Cidade do Porto

Uma boa impressão logo de cara


Oi, aqui é a Roberta entrando de gaiata no texto da minha amiga de infância Lilian. Este foi o primeiro dos textos que ela enviou para o Territórios porque voltou encantada com a Cidade do Porto, em Portugal. Eu eu bem sei porque também fiquei assim quando andei por lá e ainda não contava minhas viagens por aqui.

O texto continua após os serviços recomendados no destino.

AGILIZE SUA VIAGEM
Seguro viagem é obrigatório na Europa: saiba como comprar online

Voe direto do Brasil para com a TAP. Leitores do Territórios ganham até 10% desconto comprando através desse link

Leve o chip internacional com Internet desde o Brasil

Quer dirigir neste cenário? Pegue as dicas para alugar um carro no exterior

Agende Tours em Lisboa sem pagar IOF

Cidade do Porto

Por Lilian Ackermann

Prédio histórico na Estação São Bento
Prédio histórico na Estação São Bento

Com certeza o rio Douro, com sua ponte em forma de arcos, é o cartão postal da Cidade do Porto e chama a atenção a todo instante, seja pelo reflexo do sol, seja pela orla iluminada à noite.

Homenagem à cidade
Homenagem à cidade

Pede obrigatoriamente um jantar no Cais da Ribeira, embora alguns dos restaurantes não sejam lá tão limpinhos, mas vale pela tranqüilidade e pela paisagem!

O povo é acolhedor e não se ouve falar em falta de segurança, em especial para passear em suas ruas ao anoitecer, o que é bem agradável, tanto na Praça da Liberdade, coração da cidade, quanto na Av. do Aliados, onde há bons restaurantes, com preços acessíveis.

Acho melhor escolher um hotel nestas redondezas, porque você terá fácil acesso aos principais pontos turísticos, que podem ser percorridos tranquilamente a pé, mas indico um city tour, inclusive o panorâmico, que complementa o passeio contando a história da cidade e ainda oferece, em geral, ingressos gratuitos para visitação de uma Cave do Vinho do Porto.

Cave Real Companhia Velha
Cave Real Companhia Velha

As Caves ficam, em sua maioria, na cidade-irmã Vila Nova de Gaia, que pode ser visitada a pé, cruzando a ponte D. Luis I, onde vale uma parada para o almoço, à beira do rio. Sugiro que o retorno a Porto seja feito pelo teleférico, que oportuniza, mais uma vez, uma bela visão da cidade.

Visitei a CAVE REAL COMPANHIA VELHA, uma das maiores e mais antiga da região, tem toda a infraestrutura para bem receber o turista, inclusive apresentando um pequeno vídeo sobre a sua história.

Os incríveis doces portugueses
Os incríveis doces portugueses
Santuário em Braga
Santuário em Braga

Sugiro pelo menos dois dias exclusivamente em Porto e outros para passear por Guimarães e Braga (podem ser visitadas no mesmo dia). Para mim, o melhor custo/ benefício é fazer estes passeios através de agência de turismo local, há várias em quiosques espalhados pela cidade, sendo melhor fazer pesquisa de preços, pois há diversas operadoras oferecendo praticamente o mesmo tour, com valores diferenciados.

Símbolo do Caminho de Santiago
Símbolo do Caminho de Santiago

Ao final do roteiro, você pode esticar a viagem até Santiago de Compostela na Espanha, lugar místico e acolhedor, com uma gastronomia deliciosa. O passeio dura cerca de 10 horas por uma operadora local.

Bom era isso, desejo uma boa e inesquecível viagem!

Caminhando pela ponte D. Luis I, na Cidade do Porto
Caminhando pela ponte D. Luis I

Veja mais destinos em Portugal:

Óbidos, um lugar para reis e princesas

Visitando a família real portuguesa

Ora, pois! Cascais e Estoril

Região de Leiria

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Lilian Ackermann

Lilian Ackermann

Lilian Ackermann é Defensora Pública no RS, gosta de viajar e compartilhar suas experiências.

1 comentário

  1. Quando fizer minha viagem à Europa, Portugal e a cidade de Porto com certeza estarão na lista. Muita história e cultura, fora o idioma português para lembrar um pouco do Brasil mesmo tão longe.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.