Coastwalk

Coastwalk, uma trilha urbana em Sydney


Coastwalk é a trilha entre Bondi e Coogee passando por alguns bairros e praias na costa leste de Sydney. São seis quilômetros de paisagens deslumbrantes por um caminho fácil, pavimentado, bem sinalizado e cheio de motivos para dar uma paradinha. Percorri ela em um domingo quente e ensolarado de maio.

No alto do morro em Coogee
No alto do morro em Coogee

 

Coogee Beach vista do morro
Coogee Beach vista do morro

 

Fui direto para Coogee, praia com prédios residenciais de um lado e um morro verde do outro, onde começa (ou termina) o caminho. O morro é um parque com paisagismo e vista para o mar e o bairro. Já deu vontade de parar e ficar o resto da manhã ali. Segui encantada com a violência das ondas nos penhascos até a pequena Clovelly Beach. Praia sem areia, só pedras e alguns barcos de pescadores. Num dos curtos trechos que vai por dentro dos bairros passamos por casas super bonitas todas com jardins e nada de grades.

Mar agitado
Mar agitado no começo da trilha urbana

ENCONTRE HOTEL EM SYDNEY | COMPARE VALORES

Percebi que domingo para os australianos é dia de curtir a família e praticar esportes. Passei por várias pessoas se exercitando, outros passeando com cachorro, carrinhos de bebê e, claro, turistas com a câmera pendurada no pescoço. Cruzei um canal onde estava acontecendo um campeonato de natação, logo adiante várias quadras de diversos esportes com bonito gramado e vista que faz qualquer um querer virar atleta. Parei para assistir um jogo de rugby infantil, desde pequenos eles já são violentos! A quadra estava rodeada com as famílias torcendo.

Jogo de rugby
Jogo de rugby
Campos de bocha
Campos de bocha

Continuando pela beira dos penhascos avistamos o Waverley Cemetery que impressiona. O cemitério deve ter a vista mais linda de todos. A trilha passa ao lado, em cima do mar por uma passarela de metal. E logo chegamos na mais agitada Bronte Beach que abriga o mais antigo clube de salva-vidas do mundo, fundando em 1903. Aproveitei para usar o banheiro, aberto ao público na beira da praia, e achei um luxo! Já na entrada vários armários de graça para quem quiser usar, depois vestiários, chuveiros e banheiros limpos. Tem vários bares por perto para dar mais uma paradinha.

Tamara Beach
Tamara Beach
Bronte Beach
Bronte Beach

Quase duas horas de caminhada e cheguei na tranquila Tamara Beach e, como vi em quase todas as praias, as pessoas preferem sentar nos parques gramados na frente da praia do que na areia. Todas parecem sempre vazias.

No final da trilha uma imagem inusitada e comum para os Australianos, uma piscina olímpica praticamente no mar. Ela faz parte do clube Iceberg e estava cheia de nadadores. A impressão era que as ondas iriam invadir a qualquer momento. Fiquei alguns minutos ali e as ondas não atrapalharam. Logo na frente já dava para ver a famosa Bondi Beach.

Australianos adoram piscinas
Australianos adoram piscinas
Praticando corrida na trilha
Praticando corrida na trilha

Bondi é bem urbana, mas a praia pareceu tranquila, tem um mar azul turquesa, areia branca e milhares de surfistas. Placas contam histórias que os primeiros surfistas chegaram nos anos 30 e dominam até hoje.

Para quem vai focado no exercício físico essa trilha é excelente, dá pra fazer um circuito com caminhada, corrida e usar os vários aparelhos de musculação, em perfeito estado, que encontrei no percurso.

Bondi Beach
Bondi Beach

Veja mais fotos da trilha urbana entre Coogee e Bondi:

Trilha urbana em Sydney
Cemitério com a melhor vista

Bondi Beach Roberta Martins em Sydney Trilha urbana em Sydney Trilha urbana em Sydney Trilha urbana em Sydney Trilha urbana em Sydney

 

 

 

Veja todos os textos sobre esta viagem no post Índice – Mochilão Austrália.

Tome Nota Coastwalk

Aos domingos tem a feira de rua BONDI MARKET.

O clube ICEBERG é aberto ao público por apenas A$4.

Almoce Calamari and Chips e suco natural no BONDI PAVILLION CENTER com vista para o mar.

Como chegar: Bondi fica 30 minutos de Sydney pegando o ônibus 380. Ou Coogee fica 15 minutos pegando os ônibus 373 ou 372. Todos saem do centro, peguei no Hyde Park.

Guia de viagem sobre a Oceania

15 experiências sensacionais em 36 páginas cheias de dicas, vivências e fotos. Tudo vivido e relatado por quatro viajantes em épocas diferentes. Adquira o pdf Grandes Experiências Oceania aqui. >>

Fotos de Leandro Gabrieli.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

1 comentário

  1. Essa piscina é super famosa. Queria conhecer. Linda.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.