iríamos observar a ilha onde os pássaros dormem apenas de longe. Mesmo distante, foi legal ver uma ilha verde se transformar quase em árvore de Natal com os pontos vermelhos. Assim como ver eles chegando em bandos e passando mais perto da embarcação. Então comecei a ficar com o pescoço torto sem saber se disparava cliques para ilha (na esperança de ficar bom no zoom) ou registrava o pôr do sol. De tanto olhar de um lado para outro, decidi pelo sol e foi um espetáculo!

Pôr do sol no Delta do Parnaíba
Pôr do sol no Delta do Parnaíba

Agora quero saber quem já foi ao Delta do Parnaíba e o que mais gostou? Eu pretendo voltar para explorar com calma.

Veja o vídeo completo desta viagem no 3 em 3.

Selfie de Maurício Oliveira (Trilhas e Aventuras) da nossa lancha
Selfie de Maurício Oliveira (Trilhas e Aventuras) da nossa lancha

Tome Nota Delta do Parnaíba

A maior parte do Delta fica no Maranhão. No entanto, a principal porta de entrada, por ter mais estrutura, é na cidade de Parnaíba (onde eu estava), no Piauí.

Os passeios partem do Porto das Barcas e podem ser feitos em lancha rápida ou barcos maiores. Nosso grupo se dividiu em duas lanchas de empresas diferentes: Clip Ecoturismo e Aventura e Eco Adventure Tour.

Hotel em Parnaíba: passei a noite no simples Hotel Pousada dos Ventos, existem outras opções melhores e até pousada de charme. Veja mais opções no Booking.

A viagem pela Rota das Emoções foi um convite do Sebrae em conjunto com empresários de turismo da Rota. As dicas e opiniões expressas aqui são de livre expressão do autor.

Fotos de Maurício Oliveira e Roberta Martins.

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » BRASIL » PIAUÍ » PARNAÍBA » Dunas, mangues e guarás no Delta do Parnaíba
Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

Write A Comment