Roberta Martins no Mirante do Soberbo, em Teresópolis

Teresópolis em um fim de semana ou mais dias


Aproveitei a passagem pelo Rio de Janeiro para participar do 5º Encontro de Viajantes Intrip. Projeto do amigo Fabio que acaba de lançar a agência de viagens The Exp com diversos pacotes para Teresópolis.

Vou mostrar o nosso roteiro de fim de semana por lá, embora tenha chegado na terça e ficado até domingo. Nos primeiros dias estava acampada no Parque Estadual dos Três Picos com a Expedição Deuter Pro 2017 e, nos últimos, curti conforto e boa gastronomia bem localizada em Teresópolis.

O legal foi perceber como a região é interessante tanto para os mais aventureiros como pra quem busca conforto perto da natureza. Teresópolis é o único município brasileiro com três parques* e é considerada a Capital Nacional do Montanhismo. Também faz parte da Rota Cervejeira e tem o clima gostoso da serra fluminense. Teresópolis é o município mais alto do Rio de Janeiro, localizado no topo da Serra dos Órgãos, a 910 metros de altitude.

Siga @blogterritorios no InstagramSiga no Instagram
Grupo reunido no Mirante do Soberbo
Grupo completo no Mirante do Soberbo (não lembro quem tirou a foto, identifique-se)

* Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, Parque Estadual dos Três Picos e Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

O que fazer em Teresópolis no fim de semana

Sábado – PARNASO e Granja Comary

A manhã começou com a parada clássica para fotos no MIRANTE DO SOBERBO e terminou com piquenique no Parque Nacional da Serra dos Órgãos – PARNASO. O piquenique chique, organizado pela The Exp, teve até massagem e quitutes entregues em uma sexta. Completamente relaxada, partimos para uma trilha leve até o Poço Dois Irmãos, onde os mais animados entraram na água. Entraria se o clima estivesse mais quente.

Nós no Poços Dois Irmãos
Nós no Poços Dois Irmãos – Maurício, Gardens, Thais, Fábio, eu e Gabi

PARNASO tem a maior rede de trilhas do Brasil, incluindo a famosa Travessia Petrópolis-Teresópolis com 30 Km de subidas e descidas pelo alto das montanhas. Ao total, são cerca de 160 Km de trilhas de diferentes níveis de dificuldade, sendo algumas com acessibilidade como a trilha suspensa (atualmente fechada por falta de manutenção). Ou seja, pode ficar dias somente neste parque.

No fim do dia fomos conhecer a GRANJA COMARY. Um condomínio fechado que é sede da CBF – Confederação Brasileira de Futebol, mas é ponto turístico aberto ao público. Tem áreas de lazer, animais no lago artificial e pode assistir aos treinos da seleção se der sorte deles estarem treinando em um dos cinco campos da Granja.

Na Granja Comary com Dedo de Deus ao fundo
Na Granja Comary com Dedo de Deus ao fundo (não lembro quem tirou a foto, identifique-se)
Guia Henrique na Maquete do PARNASO
Guia Henrique na Maquete do PARNASO

Henrique Silva foi o guia que nos acompanhou o dia todo e contou várias histórias da cidade.

O PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ÓRGÃOS foi criado em 1939 para proteger a biodiversidade neste pedaço da Serra do Mar.

Horário e endereço: o Centro de Visitantes do PARNASO abre diariamente das 8:00h às 17:00h. A entrada do parque fica na Avenida Rotariana s/nº próximo ao Mirante do Soberbo e ao Portal da Cidade.

Paulo Raphael é o especialista em massoterapia que tirou as dores do acampamento e me deixou pronta para as trilhas da tarde. Saiba mais na Fanpage dele.

Domingo – Sobrado Histórico e Paradise Garage

A manhã foi corrida porque era preciso voltar no início da tarde para o Rio de Janeiro. Se houvesse mais tempo seria um prazer passar o dia no SOBRADO HISTÓRICO JOSÉ FRANCISCO LIPPI como contei no artigo do link.

Sobrado Histórico José Francisco Lippi
Sobrado Histórico José Francisco Lippi

O almoço foi no PARADISE GARAGE com cardápio de deixar indeciso na escolha da refeição e dos chops e cervejas artesanais. O lugar é um misto de oficina especializada em carros antigos, bar, restaurante e casa de espetáculo com tema Rock and Roll. Exatamente onde gostaria de ter ido na noite anterior, mas só descobri domingo. Fica a dica!

Oficina de carros antigos no Paradise Garagem
Oficina de carros antigos no Paradise Garagem
Artur Esteve foi o guia que nos acompanhou pela manhã.

SOBRADO HISTÓRICO JOSE FRANCISCO LIPPI localiza-se no km 15 da estrada Teresópolis – Nova Friburgo, no distrito de Venda Nova. Cobra ingresso simbólico e abre aos finais de semana e feriados entre 13h e 17h30. Outros dias, horários ou eventos podem ser agendados pelo e-mail sobradohistorico@yahoo.com.br ou telefone (21) 2644.7076. Mais informações no site.

Carros e Rock and Roll são a temática do bar
Carros e Rock and Roll são a temática do bar

O que fazer em Teresópolis à noite

Fizemos o check in sexta à noite na Pousada Terê Parque e foi rápido chegar ao centro para aproveitar a gastronomia local. Recomendo os três restaurantes e balada visitados:

Cerveja da Rota Cervejeira
Cerveja da Rota Cervejeira

DON PHILLIPE TRATTORIA

Foi o jantar de boas vindas do 5º Encontro de Viajantes Intrip com mimos e harmonização das cervejas oferecidas pela Rota Cervejeira. Além do buffet de pizzas delicioso, o chef Phillipe preparou um macarrão dentro de queijo grana padano bem na nossa frente. O cheiro dava água na boca, mas eu já tinha comida muita pizza para apreciar como deveria.

DON PHILLIPE TRATTORIA está na Rua Capitão Edmundo Nascimento, 53.

No jantar de boas vindas
No jantar de boas vindas
Muitos queijos no buffet do Varietá Grill
Muitos queijos no buffet do Varietá Grill

VARIETÁ GRILL RESTAURANTE

É daquelas lugares para agradar todos os companheiros de viagem. Tem um buffet (kilo ou livre) com grande variedade, área de grelhados e sushi feitos na hora. Possuí adega interessante e espaço kids.

VARIETÁ GRILL RESTAURANTE abre diariamente para almoço e jantar na Av. Delfim Moreira, 722, Centro.

PARADISE GARAGE

Como mencionei acima, é perfeito para uma balada com música ao vivo e Rock and Roll. Tem decoração descolada, mesas pra jantar, mezanino com vista privilegiada para o palco e espaço pra dançar.

PARADISE GARAGE funciona de quarta a domingo, servindo almoço somente aos finais de semana e feriados. Na rua Ten. Luís Meireles, 3377.

Palco do Garage Paradise para a noite em Teresópolis
Palco do Garage Paradise para a noite em Teresópolis

Organização: Fábio Lima (INTRIP)

Convidados: Diana Schrock (Histórias da Di), Cris Stilben (Cris Pelo Mundo), Rafael Miranda (Para Viagem), Zelinda Aêreas (Em Cantos Fotográficos), Denise Tonin (Viajante Solo), Gabi Pizzato (Devaneios de Biela), Roberta Martins (Territórios), Gardenia Rogatto (Não Pira, Desopila), Carol Moreno (Mochilão Trips), Mauricio Oliveira (Trilhas e Aventuras), Fabio Pastorello (Viagens Cine), Lily e Julio (Apaixonados por Viagens), Naira e Eduardo (Embarque na Viagem), Dhebora e Rafael (Carioca Sem Fronteiras), Thais Costa (Viagem em cena) e Gilson Fumaça (Favela Scene).

Tome Nota Teresópolis

Quando ir: de junho a agosto para aproveitar o inverno e a temporada de montanhismo. Trilhas são recomendas na época de seca, de maio a setembro. Verão é para tomar banho de cachoeiras e encontrar temperaturas mais agradáveis na serra fluminense.

Hotel em Teresópolis: passei duas noites na POUSADA TERÊ PARQUE e fiquei com vontade de voltar no verão. A propriedade era parte da fazenda Guarani cujos proprietários eram da família Guinle, os fundadores da cidade.

RESERVE AQUI

Como chegar: Fomos todos com a VIAÇÃO TERESÓPOLIS, ida e volta, desde o Rio de Janeiro.Teresópolis localiza-se 100 km distante pelo BR 116. Também pode reservar um carro com a Rental Cars

Todos na mesma Pousada Terê Parque
Todos na mesma Pousada Terê Parque

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.