vila Velha

Vila nem tão velha assim


Vitória era o destino e, como também queria aproveitar as praias, acabei na vizinha Vila Velha. Especificamente na Praia da Costa, considerada a melhor por amigos de lá e em blogs de viagem.

Read in English

Siga @blogterritorios no InstagramSiga no Instagram
Praia da Costa
Praia da Costa

Vila Velha

Uma praia urbana cheia de prédios altos e modernos. É bem bonita, tem ciclovia, áreas de lazer e calçadão movimentado com pessoas praticando esportes ou passeando até de noite quando fica todo iluminado. A orla segue parecida nas outras duas praias que conheci: Itapoã e Itaparica. Essa última reduto de pescadores e com arquitetura menos moderna.

Vista para a Baía de Vitória
Vista para a Baía de Vitória

O que fazer em Vila Velha

Foram três dias curtindo o sol na areia pela manhã e passeios na região pela tarde. O destaque é o CONVENTO DA PENHA. Uma subida íngreme por trilha de pedra, que também pode ser feita pela estrada mais longa, até chegar na melhor vista da cidade. Uma grande pedra aberta para a Baía de Vitória. Pausa para fotos e o caminho continua com passagens de ida e vinda pensando nos milhares de fiéis que visitam o Convento. Ele fica no topo da montanha e é visto por quase todos os lugares. Chega a ter uma rua em Vitória onde não pode construir prédios que interfiram na vista para o convento. Lá de cima o panorama das duas cidades é em 360 graus com muito vento.

A terceira ponte liga as duas cidades
A terceira ponte liga as duas cidades

Outra atração é MUSEU DA VALE, conta a história da estrada de ferro que liga Espírito Santo à Minas Gerais. É um lugar agradável localizado nas margens da Baía de Vitória, tem a maior maquete ferroviária do país e uma Maria Fumaça original. Tinha um casal recém casado fazendo um book por ali.

Noiva no Museu da Vale
Noiva no Museu da Vale
A fábrica da Garoto
A fábrica da Garoto

Agora, o que eu sempre ouvi falar dessa cidade é a Fábrica da Garoto. Mas não facilitam a vida do turista, as visitas guiadas só acontecem em dias úteis com agendamento prévio e a lojinha só abre sábado pela manhã. Era feriado e o máximo que vi foi a caixa amarela de longe.

O Morro do Moreno foi outro que só vi de longe, fica no final da Praia da Costa e tem intensa movimentação de asa deltas e paragliders. Dizem que a vista para a Baía de Vitória e Vila Velha são lindas, fiquei com vontade de fazer trilhas por ali.

O Convento visto da Baía de Vitória
O Convento visto da Baía de Vitória
Vista para as praias de Vila Velha
Vista para as praias de Vila Velha

Tome Nota Vila Velha

Hotel em Vila VelhaTRANSAMÉRICA PASSÁRGADA muito bem localizado na beira da Praia da Costa. Os quartos são amplos e confortáveis em estilo flat, o café da manhã é razoável, mas o melhor é a vista do terraço onde fica a piscina e o café.

Restaurante: VILLA VECCHIA localizado no saguão do hotel. Excelente atendimento e culinária italiana com vista para orla. O bolinho de bacalhau foi divino.

Antes de ir peguei várias dicas no blog Rotas Capixabas.

O molho foi o toque especial do bolinho
O molho foi o toque especial do bolinho

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

1 comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.