Alto Atacama, o melhor hotel no Atacama para apaixonados por montanhas

O melhor hotel no Atacama para apaixonados por montanhas

Dentro de um vale rodeado por rochas e coberto por um céu incrível fica o Alto Atacama Desert Lodge & Spa. O melhor hotel no Atacama para se sentir totalmente integrado ao ambiente sem abrir mão do conforto.

Localizado e inspirado no Valle de Catarpe, o resort all inclusive abusa da decoração rústica com muito estilo em cada detalhe. São peças criadas por designers e artesões chilenos combinando com os jardins e ambientes internos. Todos pensados no bem estar dos hóspedes e onde pude relaxar por um final de semana depois de grandes aventuras entre o Chile e a Bolívia.

 

Conjunto de suítes no Alto Atacama
Conjunto de suítes integradas ao ambiente

O meu objetivo era renovar as energias, mas a proposta do Alto Atacama vai além, busca abrir a mente do viajante para explorar, sentir e se conectar com o deserto mais árido do mundo. São oferecidos mais de trinta passeios contemplativos e de aventura guiados por uma equipe qualificada e do bem. Pessoas orgulhosas das histórias e belezas naturais do seu local de trabalho passam aquela energia boa ao nos atender, seja nos passeios ou nos serviços do hotel.

E isto é sentido desde a entrada até o translado para o aeroporto. O consierge nos esperava com um sorrisão e assim que nos acomodamos tratou de explicar as opções e organizar como seriam os nossos próximos dias de acordo com os nossos interesses.

Pergaminho com opções de passeios na recepção
Pergaminho com opções de passeios na recepção

 

Os passeios no Atacama

Excursões do dia
Excursões do dia

Sem importar se um hóspede ou o grupo todo escolhe determinada excursão, ela fica agendada e visível no quadro de atividades do dia, este fica aberto para os demais viajantes. E assim o meu primeiro tour foi ali mesmo dentro do hotel no dia da chegada, um curso prático de ASTRONOMIA ANDINA após o jantar.

Durante uma hora observamos constelações, planetas e buracos negros a olho nu ou no super telescópio onde consegui ver com nitidez a lua e até os anéis de saturno. O instrutor respondia nossas perguntas e indicava o que o céu tinha para nos mostrar naquela noite. A área é em local alto e afastado para evitar qualquer interferência de luz, no entanto, a lua estava linda e brilhante ofuscando a maioria das estrelas. O ideal para ver mais seria em noites de lua nova.

No dia seguinte parti apenas com a guia e o motorista para caminhadas leves nos VALLE DEL ARCO IRIS e HIERBAS BUENAS. Este último sítio para apreciar a vegetação e petroglifos, desenhos nas rochas feitos por habitantes ou viajantes pré-históricos.

Petroglifos em Hierbas Buenas
Petroglifos em Hierbas Buenas
Valle del Arco Iris
Valle del Arco Iris

 

Na última manhã ainda sobrou tempo para a QUEBRADA DE KARI, trilha de dificuldade média seguindo um rio de sal seco por dentro do Valle de La Luna. Um passeio exclusivo para poucos guias cadastrados devido a fragilidade do terreno e disponível no Alto Atacama. (aguarde o artigo detalhado desta experiência)

No início da trilha para Quebrada de Kari
No início da trilha para Quebrada de Kari

Quem prefere sair por contra própria, pode pegar as bicicletas disponíveis na recepção ou utilizar o serviço de translado para São Pedro de Atacama. E ainda pode incluir um turno no spa dentro da agenda de passeios.

Espaço para o banho Inca ao ar ar livre
Espaço para o banho Inca ao ar ar livre

 

Thais na piscina interna do spa porque o dia estava frio
Thais na piscina interna do spa porque o dia estava frio

Puri Spa

O Spa, ou melhor, um oásis no meio do deserto, oferece uma série de tratamentos individuais ou em duplas para se sentir completamente revitalizada. Três opções realizadas em sequência estão contempladas na diária e foi como passei a minha solitária tarde de domingo.

Em dias quentes e ensolarados o atendimento ocorre ao ar livre em espaços escondidos e muito especiais. Diferente das minhas amigas, peguei um desses dias e fiz um tratamento ainda mais completo sentindo de perto a energia das montanhas e de uma árvore de 600 anos.

Árvore de 600 anos fez a sombra durante a minha massagem nos pés
Árvore de 600 anos fez a sombra durante a  massagem

 

Começou com uma massagem relaxante nas costas, continuou com um banho Inca e terminou com lavado de pés seguido de reflexologia. Destaque para o momento inspirado em como os Incas mais poderosos se banhavam.

 

Puri Spa no melhor hotel do Atacama Puri Spa no melhor hotel do Atacama Puri Spa no melhor hotel do Atacama Puri Spa no melhor hotel do Atacama

No primeiro instante foi difícil escolher entre apreciar a paisagem ou fechar os olhos enquanto a atendente massageava minha cabeça com creme de abacate. Acabei entregue ao relaxamento pleno dentro da banheira aquecida com água retirada de 70 metros de profundidade que contém os mesmos gases e sais minerais da Laguna Cejar. Lagoa do Atacama conhecida por suas propriedades benéficas ao corpo e temperatura congelante.

 

A vista do meu terraço
A vista do meu terraço
Caderno de anotações ilustrado com dicas, fauna e flora locais
Caderno de anotações ilustrado com dicas, fauna e flora locais

A Suíte Tilo

O meu quarto era quase uma cabana com pátio privativo, terraço com vista para o lago e bastante espaço. E como os meus amigos foram escalar um vulcão, meus companheiros no Alto Atacama foram praticamente silêncio, privacidade e excelente sinal de wifi.

A suíte é equipada com amplo armário para se espalhar de forma organizada; um cofre com espaço para colocar o notebook; linha completa de amenidades e o básico de um bom hotel como secador de cabelo, aquecedor, televisão e frigobar. E entre os mimos, garrafa térmica e uma gracinha de caderno de anotações ilustrado com dicas, fauna e flora locais. Claro que virou meu diário oficial da viagem ao Atacama.

O meu quarto
O meu quarto
O terraço
O terraço
O pátio privativo
O pátio privativo

Alto Atacama, melhor hotel no Atacama Alto Atacama, melhor hotel no Atacama Alto Atacama, melhor hotel no Atacama alto atacamaalto_atacama_hotel_chile_IMG_4212São três tipos de acomodações para até três pessoas somando 42 quartos. Pelo menos um acessível para cadeirantes e alguns conectados para unir famílias.

 

Café da manhã, almoço, jantar e lanche

Doce de milho típico do Chile
Doce de milho com pêssego típico do Chile

Culinária regional para complementar a experiência de pensão completa no Alto Atacama. As refeições são feitas com maioria de produtos colhidos na horta do hotel ou vindos de produtores próximos com intuito de valorizar os pratos chilenos com ingredientes como batatas, quinoa e chañar.

O buffet de café da manhã é servido no restaurante principal com vasta gama de opções. No entanto, poderá ser servido na habitação em dias de baixa ocupação e, para quem não viu a variedade do buffet, sugiro o que eu pedi no último dia porque estava maravilhoso: iogurte de baunilha com granola e uvas, salmão defumado, suco de amora, creme de queijo e croissants.

Café da manhã no restaurante
Café da manhã no restaurante
Churrasco Atacameño
Churrasco Atacameño

 

Os almoços aos sábados são especiais servidos ao ar livre próximo às piscinas. Logo na chegada peguei um churrasco Atacameño com um lindo buffet de saladas e sobremesas. Nos demais dias e nos jantares, o serviço é a la carte no restaurante principal.

Área pronta para o chá da tarde no restaurante
Área pronta para o chá da tarde no restaurante

Alto Atacama, melhor hotel no Atacama All Inclusive no Alto Atacama All Inclusive no Alto Atacama All Inclusive no Alto Atacama All Inclusive no Alto Atacama All Inclusive no Alto Atacama All Inclusive no Alto Atacama All Inclusive no Alto Atacama

 

 

 

 

 

 

 

 

E antes de partir para o aeroporto, pegamos um lanche delicioso no bar. Pedi sanduíche com água e no pacote veio suco, chocolate e maçã além do solicitado. O bar e o restaurante são abertos ao público.

 

O lago dentro do Alto Atacama
O lago dentro do Alto Atacama

Áreas compartilhadas

Piscina aquecida ao ar livre
Piscina aquecida ao ar livre

Além de apreciar todo este cenário no conforto da suíte, pode aproveitar as áreas ao ar livre espalhadas pela propriedade. Tem um pequeno museu com todas as pedras encontradas no vale, vários jardins, uma jacuzi e quatro piscinas, sendo duas aquecidas. De noite acendem a lareira e fogueiras para quem prefere curtir as estrelas.

Piscina no Alto AtacamaPiscina no Alto AtacamaPiscina no Alto Atacama Piscina no Alto Atacama

  • RESERVE O MELHOR HOTEL DO ATACAMA
ALTO ATACAMA DESERT LODGE & SPA trabalha com sistema tudo incluso contemplando translado, refeições e passeios na diária. Visite o site. Apenas algumas bebidas alcoólicas e tratamentos específicos do spa são cobrados à parte.

CONSULTE VALORES EM REAIS OU RESERVE PELO BOOKING

Transporte para os passeios e translado
Transporte para os passeios e translado

Onde: Camino Pukará s/n, Suchor, Ayllú de Quitor. Fica 15 minutos distante de São Pedro de Atacama com transporte frequente para a cidade e translado para o aeroporto de Calama. Basta agendar ou se informar na recepção.

A agenda de passeios deve ser organizada previamente ou no primeiro dia para ter maior disponibilidade de atividades e guias.

Vista no final da tarde
Vista no final da tarde
Corredores externos
Corredores externos
Computadores à disposição
Computadores à disposição
A lojinha
A lojinha
Bicicletas à disposição dos hóspedes
Bicicletas à disposição dos hóspedes

 

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais. Fotos de Roberta Martins e Gardênia Rogatto.

#JustFunChile é um projeto de Territórios e As Peripécias de uma Flor. Contamos com o apoio de hotéis e empresas locais, inclusive nesta hospedagem.

9
9
Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site e fotógrafa. Há 11 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo.

1 comment

Deixe uma resposta