AMBOISE

De carro pelo interior da França


Viajar de trem a partir de Paris estava bem mais caro que nos outros países, por isso e pela praticidade optamos por viajar de carro pelo interior da França. Foi ótimo ver as estradas, passar por cidades, tirar fotos de dentro do carro e ter autonomia para circular em lugares que seria complicado depender de transporte público, inclusive cruzar a Suíça para chegar mais rápido aos Alpes franceses.

Read in English

O texto continua após os serviços recomendados no destino.

Leia todos os artigos sobre a França

Vai dirigir neste cenário? Pegue as dicas para alugar um carro no exterior

Quer agendar passeios e transfer agora? Use a Get Your Guide ou saiba como funciona

A caminho do Vale du Loire viajando de carro pelo interior da França
Vale du Loire

Como foi viajar de carro pelo interior da França

Sempre tem dois caminhos, a autoestrada e as estradas nacionais. A primeira chega mais rápido (velocidade 130 km/h), mas o pedágio é por quilômetro rodado. A segunda tem paisagens mais bonitas, sem pedágios, mas com velocidade controlada. Ficamos intercalando entre as estradas, tudo dependia do destino e do tempo que tínhamos.

Viajando de carro pelo interior da França com neve
Estrada para o topo dos Alpes

Gastamos menos do que o previsto com gasolina, pedágio e estacionamento. Foi uma boa escolha. Existe um site que calcula os gastos de pedágio e gasolina: Mappy, fiz o trajeto e defini os custos usando ele. O Google Maps também foi super útil, ele mostra os trajetos com fotos atuais dos cruzamentos e estradas. Foram 1900 km rodados em uma semana entre Paris, Vale do Loire, Lorraine, Alsacia e Alpes.

Dirigir na mão inglesa+ Saiba como é dirigir na Inglaterra

Cortar caminho pelas estradas da Suíça

Estradas Suíças
Estradas Suíças

O único momento ruim foi o engarrafamento nas estradas suíças, pensamos que o caminho seria mais rápido, mas perdemos três horas. Isto porque era época de férias, muita gente e muitos carros nas estradas. Quase todos os veículos levavam equipamentos de esqui, todos íamos para o mesmo lugar.

Por outro lado, a autoestrada deste lado da Suíça é super bonita, as paisagens são cidadezinhas e cadeias de montanhas gigantes e brancas de neve como mostra a foto de capa. Perto da Alsácia toda a sinalização era em alemão, perto dos Alpes mudava para francês e mais para baixo tudo é em italiano.

Pedágio na Suíça

Para passar nestas estradas é preciso pagar um pedágio único. Vignette, o pedágio na Suíça custa 40 francos e vale por 13 meses, sempre a partir de 1 de dezembro até 30 de dezembro do ano seguinte. Pode comprar online ou nas praças de serviço.

Em frente à Villa Contarine+ O prazer de dirigir nas estradas italianas

Trem ou carro na Suíça

Em 2022 voltei a Suíça, desta vez fiz tudo de trem usando o Swiss Travel Pass sem perder nenhum segundo em engarrafamentos e curtindo a paisagem com muito conforto nos trens panorâmicos. Vale fazer os cálculos para ver o que funciona melhor para você.

Tome Nota

Procure hotéis no interior da França pelo Booking e alugue carro na Rental Cars.

O QUE FALTA PARA TIRAR ESSE ROTEIRO DO PAPEL?

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » FRANÇA » De carro pelo interior da França
Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

7 Comments

  1. Irei de Paris à chamonix em janeiro, meu carro não caberá todas as malas no porta malas, há algum problema em ficarem no banco de trás? A fiscalização, blitz ou algo do tipo são rigorosas quanto a isso ou outras coisas? Ou é difícil até de ter?

    • Roberta Martins Reply

      Oi Jean, dei esta volta em dezembro. Não vi nada de blitz ou algo parecido na época, mas agora com esta onda de ataques terroristas, imagino que estão atentos e revisando carros sim. Mas deve ser como no Brasil, se não tapar a visão do motorista é tranquilo. Ou pode levar em cima naqueles suportes.

  2. Bom dia ! Muito bom seu site ! Dicas realmente valiasos até mesmo para quem não é marinheiro de primeira viagem…

    Tenho uma dúvida. Estou planejando fazer uma viagem para Chamonix em Abril de 2014. Chegaremos em Paris, algugaremos um carro e descemos para os Alpes.

    – O preço do pedágio é 30 Euros no total ? Para rodar em qualquer estrada ou por trecho ?
    – Abril é começo de primavera e os hoteis estão até dia 20 nos pacotes de temporada de inverno. Será que veremos neve por lá ?

    Obrigado mais uma vez e parabéns !

    Andre

    • Roberta Martins Reply

      Boa tarde André, obrigada pelos elogios e sua visita.

      30 euros é o pedágio obrigatório para quem passa pela Suíça e vale por todas as estradas. Vou melhorar essa informação no texto. Se andar somente pela França pode escolher estradas com ou sem pedágio. Escolhemos estradas suíças, pois era dezembro e a estrada parecia melhor para tanta neve.

      Geralmente a neve vai até março, mas como o clima anda meio louco, quem sabe…

  3. Flavia Poggi Reply

    Adorei seu site, estou indo à Itália dia 23 de dezembro, vamos para Milão e de lá seguimos para um dos dois destino, França ou Suiça, não sabemos ainda, minha dúvida é, indo pela estrada normal, que geralmente é a mais bela, e custa menos, é perigoso? Tenho medo das áreas congeladas, fiz isso na Itália, mas era final de verão e fazia calor ainda, não corria esse risco, o que vc acha? Outra coisa, quais cidades vc percorreu nesse periodo?

    Bjs

    • Roberta Martins Reply

      Olá Flávia

      Que bom que gostou, eu acabei de voltar da Itália (Milão, Veneto e Emilia Romagna), mas ainda tenho que escrever os posts.

      Sobre ser perigoso dirigir no inverno nessas estradas, acho que vale se informar sobre as condições climáticas dia-a-dia. Nós andamos pelos dois tipos de estrada e sempre foi tranquilo, mas o motorista era local e tinha os ferros para colocar nas rodas. Sem ter uma pessoa experiente em neve dirigindo, eu aconselharia pegar a outra estrada onde pareceu fácil pedir ajuda.

      Meu roteiro foi Paris > Tours > Blois > Chambord > Epinal > Nancy > Colmar > Eguishein > aqui entramos pela Suiça até Chamonix > Grenoble > Chamrousse e Lyon

  4. Maria do Carmo Nobile Orsi Reply

    Nossa, que site legal!!!
    Parabéns!!!
    Não li, ainda, tudo, mas os artigos sobre a França, são ótimos. A França, realmente é incomparável, vivi lá por 10 anos, a conheço inteira, do sul ao norte e doleste ao oeste, tem pequenos vilarejos lindos, tudo é incrível. Tenho muito material sobre a França. Gostaría de saber de que é este site?
    Beijo grande,
    Maria do Carmo

Write A Comment