O ano começo na minha cidade Pelotas com o Tesão fazendo amizade com a nova mascote da família Martins, a border colie Kia

Viajar com animal (Pet) para o Mercosul


Uma dúvida dos leitores que tem aumentado neste verão é o tema viajar com animal de estimação para o Uruguai. Eu nunca levei os meus cachorros, mas sei de amigos que levam sempre e um deles acabou de voltar e me deu dicas atualizadas do que precisa fazer antes da viagem.

O texto continua após os serviços recomendados no destino.

Leia todos os artigos sobre o país

AGILIZE SUA VIAGEM
Ainda falta reservar hotel? Veja os visitados no Uruguai

Precisa de seguro viagem? Saiba como comprar online

Leve o chip internacional com Internet desde o Brasil

Agende passeios e transfer agora na Get Your Guide ou saiba como funciona

Pegue as dicas para viajar de carro

É burocrático, mas todos dizem valer a pena o esforço para ter o seu melhor amigo por perto. O que você acha?

Embora o título fale em Mercosul e as regras se apliquem para Argentina, Paraguai e Venezuela, apenas as informações referentes ao Uruguai foram confirmadas por ser o exemplo vivido pela família Pimentel, meus amigos que enviaram a dica. Se pretende levar o seu animal de estimação para outro destino, confirme na Embaixada ou Consulado do país desejado.

O procedimento e dicas estão abaixo. Antes vou contar uma história triste (assustadora, na verdade) que pode desmotivar a viagem idealizada com seu Pet. Mas serve de alerta para quem não respeita regras quando vai para fora do Brasil.

Uma história com cachorro no Uruguai

Estava acampada em Santa Teresa e lá animais domésticos não são permitidos. O motivo é existirem outros seres soltos vivendo no parque e isto pode criar atrito entre eles. Ainda mais se for aquele cachorrinho que late para a própria sombra.

Pois, tem quem leve escondido achando que o bichinho é calmo e ninguém vai notar. Era uma manhã tranquila quando eu voltava a pé para o acampamento e visualizei uma mãe ema com seus filhotes passeando entre as barracas. Os turistas curtiam a visita e tiravam fotos enquanto a família ema nem se incomodava com a presença de pessoas. Até que um cachorrinho surgiu do nada e começou a brincar com os filhotes. A mãe ema não gostou e partiu para cima.

Não vi o início da confusão, mas quando percebi estava o cachorro correndo apavorada em minha direção e a ema correndo atrás dele, ou melhor dando pulos que acertavam o cachorrinho em cheio no meio das garras de ave. Eu queria ajudar o cachorro, mas precisava salvar a mim primeiro, aquela ema seria agressiva com qualquer um no seu caminho. Em segundos saí do caminho me escondendo atrás de uma árvore e eles passaram em alta velocidade. O cachorro fugindo capenga e a ema dando seus pulos mortais. Não sei dizer se o cachorro sobreviveu porque fui embora naquele dia. No mínimo, deve ter se machucado feio e o dono levado uma multa.

Minha dica, respeite as regras e planeje a viagem confirmando quais hospedagens aceitam animais de estimação. A informação sempre aparece nos detalhes do Booking.com ou AirBnb.

Viajar com animal (Pet) para o Mercosul

O procedimento para levar ou enviar, caninos e felinos para o Uruguai é o seguinte:

  1. Identificar o animal com microchip em veterinário credenciado. Ele fornecerá o certificado;

  2. Levar o animal (já com chip colocado) na Pet shop para ter seu sangue coletado para o exame da Leshmaniose;

  3. Fazer as vacinas da raiva, vermífugo com Praziquantel, anti-pulga e anti-carrapato (Bravecto). Deverão ser ministradas no mínimo 72 horas e máximo 30 dias antes do ingresso ao Uruguai;

  4. Levar ao veterinário para preencher a carteira de vacinação do animal;

  5. Com o resultado do exame de Leshmaniose, o veterinário preenche formulário próprio exigido pelo MAPA (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento);

  6. Marcar horário no MAPA da sua cidade para levar o animal e preencher o Certificado Veterinário Internacional.

Família com seu cachorro dentro do carro foi quem enviou as dicas para viajar com animal de estimação para o Uruguai
Pirata, o pet dos meus amigos, parece bem feliz no banco da frente

Tome Nota: viajar com animal no Uruguai

O procedimento para viajar com animal é válido por 60 dias e não precisa legalizar documentação no Consulado uruguaio.

Se for de carro, deve ter um cinto de segurança específico para o bicho.

Para o ingresso de quaisquer outros animais de estimação, é necessário consultar previamente ao Ministerio de Ganadería, Agricultura y Pesca. Dirección de Sanidad Animal.
Telefones: (005982) 4126344  –  Fax: (005982) 4126306
Correio eletrônico: disana@mgap.gub.uy — digesega@mgap.gub.uy.

Aproveite que o Uruguai é um excelente destino para viagens de carro e alugue o seu no site da Rental Cars.

Se prefere ter todo o conteúdo para consultar durante a viagem e ainda ter sugestão de roteiros com mapa interativo detalhado, adquira o guia Uruguai de Carro.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.