Mata Atlântica

Detalhes da Mata Atlântica


A mata atlântica tem um dos mais altos índices de biodiversidade do planeta. Infelizmente, hoje resta apenas 7% do seu território original e a maior área de proteção desse bioma está nos 315 mil hectares do Parque Estadual da Serra do Mar. Um dos destinos das 40 trilhas de São Paulo onde ganhei mais um carimbo no meu passaporte.

Read in English

O texto continua após os serviços recomendados no destino.

AGILIZE SUA VIAGEM
Veja opções de tours e transfer em Campos do Jordão e Ilhabela

Pretende alugar um carro? Veja na Rent Cars

Ainda falta reservar hospedagem? Veja os hostels mais legais

 

Raios de sol batendo em broto de samambaia na Mata Atlântica
Raios de sol batendo em broto de samambaia
Trilha repleta de detalhes
Trilha repleta de detalhes

 

Bromélias por toda parte
Bromélias por toda parte

Mata Atlântica no Parque Estadual da Serra do Mar

Ar puro, barulhinho de água corrente, bastante umidade e uma sensação agradável ocasionada pela energia boa do lugar. Um trajeto cercado de muito verde, marrom e raios de sol que entravam no meio da mata exibindo detalhes vibrantes. Pela quantidade de teias e folhas caídas, percebe-se que a presença de pessoas não é comum por lá. E isso tornou a experiência ainda mais interessante.

Mata Atlântica
Vegetação toma conta dos troncos das árvores que tem raízes diferentes
Mata vai ficando escura
Mata vai ficando escura

 

A umidade faz o caminho ficar cheio de limo
A umidade faz o caminho ficar cheio de limo

Trilha do Garcês

A trilha tem seis quilômetros e passa pelas cachoeiras do Garcês, do Pocinho e do Rio Jacu. Ao longo do Rio Grande, tem vários poços para banho e trechos de mata primária. Foram 5 horas de trilha no período mais iluminado do dia, mesmo assim, a vegetação era tão densa e fechada que parecia estar anoitecendo. Conforme subíamos ou descíamos vinha um bafo quente ou um ar gelado. Como ficou um tempo sem chover, foi possível chegar a locais que normalmente ficam inundados, principalmente no verão, quando o volume de água nas cachoeiras é muito maior e os locais para banho aumentam.

Cruzando riachos em pinguelas escorregadias na Mata Atlântica
Cruzando riachos em pinguelas escorregadias na Mata Atlântica

Não encontramos nenhum animal, apenas ouvimos seus sons. Mas deve ser fácil dar de cara com algum morador se for em um grupo pequeno e silencioso, o que não era o nosso caso.

Mata Atlântica
Cachoeira do Jacu
Sinalização indica pontos principais
Sinalização indica pontos principais

É bem fácil se perder por lá, um bom motivo para não se afastar muito do guia, as placas são poucas e servem para indicar cachoeiras próximas. Em muitos trajetos a natureza tratou de esconder o caminho criado para a trilha e o celular não funciona. O meu perdeu o sinal na rodovia, somente o GPS mostrava um ponto piscando num mapa em branco.

Mata Atlântica
Aranhas foram os moradores mais vistos
Siga @blogterritorios no Instagram

Já segue @blogterritorios no Instagram?

Tome Nota Parque Estadual da Serra do Mar

Como fazer as trilhas: todas são monitoradas e limitadas à 40 pessoas por dia em um mesmo grupo. Agende sua visita por telefone 12.3671.9159 e 3671.9266 ou por e-mail pesm.santavirginia@fflorestal.sp.gov.br.

O Parque abre das 8h às 17h e as trilhas começam 9h.

O que levar: equipamentos para se proteger do sol, mosquitos e chuvas repentinas comuns na Serra do Mar. Bota de trilha impermeável é o sapato mais indicado. O último lugar para comprar água ou comida é em Vargem Grande.

Como chegar: pela Rodovia Oswaldo Cruz, sentido Ubatuba, entre à direita logo após a ponte do Rio Paraibuna. Mas atenção! Não existe sinalização na via, quando visualizar a placa do km 66, passe a ponte e vire à direita na estrada de terra. Siga por 15 Km até Vargem Grande e mais 2 km até o Núcleo Santa Virgínia. A estrada é como fazer um rally e, nos últimos 2 km, ônibus e carros compridos não conseguem chegar. Fomos em uma van para 15 pessoas que penou e não teria conseguido se tivesse chovido.

O grupo completo antes da trilha - Nação Trilheira
O grupo completo antes da trilha – Nação Trilheira

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

6 comentários

  1. Gostaria de sugerir as trilhas existentes em São Bento do Sapucaí, SP. Vc iria gostar desta linda cidade da serra da Mantiqueira Paulista.

  2. Olá! Adoro fazer trilha e quase nunca tenho companhia. Poderia me colocar no grupo?
    Juliana 😉

    1. Oi Juliana, você usa Facebook? Me confirme se o email que cadastrou no comentário é o mesmo usado por lá. Assim posso te adicionar ao grupo que não é mais aberto.

  3. Muito massa essa trilha. Curti bastante. Bora que tem mais… Abraço e até a próxima!

  4. Amei fazer essa trilha! Pertinho de São Paulo, pretendo ainda fazer as outras trilhas deste núcleo.
    Parabéns pelo trabalho Roberta!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.