Pequenos Lençóis em Tutóia

Tutóia: do Delta aos Pequenos Lençóis

Tutóia é um destino de ecoturismo bem completo no litoral norte do Maranhão. Tem rio, dunas, lagoas sazonais e mar convidando para uma diversidade de passeios e praticas esportivas. Entre eles, o Delta do Parnaíba, os Pequenos Lençóis, comer frutos do mar e a adrenalina no kite surf ou quadriciclo. Todos atrativos recomendados na Rota das Emoções.

Tutóia: do Delta aos Pequenos Lençóis

A gastronomia eu havia experimentado em uma rápida passagem para um café da manhã antes de seguir para Paulino Neves anos atrás. E desta vez parei por mais tempo para um almoço farto em camarões e com o objetivo de explorar os Pequenos Lençóis nos arredores de Tutóia. Mas antes de contar como foi lindo esse passeio, explico a abrangência dos Lençóis Maranhenses para quem imagina ser no mesmo local.

  • Lençóis Maranhenses
Quando se fala em Lençóis Maranhenses, três atrações, que se estendem pelo litoral do Maranhão, são englobadas: Fronhas, Pequenos Lençóis e Grandes Lençóis. Este último é o mais famoso e faz parte do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, as Fronhas ficam nos arredores de São Luís e os Pequenos Lençóis ocupam uma área entre Paulino Neves e Tutóia.
Virando croquete na Lagoa do Maceió
Virando croquete na Lagoa do Maceió

Como foi passear pelos Pequenos Lençóis a partir de Tutóia

Vista para o mar do alto das dunas
Vista para o mar do alto das dunas

Subimos em um 4×4 com a opção de escolha entre seguir na cabine com ar-condicionado ou sacudir nas poltronas externas. Nos dois a aventura é garantida com sobes e desces nas dunas. A primeira parada é para sentir a areia e ver o mar ao longe. E para quem caminha um pouco, encontra lagoas logo ali embaixo contrastando com o amarelo do chão. 

E especialmente nesta temporada de 2018, a paisagem está ainda mais bela por causa das chuvas dos últimos meses. O volume de água foi maior que a média e isto fez novas lagoas surgirem, além de deixar outras ainda mais bonitas como a do Maceió. 

Lagoas ser formam depois da temporada de chuvas
Lagoas ser formam depois da temporada de chuvas

Continuamos até uma plantação de coqueiros e lá ficamos horas fazendo fotos e tomando água de coco de um vendedor solitário. Eram lagoas a perder de vista e quem tinha drone conseguiu ver uma paisagem muito semelhante aos Grandes Lençóis se estendendo até o mar. Um olhar mais atento aos detalhes, capta a fauna e flora como insetos coloridos e os desenhos das folhas.

Cenário tem vegetação rasteira, areia e coqueiros
Cenário tem vegetação rasteira, areia e coqueiros

Dunas e lagoas a perder de vista no mês de junho
Dunas e lagoas a perder de vista no mês de junho

 

Então os carros seguiram rumo a Paulino Neves pelo mesmo caminho feito na viagem anterior. Desta vez com maior movimento de kite e quadriciclo. Mesmo assim, boa parte do trajeto foi por praias desertas como a Praia do Amor

Praias desertas perto de Tutóia
Praias desertas perto de Tutóia

Delta do Parnaíba a partir de Tutóia 

Embora a maior parte do Delta do Parnaíba esteja no território do Maranhão (cerca de 65%), a porta de entrada é a cidade de Parnaíba, no Piauí. Mas os passeios de barco também podem partir de Tutóia. Várias empresas oferecem pacotes, inclusive a Baluarte. Empresa que organizou o tour relatado acima com almoço delicioso.

Revoada dos Guarás no Delta do Parnaíba
Revoada dos Guarás no Delta do Parnaíba

Tome Nota Tutóia

Fartura em camarões
Fartura em camarões

Restaurante em Tutóia: entre as melhores refeições da última viagem pela Rota das Emoções estão os pratos com frutos do mar do restaurante Baluarte, localizado dentro da pousada de mesmo nome. Foi um banquete com suco de frutas naturais, peixes, baião de dois e muito camarão.

Pousada Baluarte
Pousada Baluarte

Onde dormir: a Pousada Baluarte é simples e charmosa ao mesmo tempo com detalhes bem regionais na decoração. A experiência não foi completa porque faltou dormir, mas tive a oportunidade de fazer uma visita técnica e deu vontade de ficar. 

Quando ir: a temporada das chuvas acaba em maio e, quando abundantes, as lagoas permanecem cheias até agosto. Quem faz questão de dias ensolarados deve evitar os primeiros meses do ano.

Como chegar: Tutóia esta 350 km distante de São Luis e 116 km de Parnaíba pelas rodovias. Já de lancha rápida, leva 2 horas curtindo as paisagens do Delta do Parnaíba.

©Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais. A viagem pela Rota das Emoções foi um convite do SEBRAE dos Estados Ceará, Piauí e Maranhão.

Se achou útil, Flip it! Se gostou das imagens, Pin it!

Lagoa do Maceió só enche em época de chuva e estava linda assim
Lagoa do Maceió só enche em época de chuva e estava linda assim


Siga @blogterritorios no Instagram

Siga no Instagram      

Precisa de seguro viagem? Saiba como comprar online

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 12 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

2 comentários

  1. Adorei o conteúdo sobre Tutóia Maranhão. Muitas emoções …neste trecho da Rota das Emoções . Parabéns

    1. Obrigada Márcia, eu adorei Tutóia desta vez, quero voltar!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.