Carnaval de rua no Rio de Janeiro

Um pouco do carnaval de rua no Rio


Rio de Janeiro: cidade maravilhosa, cheia de encantos mil, cidade maravilhosa, coração do meu Brasil (…)

Read in English

Carnaval de Rua no Rio de Janeiro

Clá e eu
Clá e eu

Esse é o clima do Rio no carnaval, e no ano passado fui com a Clá e pra nos não poderia ser diferente. Aproveitamos ao máximo os cinco dias que ficamos por lá, é claro que com a ajuda de um amigão que mora em Ipanema tudo fica mais fácil.

O Rio em pleno Carnaval é muito mais do que o magnífico desfile das escolas de samba na Sapucaí. De qualquer forma fica como dica, tem que reservar uma ida ao desfile das escolas de samba na Sapucaí e uma ida para assistir a virada do ano em plena praia de Copacabana.

Neste carnaval decidimos mesclar. Curtir um pouco de carnaval e, também fugir um pouco dele. E o Rio para isso é perfeito, apesar da cidade, inclusive ser comentário dos próprios taxistas, estar mega lotada, tem atração para todos e todas as 24 horas do dia.

Mas voltando ao objetivo do post, o carnaval de rua no Rio de Janeiro é a maior festa popular do mundo. A cidade recebe visitantes de todo o Brasil, além de aproximadamente 500 mil turistas estrangeiros. A orla da Zona Sul e o Centro, tem suas ruas e avenidas tomadas por blocos de rua, que arrastam milhares de foliões, também diria que aproveitar o carnaval de rua em Santa Teresa não tem preço.

E essa atração é que tem tomado espaço no cenário do carnaval carioca. E, por óbvio, não deixamos passar. Optamos por alguns blocos menos conhecidos, mas, surpreendentemente, divertidíssimos e animado.

Festival de cores e fantasias no carnaval de rua
Festival de cores e fantasias no carnaval de rua

É uma atração gratuita, qualquer um pode entrar no clima. Há blocos por toda a cidade e um belo festival de cores e, acreditem, muitas fantasias. A maratona dos blocos começa logo cedinho, falo em 8h da manhã já tem folião fantasiado na rua e bloco arrastando multidões.

Vale lembrar que quem não quer ir ao Rio em pleno feriado de carnaval a função dos blocos de rua já começa um mês antes da semana oficial do carnaval. Os mais famosos e mais tradicionais reúnem milhares de pessoas e mesmo os blocos menores são garantia de muita diversão. Você pode escolher: só assistir ou entrar no clima e seguir o bloco pelas ruas.

O “Cordão da Bola Preta”, que desfila pelas ruas do Centro, costuma atrair cerca de 1 milhão de pessoas para sambar nas manhãs do sábado. No domingo, acontece o “Baile do Boitatá” e o desfile do “Boi-Tolo”, ambos na Praça XV, além do desfile do bloco “Simpatia é Quase Amor” em Ipanema. Outro bloco que arrasta multidões é o “Carmelitas”, que faz seu primeiro desfile na noite da sexta-feira e depois abre a terça-feira de Carnaval nas primeiras horas de sol, desfilando pelas ruas de Santa Teresa. A tradicional “Banda de Ipanema” sai no sábado e na terça, levando milhares de pessoas pelas ruas da zona sul.

Conheça mais atrações no Rio de Janeiro:

Escadaria Selarón
Walking tour no centro
Walking tour em Santa Teresa
Todos os cartões postais do Rio em um único lugar
Rio no carnaval
10 atrações no Rio de Janeiro
Rio: o lado bom das segundas chances 

Tome Nota: carnaval de rua

Carnaval no Rio não é só desfile das escolas de samba na Sapucaí.

Dica para achar o seu bloco.

E para renovar as energias, o melhor suco e misto quente de Ipanema: POLIS SUCOS. Na rua Maria Quitéria, 70, esquina Visconde de Pirajá.

Clá e eu em frente ao Polis

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Ane Damasceno

Ane Damasceno

Anelise Damasceno, advogada, fascinada por viagens e apreciadora de novas culturas.

2 comentários

  1. Oi Roberta! Também fui passar o carnaval no Rio e fiquei encantada! Assino embaixo: a Sapucaí é só uma parte dessa festa maravilhosa!

    Beijos!

  2. melhor carnaval que fui…assino embaixo de tudo que ela disse…e claro uma dica…adventure hostel…na vinicius de morais…ipanema

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.