fbpx
Vista no Parque Estadual Jaraguá

Preparado para passar “Um Dia no Parque” neste domingo?


Neste domingo (21) acontece a ação “Um Dia no Parque” em diversas regiões do Brasil e aqui no Territórios há artigos com dicas de como aproveitar vários desses lugares.

A ação convida a população brasileira a conhecer melhor as áreas protegidas do país, criando uma cultura de visitação e turismo nas Unidades de Conservação (UCs), mais conhecidas como parques. Além de oferecer atividades, como caminhadas, observação de aves e passeios de barco, algumas unidades não cobrarão entrada do público neste dia.

Nossos artigos relacionados aos parques participantes:

No Centro-oeste

No Nordeste

No Sudeste

No Sul

“Um Dia no Parque”

Os detalhes de cada atividade do dia 21, horários e programação, bem como possíveis contatos com os organizadores, podem ser obtidos no site www.umdianoparque.net/.

Nas últimas décadas, vários estudos sobre os benefícios das UCs e espaços verdes têm mostrado que o contato e a frequência das pessoas com a natureza promove o bem-estar, melhora a qualidade de vida e previne e diminui riscos para a saúde física e mental. Um dos mais recentes, por exemplo, realizado pela Universidade de Exeter, na Inglaterra, concluiu que passar duas horas por semana na natureza – de uma só vez ou distribuindo em vários dias – promove melhoras significativas para a saúde e bem-estar.

Segundo os dados da Fundação SOS Mata Atlântica, a valorização das áreas protegidas podem ser vista como um novo direcionamento para o desenvolvimento territorial baseado no incentivo a ações de longo prazo para a conservação, produção de serviços ambientais, proteção do patrimônio natural e melhora das condições ambientais nos municípios.

E você o que gosta de aproveitar nas unidades de conservação? Deixe nos comentários quais os seus preferidos.

Fonte: ONG ambiental brasileira Fundação SOS Mata Atlântica.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.