fbpx
Airbnb

Usei o Airbnb e gostei


Tenho experimentado o Airbnb pelo Brasil, principalmente em São Paulo, e deixo minhas impressões, além de dicas de como pesquisar e reservar com segurança. Conto o que é, onde fiquei, se gostei e ofereço cupom de desconto aos leitores.

Acesso rápido: O que é | É confiável | Desconto | Quartos em São Paulo | Como pesquisar

O que é Airbnb

Airbnb é a maior plataforma de hospedagem alternativa do mundo. Uma espécie de imobiliária que funciona como rede social conectando quem tem disponibilidade em sua casa a quem procura um lugar para ficar e se sentir em casa. Baseado em confiança mútua, é possível alugar um local, com ou sem a presença do proprietário, que pode variar de uma barraca no quintal a um quarto com banheiro compartilhado; de uma casarão inteiro a uma van ou ainda, de uma casa na árvore até onde a criatividade deixar.  

Usando o mesmo conceito de compartilhamento,  Airbnb vem criando sessões para aventuras, experiências e restaurantes desde 2018.

Página inicial para escolher o destino, datas e número de hóspedes
Página inicial para escolher o destino, datas e número de hóspedes
 

Airbnb é confiável?

Presente em mais de 190 países e milhares de cidades é um sistema seguro, desde que o hóspede se atente aos detalhes antes de confirmar a reserva:

> Observe se as informações do local e regras da casa servem aos seus interesses;

> Leia as resenhas deixadas por quem se hospedou no local;

> Verifique se um amigo, ou amigo de amigo, conhece o anfitrião ou já se hospedou no lugar;

> Entre no perfil do anfitrião para ver os comentários e se possui identificação verificada pelo Airbnb;

> Converse com os anfitriões por mensagem e tire todas as dúvidas com eles;

E precisa ser seguro também para quem está entregando as chaves da sua casa a um estranho. Por isso é importante cada viajante criar o seu perfil o mais completo possível e sempre deixar o comentário real sobre a experiência. Quem aluga tem a propriedade assegurada com o Airbnb, mas também precisa tomar alguns cuidados antes de confirmar a reserva e pode não aceitar você como hóspede por uma série de motivos.

 

Clique aqui para se cadastrar no site do Airbnb e ganhar R$130 de desconto na diária ou R$49 na experiência

Bom saber antes de reservar

Identificação verificada é quando o Airbnb legitima dados do usuário como documentos e telefones para evitar perfis falsos.

O pagamento é feito na hora da reserva, mas fica retido pelo Airbnb até a confirmação da hospedagem, podendo ser estornado conforme a situação (exceto pela taxa de serviço).

A diária pode ser paga via Paypal, boleto bancário ou cartão de crédito nacional com opção de parcelamento.

O custo é relativo e nem sempre é mais barato que hotel. Alguns anfitriões elevam os preços como forma de selecionar os interessados e podem oferecer oportunidades tão interessantes quanto os hotéis mais exclusivos.

Em determinadas jurisdições existe um imposto para usar o serviço, o que pode encarecer o valor da diária. 

Depois de usar o sistema, avalie e seja avaliado para a rede de confiança aumentar e ajudar um número maior de viajantes.

Airbnb em São Paulo

Para começar, a melhor localização depende dos seus interesses na capital. Quem vai pela primeira vez e quer fazer turismo, ficar próximo à Avenida Paulista é o mais indicado. Ou se hospedar perto do metro para usar o transporte público e circular facilmente pela cidade. A seguir conto onde já me hospedei e recomendo.

Quarto de Airbnb perto do metro
Quarto na casa do Sérgio (imagem no site Airbnb é fiel ao encontrado)

Quarto perto do metro

Na rua atrás da Avenida Vergueiro, onde passa a linha azul do metro, encontrei uma acomodação limpa, descolada e silenciosa na casa do anfitrião Sérgio. O quarto com closet, frigobar, secador de cabelo e mesa de trabalho, abriga até 3 pessoas em uma cama de solteiro e outra de casal. O banheiro privativo fica no corredor e gostei da ideia do mapa na parede convidando os hóspedes a marcarem seu lugar de origem. O check out foi 11h, mas deixei minha bagagem aos cuidados dele até o meio da tarde e tudo funcionou conforme o combinado.

Sala bem decorada na casa da Adriana no Airbnb
Sala bem decorada na casa da Adriana (imagem no site Airbnb é fiel ao encontrado)

Quarto perto da SP EXPO

Para quem busca localização prática próxima ao centro de exposições na zona sul, a anfitriã Adriana oferece um quarto com banheiro privativo. O ambiente é limpo, bem decorado e o café da manhã é personalizado. Ela perguntou o que eu gostaria de comer e deixou tudo a disposição na geladeira. O quarto tem um sofá cama e mesa para trabalhar, o banheiro fica na porta em frente.

Conheça 12 hostels em São Paulo

O banheiro exibido no site é compartilhada pelos hóspedes de dois quartos
O banheiro exibido no site é compartilhada pelos hóspedes de dois quartos
 

Como funciona o Airbnb ou como pesquiso

Quando decido pelo Airbnb já tenho em mente um preço limite e uma região, então começo usando os filtros porque as opções costumam ser muitas.

Seleciono quarto inteiro e elimino todos os que não exibem avaliações. Neste página você pode escolher casa inteira ou como achar melhor, mas preste atenção aos comentários deixados por outros viajantes. Tem como salvar os favoritos para fazer a pesquisa com calma e assim vou lendo os comentários, avaliando as fotografias e restringindo os quartos.

Na primeira vez acabei escolhendo o Quarto confortável em ótima região, da anfitriã Celina. Primeiro trocamos mensagens, então ela me aceitou e passou as informações de como chegar a casa. Localizada no bairro Indianópolis, zona sul de São Paulo. No momento, Celina não está locando porque a família aumentou, mesmo assim, deixo abaixo o relato escrito na época como registro.

A segunda vez foi no Chuí, quando estava a caminho do Uruguai e contei no artigo onde se hospedar no país.

A terceira e a quinta vez foram viagens a trabalho em São Paulo e estão recomendas no início do texto.

A quarta e a sexta vez foram em Florianópolis na casa da amiga Silvia. Ela aluga 2 casas inteiras somente na alta temporada de verão. Uma de fundos para até 3 pessoas e um sobrado novo, amplo e bem decorado para até 7 pessoas em três quartos. Fica a poucos metros da praia no bairro Rio Tavares (Pico da Cruz), sul da ilha, com diversos serviços na avenida próxima.

Lugar estiloso para trabalhar no quarto
Lugar estiloso para trabalhar no quarto
A cama de solteiro do Airbnb
A cama de solteiro

Como foi a primeira experiência com Airbnb em 2014

A bandeja onde deixei minhas comezinhas e o chimarrão
A bandeja onde deixei minhas comidinhas e o chimarrão

Celina estava me esperando no horário combinado, me entregou as chaves e apresentou as instalações. Na cozinha eu tinha uma bandeja, uma prateleira na geladeira e podia usar todos os utensílios. O quarto era uma graça, arejado e limpíssimo, e o banheiro (todo branco) compartilhado com os hóspedes do quarto ao lado. Também disponível no Airbnb. Ela mora lá e permite circular por todas as áreas comuns.

Eu me senti em casa e adorei nossas conversas. Foram cinco dias em ambiente silencioso para dormir e trabalhar e surpreendente perceber como o astral do momento deixou a hospedagem melhor do que as fotos do site mostram.

Enfim, foi mais confortável e tranquilo do que ficar em hostel, no entanto, tem menos mordomias do que um hotel. Eu, acostumada a ficar na casa de amigos e parentes com frequência, achei as experiências muito semelhantes. Apenas a sutil diferença de estar pagando pela hospedagem, o que pode diminuir a possível sensação de que o anfitrião está te fazendo um favor. Na verdade ambos se ajudam seja pelo financeiro, seja pela companhia.

Área externa da casa
Área externa da casa

Acesso rápido: O que é | É confiável | Desconto | Quartos em São Paulo | Como pesquisar

Fotos de Roberta Martins e Airbnb.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

2 comentários

  1. Oi,Roberta
    adorei saber do Brasil tb,em outubro vou usar essa rede pela 1ª vez e estava bastante insegura inicialmente.
    achei ótimo poder parcelar o pagamento.
    foi bom saber da sua experiência.
    beijocas

    1. Que bom ajudar Lilian. Eu certamente vou usar nas próximas viagens. beijos

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.