melhores lugares pra snorkel no mundo

Arborek, um dos melhores lugares pra snorkel no mundo


Encontrei a maior quantidade de peixes e corais preservados, jamais visto em outros mares, ao redor dos sete hectares da comunidade de Arborek. Ali nem precisa mergulhar para observar a diversidade da vida marinha, basta chegar perto do trapiche e abrir o sorriso. Mas sabendo da existência de 540 tipos de corais, mais de 1000 espécies de peixes e 700 de moluscos presentes na região de Raja Ampat, fica impossível não querer experimentar de perto um dos melhores lugares para snorkel no mundo.

Arborek é uma ilha isolada no nordeste da Indonésia, exatamente na West Papua, onde vivem cerca de 40 famílias de forma simples e em total harmonia com o ambiente marinho. Com crenças tradicionais e consciência da importância de preservar o habitat natural, abriram o píer ao turismo e recebem com música, almoço e muitos sorrisos visitantes de qualquer parte do planeta.

Ao chegar de lancha, avistamos as pequenas dançarinas com caras pintadas e trajes típicos acompanhando o som dos tambores para nos dar as boas vindas. Nos deram as mãos e seguimos no ritmo, caminhando em cortejo pela rua principal de Arborek até cairmos no ponto de partida minutos depois. Um buffet típico e apimentado foi preparado para o nosso grupo na beira da praia e ali nos dividimos entre tirar fotos das encantadoras crianças, da praia paradisíaca ou saborear o almoço na sombra de uma árvore.

Meninas cantoras, bailarinas e lindas nos deram as boas vindas
Meninas cantoras, bailarinas e lindas nos deram as boas vindas

A professora que deixou a agitada Jakarta para lecionar inglês e outras matérias aos locais (sem nunca antes ter pisado em Raja Ampat), nos recepcionou e explicou como tudo funciona na ilha. Citou algumas regras, e deixou claro como foi bom se isolar do mundo para ter mais qualidade de vida em Arborek. Inclusive arrumou marido e criou raízes.

Entre as curiosidades contadas por ela, o motivo de alguns frutos do mar não serem servidos no nosso almoço. Mesmo tendo em abundância e ser fonte de renda dos locais, comer lagostas, camarões e outros crustáceos é sinônimo de azar para toda a comunidade. Por isso, foram oferecidos somente alguns peixes maiores, legumes em diferentes receitas (com as raras versões com e sem pimenta) e água de coco.

O azul e a diversidade marinha em ponto com 30 metros de visibilidade em média
O azul e a diversidade marinha em ponto com 30 metros de visibilidade em média

Um dos melhores lugares pra snorkel no mundo

Corri para me jogar do píer e começar a curtir o mergulho com snorkel. Então a professora nos alertou para não pular porque os locais não gostam. Eles acreditam trazer má sorte porque o movimento pode afastar os milhares de peixes que habitam o trapiche e assim causar o desequilíbrio. Vendo aquela montanha de peixes em baixo d’água concordei totalmente com eles. Não pela má sorte, mas pelo risco dos peixes se dispersarem. Um cardume gigantesco mora ali e tenta se manter unido enfrentando o movimento das correntes. Outras espécies maiores e menores cruzavam e seguiam seus caminhos, mas o cardume ficou o tempo todo por ali como mostra o vídeo (este é temporário porque nenhuma fotografia consegue mostrar o momento, em breve editarei um vídeo completo de Raja Ampat).

Arborek é linda dentro e fora d'água
Arborek é linda dentro e fora d’água

Nadei em direção a praia e flutuei horas por cima da barreira de corais extasiada com tamanha beleza naquele outro mundo submerso. Flores, corais e animais imersos em tons de azul calmantes.

Variedade de peixes e corais visto do alto do pier
Variedade de peixes e corais visto do alto do pier

melhores lugares pra snorkel no mundo melhores lugares pra snorkel no mundo melhores lugares pra snorkel no mundo melhores lugares pra snorkel no mundo melhores lugares pra snorkel no mundo melhores lugares pra snorkel no mundo indonesia_raja_ampat_snorkel_g0108293 melhores lugares pra snorkel no mundo

 

Rua em Arborek
Rua em Arborek

A comunidade de Arborek

Arborek é fascinante tanto dentro quanto fora d’água. Casas de madeira coloridas em meio aos coqueiros e plantas floridas da primavera, convidam para uma caminhada tranquila. Já nos primeiros passos observamos a rotina pacata dos moradores. Crianças brincavam no quintal, mulheres faziam artesanato ou adultos descansavam depois de madrugar no trabalho com a pesca. Todos sorriem e não se incomodam com nossas câmeras, assim como não pedem dinheiro como aconteceu nas cidades maiores da Indonésia.

A praia
A praia

Arborek Arborek Arborek

Almoço com esta vista Arborek Selfie em Arborek Criança em Arborek Criança em Arborek Criança em Arborek Criança em Arborek Criança em Arborek Criança em Arborek

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Preferi caminhar a tarde, após o banho de mar, para pegar uma luz melhor e eles pareciam ainda mais a vontade do que na nossa chegada pela manhã. Um grupo de adultos e crianças fazia um acirrado campeonato de bolinha de gude. Mais adiante, me deparei com pessoas que não pareciam turistas nem moradores. Era a organização Barefoot Conservation preocupada em monitorar os corais e agir em qualquer sinal de degradação. Todos eram voluntários que vinham passar temporadas aprendendo, preservando e vivendo no paraíso. Questionei sobre a situação atual e um rapaz disse estar tudo perfeito, mas considerou uma possível massa de mergulhadores turistas como uma ameaça. Preferem continuar isolados e manter o equilíbrio entre o turismo e a preservação.

O pier de Arborek
O pier de Arborek

Tome Nota Arborek

Arborek também é um excelente ponto de MERGULHO COM CILINDRO, no entanto, o melhor fica uns 20 minutos distante dali. Eu gostaria de ter feito e os profissionais do nosso grupo fizeram (coloco os links aqui assim que eles publicarem). Mas era permitido apenas para quem tem certificação PADI porque as correntes marinhas são bastante perigosas e são poucos os instrutores. A minha dica é: garanta a sua certificação antes de chegar lá.

Como chegar: Um paraíso não seria tão bem preservado se tivesse fácil acesso. Não é difícil, mas são trajetos longos e caros para quem viaja sozinho ou em grupos pequenos. Primeiro é preciso pegar um voo para Sarong, de lá um ferry até Waigeo (umas 2 horas), a capital de Raja Ampat, e alugar um barco até Arborek (1h30). Quem se hospeda nos barcos ou cabanas do RAJA AMPAT DIVE LODGE como fizemos, pode ter todos os passeios organizados por eles ou existem barcos locais em Waigeo.

Homestay em Arborek: não dormi lá, mas tirei fotos de duas opções de hospedagem. Não existem hotéis na ilha, apenas a casa de locais.

Conheça o trabalho desenvolvido pela BAREFOOT CONSERVATION nos site deles.

Acesse o site da WONDERFUL INDONESIA para mais informações sobre Raja Ampat.

Nosso meio de transporte em Raja Ampat foi providenciado pelo lodge

O destino e o passeio fizeram parte da Trip of Wonders. Roteiro organizado pelo Ministério do Turismo da Indonésia para influenciadores digitais promoverem o destino em seus países e Territórios foi um dos convidados.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Bem vindo ao paraíso
Bem vindo ao paraíso

indonesia_arborek_raja_ampat_img_9177 indonesia_arborek_raja_ampat_img_9176

 

 

Galinha atravessa tranquilamente a rua principal de Arborek
Galinha atravessa tranquilamente a rua principal de Arborek

 

Placa mostra o mapa turístico de Arborek
Placa mostra o mapa turístico de Arborek

Veja os melhores lugares para praticar snorkel:

Ilha da beleza no Caribe Colombiano – Providência

Flutuação no Rio da Prata – Bonito

Um dia no Kisite Marine Reserve – Mombassa

Los Roques, o paraíso fica no Caribe – Venezuela

Jardins Submersos – Grande Barreira de Corais da Austrália

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.