Aqba: a fronteira e o mergulho no Mar Vermelho

Aqaba: a fronteira e o mergulho no Mar Vermelho

Aqaba, na Jordânia, é um destino turístico relativamente novo em uma cidade milenar com diferentes nomes e conquistadores. O turismo veio com a proximidade de Petra e Wadi Rum somado à saída para o oceano cedida há poucas décadas pelo Egito. Resorts de luxo, pontos de mergulho e calçadão com estabelecimentos, tanto modernos quanto tradicionais, tem atraído cada vez mais turistas o ano todo para a fronteira.

De quase toda a costa é fácil ver as montanhas do Egito em frente; perto do centro tem a divisa com Israel; e no outro extremo a fronteira com Arábia Saudita. Isto significa um movimento intenso de helicópteros militares e guardas costeira de todos os países. Principalmente no momento do passeio de barco, sendo que o capitão respeita o limite de segurança e nos explica o motivo de manter uma certa distância dos territórios vizinhos.

Aqaba tem astral de praia com letreiro na orla, bares com mesas na rua e restaurantes de frutos do mar na área central. As lojas de especiarias, sementes e nozes são um passeio obrigatório para sentir aromas, experimentar os gostos do Oriente Médio ou fazer compras. A caminhada de noite foi agradável, já de dia fez bastante calor mesmo dentro d’água.

Letreiro com o nome da cidade
Letreiro com o nome da cidade é ponto popular para fotos
Siga @blogterritorios no Instagram

Siga no Instagram 

Precisa de seguro? Acesse Next Seguro Viagem e use o cupom TERRDESC para descontos. Saiba como comprar online.

Saia do Brasil conectado! Leve o chip de dados internacional.

O mergulho no Mar Vermelho de Aqaba

Entrei no Mar Vermelho vestindo bota e long de neoprane, máscara, snorkel, pé de pato e cilindro. Isto porque a barreira de corais está tão perto que nem precisa chegar de barco. Fui caminhando pela areia seguindo a direção do instrutor de mergulho e com água na cintura já estava no meio da colorida vida marinha. Mas antes de ir para o fundo tive uma aula individual e um tempo para praticar. Sem dificuldades por ser minha terceira aula, ele pegou na minha mão e me levou nos melhores pontos da The Seven Sisters. Uma grande formação de corais com detalhes pitorescos como um tanque de guerra e um barco naufragado.

Aula de mergulho na beira da praia
Aula de mergulho na beira da praia em Aqaba

Há menos de um ano colocaram um avião militar dos anos 50 (C-130 Hercules) a 17 metros de profundidade para ser um novo point de mergulho ali perto. Embora novo, já está cheio de peixes e se transformou em um dos destaques do destino. No futuro será um recife artificial benéfico para o ambiente marinho do Golfo de Aqba como são hoje o tanque e o barco. Materiais que poderiam contaminar o oceano, como tinta e gasolina, foram removidos antes e um esqueleto humano foi colocado para representar o piloto no cenário.

A região oferece mais de 20 pontos de mergulho e os mais experientes podem explorar o avião, o barco e o tanque de guerra no mesmo mergulho. Eu vi o tanque de perto respirando com cilindro e o avião com snorkel, mas foi uma boa nadada até chegar ao ponto exato do avião e voltar pra praia. É preciso prática em nadar no mar sem colete salva-vidas.

Vídeos em Aqaba

Encontrei este vídeo de 2013 no YouTube, ainda não tinha o avião, mas tem o tanque e está parecido como que eu vi pessoalmente em maio de 2018. Hoje, o tanque de guerra está mais integrado ao ambiente com corais, plantas e peixes coloridos.

Peixes encontrados no Mar Vermelho
Peixes encontrados no Mar Vermelho

Peixes encontrados no Mar Vermelho

 

O local fica entre as praias de South Beach e Tala Bay onde tem banheiro público com chuveiro e vestiário. Tirei o sal do corpo, troquei de roupa e segui para a próxima atividade.

Passeio de iate pelas fronteiras de Aqaba

Em terra de sheiks, um iate com muito espaço, quitutes e música boa cai bem para aliviar o calor da Jordânia. E assim almoçamos e passamos a tarde entre pausas para mergulho e conversas animadas com o grupo que estava muito bem entrosado há três dias.

Areia avermelhada da nome ao Mar Vermelho
Areia avermelhada da nome ao Mar Vermelho

Enquanto seguimos do porto até perto da fronteira com Arábia Saudita e voltamos, visualizamos as montanhas que explicam o nome Mar Vermelho. Afinal ele é bem azul no fundo e verde nas partes razas, mas as montanhas são de arenito avermelhado e formam a areia na praia. De vez em quando passavam outros iates, veleiros e lanchas puxando parapentes que devem ter uma vista impressionante.

Parapente com vista para as montanhas e Mar Vermelho
Parapente com vista para as montanhas e Mar Vermelho

Um dos momentos mais emocionantes do passeio foi ver ver um animal enorme emergir da água bem próximo ao barco. Era uma tartaruga marinha de cerca de 400 anos, conforme o capitão, a idade é indicada pelas marcas no casco. Corri para pegar a câmera, mas não consegui fazer o registro. A maior tartaruga já vista por mim, ficou apenas na memória.

Tome Nota Aqaba

Passeios na Jordânia:

O mergulho com cilindro e o passeio de barco foram com a empresa local Shark Bay. Nos encontraram na praia e forneceram os equipamentos além do acompanhamento individual do instrutor para quem não tem certificação. Os mais experientes entravam no mar em trios ou duplas.

Mulheres de burca curtem o dia na praia
Mulheres de burca curtem o dia na praia

O fato de eu ser mulher e ficar de maiô em uma praia onde todas as outras mulheres usavam burcas, me deixou em alerta. Felizmente desnecessário porque todos da equipe de mergulho foram extremamente delicados e atenciosos. Na verdade, nunca me senti tão bem tratada durante um mergulho com cilindro. As duas atividades fizeram parte do roteiro Wonders of Jordan organizado pela Rahhalah Explorer.

Doce kunafa leva basicamente pistache, queijo, ovo e açúcar
Doce kunafa leva basicamente pistache, queijo, ovo e açúcar

Onde comer:

Stacoza serve frutos do mar com tempero do Oriente Médio e sucos naturais com menta. Para provar um doce típico, tente o Kunafa da House Kunafa AlShamia. Ambos no centro perto da praia.

Suíte do hotel
Suíte do hotel

Hotel em Aqaba: Oryx Hotel não tem a melhor localização por ser longe da praia, mas é confortável. Tem bar com bebidas alcoólicas permitidas e um restaurante com comida internacional para todas as refeições do dia.

Leia o roteiro completo da viagem pela Jordânia

Mais fotos de Aqaba:

Mesquita vista do barco
Mesquita vista do barco
Vista para Israel
Vista para Israel
Areia vermelha, mas verde e azul
Areia vermelha, mas verde e azul

aqaba aqaba

©Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Esta viagem foi um convite da ATTA para participar do Adventure Next Near East na Jordânia.

Leia sobre mergulhos em outros pontos do planeta:

Grande Barreira de Corais da Austrália

Barreira de Corais em San Andrés

Batismo em Fernando de Noronha

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 12 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.