dia de los muertos

Celebrando a transcendência da vida – Día de los Muertos


O Día de los Muertos , comemorado em 2 de novembro, é uma das festas mais tradicionais mexicanas e sua origem remonta ao período pré-hispânico, quando povos como os maias e mexicas, já celebravam os mortos realizando rituais a partir das caveiras conservadas de seus ancestrais falecidos. Considerado patrimônio histórico da humanidade pela Unesco, os festejos reverenciam a vida dos que já foram, mas isso não significa necessariamente um momento triste: na verdade, há brincadeira e até cantoria.

Um dos rituais presentes até os dias de hoje é a elaboração de altares aos mortos. Eles podem ser realizados em casa ou espaços públicos, como museus e cemitérios.

Cada altar traz as lembranças, comidas e coisas que o homenageado mais gostava em vida, além de muitas caveiras, papel decorado e flores. Acredita-se que, com o altar, o espírito “voltará” para reencontrar com seus familiares e sua própria história.

Read in English

Papeis são trabalhados manualmente para decorarem os altares
Papeis são trabalhados manualmente para decorarem os altares
Catrina "invadiu" as ruas de Guadalajara por meio da intervenção artística de estudantes. Aqui ela está bem adequada à onda tecnológica. E como não poderia deixar de ser crítica, traz uma mensagem que reflete nosso tempo atual
Catrina “invadiu” as ruas de Guadalajara por meio da intervenção artística de estudantes. Aqui ela está bem adequada à onda tecnológica. E como não poderia deixar de ser crítica, traz uma mensagem que reflete nosso tempo atual
Altar traz os elementos em vida que os homenageados mais gostavam, como comidas, acessórios, etc
Altar traz os elementos em vida que os homenageados mais gostavam, como comidas, acessórios, etc

 

Estive conhecendo dois altares: o primeiro foi montado no museu da cidade de Guadalajara para uma professora falecida recentemente. O outro, foi na biblioteca pública da mesma cidade, em homenagem especial à escritores mexicanos, como Carlos Fuentes.

Altar para escritores montados na biblioteca pública de Guadalajara
Altar para escritores montados na biblioteca pública de Guadalajara
Não resisti ao charme dela
Não resisti ao charme delas

Outro elemento presente nos festejos do Dia de los Muertos é a Catrina, caveira em forma de mulher, muito “espalhafatosa” na maioria das vezes. Criada há mais de cem anos a partir de um personagem elaborado pelo artista Jose Guadalupe Posada e depois “reeditada” por Diego Rivera, Catrina tem muitos significados que incluem ser a própria morte e recordar a alegria de viver, sendo muitas vezes debochada e sedutora. Catrina é uma figura tão querida e importante na cultura mexicana que se tornou até expressão coloquial: quando queremos dizer que uma mulher está muito bonita, dizemos que ela está Catrina, ou Catrin!

Mais festas populares:

Festival de Parintins

Semana Farroupilha

São João em São Luis

Fiesta de Moros y Cristianos de Sóller

Festa das Fallas

Tome Nota: Día de los Muertos (2 de novembro), México

Há celebrações em diversos Estados Mexicanos. Em Guadalajara (Jalisco), as comemorações incluem orações, apresentações de show musicais, montagem de altares. Entre os locais mais visitados estão o PANTEÓN DE BELÉN (cemitério convertido em Museu) (Rua Belén 684 esquina Eulogio Parra, Col. Centro).

O site Cultura Guadalajara oferece a programação completa das comemorações ao Dia de los Muertos em Guadalajara.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Carol Leal

Carol Leal

Jornalista, doutora em Ciências Sociais pela PUC-RS. Não se considera uma mochileira, mas nem tão pouco uma "piriguete dos embarques"... podemos dizer que planejamento e pechincha em viagens é com ela mesmo. Seis meses antes já tem tudo programado: da passagem reservada ao mergulho cultural para não fazer feio nas interações. Claro que isso não evitou uma série de "pagações de mico" e outras histórias hilárias, o que deu um tempero extra às diversas aventuras. Para Carol, viajar é como uma terapia... é um encontro com o auto-conhecimento, de vislumbrar novas sensações, experiências e amizades para toda a vida.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.