MONTEVIDÉU

Verão em Montevidéu: 8 atrações


Embora o Uruguai sempre caia bem na temporada mais quente do ano, eu tinha o conceito claro da capital combinar mais com inverno. Pelo menos até eu precisar passar uns dias de verão em Montevidéu. Desde então voltei umas cinco vezes e atualizado as novas descobertas neste artigo.

Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.

Leia todos os artigos sobre o país

Pegue as dicas para viajar de carro

Seguro viagem é obrigatório no Uruguai. Faça orçamento aqui.

Conta internacional é a melhor forma de levar dinheiro e aproveitar os benefícios ao turista.

Verão em Montevidéu: 9 atrações

Falta a brisa do mar, mas tem o rio da Prata com praias de areia e palmeiras cheias de gente curtindo a estação. Tem os parques, as Ramblas, os restaurantes descolados e os turistas desembarcando dos cruzeiros para passar o dia. Sem falar em toda a estrutura urbana, para quem não tem paciência de ficar dias em uma prainha isolada, e as opções de bate e volta para Piriápolis (100 km), Punta del Este (132 km) e outros balneários.

receba dicas do Uruguai por e-mail
Parque Roldó
Parque Roldó

Era fevereiro e o clima de carnaval já estava no ar, bem mais tranquilo que as agitadas praias uruguaias. A cidade estava voltando ao ritmo normal depois um janeiro ainda mais pacato. Afinal, é cultural o morador de Montevidéu tirar férias depois do réveillon e correr para o litoral. Motivo de alguns restaurantes fechados e reclamações de turistas, mas quem fica garante ter sempre algo bom para fazer.

O que fazer durante o verão em Montevidéu:

1. Ramblas

Grande parte do movimento do centro histórico e Av.18 de Julio migram para as Ramblas, as avenidas beirando as curvas e recortes do rio da Prata até os limites da cidade. Vale a caminhada ou pedalada, a qualquer hora do dia, partindo da Ciudad Vieja até Carrasco ou o inverso. Porém, parte do centro histórico está descuidada e deve ser evitada quando houver pouco movimento, a partir da Rambla República Argentina pareceu mais seguro. A arquitetura vai ficando mais moderna em Punta Carretas e Pocitos até ostentar em Carrasco, a parte rica que rende uma bela vista da Montevidéu à beira rio.

Rambla no verão em Montevidéu
Rambla de Punta Carretas

2. Churros 

Coma churros com doce de leite no Parque Rodó (vale o ano todo).

3. Bairros

Pode variar o cenário entrando nos bairros turísticos Punta Carretas e Pocitos, estão cheios de lojas, cafés e restaurantes legais em todas as estações do ano.

A lua cheia linda na Bahía del Buceo
A lua cheia linda na Bahía del Buceo

4. O letreiro

Pare nas letras Montevidéu para fazer aquela foto básica. O letreiro costuma ser branco e ganha cores em tempos de celebração, na Copa do Mundo ficou celeste para homenagear seus jogadores e no carnaval estava super colorido. Apenas tenha paciência com as crianças e turistas aparecendo na sua foto. O local é na ponta leste de Pocitos, na Rambla República del Peru.

5. Comidas

Refresque-se provando um sorvete da uruguaia Conaprole (coperativa local com laticínios deliciosos) ou pomelo da Paso de los Toros (refrigerante local). Conheça as várias delícias do país antes de ir.

6. Praias

Passe o dia relaxando ou praticando esportes em uma das praias e não esqueça de levar o mate para entrar no clima.

Jogo de voley no final da tarde do verão em Montevidéu
Jogo de voley no final da tarde na Playa Ramírez
Feira Tristán Narvajo aos domingos
Feira Tristán Narvajo aos domingos

7. Feira de rua

Se for a sua primeira vez em Montevidéu, divida o tempo com os passeios clássicos do centro e Ciudad Vieja. Por exemplo, todo domingo tem a Feira Tristán Narvaja (feira da pulga) em uma travessa da 18 de Julio (perto da Universidade).

8. Mirador Panorámico de la Intendencia de Montevideo

O belo visual para o Rio da Prata começa no elevador panorâmico e amplia para 360 graus da capital ao alcançar o terraço. Uma cafeteria com música ao vivo nos finais de tarde fica no meio e pode explorar cada canto do mirante pelas lunetas ou olho nu. Os prédios são identificados por adesivos nos vidros e tem QR-code com explicações. A entrada pela Soriano, 1372. Aberto das 10h às 20h.

Mulher pega sol em mirante no verão em Montevidéu
Mirante na prefeitura de Montevidéu

9. Pôr do sol

E não importa onde esteja perto das 21 horas, pare tudo o que estiver fazendo e escolha um desses pontos para apreciar o pôr do sol: Farol de Punta Carretas, Rambla Wilson Carretas, Rambla Gran Bretaña e Playa Ramírez.

Pôr do sol no verão em Montevidéu
Pôr do sol na Rambla Gran Bretaña

Você também achava que Montevidéu não combinava com verão? Escreva nos comentários.

Restaurantes do último verão em Montevidéu

Cozinha saudável no La Fonda
Cozinha saudável no La Fonda

Verão pede alimentação mais leve, mas é impossível resistir à melhor carne do mundo (assim como a Argentina). Logo, considero jantar em uma parrilla obrigatório. E incluo uma descoberta mais saudável, todos na Ciudad Vieja.

La Fonda foi um achado por acaso. Buscava onde almoçar depois das duas da tarde e os belos pratos servidos em mesas na rua me puxaram para dentro. Um restaurante moderno e aconchegante com massas preparadas na hora e na frente do consumidor. Pratos com ingredientes orgânicos e tempero mediterrâneo, sem servir refrigerante, apenas sucos naturais e água saborizada. Mas cerveja e vinho tem! Ótimo atendimento, sabor e custo benefício. Pagamento somente em dinheiro e aceitam reais. O endereço é na Perez Catellano, 1442, no mesmo calçadão do Mercado del Puerto.

Cervejaria OPB é o bar no fundo do Mercado Ferrando com mais de 200 cervejas artesanais uruguaias.
Endereço: Chaná 2120 esquina C. Joaquin de Salterain.

E vegetarianos, tem um artigo especialmente para vocês aqui.

Tours

Tome Nota

Hotel para verão em Montevidéu: Selina Pocitos traz acomodações apenas para adultos e espaço cooworking, mistura o clima de hotel com hostel, oferecendo decoração descolada em suas áreas de convivência como lounge, cozinha, restaurante, sala de cinema e terraço com vista para a Praia de Pocitos.

Sobre dinheiro, quase todos os lugares aceitam reais, mas podem te enrolar no troco. O melhor é sempre ter alguns pesos, inclusive um taxista brigou comigo porque os pesos acabaram e ele não aceitava reais, queria até me levar para uma delegacia! Acabou aceitando ao oferecer o dobro, lamento estar com pressa naquele momento ou teria ido com ele até uma casa de câmbio para pagar o preço justo.

Guia Uruguai de Carro

Aproveite que o Uruguai é um excelente destino para viagens de carro e alugue o seu. Saiba como.

R$44,90

Botão para comprar guia Uruguai de Carro com as formas de pagamento

Se prefere todo o conteúdo para consultar durante a viagem e ainda ter sugestão de roteiros com mapa interativo detalhado, adquira o guia Uruguai de Carro.

Uruguai de Carro
Viaje para o Uruguai de Carro e pegue todas as dicas aqui no Territórios

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » URUGUAI » MONTEVIDÉU » Verão em Montevidéu: 8 atrações
Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

Write A Comment