neuchatel

Uma cidade Milenar


Neuchâtel completou 1.000 anos em 2011 e eu tive o privilégio de estar ali nas comemorações do seu aniversário, no dia 01 de agosto. Durante o feriado mais importante no país, o dia da Independência Nacional Suíça. Com um pouco mais de 32.000 habitantes, é uma cidade universitária encantadora por sua arquitetura milenar, suas ruelas, praças e museus, mas principalmente pelo Lago de Neuchâtel, o maior lago que está integralmente em território suíço. Esta cidade é a Capital do Cantão de Neuchâtel, situada na região de língua francesa.

Leve o chip de dados desde o Brasil para chegar conectado

Seguro viagem é obrigatório na Europa: saiba como comprar online

Palais Des Beaux-Arts
Palais Des Beaux-Arts

O que fazer em Neuchâtel

Eglise Notre-Dame
Eglise Notre-Dame

Vale à pena dar uma conferida no Museu de Arte e de História da cidade, o Palais des Beaux-arts, nas quartas-feiras a entrada é franca! Outro lugar imperdível é o Collégiale et Château. A Igreja Colegiada foi construída em estilo gótico e é símbolo da Reforma Protestante. De lá é possível ter uma vista incrível para a cidade que é toda em declive até o lago.

Estádio do Xamax
Estádio do Xamax

Fui também ao Estádio do Xamax, o time de futebol (que no início de 2012 foi fechado por problemas financeiros). O nome do estádio é Stade de la Maladière e na mesma construção tem um pequeno Shopping Center! Perto do Estádio tem a Eglise Notre-Dame, também conhecida como Eglise Rouge, uma Igreja católica com belos vitrais.

Place Dês Halles
Place Dês Halles
Cisnes são comuns em todos os lagos
Cisnes são comuns em todos os lagos

Aos sábados pela manhã acontece a feira em Place Dês Halles. É bem organizada e com diversos produtos da região. A uma quadra tem a Place Pury, o ponto mais famoso de Neuchâtel. É de lá que partem a maioria dos ônibus para as cidades, vilarejos próximos e os que levam à estação de trem.

Do Porto é possível sair para diversos passeios de barco, tanto pelo Lago de Neuchâtel, como ir para os Lagos de Biel/Bienne ou Mürten/Morat. Indico, especialmente, ir de barco até a cidadezinha Medieval de Mürten/Morat.

Nos arredores de Neuchâtel

Indo para o interior, no sentido La-Chaux-de-Fonds, dê uma parada em VUE DÊS ALPES, um local onde em dias claros é possível ter uma visão quase em 180° dos Alpes Suiços e do Mont Blanc, situado na França.

+ Leia o artigo sobre Villiers

Mont Blanc
Mont Blanc

Ruas de Neuchâtel

Veja mais fotos de Neuchâtel:

Neuchatel

 

 

 

Tome Nota Neuchâtel

As cartes journalières CFF são bilhetes válidos por 1 dia, serve para ônibus, trem e barco. As cartes journalières navigation são apenas para navegação. Verifique no site a disponibilidade para o dia escolhido, ligue para a Commune, reserve o bilhete e vá buscar no mesmo dia que fez a reserva! Fique atento: várias cidades oferecem esse serviço!

Os supermercados MIGROS de maior porte oferecem restaurantes mais em conta. Em Neuchâtel, o endereço é Rue de l’Hôpital 12.

Atenção aos horários. Os suíços fabricam os melhores relógios do mundo e, talvez por isso, eles sejam extremamente pontuais. Os ônibus e trens chegam e partem exatamente do horário marcado, por isso: não se atrase!

Gabriela FonPer é designer pra viver, artista visual nas horas vagas e fotógrafa viajante do 360°Cidades!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Leitores

Leitores

Relatos e fotos dos leitores que amam viajar e enviam suas histórias incríveis pelo mundo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.