fbpx

Uma tarde surreal na Table Mountain


Sabe aquela montanha em formato de mesa dominante na paisagem da Cidade do Cabo? São três quilômetros de comprimento, 1086 metros de altura e 500 milhões de anos de história! Além de todas estas grandiosidades, ela é riquíssima nos detalhes perceptíveis aos olhos mais atentos como um sapo endêmico ou flores minúsculas. E o conjunto rendeu à Table Mountain o título de Novas Maravilhas da Natureza.

Passeio na Table Mountain

Paredão de 500 milhões de anos
Paredão de 500 milhões de anos e a estação do teleférico no alto

Estava bastante ansiosa para fotografar a paisagem no topo, porém, fiquei um tanto frustrada quando nublou exatamente na hora combinada com os amigos para pegar o teleférico. Enquanto subíamos, as nuvens iam escurecendo tudo e já dava pra ver a chuva se aproximando em alto mar.

Tempo ficando feio
Tempo ficando feio
Nuvem carregada escurecia o dia
Nuvem carregada escurecia o dia

 

O entusiasmo logo voltou quando senti a energia ao pisar no topo. Peguei uma das trilhas e procurei caminhar rápido para tentar alguns registros antes da chuva me alcançar. Mas sempre prestando atenção ao formato das rochas, movimento das nuvens, reação das pessoas e o que surgisse na minha frente.

Dassie
Dassie

O primeiro encontro foi com dassie, a espécie mamífera moradora da montanha se deixa fotografar com facilidade esperando receber comida em troca. Então veio do oceano o primeiro cenário surreal, o sol abriu brechas nas nuvens e foi criando desenhos com seus raios. Fiquei hipnotizada pensando como um dia tão feio podia ter se transformado em um momento único presenciado apenas por quem estava vendo tudo aquilo do alto.

Raios de luz em movimento
Raios de luz em movimento

E os raios foram atingindo pedaços da Table Mountain. Iam se movimentando e trazendo a iluminação necessária para as minhas fotografias. Neste momento percebi as pequenas flores e lembrei dos jardins do Monte Roraima (na fronteira do Brasil com Venezuela), as duas montanhas tem formato de mesa, fauna e flora endêmica e me proporcionaram visuais de tirar o fôlego.

Flor na Table Mountain Flor na Table Mountain Table Mountain Flor na Table Mountain

Vista da Table Mountain sem previsão de chuva
Vista da Table Mountain sem previsão de chuva

Lá de cima é possível ver diferentes ângulos da Cidade do Cabo, assim como a montanha é vista de quase todos os cantos da cidade. Não à toa ela ser tão fotografada por moradores e turistas.

Vista do V&A Waterfront
Vista do V&A Waterfront
Vista do bairro árabe
Vista do bairro árabe Bo Kaap
Vista de Clifton Beach
Vista de Clifton Beach
Vista em alto mar
Vista em alto mar
No cenário do Company's Garden
No cenário do Company’s Garden

Pôr do sol em Camps Bay

A hora do pôr do sol estava próxima e havia combinado encontrar mais amigos em Camps Bay, onde diziam ser o melhor ponto para ver o espetáculo. Lá em baixo, de frente para o mar e de costas para a Table Mountain.

Ponto para ver o pôr do sol tem parada estratégica para tirar fotos
Ponto para ver o pôr do sol tem parada estratégica para tirar fotos

Uma névoa densa pairava sobre o oceano enquanto a nuvem escura deixava dúvidas se veríamos ou não a bola de fogo mergulhar na água. Mas ela veio linda e desapareceu na escuridão criando o segundo efeito surreal do dia.

Sol mergulhando na névoa escura sobre o mar
Sol mergulhando na névoa escura sobre o mar

Tome Nota Table Mountain

Clique feito dentro do teleférico em dia de tempo firme
Clique feito dentro do teleférico em dia de tempo firme

Pode alcançar o topo de duas formas, fazendo trilha de duas horas subindo e descendo pedras ou pegando o teleférico. Fui na opção mais rápida, mas fiquei com vontade de subir a pé. Os ingressos para o teleférico são vendidos na bilheteria local ou pode comprar antecipadamente no site TABLE MOUNTAIN. A primeira subida começa 8h30 e a última descida às 19h, mas pode mudar conforme a estação do ano. Verifique antes no site.

Como o clima é bastante instável na Cidade do Cabo, o serviço pode ser interrompido sem aviso prévio, por isso procure ir em dias de tempo firme. Leve um casaco corta vento e prefira subir pela manhã, pois costuma ventar menos.

Passarelas e trilhas no topo
Passarelas e trilhas no topo

Tem restaurante e loja de souvenires lá em cima.

Estávamos hospedados no ASHANTI LODGE AND TRAVEL CENTRE e como tem uma agência de turismo ali dentro, organizaram os ingressos pra gente. Fica tão perto da Table Mountain que o café da manhã é em frente a ela.

11 Hof St. Gardens. 

RESERVE AQUI

Como chegar: transporte público, ônibus turístico Rota Vermelha (com áudio guia podendo subir e descer quantas vezes quiser durante um dia) e táxis deixam na entrada e passam com frequência. Como estávamos bem perto e em quatro pessoas, optamos por táxi. 

Clique para adquirir o pacote com duas rotas do ônibus turístico

Vista do café da manhã no Ashanti Lodge
Vista do café da manhã no Ashanti Lodge

Para saber tudo o que eu fiz durante esta viagem, veja o vídeo e os links para os artigos no post O que fazer na África do Sul – 33 dias em 5 minutos.

O projeto Blogueiros na África do Sul (#DescubraAfricadoSul) foi uma realização do Travel Concept Solution e apoio da Pangea TrailsSouth African AirwaysDetecta Hotel e incentivo da agência nacional de turismo (South African Tourism), da cidade de Joanesburgo (Joburg Tourism) e também de Cape Town (Cape Town Tourism). A viagem foi patrocinada, mas as opiniões aqui expressas são de livre expressão do autor. Veja também os blogs que participaram da viagem: Dentro de MochilãoTerritóriosViajando com Eles e Viagem Criativa.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.