Parque das Aves

Viveiros de imersão


Passeio obrigatório para todas as idades que passam por Foz do Iguaçu, o Parque das Aves é uma experiência única de ver pássaros locais bem de perto, ou melhor ainda, entrar em amplos viveiros e deixar que eles se aproximem.

Read in English

Grou coroado da África
Grou coroado da África
Siga @blogterritorios no InstagramSiga no Instagram

Precisa de hospedagem em Foz do Iguaçu? Veja os hotéis onde fiquei

Blogueiros enjaulados
Blogueiros enjaulados
O tucano é o astro do Parque das Aves
O tucano é o astro do Parque das Aves

Um santuário ecológico em 16, 5 hectares de uma área que já foi degradada e vem sendo recuperada desde 1994, quando o parque foi criado. São 1000 aves de 130 espécies provenientes de todos os continentes, além de borboletas, jabutis e répteis como sucuris, jiboias e jacarés-de-papo-amarelo.

Arara Azul
Arara Azul
Tucanos
Tucanos
Canarinhos
Canarinhos
Arará Canindé
Arará Canindé
Papagaio
Papagaio

 

No viveiro Floresta, com mais de 100 aves soltas, encontram-se os animais da região das Cataratas. Na sequência tem o viveiro que representa o Pantanal, o Lago dos Jacarés, a Savana Africana e outras descobertas como o Borboletário. A região de Foz do Iguaçu tem uma das maiores biodiversidades de borboletas do mundo, nesse ambiente algumas espécies vivem em harmonia com beija-flores. Outro destaque é o viveiro das Araras, onde elas dão rasantes e somos nós quem devemos desviar. Para entrar nos viveiros é preciso ficar enjaulado por alguns minutos e só pode abrir uma porta quando a outra estiver fechada.

Literalmente um pau de arara
Literalmente um pau de arara
Beija-flor no Borboletário
Beija-flor no Borboletário

Foi minha segunda visita ao parque e não será a última, mas certamente foi a melhor, pois contamos com o privilégio de ter Karin Wolf, a gerente de marketing do Parque das Aves, como guia. Para começar, fomos recebidos com deliciosos sorvetes de frutas do cerrado e logo passamos 3 agradáveis horas caminhando e ouvindo explicações nos mínimos detalhes.

Borboletário
Borboletário

Além de interagir com os animais, descobri que no parque são realizadas atividades educacionais sobre preservação junto à comunidade, existem projetos e pesquisa na área de conservação ambiental e muitas aves conseguem se reproduzir em cativeiro, principalmente as com risco de extinção. Inclusive, eles inovaram ao criar um sistema de filtro biológico que mantem os lagos sempre limpos de forma sustentável.

O passeio terminou com a oportunidade de tirar foto com uma arara no braço e também com uma cobra no pescoço, ao lado do adestrador, é claro.

Eu com um filhote de jiboia e a arara canindé
Eu com um filhote de jiboia e a arara canindé

Tome Nota Parque das Aves

PARQUE DAS AVES fica na Av. das Cataratas, km 17.1. Abre diariamente das 8h30 às 17h30. Tem lanchonete e loja de souvenires.

Compre ingressos agora na TourOn.

A visita é autoguiada e a principal regra é respeitar os avisos de manter as portas dos viveiros fechadas.
Para melhores fotos indico visitar o Parque pela manhã, no meio da tarde a mata esconde a iluminação natural.

Na entrada do Parque
Na entrada do Parque

Participaram do 2º BlogTurFoz de 13 a 18 de Março de 2012

Os Blogueiros: Alexandra Aranovich (Destemperadinhos e Café Viagem), Anna Martinelli (Finestrino), Beatriz Mignolo (Viaje no Detalhe), Cidilan da Apresentação (Se Pluga no Mundo), Clarissa Comim (Viagem e Viagens), Daniella Mendes (Dicas e Turismo), Gleiber Oliveira (Andarilhos do Mundo), Jonathan Pádua (Eu Vou de Mochila), Luiz Jr (Boa Viagem), Marcos Coqs (Blog Viajão), Maurício Oliveira (Aventureiros), Monique Ribeiro (Diário Radical), Roberta Martins (Territórios) e Vivian Dornelles (Dicas de Viagem 

RealizaçãoTrilhas e Aventuras e Loumar Turismo em Foz do Iguaçu

PatrocínioHotel Bella Italia e Itaipu Binacional

ApoioGol Linhas Aéreas Inteligentes

Os Parceiros: Churrascaria Rafain Show – CityTour Histórico – Hotel Águas do Iguaçu – Restaurante Bufalo Branco – Cataratas do Iguaçu – Trilha do Poço Preto – Macuco EcoAventura – Restaurante Porto Canoas – Parque das Aves – Cataratas Argentina – Iguazú Argentina – Restaurante La Selva – Gran Aventura – Iguassu Jungle Explorer – Shopping Del Este – SAX Department – Dutty Free Shop Argentina – Restaurante El Quincho Del Tio Querido – Rafain Chopp – Woods – Cataratas JL Shopping

ApoiadoresMoleco – Pulp Edições – Zupper

Dica: Saiba mais sobre o Projeto BlogTur e leve essa Ação de Marketing de Turismo para promover o seu destino nas mídias sociais. Acompanhe o evento pelo Twitter através da Hashtag #BlogTurFoz e as atualizações na Fanpage do BlogTur no Facebook.

Essa viagem foi patrocinada.

Fotos de Roberta MartinsAnna MartinelliDaniella Mendes,  Vivian Dornelles Maurício Oliveira. 

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

1 comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.