Valzanzibio

Valsanzibio, um labirinto na Itália


Já vi em tantos filmes e acho lindo aqueles jardins bem cuidados com formas definidas e flores organizadas compondo caminhos, mas nunca havia andado em um labirinto. Então surgiu a oportunidade de visitar um dos jardins barrocos mais importantes do mundo quando estava em Colli Euganei, no Vêneto.

Leia todos os artigos sobre a Itália       Siga @blogterritorios no InstagramSiga no Instagram
Jardim Valsanzibio
Jardim Valsanzibio

Valsanzibio

Valsanzibio é um jardim onde cada detalhe tem um significado simbólico preservado desde o princípio, o ano de 1669. Possui sessenta estátuas em tamanho real e outras que se integram ao ambiente como fontes, chafarizes, riachos e tanques de peixes. São centenas de árvores, alguns animais (coelho e cisnes) e um labirinto com entrada, saída e mirante central.

Parte do labirinto em Valsanzibio
Parte do labirinto em Valsanzibio

SEGURO VIAGEM É OBRIGATÓRIO NA ITÁLIA. PEGUE O CUPOM AQUI

Leandro em pé com as mãos pra cima, ele tem 1,87 metros de altura
Leandro em pé com as mãos pra cima, ele tem 1,87 metros de altura

Olhar do alto do mirante parece fácil e vem a pergunta na forma de pensamento: como as pessoas podem se perder ali dentro? Na prática é diferente, perdi a noção de espaço quando entrei, as paredes vão ficando mais altas e no momento em que tentei voltar, o caminho não era o mesmo. Pior quando percebia que já havia passado por ali sem ter certeza se o certo seria seguir em frente ou voltar! Confesso, sou um tanto desorientada, mas a percepção muda e não é fácil como parece ser. Os amigos presentes concordaram comigo.

Mirante no meio do labirinto
Mirante no meio do labirinto

Consegui sair, mas demorei mais que o esperado. Em alguns pontos as paredes tem mais de dois metros de altura, em outros a única saída é voltar e quando pedia ajuda, não dava para saber ao certo de onde vinha o som com a resposta dos meus amigos. Era uma tarde nublada, imagina percorrer o trajeto de noite ou depois de beber algumas…

Dentro do labirinto
Dentro do labirinto

Mapa do jardimVeja mais fotos de Valsanzibio:
Valsanzibio Valsanzibio Valsanzibio Valsanzibio

 

Valsanzibio Valsanzibio Valsanzibio Valsanzibio valsanzibioimg_5578 labirinto

Tome Nota Valsanzibio

Quando ir: era outono e passei horas agradáveis por ali, mas na primavera deve ser muito mais bonito.

Para entrar em VALSANZIBIO tem que pagar ingresso na entrada e é proibido tirar fotos. Como a viagem era um trabalho, consegui assinar uma autorização e só tenho permissão para publicar aqui no Territórios e em nossas redes sociais. Veja valores, localização e horários no SITE.

Valsanzibio visto da estrada
Valsanzibio visto da estrada

Conheça também Abano TermeArquà Petrarca e Villa dei Vescovi, todos em Colli Euganei.

Fotos de Roberta Martins e Leandro Gabrieli.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 12 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.