Turismo em São Paulo


Ainda não fiz tudo o que gostaria de turismo em São Paulo, afinal as opções são muitas e o tempo é curto. Neste post conto minhas descobertas no primeiro ano morando na capital paulista. Para atrativos atuais, leia o texto O que há de novo na metrópole.

O texto continua após os serviços recomendados no destino.

AGILIZE SUA VIAGEM
Veja opções de tours e transfer em Campos do Jordão e Ilhabela

Pretende alugar um carro? Veja na Rent Cars

Ainda falta reservar hospedagem? Veja os hostels mais legais

Pátio do Colégio
Pátio do Colégio

Turismo em São Paulo

Mosteiro São Bento
Mosteiro São Bento

Pra começar, adoro a BENEDITO CALIXTO, em Pinheiros, é uma feira de antiguidades cheia de curiosidades e coisas que remetem à nostalgia. Ao redor tem vários bazares e lojas bacanas com preços acessíveis. Tem muita gente diferente e descolada. Acontece somente aos sábados, bom ir pela manhã e início da tarde.

O centro é lindo e perigoso, bom ir aos domingos e andar sempre ligado. Se a ideia for fazer compras baratas, a rua 25 de Março deve ser visitada durante a semana, mas será sempre lotada. Ao visitar o MERCADO PÚBLICO é obrigatório comer pastel ou bolinho de bacalhau e o sanduíche de mortadela, amei os de bacalhau. Tem a CATEDRAL DA SÉ, O PÁTIO DO COLÉGIO (onde a cidade começou), o MOSTEIRO SÃO BENTO (com uma padaria maravilhosa), o TEATRO MUNICIPAL, o edifício Martinelli, prédio Banespa, o restaurante ITÁLIA  (esses três estão entre os pontos mais altos da cidade, vale a vista). Outro lugar saindo do centro para ter uma outra vista da cidade é o restaurante do hotel UNIQUE, muito chique, cheio de estrangeiros.

Leia o roteiro Walking Tour no centro

Falando em chique, a rua OSCAR FREIRE é cheia de gente estilosa e preços altíssimos, é bom caminhar por ali no final de tarde de domingo. As ruas LORENA e HADDOCK LOBO merecem ser percorridas. Já a AUGUSTA, que fica próxima, é bem diferente e tão legal quanto. É mais alternativa e barata, tem de tudo (comércio, balada, mendigo, escolas…). Os mendigos dos Jardins também são chiques, não cheiram mal e tem mulheres que estão sempre com as unhas feitas.

Ao lado do centro tem o bairro LIBERDADE, literalmente o Japão dentro do Brasil, até na arquitetura. Mas também se escuta chinês e coreano além do japonês, 95% das pessoas tem olhos puxados. Muitas opções de sushi e yakissoba. Aos finais de semana tem a feira na frente do metrô Liberdade. As lojas com produtos importados e para decoração são ótimas.

Parque Ibirapuera
Parque Ibirapuera

O Museu Ipiranga tem arquitetura e jardim bonitos, mas eu esperava mais. O MASP, FIESP, SESC PAULISTA e ITAÚ CULTURAL eu adoro, vou sempre que entra uma nova exposição. Tem que ficar de olho na programação cultural da cidade, tem muita coisa boa acontecendo nos museus e centros culturais. Em pinheiros também tem a galeria CHOQUE CULTURAL.

Feira de carros antigos
Feira de carros antigos

FEIRA DE CARROS ANTIGOS em Frente a Estação da Luz, acontece todo o primeiro domingo do mês, vende peças originais e carros antigos em bom estado. Tem bicicletas, motos e carros. Passei a manhã tirando muitas fotos. Bom chegar cedo, perto do meio dia lota muito. Eu gosto dos detalhes dos carros antigos, do elemento que cada marca leva na frente. Galgo, puma, avião, brasão, mulher, pássaro, etc. Acho que isso devia continuar de alguma forma nos carros modernos.

turismo em São Paulo
Estação da Luz

A ESTAÇÃO DA LUZ também pede uma visita, tem arquitetura cheia de detalhes. Em frente tem o parque da Luz onde fica a PINACOTECA, ao lado o MUSEU DA LÍNGUA BRASILEIRA. E ali começa a famosa JOSÉ PAULINO, uma perdição para comprar roupas legais e baratas.

Noite boa têm em diferentes locais da cidade, cada um com um estilo diferente. A Villa Olímpia lembra Porto, tem balada forte e a maioria dos bares têm música ao vivo. Bela Vista (e toda Augusta) é bem mais alternativa e GLS. Vila Madalena é mais boêmio, lotado de bares que acabam cedo. Ainda não circulei fora deste circuito.

Gostei dos parques da ACLIMAÇÃO, Villa Lobos e Ibirapuera, são lotados aos finais de semana. Procuro sempre levar meu chimarrão e as pessoas ficam olhando. As vezes encontro outros tomando mate e cruzamos nossos olhares como identificação de origem.

Tome Nota

Restaurantes: São Paulo é lugar pra comer gastronomia internacional como contei no artigo Volta ao mundo em 8 culinárias. Os meus preferidos são: CONSULADO MINEIRO ou BUTINA (comi uma massa feito com cacau maravilhosa) ficam em Pinheiros.

RONG HE MASSA CHINESA na rua da Glória, Liberdade. O melhor Yaskisoba que eu já comi e barato. Eles fazem a massa na hora num show.

EXQUISITO na bela vista, comida latino-americana maravilhosa.

PEDAÇO DA PIZZA tem dois endereços na Augusta, prove a de shimeji com couve e a de mm’s.

Se o seu interesse é morar, recomendo a leitura deste texto sobre viver na capital.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.