villa dei vescovi

Villa dei Vescovi, mais uma experiência italiana


No interior do Vêneto a dica de um lugar para se sentir como um morador de cidade pequena. Villa dei Vescovi é um misto de centro cultural, vinícola e pousada com vasta história em Luvigliano di Torreglia, na região de Colli Euganei.

Villa dei Vescovi
Villa dei Vescovi

Cerca de dois outonos atrás, passei uma manhã caminhando pela Villa dei Vescovi acompanhada por uma fotógrafa que adora passar um tempo por ali. Ela contou que costuma frequentar pra descansar, tomar um bom vinho caseiro em algum lugar bonito ou aproveitar as diversas atividades promovidas pela FAI – Fundo Ambiente Italiano, fundação responsável por cuidar do patrimônio artístico e natural italiano.

A casa Villa dei Vescovi
A entrada da casa

Villa dei Vescovi

Construída em 1535 para ser a casa de campo do bispo de Padova, Villa dei Vescovi mantêm a estrutura preservada com móveis e objetos originais de diversos períodos. As paredes restauradas ou raspadas exibem a história pelas camadas de pinturas e um áudio guia explica os detalhes. Pelas janelas dá para observar a quietude dos vizinhos, os parreirais e colinas a perder de vista. No jardim tem as flores e os frutos da estação e o clima pede caminhadas sem pressa pela propriedade.

A varanda e as camadas de pinturas na parede do Villa dei Vescovi
A varanda e as camadas de pinturas na parede

Villa dei Vescovi, Vêneto Villa dei Vescovi, Vêneto Villa dei Vescovi, Vêneto Villa dei Vescovi, Vêneto Villa dei Vescovi, Vêneto Villa dei Vescovi, Vêneto Villa dei Vescovi, Vêneto Villa dei Vescovi, Vêneto

 

Os responsáveis pelo lugar fabricam o próprio vinho e em um dos projetos o visitante pode adotar um vinhedo e produzir o seu. Agora faz sentido os moradores do Vêneto viverem por ali nos finais de semana, eu faria o mesmo se tivesse um lugar assim perto da minha casa. Além de ter esta experiência, a agenda de eventos anda agitadíssima. Desde janeiro deste ano recebo as novidades por e-mail (inclusive ajudaram a lembrar que ainda precisava escrever este artigo) que incluem mercados orgânicos, feiras de artesanato, atividades esportivas e o último foi um Festival de Yoga. Imagino que na primavera e verão deve ser ainda mais agradável passar por lá.

Parreiral na Villa dei Vescovi
Parreiral

Villa dei Vescovi, Vêneto

Villa dei Vescovi, Vêneto

Villa dei Vescovi, Vêneto

Villa dei Vescovi, Vêneto

 

A estrutura também tem espaço para recreação infantil, cursos, livraria, cafeteria e eventos. Se alguma leitora pensa em se casar na Itália, este parece um ótimo lugar. Apenas lembre de me colocar na lista de convidados.

Valle dei Vescovi
Porta da casa do vizinho
Detalhe na escada de entrada do Valle dei Vescovi
Detalhe na escada de entrada

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Villa dei Vescovi é uma bela combinação de arquitetura e paisagem na serra de Colli Euganei.
A Villa dei Vescovi é uma bela combinação de arquitetura e paisagem na serra de Colli Euganei.

Conheça também Abano TermeArquà Petrarca e Valsanzibio, todos em Colli Euganei, ou saiba o que ver no Vêneto.

Tome Nota Villa dei Vescovi

Villa dei Vescovi fica aberta ao público das 10h ás 17h e até 18h nos meses mais quentes, cobra 8 euros para entrar, tem estacionamento e oferece visitas guiadas. Acesse o SITE.

Para passar a noite melhor reservar com antecedência, são apenas dois apartamentos equipados com cozinha e banheiro no sótão. Não tem elevadores e é complicado carregar bagagem pesada.

Como chegar: Pela Auto estrada A13 Bologna – Padova pegue a saída Terme Euganee. Siga para Montegrotto Terme, Torreglia até encontrar a placa indicando Villa dei Vescovi. São cerca de 15 km de Pádua.

Os ônibus APS linha Colli T e AT partem de Pádua para Luvigliano na estação FS. Eles passam por Abano Terme e Montegrotto. 

Fotos de Roberta Martins e Leandro Gabrieli.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 12 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.