Origens

Vem com a gente em busca das origens e de novos atrativos no Rio Grande do Sul


Todo mês de setembro é igual, gaúchos de todas as querências afloram o seu orgulho celebrando as tradições, enquanto o resto do Brasil não consegue entender o motivo da festa. Por outro lado, os demais brasileiros são curiosos e ávidos por sentir na pele o frio que vem do sul. Tanto que elegem Gramado entre as cidades mais desejadas para passar as férias.

Com base neste contexto e para incentivar gaúchos a viajarem mais pelo Estado. A partir de amanhã começo uma nova jornada de carro pelo interior. Vou em busca da história da Revolução Farroupilha e das possibilidades de se fazer turismo nos dias de hoje.

Vamos em quatro amigas, gaúchas e paulistana, com participações especiais ao longo do caminho e adoraríamos contar com a ajuda da gauchada nesta empreitada. Como? Com dicas enviadas pelas redes sociais! Diz pra gente que ver e fazer, onde e o que comer e, claro, pitacos sobre nosso orgulho e nossa história. Topa? Então nos encontre pela hashtag #RotaFarroupilha ou nos perfis dos sites participantes.

Vem com a gente em busca das origens

  • ROTEIRO

No percurso, serão 17 cidades das regiões Costa Doce, Fronteira Oeste e Pampa.

Quando: de 10 a 20 de julho de 2016 com partida e chegada em Porto Alegre.

As cidades por ordem de visita: PORTO ALEGREGUAÍBA, CAMAQUÃ, SÃO LOURENÇO DO SULRIO GRANDESÃO JOSÉ DO NORTEPELOTASPIRATINI, PINHEIRO MACHADOCANDIOTABAGÉDOM PEDRITOSANTANA DO LIVRAMENTO (bonus RIVERA), ALEGRETEROSÁRIO DO SULSÃO GABRIEL e CAÇAPAVA DO SUL.

Origens de Pelotas
Charqueada Boa Vista
  • OS VIAJANTES E SEUS SITES:

Alexandra Aranovich, porto alegrense autora do Cafeviagem.com

Gardênia Rogatto, paulistana autora do Asperipeciasdeumaflor.com

Paula Brum, caçapavana autora do Mochilinhagaucha.com.br

Roberta Martins, pelotense autora do Territorios.com.br

Participações especiais de Gleiber Rodrigues, o mineiro morador de Porto Alegre é autor do Andarilhosdomundo.com.br e a jornalista porto alegrense Criz Azevedo.

A viagem #RotaFarroupilha é um projeto do Territórios em parceria com As Peripécias de uma FlorCafé ViagemMochilinha Gaúcha e participações especiais de Andarilhos do Mundo e da jornalista Criz Azevedo. O roteiro teve o apoio de empresas regionais como BC&M Advogados e Agropecuária Sallaberry, além do suporte do Sebrae Costa Doce e de algumas secretarias de turismo. A ideia surgiu ao saber da Rota Caminho Farroupilha. Roteiro elaborado pelo Sebrae RS e oferecida como pacote turístico pela Tchê Fronteira Turismo.

rotafarroupilha

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 12 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

6 comentários

  1. Parabéns pelo blog, Realmente a região de campanha nos oferece lugares muito lindos e agradáveis de Conhecermos. Em Bagé um lugar excelente para alimentação é o Obino Hotel, antigo Hotel Charrua, atendimento de primeira qualidade, pessoal muito simpático e atencioso. Um Hervalense desgarrado do pago e morando em Uruguaiana.

    1. Obrigada pela dica Inocencio, ainda tenho muito para explorar no nosso Pampa

  2. Oi, Roberta!
    Sou pelotense e moro atualmente em Santa Catarina (Itajaí), por motivo de trabalho (CELESC), mas…pretendo estar de volta à terrinha amada em, no máximo, uns quatro anos. Meus filhos e netos moram aí.
    Que legal o que estão fazendo!…desbravando turisticamente nossa metade sul, tão relegada até então, e com tantas belezas e charme a serem descobertos e, principalmente, divulgados.
    Estou ansiosa para saber tudo sobre essa viagem maravilhosa que, pelo que vi no Blog, acabaram de realizar ontem, dia 20/07.
    Já li no Blog da Gardênia (lindo nome…adoro essa flor!) sobre a viagem pela Rota dos Vinhos da Campanha – farei isso na segunda metade de Agosto, quando eu e meu marido estaremos de férias.
    Parabéns mesmo a vocês pela iniciativa !!! Vou acompanhar sempre os dosi Blogs, assim como consultarei os Blogs dos demais citados por você.
    Um grande beijo “gaúcho”, com muita saudade da querência amada SEMPRE!
    A gente até sai do Rio Grande por alguns motivos, mas o Rio Grande nunca sai da gente!!!
    Etienne.

    1. Obrigada pela mensagem e por nos acompanhar Etienne! A viagem foi ótima e me fez ver tudo com novos olhos, das 17 cidades, apenas 4 eu não conhecia. A ideia é publicar tudo até a semana Farroupilha para incentivar o povo a conhecer o extremo sul do Brasil. Os meus novos textos vão entrando neste link https://www.territorios.com.br/category/brasil/rio-grande-do-sul/ e também tem sobre os vinhos da campanha. Abraço

  3. Parabéns pelo blog, muito lindo, atualizado… fico orgulhosa de termos uma pelotense a nos orientar pelo mundo.

    1. Obrigada Marcia, a viagem foi linda e cheia de descobertas mesmo eu pra mim que já conhecia quase todos os lugares.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.