Bichinho

Simplicidade e criatividade em Bichinho

Das descobertas pela Estrada Real está Bichinho, um distrito de Prados que só pelo nome deveria ser aconchegante. E foi, Bichinho é uma graça por suas casas coloniais, tempero caseiro, ateliês, doces tradicionais e artesanato criativo.

Parece que apenas eu não conhecia porque quase todos abrem um sorriso e dizem adorar Bichinho quando falo que passei por lá. A fama veio da qualidade dos móveis, arte e artesanato produzidos por ali e até exportados.

Jardim na Oficina de Agosto
Jardim na Oficina de Agosto

Arte em Bichinho

A vila virou comunidade de artistas e artesãos que se destacam pela criatividade e simplicidade. Muitos reaproveitam materiais de demolição ou descartáveis e dão um novo sentido ou uso aos objetos.

É mais um passeio de um dia partindo de Tiradentes ou, no meu caso, para quem está chegando a cidade, uma parada para almoço cai super bem. Mas antes fomos sentir Bichinho em uma curta caminhada.

Casa colonial
Casa colonial
Cruz para receber Nossa Senhora na fachada da loja de artesanato
Cruz para receber Nossa Senhora na fachada da loja de artesanato

Pequenas cruzes enfeitadas, nas fachadas das casas, despertaram minha curiosidade, uma por casa sempre ao lado da porta. Então perguntei para uma senhora se tinha algum motivo e a resposta foi receber a visita da Nossa Senhora no dia 3 de maio. É uma tradição anual enfeitar as cruzes perto da data para receber a benção da santa. Como ainda era abril, a maioria estava suja, mas algumas já estavam renovadas aguardando o dia. Em Tiradentes também encontrei algumas.

Lojinhas por toda parte
Lojinhas por toda parte

 

 

 

 

 

 

 

 

A Igreja é do século XVIII e dizem, observei apenas por fora, ser imponente por dentro devido ao ouro utilizado na decoração. Também havia o minério na região, além de ser uma das paradas do Caminho Velho da Estrada Real.

Igreja Nossa Senhora da Penha - O motivo desses objetos colados na cruz não consegui descobrir, agradeço se o leitor nos contar no comentário
Igreja Nossa Senhora da Penha – O motivo desses objetos colados na cruz não consegui descobrir, agradeço se o leitor nos contar no comentário

Oficina de Agosto

Loja da Oficina de Agosto
Loja da Oficina de Agosto

Depois do almoço fomos para os arredores visitar a OFICINA DE AGOSTO, o ateliê mais famoso de Bichinho. Tem um visual para a Serra de São José que deve influenciar bastante nas criações e bom humor de quem trabalha por ali. O jardim já é motivo para ficar horas tirando fotos e achando objetos, tanto que perdi boa parte da explicação sobre o artista. Tem a casa onde fica a loja e outras para as oficinas. Todas as obras são lindas e levaria várias se estivesse montando minha casa. Se esta é a intenção, separa um bom dinheiro porque a qualidade e bom gosto valorizaram as peças.

Entrada para a Oficina de Agosto
Entrada para a Oficina de Agosto

Fotos do jardim, oficina e loja da Oficina de Agosto:

Bichinho

Bichinho

BichinhoBichinhoBichinho Bichinho Bichinho Bichinho

Tome Nota Bichinho

Hotel em Bichinho: veja 1 opção de hospedagem e algumas nos arredores no Booking.com.

Sinalização na estrada
Sinalização na estrada

Como chegar a Bichinho: preste atenção nas placas no trecho entre Prados (7,5 km) e Tiradentes (9 km). Quem tem o passaporte da Estrada Real pode solicitar o carimbo.

Fogão a lenha
Fogão a lenha

 

 

 

 

Onde comer: TEMPERO DA ÂNGELA é bastante movimentado e muito simples. Oferece a saborosa comida típica mineira, servida no fogão a lenha, com preço justo. No final é uma delícia comer doces caseiros na antiga caneca de metal.

Entrada do restaurante Empório da Ângela
Entrada do restaurante Empório da Ângela

Veja mais fotos de Bichinho:

Bichinho

Bichinho Bichinho Bichinho
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

ER_inferior_banner_blogueiros_2013-01-21

O projeto Blogueiros na Estrada Real foi patrocinado pelo Instituto Estrada Real e teve apoio da Bancobrás. Com a presença dos blogs Dentro de MochilãoPé na EstradaSegredos de ViagemTerritóriosTrilhas e AventurasViajando com Eles e Viagens Cinematográficas.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site e fotógrafa. Há 12 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo.

3 comentários

  1. Gostei muito do lugar, a simplicidade e simpatia das pessoas. Muita gente no artesanato, cheiro de tinta das pinturas, o artesão esculpindo o rosto de São Francisco. Só fiquei curioso com a cruz cheia de utensílios. Na frente da Matriz.

  2. Olá. ..gostei de ler as suas reportagens. Tenho interesse em leituras para viajar on Line ….Não posso viajar de verdade……Então o que for possível envie.me .Obrigada e Felicidades por todos os lugares por onde passares.

    1. Olá Haidee, fico feliz que tenha gostado. Vou te incluir no nosso mailing para receber a newsletter com as novidades (1x por mês) e cada novo post por e-mail. Quando não quiser mais receber, basta cancelar nos links enviados no próprio e-mail.

      Obrigada 🙂

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.