verão em montevideu

Verão em Montevidéu: 8 atrações


Embora o Uruguai sempre caia bem na temporada mais quente do ano, eu tinha o conceito claro da capital combinar mais com inverno. Pelo menos até eu precisar passar uns dias de verão em Montevidéu.

O texto continua após os serviços recomendados no destino.

Leia todos os artigos sobre o país

AGILIZE SUA VIAGEM
Ainda falta reservar hotel? Veja os visitados no Uruguai

Precisa de seguro viagem? Saiba como comprar online

Leve o chip internacional com Internet desde o Brasil

Agende passeios e transfer agora na Get Your Guide ou saiba como funciona

Pegue as dicas para viajar de carro

Verão em Montevidéu: 8 atrações

Falta a brisa do mar, mas tem o rio da Prata com praias de areia e palmeiras cheias de gente curtindo a estação. Tem os parques, as Ramblas, os restaurantes descolados e os turistas desembarcando dos cruzeiros para passar o dia. Sem falar em toda a estrutura urbana, para quem não tem paciência de ficar dias em uma prainha isolada, e as opções de bate e volta para Piriápolis (100 km), Punta del Este (132 km) e outros balneários.

Parque Roldó
Parque Roldó

Era fevereiro e o clima de carnaval já estava no ar, bem mais tranquilo que as agitadas praias uruguaias. A cidade estava voltando ao ritmo normal depois um janeiro ainda mais pacato. Afinal, é cultural o morador de Montevidéu tirar férias depois do réveillon e correr para o litoral. Motivo de alguns restaurantes fechados e reclamações de turistas, mas quem fica garante ter sempre algo bom pra fazer.

O que fazer durante o verão em Montevidéu:

1. Grande parte do movimento do centro histórico e Av.18 de Julio migram para as RAMBLAS, as avenidas beirando as curvas e recortes do rio da Prata até os limites da cidade. Vale a caminhada ou pedalada, a qualquer hora do dia, partindo da Ciudad Vieja até Carrasco ou o inverso. Porém, parte do centro histórico está descuidada e deve ser evitada quando houver pouco movimento, a partir da Rambla República Argentina pareceu mais seguro. A arquitetura vai ficando mais moderna em Punta Carretas e Pocitos até ostentar em Carrasco, a parte rica que rende uma bela vista da Montevidéu à beira rio.

Rambla Gran Bretaña
Rambla Gran Bretaña

2. Coma churros com doce de leite no PARQUE RODÓ (vale o ano todo).

3. Pode variar o cenário entrando nos bairros turísticos PUNTA CARRETAS e POCITOS, estão cheios de lojas, cafés e restaurantes legais em todas as estações do ano.

A lua cheia linda na Bahía del Buceo
A lua cheia linda na Bahía del Buceo

4. Pare nas letras MONTEVIDEO para fazer aquela foto básica. O letreiro costuma ser branco e ganha cores em tempos de celebração, na Copa do Mundo ficou celeste para homenagear seus jogadores e no carnaval estava super colorido. Apenas tenha paciência com as crianças e turistas aparecendo na sua foto. O local é na ponta leste de Pocitos, na Rambla República del Peru.

5. Refresque-se provando um sorvete da uruguaia CONAPROLE (marca do melhor doce de leite do mundo) ou pomelo da PASO DE LOS TOROS (refrigerante local).

6. Passe o dia relaxando ou praticando esportes em uma das PRAIAS e não esqueça de levar o mate para entrar no clima.

Jogo de voley no final da tarde na Playa Ramírez
Jogo de voley no final da tarde na Playa Ramírez

 

Feira Tristán Narvajo aos domingos
Feira Tristán Narvajo aos domingos

7. Se for a sua primeira vez em Montevidéu, divida o tempo com os passeios clássicos do centro e CIUDAD VIEJA. Por exemplo, todo domingo tem a FEIRA TRISTÁN NARVAJA (feira da pulga) em uma travessa da 18 de Julio (perto da Universidade).

8. E não importa onde esteja perto das 21 horas, pare tudo o que estiver fazendo e escolha um desses pontos para apreciar o PÔR DO SOL: Farol de Punta Carretas, Rambla Wilson Carretas, Rambla Gran Bretaña e Playa Ramírez.

Pôr do sol na Rambla Gran Bretaña
Pôr do sol na Rambla Gran Bretaña

Você também achava que Montevidéu não combinava com verão?

 

Restaurantes do último verão em Montevidéu

Cozinha saudável no La Fonda
Cozinha saudável no La Fonda

Verão pede alimentação mais leve, mas é impossível resistir à melhor carne do mundo (assim como a Argentina). Logo, considero jantar em uma parrilla obrigatório. E incluo uma descoberta mais saudável, todos na Ciudad Vieja.

LA FONDA foi um achado por acaso. Buscava onde almoçar depois das duas da tarde e os belos pratos  servidos em mesas na rua me puxaram pra dentro. Um restaurante moderno e aconchegante com massas preparadas na hora e na frente do consumidor. Pratos com ingredientes orgânicos e tempero mediterrâneo, sem servir refrigerante, apenas sucos naturais e água saborizada. Mas cerveja e vinho tem! Ótimo atendimento, sabor e custo benefício. Pagamento somente em dinheiro e aceitam reais. O endereço é na Perez Catellano, 1442, no mesmo calçadão do Mercado del Puerto.

PARRILLA DEL SOLIS oferece um ambiente bonito e agradável na Bacacay, 1309. Em frente ao Teatro Solis e na esquina da Bartolomé Mitre, rua de pubs e bares como a Taberna El Pony Pisador. Além dos assados tem massas, frutos do mar e boa carta de vinhos.

E vegetarianos, tem um artigo especialmente para vocês aqui.

Tome Nota

Hotel em Montevidéu: talvez fosse melhor se hospedar perto das praias, mas a Ciudad Vieja é sempre uma boa opção. Fiquei no PUERTO MERCADO HOTEL e conto como foi a hospedagem neste texto.

Sobre DINHEIRO, quase todos os lugares aceitam reais, mas podem te enrolar no troco. O melhor é sempre ter alguns pesos, inclusive um taxista brigou comigo porque os pesos tinham acabado e ele não aceitava reais, queria até me levar para uma delegacia! Acabou aceitando porque ofereci o dobro, lamento estar com pressa neste momento ou teria ido com ele até uma casa de câmbio para pagar o preço justo.

Aproveite que o Uruguai é um excelente destino para viagens de carro e alugue o seu no site da Rental Cars.

Se prefere ter todo o conteúdo para consultar durante a viagem e ainda ter sugestão de roteiros com mapa interativo detalhado, adquira o guia Uruguai de Carro.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.