Temperaturas extremas no Outback


Um tour de três dias pelo Outback Australiano com acampamento, trilhas e podendo levar só uma mochila pequena… O jeito é organizar muito bem o que levar para caber tudo e ainda deixar espaço para o lanche de trilha. Um lugar onde as temperaturas extremas podem variar de mais de 30 graus até menos de 0 graus, no outono, precisa de roupas versáteis, leves e quentes.

Roupa para calor
Roupa para calor

Sobre os equipamentos de camping o tour se encarregou, mas todo o resto foi planejado antes de chegar ao país. A maior preocupação era como aguentar o frio da madrugada sem ter barraca e ir tirando o excesso de roupa durante o dia, de forma a caber tudo na mochila.

Bom existir roupas com tecnologia para facilitar a nossa vida em temperaturas extremas. Abaixo conto o que levei nessa aventura e porque foi útil.

O que levar para temperaturas extremas

3 Camisetas dry fit* o tempo seco não deixa suar, mas se sujar são práticas de lavar e rápidas de secar.

1 Casaco fleece* grosso para esquentar e não pesar na mochila.

Casaco corta-vento* para quando começa a ventar ou esquentar para valer quando colocar por cima do fleece.

Blusa X-thermo
Blusa X-thermo

1 Calça-bermuda* para as mudanças bruscas de temperatura. Eu andava com uma bermuda ciclista e top por baixo, assim podia trocar de roupa na frente dos outros.

1 Calça e 1 blusa térmica* para usar quando sai o sol e só tirar quando ele começa a esquentar lá pelas 8-9h da manhã. Ver o sol nascer e se pôr é uma atração obrigatória, mas é um frio de arder, tem que colocar todas as roupas pra suportar. Manta, touca e luva ajudam bastante.

Bota de trilha* amaciada, os caminhos variam de areia fofa, terreno liso e bastante irregular com pedras soltas. Não tem muito perigo de torcer o pé, a bota é mais para proteger de animais e plantas rasteiras, algumas plantas podem machucar feio, são como lâminas cortantes.

3 pares de meia anti-umidade evitam bolhas e não são tão quentes de usar durante o dia.

*Os links acima levam para as lojas que vendem as marcas que eu uso.

Acessórios

Toalha de microfibra leve e absorvente
Toalha de microfibra

1 toalha de microfibra que não pesa e tem ótima absorção. Só teve um dia de banho. Tive que conviver com a poeira vermelha que fica por tudo.

Uma mochila de ataque que parece pequena, mas cabe um monte de coisas dentro e é confortável de carregar.

Boné e óculos para se proteger do sol, insolação é bem comum e pode estragar sua viagem.

1 pochete sempre ajuda na hora de pegar água, um lanche rápido, trocar a lente da câmera sem precisar parar, tirar a mochila, pegar o que precisa e continuar caminhando.

Na mochila também foi a lanterna, câmera fotográfica, lentes, filtros, protetor solar, chinelo de dedo, lencinhos umedecidos, hidratante, esparadrapo, garrafa de água e barrinhas de cereal. Chocolates nem pensar porque derretem e sujam tudo.

Roupa para temperaturas extremas
Roupa para frio

Tome nota

THE ROCK TOUR tem saídas diárias, inclui todas as principais refeições, ingressos, transporte e o swang.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Guia de viagem sobre a Oceania

15 experiências sensacionais em 36 páginas cheias de dicas, vivências e fotos. Tudo vivido e relatado por quatro viajantes em épocas diferentes. Adquira o pdf Grandes Experiências Oceania aqui. >>

Veja outros posts sobre equipamentos para trilhas:

O que levar para o Atacama

Salar Uyuni no inverno

O que levar para o Monte Roraima

Toalha gelada

O que levar na trilha

Sobre saco estanque

Roupas para o sul do Brasil

O que levar para um mochilão

Roupas para caminhar no frio

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.