Vancouver

Vancouver, um caleidoscópio de emoções e culturas


Banhado pelo Oceano Pacífico e rodeado de montanhas, Vancouver é a principal metrópole da Columbia Britânica, no oeste canadense. Além da colonização inglesa e da influência de suas primeiras nações (no Canadá não se usa o termo índio), a cidade recebeu ao longo dos últimos dois séculos imigrantes vindos do Japão, China, Índia e Itália, que atribuíram uma atmosfera multicultural à Vancouver. Tal ar cosmopolita parece se renovar a todo momento, graças ao contingente numeroso de jovens, especialmente de origem asiática, mexicana e brasileira, que chega em busca do aprendizado da língua inglesa.

AGILIZE SUA VIAGEM
Pegue o cupom de desconto no seguro viagem

Leve o chip internacional com Internet desde o Brasil

Vai alugar um carro? Veja na Rental Cars

Quer agendar passeios e transfer agora? Use a Get Your Guide

Read in English

Relógio de Vapor na Water Street
Relógio de Vapor na Water Street

Em 2010, fui um desses intercambistas e morei nela por pouco mais de dois meses, entre maio e agosto.

Considerada uma das cidades com melhor qualidade de vida do mundo, Vancouver oferece inúmeras opções de lazer e entretenimento, apoiada por um sistema de transporte público eficiente. Mesmo o clima úmido e chuvoso característico, que conferiu o simpático apelido “raincouver”, parece impedir de seus moradores aproveitarem a cidade.

Por dentro da história

Para conhecer Vancouver e suas origens, caminhe em GASTOWN, especialmente na WATER STREET, rua que traz as edificações mais antigas e o emblemático relógio de vapor, que avisa a passagem das horas tocando música. É aqui que estão as principais lojas de souvenires da cidade e é possível adquirir também alimentos feitos à base do maple, famoso símbolo canadense. Experimente os biscoitos, sorvete e especialmente panquecas com a calda de maple por cima. É uma delícia!

Próximo dali, há apenas quatro quadras acima, visite o ice cream and pancakes with maple syrup. Yummy! Em mais quatro quadras, visite VANCOUVER ART GALLERY, – principal museu da metrópole e que traz, além de obras de arte contemporânea, um registro precioso de uma das maiores artistas do Canadá, Emily Carr (1871-1945). A pintora e escritora, que nasceu em Victoria, capital da Columbia Britânica, foi a pioneira em retratar a cultura dos primeiros habitantes do país.

Tome Nota Vancouver

Como em outros lugares do Canadá, não é permitido beber álcool em lugares públicos. Há bastante vigilância da polícia para isto.

Pode-se caminhar com tranquilidade e segurança nas ruas de Vancouver. No entanto, recomenda-se evitar a Hastings Street, próximo à Chinatown. Infelizmente Vancouver sofre também para tratar de seus dependentes químicos e eles ficam concentrados nessa rua, podendo ser ríspidos com turistas.

Quando estive no Canadá, criei um blog que traz todas as experiências vividas por lá, principalmente em Vancouver. Ainda está ativo.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Carol Leal

Carol Leal

Jornalista, doutora em Ciências Sociais pela PUC-RS. Não se considera uma mochileira, mas nem tão pouco uma "piriguete dos embarques"... podemos dizer que planejamento e pechincha em viagens é com ela mesmo. Seis meses antes já tem tudo programado: da passagem reservada ao mergulho cultural para não fazer feio nas interações. Claro que isso não evitou uma série de "pagações de mico" e outras histórias hilárias, o que deu um tempero extra às diversas aventuras. Para Carol, viajar é como uma terapia... é um encontro com o auto-conhecimento, de vislumbrar novas sensações, experiências e amizades para toda a vida.

3 comentários

  1. Olá!Estou planejando um intercambio de 3 semanas para Vancouver e estou na dúvida em relação a epoca que irei (abril ou maio), pois gostaria de conhecer as montanhas com neve e também poder andar na rua sem morrer congelada!Agradeço se puder me ajudar de alguma forma!

    1. Olá Clara

      Ainda não conheço o Canadá, mas falei com nossa colaboradora e outra amigos que morou anos lá e elas dizem ser possível ver neve nas montanhas até abril. E é preciso ir até as montanhas para ver de perto. Olha a resposta:

      Abril geralmente ainda tem neve mas a tempodada de sky já acabou. A temperatura fica em média nuns 15 graus. Maio a neve é mais escassa, tem ano que já acabou mas a temperatura sobe pra perto dos 20. Dependendo de onde a pessoa é vai congelar em abril. Minha mãe que estava morando no Maranhão quase teve um troço, mas não se compara com dezembro a fevereiro. Outra coisa pra ter em mente é que abril chove um pouco mais que maio, no geral. Em qq época exceto julho corre-se o riscomde pegar 3 semanas de chuva.

  2. LEGAL AS DICAS E FOTOS, O VÍDEO NÃO COMBINA (PELO MENOS EDITA UM POUCO), ESTÁ DE PÉSSIMA QUALIDADE.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.