Volubilis

Volubilis, uma flor romana no coração do Marrocos


Somente a 31 quilômetros da cidade imperial de Meknez está um dos lugares históricos e culturais mais interessantes do Marrocos. Volubilis, nosso próximo destino.

O texto continua após os serviços recomendados no destino.

Leia todos os artigos sobre o Marrocos

AGILIZE SUA VIAGEM
Precisa de seguro viagem? Pegue o cupom de desconto

Leve o chip de dados desde o Brasil para chegar conectado

Quer agendar passeios e transfer agora? Use a Get Your Guide ou saiba como funciona

Volubilis

Passado algum tempo, deixamos a planície árida e marrom da região central do país e nos encontramos viajando em meio a natureza exuberante das montanhas e bosques da região de Rarb. Mesmo ao longe, contra uma plantação de oliveiras, já podíamos enxergar algumas partes daquele imenso lugar. Naquele momento enfrentávamos uma visão que, em qualquer lugar do mundo, produz a mesma sensação de espanto e assombro: a percepção de estar chegando às ruínas de uma cidade romana.

Volubilis é um dos lugares históricos mais interessantes do Marrocos
Volubilis é um dos lugares históricos mais interessantes do Marrocos

RESERVE HOTEL NESTA CIDADE

No caso de Volubilis trata-se do sitio arqueológico mais importante e bem conservado do Norte da África. “Tudo aqui estaria ainda mais bem conservado se não fosse o terremoto de Lisboa em 1755. O abalo foi tão forte que derrubou algumas das nossas construções mesmo a tantos quilômetros de distância”, explica Mohamed, nosso guia, em um inglês carregado com um engraçado sotaque árabe. “Apesar disso, Volubilis ainda mostra com clareza a grandeza dessa antiga cidade romana. Fomos incluídos na lista de patrimônios da humanidade da UNESCO em 1997 e isso é um reconhecimento da importância deste lugar”, concluiu sem esconder o seu orgulho.

Os inúmeros restos de casas e templos romanos são impressionantes
Os inúmeros restos de casas e templos romanos são impressionantes

Caminhamos entre suas ruínas. Seus edifícios e ruas se estendem sobre um saliente, ao extremo de um altiplano e de costas para as montanhas de Zerhoun. Por detrás, podemos ver ao longe as casas brancas da cidade Santa de Mulay Idriss. Um dos lugares mais sagrados de todo o Islã e ainda hoje alberga o corpo do descendente de Maomé.

Basta alguns minutos para perceber que este era um lugar muito fértil e rico. “Os romanos eram muito inteligentes. Construíram a sua cidade em um lugar perfeito, abundante em aguas e animais para caçar”, explica Mohamed. “Além disso era uma região muito linda, um vale de flores. O nome Volubilis, por sinal, vem de uma dessas flores que era tão comum nessa região”, conclui.

Um dos belos mosaicos que formavam o chão das antigas casas da cidade
Um dos belos mosaicos que formavam o chão das antigas casas da cidade

Sitios arqueológicos em Volubilis

Passear por Volubilis é um programa imperdivel para quem visita as cidades de Meknez e Fez no Marrocos
Passear por Volubilis é um programa imperdivel para quem visita as cidades de Meknez e Fez no Marrocos

Volubilis atrai ainda hoje muitos historiadores e arqueólogos graças a sua riqueza em mosaicos (o que mais me impressionou foi feito em homenagem a Hercules), além dos inúmeros restos de casas romanas e os imensos templos de Júpiter e o arco de Caracalla, ambos construídos em mármore no ano 217 D.C.. É surpreendente sua semelhança com Paris devido a seu Arco do Triunfo, largas avenidas e um grande boulevard muito parecidos a Champ-Élysées e os Campos Elíseos.

É surpreendente sua semelhança com Paris devido suas largas avenidas e um grande boulevard
É surpreendente sua semelhança com Paris devido suas largas avenidas e um grande boulevard

Nesse sitio arqueológico, o viajante será capaz de viver, como poucos lugares podem oferecer, a sensação de fazer uma viagem de volta no tempo. Definitivamente um lugar imperdível para se fazer uma escapada quando visitar a cidade imperial de Meknez, no Marrocos.

Na parede do Templo de Júpiter, o mais impressionante de todo lugar, ainda hoje pode-se ler uma sábia frase em latim. “Carpe Diem”, os séculos não conseguiram apagar. Aproveitem o dia, vivam o momento. É exatamente o que estamos fazendo na nossa estadia nesse país mágico chamado Marrocos.

O imponente Arco do Triunfo de Volubilis
O imponente Arco do Triunfo de Volubilis

Conheça outros destinos no Marrocos: Chefchaouen, Fez, Marrakesh e acampamento no Sahara.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Davi Carneiro

Davi Carneiro

Davi Carneiro é baiano, jornalista, viajante, blogueiro de viagens, aprendiz de escritor e formado no Master de Periodismo de Viajes em Barcelona. Atualmente mora na Romênia.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.