CÂMBIO

Como comprar dólar e euro para viajar?


Adquirir moeda estrangeira está entre as tarefas mais instáveis na hora de viajar. Afinal, tudo pode mudar conforme o mercado e a situação econômica, tanto aqui no Brasil quanto no país escolhido para passar as férias. O jeito é se informar a cada nova viagem e procurar as melhores taxas de câmbio para comprar dólar e euro antes da viagem.

Pensando em facilitar a vida dos viajantes, fechamos parcerias com empresas de câmbio atuantes aqui no Brasil, testamos os serviços e recomendamos o melhor para cada situação. Vale para dinheiro em espécie e cartões para compra online ou solicitar atendimento via telefone para um serviço mais exclusivo. Também pode fazer o pagamento por transferência pela Internet, receber o dinheiro onde quiser ou retirar em caixas ATM e lojas, inclusive no aeroporto antes de embarcar, evitando assim, carregar valores altos enquanto circula.

Cotação (melhores tarifas de câmbio quando diz ser leitores do Territórios), já na Wise, é tudo feito de forma online e o cartão chega em casa antes do prazo.

receba dicas por e-mail

Onde comprar dólar e euro para viajar

O jeito mais econômico de comprar dólar e euro é abrir uma CONTA INTERNACIONAL de forma online e receber o cartão físico em casa sem custo. Só paga as taxas proporcionais ao valor quando abastecer, garantindo o menor valor de IOF. Para papel-moeda a melhor alternativa é VIA TELEFONE por poder negociar o valor do câmbio e tirar todas as dúvidas com a Cotação.

O modo salvação é quando já possui o CARTÃO DE DÉBITO DE CONTA INTERNACIONAL e reabastece fazendo tudo pela Internet. Útil quando cai aquele depósito esperado na nossa conta e estamos no meio da viagem internacional. Hoje são várias opções e o link leva para o site da Wise, o que uso com mais frequência.

A forma mais cara é comprar dólar e euro direto nas LOJAS DO AEROPORTO no dia da viagem.

O mais justo é UTILIZAR OS LINKS que recomendados porque a compra nos gera uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. É um tipo de acordo entre viajantes, nos fornecemos informações sem custo e você colabora com a manutenção aqui do site Territórios. É como um pagamento pelas nossas horas de trabalho em relatar experiências, dar dicas e manter o site atualizado.

Como comprar dólar, euro ou moeda estrangeira

Pela Internet 

Tela da conta internacional
Aplicativo Wise para comprar euros

O processo de abertura da conta internacional Wise é simples e fiz tudo pelo site. A vantagem é não cobrar abertura nem taxa de utilização para saldos de até 3.000 euros e ser um cartão único para mais de 50 moedas. Wise é ideal se incluir países com diferentes moedas locais na mesma viagem. 

E se não usar tudo durante o roteiro, saiba que há três soluções válidas para o saldo em qualquer uma dessas contas:

  1. resgatar em reais (com taxas) para a sua conta bancária. Outro dia saquei 500 reais em um caixa 24 horas e a taxa foi apenas 2 reais;
  2. utilizar para fazer compras online no exterior sem pagar IOF porque já foi pago ao adquirir a moeda;
  3. guardar para a próxima viagem sem sofrer com as perdas cambiais.

VIA TELEFONE

  1. Preencha os dados da viagem nesse formulário (clique na palavra em vermelho acima) e aguarde o contato telefônico de um especialista da Cotação.
  2. Quando receber a ligação mencione o nome Territórios para conseguir a melhor taxa de câmbio do dia.
  3. O atendente irá orientá-lo sobre o pagamento e retirada.

Se tiver pressa, faça você o contato telefônico. Ligue para (11) 4002-1010 Ramal 7856 e lembre de mencionar que pegou a dica aqui no Territórios.

Compre dólar por telefone
Compre dólar por telefone

RECARGA ONLINE

Para inserir mais dinheiro no seu cartão pré-pago ou de débito da conta internacional (previamente adquiridos) você deve estar cadastrado. Entre no sistema escolhido (se for Wise) com seu nome de usuário e senha e siga as orientações do site.

Qual opção escolher: dinheiro ou cartões?

Se levar euro ou dólar em papel-moeda, o custo do IOF (1,1%) será menor, mas não é o jeito mais seguro. Vale considerar se sua viagem for de curta duração, pois, a quantia em espécie não será alta. Lembrando que alguns países da Europa não estão mais aceitando dinheiro em espécie, principalmente na Escandinávia.

Se usar cartões, vai pagar IOF (4,38%) nestes: crédito, débito de conta nacional ou pré-pago. Está previsto diminuir 1% a cada ano até 2028.

No cartão de crédito há taxas de conversão duplicadas, primeiro há a conversão do euro para o dólar e só depois a conversão do dólar para o Real. Mas há vantagens em alguns países como no Uruguai.

cartão de débito possibilita fazer saques na moeda local direto da sua conta-corrente no Brasil em qualquer caixa eletrônico (ATM). A cotação é boa, mas cobra taxa por saque e nem sempre encontrará o equipamento com suporte para a sua conta.

Novidade para comprar dólar, euro ou moeda estrangeira

O cartão de débito de conta internacional agora é acessível aos brasileiros com IOF (1,1%) mais taxas de serviços vantajosos em relação a todos os outros cartões. Qual escolher depende do destino. Na minha última viagem a Europa, escolhi a conta Global C6 em euro, e funcionou sem nenhum problema tanto o cartão físico quanto o digital. Já nas viagens pela América do Sul Wise é melhor pelas carteiras em moedas locais, principalmente pelo fato de diminuírem os custos com taxas de conversões da moeda usada para dólar.

cartão pré-pago também possibilita saque na moeda local com a segurança do bloqueio do saldo e reenvio do cartão em caso de perda ou roubo. Além disso, a recarga pode ser realizada online (explicado acima) e não haverá sustos porque o saldo já se encontra na moeda que está sacando. Por tempo limitado, Cotação oferece o seu cartão com IOF a 1,1% para concorrer com os cartões de conta internacional.

Como viajo levando dinheiro

Antes eu sempre levava comigo os valores divididos entre dinheiro em espécie (dólar, euro ou a moeda local), a maior parte no cartão pré-pago e cartão de crédito para imprevistos. Então o governo brasileiro impôs IOF para todas essas opções e a escolha passou a depender de outros fatores como a duração da viagem; valorização e estabilidade do Real em relação à moeda do destino; e da aceitação de cartões no local. Mas, no futuro, tudo pode mudar de novo.

Atualmente recomendo abrir uma conta internacional e ir abastecendo gradualmente da mesma forma que antes indicava comprar dólar e euro em papel-moeda. Além do C6 e Wise, Nomad é interessante para utilizar o lounge VIP no aeroporto de Guarulhos e opção de parcelamento.

O cartão de crédito ainda é super útil para emergências e comprovar renda com o limite disponível. A Espanha, por exemplo, passou a exigir comprovação de 900 euros + 100 euros por dia de viagem na imigração e vale usar o limite do cartão como comprovante.

Comprar papel-moeda depende do destino escolhido e como sempre terá caixa ATM para sacar nos aeroportos e cidades grandes, vale levar um mínimo e sacar se for necessário. Apenas na Argentina é melhor levar dólares desde o Brasil e trocar por lá no câmbio blue, não oficial, mas a economia é mais de 50%.

Sobre essas empresas

Utilizo os serviços da Cotação há anos para aquisição de cartões pré-pagos e moedas, desde 2021 comecei a utilizar as contas internacionais e estou muito satisfeita. Todas facilitaram a minha vida pelo fato de não ter sobrado tempo de me organizar ultimamente. Eu acabava comprando no aeroporto, minutos antes do embarque, sem chance de negociar e pagando as taxas da loja. Então descobri que esta falta de planejamento é o jeito mais caro de adquirir moeda estrangeira porque os preços praticados nos aeroportos são os mais altos, pelo menos, se não tiver feito a aquisição previamente por telefone ou aplicativo. Passei a comprar dólar e euro em papel-moeda por telefone e combinar a retirada no aeroporto, ou loja mais próxima, sem pagar nenhuma taxa. Ou abastecer os cartões de conta internacional conforme a previsão de gastos da viagem.

Este é um serviço de terceiros que confiamos e indicamos. No entanto, a responsabilidade no atendimento não é nossa e contamos com o seu retorno sobre o serviço para continuarmos recomendando. Obrigada!

© Todos os direitos reservados.

Você está em INICIAL » + » DICAS AOS VIAJANTES » Como comprar dólar e euro para viajar?
Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

2 Comments

    • Roberta Martins Reply

      oi, o cartão da Conta Global em euro chegou essa semana e devo usar somente final de setembro. Também abri conta na Wise em dólar

Write A Comment