fbpx
Vista do quarto de hotel em Miraflores

Lima: roteiro de horas ou até três dias


Com a decisão da Conmebol de mudar a final da Copa Libertadores 2019 para Lima a procura pelo destino disparou e eu aproveito que acabei e voltar de lá para deixar dicas fresquinhas.


O QUE FALTA PARA TIRAR O ROTEIRO DO PAPEL?

Acesso rápido: O que fazer | Onde ficar | Dicas para visitar | Mapa | Sobre a final da Libertadores

O que fazer em Lima

Além de ser a principal porta de entrada no Peru, é comum fazer escala no aeroporto para chegar a outros destinos latinos. Dessa forma, passei por lá algumas vezes ficando apenas uma noite ou algumas horas. O bom é sempre ter algo diferente para fazer a cada visita e indico as melhores opções a seguir.

O texto continua após os serviços recomendados no destino.

Leia todos os artigos sobre o país

AGILIZE SUA VIAGEM
Precisa de seguro viagem? Saiba como comprar online

Leve o chip internacional com Internet desde o Brasil

Agende passeios e transfer agora na Get Your Guide ou saiba como funciona

Comer super bem

O Peru foi reconhecido como o Melhor Destino Gastronômico do Mundo sete vezes consecutivas pelo World Travel Awards (premiação considerada o “Oscar” do Turismo). Portanto, a primeira dica é comer um de seus pratos típicos como recomendo no artigo Comidas Peruanas.

Se hospedar com vista

Saiba onde estão as melhores ondas, veja o movimento do Malecón, ou do Larcomar, e assista ao espetáculo do pôr do sol no conforto do ar-condicionado do seu quarto em Miraflores. Apenas não se assuste ao ver um parapente passar bem pertinho da janela no fim de tarde. Assim foi a experiência de se hospedar no novo AC Hotel by Marriott Lima Miraflores. No terraço tem a oportunidade de ver a vista mais do alto no bar ou fazendo exercícios na academia.  

Pôr do sol visto do quarto com vista para o ar em Miraflores
Pôr do sol visto da minha suíte

Passear pelos bairros turísticos

Barranco é o bairro de artistas e boêmios com vista para o mar, parques e bons restaurantes. San Isidro é o centro financeiro da capital com diversas opções verdes, culturais e gastronômicas. Miraflores fica no meio deles sendo o melhor lugar para se hospedar e aproveitar de tudo um pouco. Ainda não consegui visitar o Centro Histórico, mas Agustin conta suas impressões no texto A metrópole histórica das Américas.

Uma alternativa para quem tem pouco tempo é fazer um City Tour Panorâmico passando pelos principais pontos turísticos de Miraflores, Barranco e San Isidro. Fiz com a guia Suzane falando em português (bastante conhecimento, mas eu preferiria que fosse em espanhol). 

Vista para o bairro Barranco, em Lima
Vista para o bairro Barranco

Visitar sítios arqueológicos

Lima tem mais de 100 sítios arqueológicos e um dos mais preservados fica em Miraflores. Huaca Pucllana (100-650 d.C.) são ruínas de centros cerimoniais de uma civilização pré-inca. Estão parcialmente visíveis caminhando nas ruas ao redor e na entrada há pequeno museu.

Ao norte fica Caral, a civilização mais antiga já encontrada na América data de cinco mil anos assim como as da Mesopotâmia, Egito e Índia. Visitei no caminho para Huaraz e aviso ser possível o bate e volta, a Cidade Sagrada de Caral esta localizada 206 km de Lima com duas excursões no site Get Your Guide. Tanto Caral quanto o Centro Histórico de Lima foram declarados Patrimônio Mundial pela Unesco.

Cidade Sagrada de Caral
Cidade Sagrada de Caral

Comprar em Lima

Recomendo fazer compras nas cidades menores, mas quem só vai à Lima ou não teve tempo antes, o bairro Miraflores abriga dois pontos interessantes: o mercado de artesanato e o Shopping Larcomar. O primeiro localizado no final da Avenida Petit Thouars e o segundo no Malecón de Miraflores que vale a visita pela vista e o agito. A capita reúne os produtos encontrados em todas as regiões como roupas com lã de vicunha e alpaca, jóias em prata e cerâmicas.

Ver o pôr do sol no Pacífico

Pôr do sol no Oceano Pacífico com voos de paraglider
Pôr do sol no Oceano Pacífico

Lima é a única capital latina onde é possível ver o sol se pôr no mar e a melhor estrutura para curtir o visual esta no topo das falésias em Miraflores, seja no Malecón, no Larcomar, no Parque del Amor ou voando de parapente. 

O Parque del Amor é uma praça cercada por muros desenhados com frases de apaixonados. No meio fica a escultura de dois amantes se beijando.

Praça do Amor em Lima
Parque do Amor

Na primeira viagem fiz tudo por conta própria arriscando um pouco, na segunda teve o cuidado do receptivo Viajes Pacífico que me buscou e levou no aeroporto, além do city tour. Não sei qual o seu estilo de viajar, se for o primeiro, veja os passeios do Get Your Guide, se prefere a segurança de ter alguém cuidando de tudo para você, posso indicar agências brasileiras de minha confiança se deixar suas informações clicando neste link.

Saiba como funciona e compre online.

Hospedagem em Lima

Miraflores continua sendo o melhor bairro para se hospedar. Além do hotel com vista mencionado acima (AC Hotel by Marriott Lima Miraflores), na primeira viagem me hospedei em hostel e pousada mais econômicos e que ainda são bem recomendados pelo Booking.com.

Terraço do hotel em Miraflores, Lima
Terraço do hotel para ver o voo dos paraglider mais de perto

Loki Hostal é cheio de mochileiros jovens de vários lugares. Tem cozinha comunitária e um lounge bar onde a galera se conhece para combinar festas e viagens.

RESERVE AQUI | COMPARE VALORES NOS SITES DE RESERVA

Kontiki Hostal é uma pousada bem localizada e confortável para quem prefere dormir em suítes privativas.

RESERVE AQUI | COMPARE VALORES NOS SITES DE RESERVA

Tome Nota

Nem adianta reservar um tempo de aclimatação em Lima, a capital tem altura máxima de 861 metros e os efeitos negativos da altitude começam a partir de 3 mil metros.

Quando ir: vale visitar o ano todo porque quase nunca chove, embora a névoa seja constante. 

Como chegar: o aeroporto internacional fica na Província de Callao, a 40 minutos da cidade de Lima, e recebe voos direto de São Paulo, Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu e Porto Alegre. Confirme as opções atuais em um buscador de voos.

Em duas oportunidades voltei para Lima em ônibus pela estrada Panamericana, aquela que conecta as Américas de norte a sul. A primeira vim de Arequipa e a segunda de Huaraz. Se prefere dirigir, pegue as dicas para alugar um carro no exterior.

Quanto tempo ficar: visitar os principais museus, o Centro Histórico e os bairros Miraflores, San Isidro e Barranco leva 2 dias, mas tem atrativos para ficar uma semana.

Saiba mais no site oficial do governo do Peru feito para nós brasileiros.

Mapa de Lima

Acesso rápido: O que fazer | Onde ficar | Dicas para visitar | Mapa | Sobre a final da Libertadores

Beira mar de Lima vista do alto da falésia
Beira mar de Lima no bairro Miraflores

Dica para quem vai à Final da Libertadores em Lima

A partida entre o time brasileiro Flamengo e o argentino River Plate será disputada na tarde do dia 23 de novembro, agora no Estádio Monumental de Lima. Um ponto distante dos bairros turísticos e de difícil acesso na zona leste da capital, portanto, a ida e a volta devem ser planejadas com atenção.

Outra questão é quem já havia comprado aéreo para assistir em Santiago. As companhias aéreas Latam e Gol estão permitindo a remarcação das passagens que já estavam compradas entre 18 e 23 de novembro sem multa. Mas o difícil tem sido conseguir voos para as datas do jogo devido a grande procura ou os preços abusivos.

Por fim, para os fanáticos por futebol, aviso que a Final da Libertadores de 2020 será no Rio de Janeiro o que deve agregar emoção extra a celebração dos 70 anos do Maracanã.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.