fbpx
Comprar online

Comprar e reservar online: dicas para evitar fraudes


Esse é um artigo fora do tópico viagens, mas como vendo os nossos guias e indico produtos e serviços úteis no roteiro por aqui, me sinto na obrigação de explicar detalhes nesse processo de comprar online. Trago dicas para você navegar com mais segurança e saber identificar lojas confiáveis.

Para começar, quero desmistificar o medo de comprar pela Internet deixando meu exemplo. Eu consumo muito mais virtualmente do que em lojas físicas faz algum tempo. Inclusive, acho até mais seguro, além de mais fácil de resolver quando o problema acontece. Afinal, quem navega na Internet deixa rastros que nem sempre são detectados nas ruas. Por exemplo, aqui no Territórios deixamos claro os dados coletados de cada leitor na nossa política de privacidade e você é quem decide aceitar ou não. Embora não tenhamos acesso a nada que possa prejudicar a sua segurança, alguns links direcionam para ambientes que fogem da nossa alçada. Por isso é importante navegar em sites de sua confiança e estar atento a alguns detalhes na hora de clicar ou inserir informações pessoais.

Dicas para comprar e reservar online

Antes de tudo, é muito importante estar com anti-vírus atualizado no seu computador e celular. Afinal, o ladrão pode estar escondido dentro do seu sistema para pegar os seus dados pessoais em hora oportuna, mesmo quando estiver navegando em sites confiáveis, e você nem vai perceber quando foi lesado. E como esse ladrão pode parar dentro do meu sistema? deve estar se perguntando. Você, ou quem usa o seu aparelho, clicou em um link infectado em algum momento. Isso nem estraga mais o seu computador hoje em dia, mas usa os seus dados de forma silenciosa contra você. Pode ter sido por Whats App, mensagem de amigos nas redes sociais, e-mails recebidos ou sites não seguros. A dica para evitar isso é desconfiar sempre e nunca clicar no impulso.

Acesso rápido: Seu aparelho está seguro? | Como confiar | Vantagens e desvantagens | Evite fraudes | Sites recomendados

Seu aparelho está seguro? Dicas para evitar links infectados

Existem dicas que ajudam a perceber se um link, ou site, é seguro. Entre elas aparência seguida de comportamento, se enviado por mensagem. Por exemplo, quando a pessoa só joga um link, pergunte do que se trata e clique somente se tiver certeza de estar falando com quem imagina. Além disso, endereço do link deve ser de site confiável ou ter palavras relacionadas ao assunto tratado, desconfie de títulos sensacionalistas.

Quando o endereço do link não está visível na palavra ou imagem, passe o mouse ou clique com o botão direito para copiar. Cole em outro lugar para ler e avaliar se vale a pena acessar. Geralmente, os mal-intencionados são sites desconhecidos e escritos de forma difícil de identificar o assunto. Por exemplo, se está inscrito para receber nossas dicas por e-mail, todos os links enviados irão exibir https://territorios.us14.list-manage.com no endereço e esta tudo certo porque é o servidor seguro onde guardamos os seus dados. Quando clicar, vai direcionar para endereços no Territórios ou de minha confiança. Na dúvida, responda perguntando. 

Já nos sites, cuidar a aparência é a primeira dica avaliando algumas questões. A página parece profissional? Existe o desenho de um cadeado seguido de https no endereço (igual o do Territórios acima)? As imagens dos produtos estão em boa resolução? Os textos estão escritos sem erros de português? Os preços oferecidos são compatíveis com o mercado ou existe uma justificativa (promoção)? Esses detalhes podem indicar se a mercadoria é original ou se a loja é uma fraude. Na dúvida, compare com plataformas já consagradas.

Também evite instalar aplicativos não disponíveis em lojas oficiais. O ladrão de dados pode vir de presente.

Como verificar se a loja virtual é confiável e motivo de ser mais seguro

Agora que está com anti-vírus atualizado e não sai clicando em qualquer link enviado, pode se sentir mais confortável para fazer reservas e compras pela Internet. 

Infelizmente, o mundo virtual tem tantos desonestos quanto o palpável e fraudes são possíveis sim. Mas a grande vantagem é a ajuda mútua dos consumidores ao deixarem público suas avaliações e comentários sobre os produtos e serviços adquiridos. Os primeiros compradores até podem ser lesados, mas reputação do vendedor fica comprometida em seguida.

O cadeado mencionado acima significa o uso do certificado HTTPs e SSL, ou seja, toda a transação é criptografada. Isso quer dizer que, diferente de passar o cartão na maquininha, o vendedor não consegue ver os dados do cartão de crédito utilizado. A comunicação com o banco acontece de forma protegida e somente à confirmação de pagamento é repassada à loja virtual.

Alguns sites aceitam pagar na retirada e oferecem outras formas de pagamento como boleto para evitar inserir os dados do cartão. Nestes casos a praticidade de comprar online se perde porque precisamos ir até um local terminar o processo de compra. Hoje a tecnologia dos aplicativos nos permite criar cartões virtuais onde nós determinamos limites, datas, usos e podemos cancelar sem afetar o cartão com chip. Além de ser possível identificar compras e contestá-las antes de efetuar o pagamento. Quem paga mensalmente o seguro do cartão pode fazer isso sem medo, eu já fiz algumas vezes e nunca tive prejuízo conforme relatei no link.

Veja mais dicas de segurança no site Techtudo.

Vantagens e desvantagens de comprar online

  1. Preços mais atrativos – as despesas de uma loja virtual são menores, portanto, o vendedor escolhe lucrar mais ou oferecer um preço justo;
  2. Praticidade – quem compra administra melhor o seu tempo para fazer o que realmente importa e ganha o conforto de não precisar sair de casa ou do trabalho;
  3. Maior variedade e disponibilidade de produtos – o sistema sabe onde encontrar o seu pedido e encaminha para o seu endereço e você nem fica sabendo das complicações desse processo;
  4. Avaliações – nunca foi tão fácil desmistificar a publicidade enganosa, as pessoas reclamam mesmo e elogiam quando valeu a pena;
  5. Decisão de compra consciente – sem a pressão do vendedor, é mais tranquilo analisar e avaliar se realmente precisa do produto, eliminando assim as compras por impulso;

Só vejo três desvantagens:

  1. Não poder experimentar – mesmo assim, dá para passar na loja e provar ou, se já usou a marca, terá uma noção de tamanhos. Inclusive, as lojas virtuais estão evoluindo e ensinam a medir suas roupas e calçados para verificar o ideal na tabela de medidas do produto. Eu já comprei tênis e calças desse jeito sem me arrepender;
  2. Não receber o que esperava – a decepção não tem jeito, mas pela lei o consumidor tem um prazo para devolver o produto e ter seu dinheiro de volta. Basta estar ciente das regras e fazer o procedimento indicado;
  3. Pagar o frete, principalmente em caso de troca ou devolução – mesmo o frete grátis inicialmente, deverá pago quando devolvido e o motivo não for defeito.

Se leu até aqui já deve estar mais confiante e decido a ir às compras, certo? Então deixo dicas para o momento de finalizar o pedido virtualmente (algumas valem para o mundo real).

Comprar pelo celular
Comprar pelo celular usando dados é um jeito mais seguro para não ter informações roubadas

Dicas para evitar fraudes nas compras online

Preste atenção a todas as informações para ter certeza do que está comprando. 

Quando decidir o produto, verifique:

  • Os dados do fornecedor como contato e atendimento ao consumidor;
  • Se todas as informações sobre o produto estão exibidas e de acordo com o desejado (local, horário, data, o que está incluso…);
  • Confirme os termos de troca e cancelamento, são diferentes para cada produto;
  • Leia resenhas e comentários na loja e sites como Reclame Aqui, Google e órgãos de defesa do consumidor;
    Dou preferência aos vendedores bem avaliados e leio a opinião das pessoas para ver se faz sentido. Embora já tenha arriscado comprar no escuro e não me arrependi.
  • Jamais forneça os dados do cartão de crédito pela Internet quando usar WiFi público ou compartilhado com outras pessoas. Usar a Internet do seu celular é a mais seguro pela certeza de ninguém mais estar usando;
  • Utilize cartões virtuais, pode usar só uma vez e desativar ou deixar só para compras online;
  • Não guarde informações do cartão de crédito para futuras compras;
  • Contrate o serviço de receber mensagens no celular para todas as transações feitas com cartão de crédito e terá a confirmação do banco, caso fique sem conexão e confirmação da loja;
  • Faça prints da tela e salve informações de confirmação e entrega para eventuais problemas. O ideal é fazer prints das telas desde o anúncio com o desconto até a página de confirmação final.

Atenção redobrada nos sites internacionais (quando envolve entrega física)

A maioria dos produtos importados são taxados. A soma dos impostos mais frete pode deixar o valor final da mercadoria mais caro do que comprar no Brasil, além do tempo de espera. Além disso, a Receita Federal pode apreender importados ou repassar os cálculos de imposto para os Correios. Neste caso, você será chamado para comparecer em uma agência para pagar taxas e retirar a encomenda. Lembrando que as regras e leis podem mudar e o melhor é consular a Receita Federal antes de efetuar a compra.

Sites confiáveis para reservar e comprar online

Aqui no Territórios indicamos serviços e produtos que realmente experimentamos durante as viagens ou o planejamento delas (exceção para artigos patrocinados que estão sinalizados). Portanto, recomendamos porque confiamos. Mesmo assim, problemas e mal entendidos podem ocorrer, por isso é tão importante deixar comentários alertando os novos consumidores. Conforme a reação e atendimento da empresa, pode ser resolvido ou ela corre o risco de entrar para a lista negra da Internet. 

Outras situações que podem gerar equívocos são os marketplaces. Quando os produtos estão expostos na loja virtual da marca famosa, mas a venda e entrega são feitos por empresas parceiras. Neste caso, a informação do vendedor é exibida ou a plataforma se responsabiliza por todo o processo. Sites de produtos como Amazon e Centauro; e serviços como Get Your Guide, Booking, Rental Cars Italia Rail e similares; são exemplos e podem oferecer algo nunca testado por nós. Nessas situações a nossa confiança se limita ao processo de compra, embora possa encontrar vários relatos de experiência específica navegando aqui no site.

Clique para ver o passo a passo de compra, informações ou nossas experiências com cada marca que recomendamos.

Comprar ingressos

Get Your Guide
WePlann
TourOn

Comprar passagem

TAP
Qatar
Etihad

Italia Rail (passagens de trem na Itália)

Comprar produtos 

Centauro vende as roupas e equipamentos para a maioria das aventuras relatadas por aqui. Principalmente para inverno e esportes. 

Easysim4U é de brasileiros vivendo nos Estados Unidos e contei como funciona no link.

A americana Amazon é a pioneira no comércio eletrônico no mundo, se esforça para ser confiável e assim manter o posto de maior e melhor loja virtual do mundo. Este ano passou a vender diretamente alguns produtos no Brasil (antes era somente marketplace) com opções de frete grátis e entrega expressa.

Mesmo assim, deve prestar atenção aos importados porque nem todos os produtos são enviados para o Brasil. Geralmente há um aviso e possibilidade de pagar o imposto direto na compra. Se for viajar para os Estados Unidos ou onde o serviços Amazon Locker funcione, basta escolher o lugar onde buscar, definir a data e pronto. Este último processo é feito no site da Amazon Americana.

Use os filtros (geralmente localizados à esquerda da tela) para identificar disponibilidade, funcionalidades e quem está vendendo (quando for marketplace). Antes de fechar o pedido, leia tudo e confirme o que está comprando.

© Todos os direitos reservados. Imagens de Pixabay e Freepik.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.