Tesão pelo Mundo, na Jordânia

Tesão por viajar em 28 fotografias


Todo fim de ano é igual e diferente ao mesmo tempo. Tenho sempre um monte de coisas pra contar e quase todas são novidades para ajudar o leitor a viajar mais. Neste mundo cada vez mais acelerado, por aqui tentamos acompanhar as tendências e trazer as nossas descobertas pessoais. Como vem acontecendo nos últimos seis anos, a mascote Tesão mostra a retrospectiva das viagens, através de suas fotos pelo mundo, e eu conto nossas conquistas em 2018.

Aconteceu de novo! Perdi a Tesão em Palm Beaches, nos Estados Unidos. Estávamos nos divertindo na praia e ela deve ter caído da bolsa em algum momento. Pelo menos, foi menos traumático do que ver caindo no Grand Canyon em 2015, mas fez falta nas viagens para Lagoa do Peixe, Rio Branco, Ilhabela e Curitiba. Embora a mini T quebre o galho, o efeito tesão não é o mesmo. Para evitar perdas futuras, já providenciei 2 Tesões que estão em processo de pintura neste momento.

Quer saber a história da mascote Tesão? Clique aqui

T na mochila aberta. O motivo de sumir sem eu perceber é descuido
T na mochila aberta. O motivo de sumir sem eu perceber é descuido

A T de madeira ganhou vida no final de 2012 para acompanhar nossas viagens e ser a mascote do Territórios. Nossos seguidores adoraram e começaram a chamar de Tesão, nós curtimos o novo nome e assim ficou. Acompanhe os registros de 2013, 2014, 2015, 2016, 2017 e o MAKING OFF, mostrando o contorcionismo necessário para transformar a letra T de 10 centímetros neste Tesão.

 

Pra resumir o nosso 2018, Territórios completou 12 anos em maio; foi explorar o Oriente Médio e acabou viajando direto por quase 3 meses; se associou a uma conceituada organização internacional de aventura; fez novos parceiros; e publicou 99 artigos. Ao longo do ano, foram 29 novas cidades e 2 países acrescentados ao menu: Egito e Jordânia.

Por onde andou a Tesão por Viajar:

Siga @blogterritorios no InstagramSiga @blogterritorios no Instagram

 

Em Petra, na Jordânia
Em Petra, na Jordânia

No Oriente Médio

Territórios chegou aos seus 12 anos em cenário cinematográfico de acampamento no deserto Wadi Rum, na Jordânia. Um convite da Adventure Travel Trade Association (ATTA) nos chamou para participar do Adventure Next Near East no Mar Morto. Momento de descobrir e trocar experiências com empresas de turismo e viajantes do mundo todo e, além disso, perceber a quantidade de bons serviços e opções que o Oriente Médio oferece. Dias antes, as experiências de aventura no país superam as expectativas em destinos como Dana, Petra e Aqaba.

Na Reserva da Biosfera Dana, Jordânia
Na Reserva da Biosfera Dana, Jordânia

 

Dentro do cânion El Ghuweir, na Jordânia
Dentro do cânion El Ghuweir, na Jordânia

 

No topo da montanha mais alta da Jordânia, em Wadi Rum
No topo da montanha mais alta da Jordânia, em Wadi Rum

 

Banho de lama no Mar Morto
Banho de lama no Mar Morto com vista para a Palestina

 

Sempre de olho nas promoções de passagens, encontrei bons preços para Sharm El Sheik e aproveitei para colocar mais um país na lista. Embora a maior parte do território do Egito seja na África, a Península de Sinai, fica na Ásia, exatamente no Oriente Médio. As aventuras por lá foram mergulho no Mar Vermelho e trilha para a montanha sagrada em todas as religiões, madruguei para ver o sol nascer no Monte Sinai.

Na praia Sharm El Sheik
Na praia Sharm El Sheik

 

No topo do Monte Sinai
No topo do Monte Sinai

Na África

E como não existe ir ao Egito sem visitar as pirâmides em Gizé, teve uma parada no caos do Cairo, a segunda maior cidade do continente africano.

Nas Pirâmides do Egito
Pirâmide Miquerinos com o Cairo ao fundo, no Egito

 

Nas Pirâmides do Egito
Nas Pirâmides do Egito

 

Em Saqqara, Mênfis
Em Saqqara, Mênfis

Na Europa

De volta ao velho continente para navegar no Mar Egeu e continuar se aprofundando na história das antigas civilizações, como a grega em Atenas.

Em parque de Atenas
Em parque de Atenas

 

No Mar Egeu
No Mar Egeu

 

Em Paros, na Grécia
Em Paros

 

Em Mikonos
Em Mikonos

No Caribe

Um pulo no Caribe sempre cai bem e este ano foi uma road trip na costa leste da Flórida, sul dos Estados Unidos.

Tomando sol em Palm Beach, Flórida
Tomando sol em Palm Beach, Flórida

 

Em Miami
Em Miami (crédito Osmany Torres)

 

Ponto mais ao sul dos Estados Unidos
Ponto mais ao sul dos Estados Unidos

 

Viajando de trem pela Flórida
Viajando de trem pela Flórida

 

Praia em Fort Lauderdale
Praia em Fort Lauderdale

Na América do Sul: Brasil e Uruguai

Teve viagens para a fronteira Rio Branco porque não existe um ano sem dar uma passada no Uruguai. Antes e depois, os destinos pelo continente se concentraram no Brasil de sul a nordeste, só faltou voltar a região Norte. Mas nem sempre os registros com a Tesão ficaram tão bons e aqui deixo só os melhores.

O ano começo na minha cidade Pelotas com a Tesão fazendo amizade com a nova mascote da família Martins, a border colie Kia
O ano começo na minha cidade Pelotas com a Tesão fazendo amizade com a nova mascote da família Martins, a border colie Kia

No Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo

Entre as usuais viagens pelo Rio Grande do Sul e São Paulo, boas surpresas como Ilhabela, Lagoa do Peixe e Progresso. Porém, um curso me levou a Curitiba sem tempo para fotos.

Continuou com férias entre amigos na Grande Florianópolis
Continuou com férias entre amigos em São José…

 

Cascata do Moinho em Progresso
Cascata do Moinho em Progresso, na Serra Gaúcha

 

... e na Praia da Pinheiro, ambos na Grande Florianópolis
… e na Praia da Pinheiro, ambos na Grande Florianópolis

 

No Ceará, Piauí e Maranhão

A mesma Rota das Emoções feita em 2015 com inclusão de novas cidades como, Chaval e Camocin, e lançamento de passeio ecológico na Chapada das Mesas.

Nascer do sol nos Lençóis Maranhenses
Nascer do sol nos Lençóis Maranhenses

 

Pose na Pedra Furada, em Jeri
Pose na Pedra Furada, em Jeri

 

Depois das revoadas dos guarás no Delta do Parnaíba
Depois das revoadas dos guarás no Delta do Parnaíba

 

Mergulho no Encanto Azul, na Chapada das Mesas
Mergulho no Encanto Azul, na Chapada das Mesas

 

No alto de uma das pedras gigantes de Chaval
No alto de uma das pedras gigantes de Chaval

No Mato Grosso do Sul

O mesmo evento de aventura do Oriente Médio, agora na versão latina em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, e com um convite especial para ser palestrante. O Adventure Next Latam aconteceu em novembro e não deixou muito tempo para passear, mas foi incrível para os novos projetos do Territórios que serão lançados em 2019.

Tesão por Viajar no mapa mundi

Clique nos pontos para saber por onde andamos e ver as melhores fotos clicadas em cada lugar nos últimos seis anos.

Tesão por Viajar no Instagram e grupo no Facebook

Tesão por viajar tem perfil no Instagram. Exibe, em fotos e stories, por onde passa o ano todo e reposta imagens de quem usa a hashtag #TpeloMundo. Participe fazendo a forma T com o seu corpo, ou seja criativo mostrando a letra de alguma forma. Siga @tesaoporviajar

Atendendo aos pedidos, acabei de criar o grupo Tesão por Viajar no Facebook para todo mundo mostrar o seu tesão pela vida e compartilhar dicas, inspiração e experiências de viagens. E claro, fazer perguntas, além de ajudar uns aos outros como fazem viajantes do bem! Ainda é novo e parece meio parado, conto com a sua ajuda para movimentar o espaço. Entre e fique à vontade!

Tesão no Mar Vermelho

Tesão no Mar Vermelho

As novidades em 2018

Novos Parceiros

Sempre indicamos o que experimentamos, confiamos e gostamos com links e contatos inseridos nos textos. Alguns, como Booking, são parceiros de longa data. Easysim4U, Get Your Guide, WePlann e Next nos procuraram este ano e estamos aumentando a gama de serviços recomendados. As experiências oferecidas por essas empresas já foram testadas e relatadas por aqui, mas nem sempre o fornecedor será o mesmo contratado por nós. Por isso, o seu comentário como consumidor é muito importante. Se adquirir algum produto através dos nossos links, por favor, conte como foi e se devemos continuar indicando. Todos os parceiros estão no menu Agilize a sua viagem.

Acessibilidade

Viu o player no início dos artigos? É para ajudar deficientes visuais ou quem prefere ouvir, ao invés de ler, nossas histórias.

Perfil no TripAdvisor

Clique para acessar o perfil do Territórios no TripAdvisorUm dos maiores sites de viagens do mundo existe há quase 20 anos gerando conteúdo com base nos comentários deixados por viajantes. Como nem sempre essas pessoas são confiáveis e já existe até máfia de venda de bons comentários, a empresa se esforça para combater a prática enganosa. Entre as estratégias, convidar influenciadores digitais de canais consagrados a terem um perfil dentro do TripAdvisor, Territórios foi convidado e você pode nos seguir por lá. 

Eu uso o site há anos com um único objetivo, confirmar se restaurantes continuam abertos. Conforme a data das últimas avaliações, consigo informações atualizadas e adapto o meu roteiro. Agora também vale como feed para ver experiências de viajantes como os nossos artigos classificados por destinos.

As fotos e dicas dos viajantes

Viajantes continuaram enviando fotos e dicas para agregar ao conteúdo do Territórios:

Valparaíso: o paraíso do graffiti no Chile

Por Tatiana Gapmayer

Três dias na colorida Cartagena

Por Daniela Rocha Lima

3 ambientes Rasen para comer e beber em Gramado

Por Criz Azevedo

Conheça o Futebol Tour, a visita aos estádios de Grêmio e Internacional

Por Desirée Freitas

Saiu na Mídia

Fomos notícias na mídia nacional! A página Saiu na Mídia apresenta as novas entrevistas para jornais.

FELIZ 2019!!! 

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 12 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.